A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rússia: O Oriente encontra o Ocidente David Fanning David Fanning José António Frade Disciplina: História da Música do Século XIX Docente: Professora Doutora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rússia: O Oriente encontra o Ocidente David Fanning David Fanning José António Frade Disciplina: História da Música do Século XIX Docente: Professora Doutora."— Transcrição da apresentação:

1 Rússia: O Oriente encontra o Ocidente David Fanning David Fanning José António Frade Disciplina: História da Música do Século XIX Docente: Professora Doutora Luísa Cymbron 2004/2005

2

3 Vastidão territorial. Vastidão territorial. Hierarquia social: Hierarquia social: - Estado centralizado na figura do Czar - Estado centralizado na figura do Czar - Aristocracia urbana e rural - Aristocracia urbana e rural - Massa de camponeses e servos, que vivem em - Massa de camponeses e servos, que vivem em condições medievais, sem sentido de nacionalidade condições medievais, sem sentido de nacionalidade Administração pública é recrutada da nobreza. Administração pública é recrutada da nobreza. Ausência de oposição política. Ausência de oposição política. Sistema de ensino: Sistema de ensino: - Nobreza rural através de aulas privadas por prof. alemães. - Nobreza rural através de aulas privadas por prof. alemães. - Nobreza urbana em escolas privadas. - Nobreza urbana em escolas privadas Período de Alexandre I ( ) e Nicolau I ( )

4 Grande influência: Em 1808 estreia Das Donauweibchen de Kauer. É adaptada emrusso, prepara o caminho adaptada em russo, prepara o caminho para outras óperas na língua com temática de fadas,Natureza, sobrenatural. Freischutz (1824) Freischutz (1824) Vida musical S. Petersburgo: Centro da vida cultural. Vida musical associado ao convívio: Salão (música de câmara; concertos privados) – Concertos públicos – Ópera: Italiana e (música de câmara; concertos privados) – Concertos públicos – Ópera: Italiana e Francesa Subsidiada pela corte. Produções com os melhores cantores estrangeiros. Outras companhias (Alemã; Russa). companhias (Alemã; Russa). Companhia Russa: Menos subsidiada. Faz tradução para russo de óperas. Companhia Russa: Menos subsidiada. Faz tradução para russo de óperas. 4

5 O início da Escola Russa Glinka A Companhia Russa possui uma prática de criação de óperas utilizando melodias populares por vezes com temática russa. Catarino Cavos e M. Soler A Companhia Russa possui uma prática de criação de óperas utilizando melodias populares por vezes com temática russa. Catarino Cavos e M. Soler Glinka Glinka - Descendência aristocrática. Viaja pela Europa. - Descendência aristocrática. Viaja pela Europa. - Procura de forma assumida o património popular como solução para a criação - Procura de forma assumida o património popular como solução para a criação da identidade cultural russa. da identidade cultural russa. - Influências francesas e italianas. O material popular é conservado com as suas - Influências francesas e italianas. O material popular é conservado com as suas características rítmicas e harmónicas. características rítmicas e harmónicas. - Substitui diálogo falado pelo recitativo. - Substitui diálogo falado pelo recitativo. - Inaugura o Diletantismo. - Inaugura o Diletantismo. - Cria a cor orquestral característica da musica russa. - Cria a cor orquestral característica da musica russa. - Ivan Sussanine (1836); Ruslan e Lyudmila (1842) - Ivan Sussanine (1836); Ruslan e Lyudmila (1842) Kamarinskaya semente da tradição sinfónica russa Kamarinskaya semente da tradição sinfónica russa. 5

