A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Murilo Pinto (2006). POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL a busca por indicadores de desempenho Pesquisa de Avaliação de Imagem Institucional e Comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Murilo Pinto (2006). POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL a busca por indicadores de desempenho Pesquisa de Avaliação de Imagem Institucional e Comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Murilo Pinto (2006)

2 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL a busca por indicadores de desempenho Pesquisa de Avaliação de Imagem Institucional e Comunicação –População Geral (6 capitais, 5 outras cidades entrevistas – 82% sem processo na Justiça) –Servidores (501 – ativos e aposentados) –Públicos Estratégicos (80 entrevistados (Advogados, Parlamentares, Empresários, Estudantes e Professores de Direito, Jornalistas, Sociedade Civil, Magistrados – de Brasília, BH, SP e RJ) Instituto Nexus (MG)

3 População em Geral Quantitativa 82% sem processos na Justiça

4 Meio de informação Hábito de usarUsa diariamente TV: 97%TV: 93% Rádio: 84%Rádio: 80% Jornal: 58%Internet: 53% Revista: 45%Jornal: 47% Internet: 30%Revista: 27%

5 Comparação STJ/Judiciário Avaliação MELHOR IGUAL PIOR NÃO TEM INFORMAÇÃO SUFICIENTENS/NR AGILIDADE/ RAPIDEZ 12,1 52,6 9,115,410,8 TRANSPARÊNCIA 12,3 52,6 8,314,712,1 IMPARCIALIDADE 12,7 52,4 715,812,1 CREDIBILIDADE 16,4 51,1 6,714,611,1 COMUNICAÇÃO COM A POPULAÇÃO 12, ,814,410,5

6 Comparação Judiciário Credibilidade e Confiança Somatória de confia totalmente + confia em parte – não confia = posição no ranking

7 Confiança no Poder Judiciário

8 Conhecimento de Fatos Relacionados ao STJ (espontânea)

9 Conhecimento Decisões x Autoria BASESABIANÃO SABIA LIBERTAR RICHTHOFEN ,773,3 AUMENTO DOS PLANOS DE SAÚDE ,275,8 PROGRESSÃO DE REGIME PARA SEQUESTRADORES DE OLIVETTO 76330,569,5 CONCEDER TUTELA DO NETO DE RENATO RUSSO PARA AVÓ 80528,371,7 MÉDIA ,472,5

10 Conhecimento de Decisões x Meio de Conhecimento LIBERTAR RICHTHOFEN AUMENTO PLANOS DE SAÚDE PROGRESSÃO DE REGIME PARA SEQUESTRADOR TUTELA DO FILHO DE RENATO RUSSOMÉDIA TV 94,589,390,49391,8 JORNAL 1,94,74,12,73,35 RÁDIO 2,23,73,82,22,9 INTERNET 0,61,50,5 0,7 AMIGOS E PARENTES 0,60,30,7 0,5 REVISTA 0,20,30,50,70,4 73% dos que conhecem o STJ tiveram o primeiro contato com ele pela TV

11 Meio a ser focado pela Justiça (na opinião do entrevistado) Outros meios propostos (>=0,1% cada): Postos de informação nas cidades Telefone Súmulas Criar uma emissora própria Através de pesquisas

12 Meio a ser focado pela Justiça x Perfil TVRÁDIOJORNALINTERNET IDADE Todas 50 ou mais16 a 50Até 40 REGIÃO Todas SudesteCO e SulSul ESCOLARID ADE Fundamental e superiorAnalfabetosSuperior Superior e média RENDA Todas Até 2 SM5+ SM CLASSE A a DE A/B - OUTROS Sem processo na Justiça --

13 Meio pelo qual se informa sobre acontecimentos no Brasil

14 Audiência TV/Rádio Justiça população em geral (16+ anos – % que já viu/ouviu)

15 Audiência TV Justiça públicos estratégicos Maior parte assiste à TV Justiça –Exceção: empresários e diretores de OSC que não se relacionam diretamente com o Judiciário –Audiência esporádica Consumo não é profissional –Assistem mais para se entreter do que para se informar; relação descompromissada –Avaliação bastante positiva –Considerada esclarecedora e interessante