6 Período de Alexandre II Período de Alexandre II Desanuviamento das tensões sociais: Emancipação dos servos (1861) reformas; censura mais punitiva que censória. Desanuviamento das tensões sociais: Emancipação dos servos (1861) reformas; censura mais punitiva que censória. Abrandamento da censura tem como consequência, a aproximação e intervenção dos intelectuais (intelligentsia) na vida social, através de reuniões em associações com função educativa do povo, a partir de exibições itinerantes. A vida do povo é inspiração e modelo artístico. Abrandamento da censura tem como consequência, a aproximação e intervenção dos intelectuais (intelligentsia) na vida social, através de reuniões em associações com função educativa do povo, a partir de exibições itinerantes. A vida do povo é inspiração e modelo artístico. Realismo literário: década de 60 e 70. Realismo literário: década de 60 e 70. Desenvolvimento das publicações. Desenvolvimento das publicações. Fosso económico com os restantes países. Fosso económico com os restantes países. Período de amadurecimento nacionalista; efervescência intelectual e confronto de ideias. Período de amadurecimento nacionalista; efervescência intelectual e confronto de ideias. 6 Plano social

7 Os dois centros da vida musical russa Anton e Nicholas Rubinstein: - Criação da Sociedade Musical Russa (1859). Russa (1859). - Criação do Conservatório de S. Petersburgo (1862). S. Petersburgo (1862). -Conservatório de Moscovo (1866) Tradição ocidental e estrangeira, Cosmopolita e conservadora. Grupo dos Cinco: - Balakirev ( ) - Borodin ( ) - Cui - Musorgsky ( ) - R. Korsakov ( ) Consciência nacionalista, progressista e antiacadémica.

8 O cosmopolitismo de A.Rubinstein Menino prodígio, viaja em tournées pela Europa, primeiro com o professor Villoing e mais tarde, numa carreira profissional, sendo considerado juntamente Villoing e mais tarde, numa carreira profissional, sendo considerado juntamente com Liszt os melhores pianistas do seu tempo. com Liszt os melhores pianistas do seu tempo. Introduz na Rússia o modelo profissional do ensino da música a partir do modelo Introduz na Rússia o modelo profissional do ensino da música a partir do modelo alemão, fundando o Conservatório e a Sociedade Musical Russa. alemão, fundando o Conservatório e a Sociedade Musical Russa. É alvo do ataque do Grupo dos Cinco, devido à introdução exclusiva dos modelos É alvo do ataque do Grupo dos Cinco, devido à introdução exclusiva dos modelos musicais europeus, que se afastam dos modelos estéticos dos nacionalistas. musicais europeus, que se afastam dos modelos estéticos dos nacionalistas. Introduz no seu reportório nomes desconhecidos: Byrd, Rameau, C. P.E. Bach etc. Introduz no seu reportório nomes desconhecidos: Byrd, Rameau, C. P.E. Bach etc. Professor de Tchaikovsky constituiu uma grande influência na obra deste Professor de Tchaikovsky constituiu uma grande influência na obra deste compositor. compositor. Obra multifacetada segundo os moldes românticos: Sinfonia, Lieder, Concerto, Obra multifacetada segundo os moldes românticos: Sinfonia, Lieder, Concerto, Musica de Câmara. Musica de Câmara.

9 O Grupo dos Cinco e a acção de Balakirev O Grupo dos 5 – O grupo é formado a partir do convívio entre Dargomizhsky e Balakirev. A partir deste convívio Balakirev, conhece Musorgsky em 1858, Korsakov em 1861 e Borodin em Balakirev assume a liderança e actividade pedagógica do grupo. Atitude estética – (Stasov) Moderna; antiacadémica; desprezo pelos modelos Atitude estética – (Stasov) Moderna; antiacadémica; desprezo pelos modelos da ópera francesa e italiana (Offenbach; Meyerbeer; Rossini; Verdi); atitude Diletante; da ópera francesa e italiana (Offenbach; Meyerbeer; Rossini; Verdi); atitude Diletante; culto de Glinka; sentimento nacionalista. culto de Glinka; sentimento nacionalista. Durante uma década formam um grupo compacto e interveniente. Debate de ideias, estudo em conjunto do reportório pessoal e estrangeiro. Preocupação individual pela criação de ópera. Projecto de criação colectiva de obras (Mlada 1872). O grupo desfez- se a partir de vários acontecimentos: o afastamento temporário de Balakirev da vida musical; dissidências internas como opiniões negativas de Cui sobre o Boris Gudonov de Musorgsky, nomeação de Korsakov para o Conservatório. Durante uma década formam um grupo compacto e interveniente. Debate de ideias, estudo em conjunto do reportório pessoal e estrangeiro. Preocupação individual pela criação de ópera. Projecto de criação colectiva de obras (Mlada 1872). O grupo desfez- se a partir de vários acontecimentos: o afastamento temporário de Balakirev da vida musical; dissidências internas como opiniões negativas de Cui sobre o Boris Gudonov de Musorgsky, nomeação de Korsakov para o Conservatório.

10 Balakirev Funda com Lumakin a Escola de Música Livre de S. Petersburgo (1862) com o objectivo: - Manter vivo o ideal de educação espontânea, sem dogmatismos escolásticos. - Manter vivo o ideal de educação espontânea, sem dogmatismos escolásticos. - Cultivar a música nacional; os progressistas ocidentais (Berlioz; Liszt) - Cultivar a música nacional; os progressistas ocidentais (Berlioz; Liszt) - Alternativa aos ideais estéticos de ensino de Rubinstein. - Alternativa aos ideais estéticos de ensino de Rubinstein. É o único membro que vive da prática musical: pianista e director de orquestra. É o único membro que vive da prática musical: pianista e director de orquestra. Tem uma formação autodidacta adquirida na biblioteca de Ulibishev. Tem uma formação autodidacta adquirida na biblioteca de Ulibishev. Obra pianistica influência de Chopin: nocturnos, mazurkas; valsas. Obra pianistica influência de Chopin: nocturnos, mazurkas; valsas. Obra orquestral influência de Liszt: Poema Sinfónico. Sinfonia é um teatro sem palco Tchaikovsky (Romeu e Julieta). Obra orquestral influência de Liszt: Poema Sinfónico. Sinfonia é um teatro sem palco Tchaikovsky (Romeu e Julieta). Dirigiu a Sociedade Musical Russa ( ) após saída de Rubinstein. 1 Dirigiu a Sociedade Musical Russa ( ) após saída de Rubinstein. 1 Compositor essencialmente de música instrumental. Compositor essencialmente de música instrumental.

11 Musorgsky Nasceu numa família de camponeses. Com 17 anos é introduzido na área de convívio de Dargomizhsky, onde conhece Com 17 anos é introduzido na área de convívio de Dargomizhsky, onde conhece Balakirev. Balakirev. Atitude independente do grupo dos 5. Assume o diletantismo como forma de Atitude independente do grupo dos 5. Assume o diletantismo como forma de partilhar a alma do povo. partilhar a alma do povo. Esforço artístico: Criação de um recitativo próprio, a partir do estudo da língua russa. Esforço artístico: Criação de um recitativo próprio, a partir do estudo da língua russa. Obra: Dedicação quase exclusiva à voz – ópera e canções -; não escreve sinfonias. Obra: Dedicação quase exclusiva à voz – ópera e canções -; não escreve sinfonias. - Boris Godunov (1868) ; Khovanshina (1872) ; Quadros de uma Exposição (1874) - Boris Godunov (1868) ; Khovanshina (1872) ; Quadros de uma Exposição (1874) A sua obra reflecte os modelos de Glinka, Dargomizhsky, música popular, mas também, A sua obra reflecte os modelos de Glinka, Dargomizhsky, música popular, mas também, Berlioz, Liszt, Verdi, Wagner. Berlioz, Liszt, Verdi, Wagner. Influência: profunda em Debussy, Ravel, Janácek, Prokofiev, Shostakovich. Influência: profunda em Debussy, Ravel, Janácek, Prokofiev, Shostakovich.