16 Audiência Rádio Justiça públicos estratégicos Maioria não conhece e nunca escutou –Boa parte não sabia sequer da existência da mesma Alguns sabem que existe um espaço dedicado à Justiça no programa A voz do Brasil –poucos escutam regularmente

17 Públicos Estratégicos Qualitativa

18 Públicos Estratégicos 11 advogados 8 parlamentares federais (1 senador) 8 empresários 8 estudantes de Direito 7 jornalistas 10 diretores de OSC 8 magistrados federais 11 magistrados estaduais 9 professores de Direito

19 Meio de informação sobre o País Jornais: Globo, Folha e JB Televisão (telejornais) Internet Rádios: CBN e Bandnews (no trânsito) Revistas: Veja, IstoÉ * Veículos destacados

20 Sites oficiais Veículos especializados Serviços de informação e acompanhamento processual Jornalistas: contato pessoal/telefônico Meio de informação sobre o Judiciário

21 Imagem do Poder Judiciário Fortemente associada à lentidão –Acúmulo de processos –Muitos recursos procrastinatórios –Excesso de burocracia –Falta de funcionários Distante da realidade da população –Fechado –Pouco acessível –Pouco transparente

22 Imagem do Judiciário x Vínculo Os que não têm vínculo com o Poder (empresários e OSC) conhecem muito pouco o Judiciário Visão preconceituosa –morosidade, elitismo e distanciamento Judiciário é como se fosse único, não existe distinção entre os tribunais –Mesmo que se perceba de forma tosca alguma separação, a imagem do Poder é coesa

23 Características percebidas dos Tribunais Superiores STJ: decisões mais técnicas e imparciais STF: aspecto político é ressaltado TST: o mais célere TSE: mais eficiente; urna eletrônica como exemplo mundial TODOS: fechamento

24 Maior problema da Justiça : Lentidão NO ENTANTO: –O grande vilão é a legislação processual e a infinidade de medidas e recursos permitidos que acabam por abarrotar os tribunais –Executivo teria também grande parcela de culpa na morosidade do Judiciário, uma vez que é réu na maioria dos processos e não teria interesse em agilizar os julgamentos –Unanimidade quanto à necessidade de revisão na legislação processual –A súmula vinculante também é vista como um avanço interessante

25 Sugestões/Demandas Ampliar a participação no processo legislativo, por meio da Frente Parlamentar dos Advogados e como orientador em projetos de lei (Parlamentares) Maior divulgação das decisões, em especial as que têm influência/ dependem de ajustes legais (Parlamentares)

26 Sugestões/Demandas Criação de veículos para divulgar melhor as informações, de forma mais ágil e adequada (Advogados) Contato mais próximo através de e- mail, com decisões, modificações de interpretação (Promotores) Balanço estatístico anual de atividades e desempenho (Parlamentares)

27 Sugestões/Demandas Disponibilizar mais estatísticas com o número de julgamentos (Professores) Integração com a sociedade e com organizações sociais como a ABONG e a CNBB (OSC) Maior divulgação junto a associações e sindicatos (OSC)

28 Sugestões/Demandas Disponibilizar mais informação sobre os processos, ter um balanço mensal do desempenho (Jornalistas) Criar oportunidades de confraternização (bater papo, tomar um choppinho) (Procuradores)

29 Principal Demanda Comunicativa Informativo, leve e ágil Resumo de decisões, pauta de julgamentos e mudanças na legislação (ocorridas e necessárias) Disponibilizado através da internet e Correios (gabinetes de parlamentares, escritórios de advocacia, faculdades de Direito, OSC, imprensa) Segmentado por perfil de público

30


Carregar ppt "Murilo Pinto (2006). POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL a busca por indicadores de desempenho Pesquisa de Avaliação de Imagem Institucional e Comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google