12 Rimsky-Korsakov Podemos considera-lo o arquitecto do estilo russo. Faz revisão e finalização de obras dos colegas, adaptando-as ao gosto do Ocidente, contribuindo para: Faz revisão e finalização de obras dos colegas, adaptando-as ao gosto do Ocidente, contribuindo para: - estabelecer na época o reportório destes músicos. - estabelecer na época o reportório destes músicos. - assegurar a continuidade do reportório para as gerações futuras. - assegurar a continuidade do reportório para as gerações futuras. - exportar o estilo para a Europa. - exportar o estilo para a Europa. Assume uma atitude profissional afastando-se do diletantismo. Assume uma atitude profissional afastando-se do diletantismo. Acção pedagógica profunda: exerce em 1871 funções de docência no Acção pedagógica profunda: exerce em 1871 funções de docência no Conservatório de S. Petersburgo. Conservatório de S. Petersburgo. Em 1889 a 1ª exibição do Anel de Nibelungos exerce uma profunda Em 1889 a 1ª exibição do Anel de Nibelungos exerce uma profunda influência na sua obra levando-o a pegar no projecto Mlada. influência na sua obra levando-o a pegar no projecto Mlada.

13 Período de Alexandre III Final da idade de ouro do Realismo, com a morte de Musorgsky; Dostoievsky Retrocesso a uma autocracia reaccionária. Sergei Witte dá início a alguma modernização e equilíbrio financeiro Sergei Witte dá início a alguma modernização e equilíbrio financeiro Início do processo de industrialização, forçando os camponeses a um processo industrial, e ao aparecimento do primeiro proletariado. Início do processo de industrialização, forçando os camponeses a um processo industrial, e ao aparecimento do primeiro proletariado. Plano social

14 Vida musical Período de Alexandre III Desenvolvimento das teorias socialistas. Publicação da 1ª edição do Capital de K. Marx em Capital de K. Marx em Fim do período em que o artista contribuía activamente para o Fim do período em que o artista contribuía activamente para o desenvolvimento da vida intelectual do país. Este envolvimento voltará, desenvolvimento da vida intelectual do país. Este envolvimento voltará, mas com outras características: a arte pela arte, com rasgos de misticismo mas com outras características: a arte pela arte, com rasgos de misticismo através de Skryabin. através de Skryabin. Taneyev introduz na Rússia a influência de Brahms. Taneyev introduz na Rússia a influência de Brahms. Belyayen funda a sociedade a Sociedade de Concertos Russos, em Belyayen funda a sociedade a Sociedade de Concertos Russos, em 1885 com uma contribuição importante na edição de obras com uma contribuição importante na edição de obras ª representação do Anel de Nibelungo. A recepção a Wagner é muito díspar pelos compositores ª representação do Anel de Nibelungo. A recepção a Wagner é muito díspar pelos compositores.

15 Tchaikovsky Referência das novas gerações. Diferenças com o Grupo dos 5: - Não partilha da idolatria a Glinka. - Não partilha da idolatria a Glinka. - Não partilha da posição de Diletante. - Não partilha da posição de Diletante. - Abrange a maioria dos géneros musicais e não somente os vocais. - Abrange a maioria dos géneros musicais e não somente os vocais. Estudou no C. S. Petersburgo com A. Rubinstein. Estudou no C. S. Petersburgo com A. Rubinstein. É juntamente com Korsakov, o ponto de referência da nova geração de compositores. É juntamente com Korsakov, o ponto de referência da nova geração de compositores. Superação da dicotomia entre o Ocidente e o Oriente. Sinfonismo de Berlioz/Liszt Superação da dicotomia entre o Ocidente e o Oriente. Sinfonismo de Berlioz/Liszt fundem-se ás qualidades da música russa: melodia, cor, timbre, harmonia. fundem-se ás qualidades da música russa: melodia, cor, timbre, harmonia. A produção da sua obra, vasta, evidencia o modelo de um compositor clássico ao A produção da sua obra, vasta, evidencia o modelo de um compositor clássico ao abordar de forma tão completa todos os géneros musicais. abordar de forma tão completa todos os géneros musicais. Ópera: Descrição de ambientes russos (rural, alta sociedade), a partir de autores Ópera: Descrição de ambientes russos (rural, alta sociedade), a partir de autores nacionais. Oprítchnik (Lajetchnikof); Eugênio Onéguine (Puchkine) nacionais. Oprítchnik (Lajetchnikof); Eugênio Onéguine (Puchkine) Música instrumental: Modelo romantismo alemão/francês. Música instrumental: Modelo romantismo alemão/francês.

16 Período de Nicolau II Plano social Nicolau II segue uma política de absolutismo. A família imperial é um espectáculo dramático. A família imperial é um espectáculo dramático. Expansão para o extremo oriente provoca a guerra com o Japão. Expansão para o extremo oriente provoca a guerra com o Japão. derrota da Rússia. derrota da Rússia. Revolução industrial avança a passos largos. Revolução industrial avança a passos largos. Revolução de Revolução de O Czar é obrigado a fazer concessões liberais (dumas). O Czar é obrigado a fazer concessões liberais (dumas). Revolução socialista de Queda do Czarismo. Fundação da U.R.S.S. Revolução socialista de Queda do Czarismo. Fundação da U.R.S.S.

17 Skryabin Representa com outros artistas (Kandinsky etc.) o 3º renascimento russo. A intervenção social abrange a Humanidade, não o político ou cultural de um povo. A intervenção social abrange a Humanidade, não o político ou cultural de um povo. Mysterium; Prométhée. Mysterium; Prométhée. Criação artística representa uma intuição mística, o conhecimento do transcendente. Criação artística representa uma intuição mística, o conhecimento do transcendente. Influência predominante em Stravinsky, Prokofiev, Shostakovich. Influência predominante em Stravinsky, Prokofiev, Shostakovich. Ocupa cargos: Conservatório de Moscovo; Instituto S. Catarina. Ocupa cargos: Conservatório de Moscovo; Instituto S. Catarina. Pode ser considerado um proto-serialista, mas não entra na área da atonalidade. Pode ser considerado um proto-serialista, mas não entra na área da atonalidade. Virtuosismo pianistico perto de um Chopin; Sinfonia: Wagner, Debussy. Virtuosismo pianistico perto de um Chopin; Sinfonia: Wagner, Debussy. O decadentismo não se tornará na corrente dominante, O decadentismo não se tornará na corrente dominante, do inicio sec. XX mas uma corrente realista ( A Mãe do inicio sec. XX mas uma corrente realista ( A Mãe Gorky). Gorky).

18 Conclusão A base, o pano de fundo dos compositores nacionais, são os modelos do romantismo musical. A base, o pano de fundo dos compositores nacionais, são os modelos do romantismo musical. As divergências entre nacionalistas e não-nacionalistas são por vezes aparentes. Há contactos entre eles. As divergências entre nacionalistas e não-nacionalistas são por vezes aparentes. Há contactos entre eles. A música extrai o seu conteúdo da vida (povo), e quer retornar à sua fonte. A música extrai o seu conteúdo da vida (povo), e quer retornar à sua fonte. A música russa irá exercer uma grande influência na evolução musical em finais do sec. XIX, constituindo um antídoto e uma alternativa a Wagner e ao pós-Wagnerismo, para músicos como Debussy, Ravel e outros. A música russa irá exercer uma grande influência na evolução musical em finais do sec. XIX, constituindo um antídoto e uma alternativa a Wagner e ao pós-Wagnerismo, para músicos como Debussy, Ravel e outros.


Carregar ppt "Rússia: O Oriente encontra o Ocidente David Fanning David Fanning José António Frade Disciplina: História da Música do Século XIX Docente: Professora Doutora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google