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Disciplina:Sistemas de Informações Empresariais Professor: Antônio Mattos Caso 9:Can Boeing Fly Again? Aluna: Myrna Diwan.

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1 Disciplina:Sistemas de Informações Empresariais Professor: Antônio Mattos Caso 9:Can Boeing Fly Again? Aluna: Myrna Diwan

2 Agenda Apresentação da Empresa Estudo de Caso - Contexto
- Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos Conclusão

3 Apresentação - Histórico
Fundada em 1916 em Puget Sound, Washington Tornou-se líder na produção de commercial jetliners Principais Aquisições Estratégicas: - McDonnell Douglas, - Rockwell Intl. - Hughes Space & Communications. Atualmente Boeing está posicionada como empresa balanceada, global que define/ interfere no futuro da aviação. CEO: Jim McNerney - Foco Estratégias de Crescimento Global Performance financeira Desenvolvimento Tecnológico

4 Apresentação - Principais atividades
Design e manufatura de jatos comerciais A série 7 lidera a industria de aviação Oferece um extenso range de serviços de aviação aos passageiros, com foco na segurança. Produz sistemas de armamento e tecnologia Líder mundial em design e manufatura de aernonaves militares Promove serviços de suporte aos Governos

5 Apresentação - Principais atividades
Produz satélites Líder mundial na produção de satélites comerciais e militáres; a NASA é um dos seus principais contratantes. Integra sistemas de larga escala e desenvolve soluções; Promove soluções financerias focadas nas exigências/ necessidades dos clientes Desenvolve tecnologia avançada- futuro da indústria aeroespacial. SISTEMA: Core Business basea-se no desenvolvimento de produtos e serviços a fim de abrir fronteiras para atuação da organização.

6 Apresentação - Escopo Global
Em 2004: vendas foram de $52.5 bilhões para clientes espalhados em 145 países Vendas mercado americano: próximo a 70% Possui mais de 151,000 empregados pelo mundo Cerca de 5,250 fornecedores in close to 100 co Centros/ programas de P&D e Design em U.S.A, Europa e Asia Parceiros pelo mundo na área de Manufatura, serviços e technologia 3/4 dos vôos comerciais mundiais são com aeronaves Boeing, jatos.

7 Apresentação - Unidades de Negócio
Final de 2004 Sistemas de Defesa Integrados Boeing Capital Corporation Connexion by BoeingSM Outros 40% Approx 60%Ap prox Aeronaves Comerciais em 2004: Receita de U$21 bi TOTAL:U$52.5bi

8 Agenda Apresentação da Empresa Estudo de Caso - Contexto
- Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos Conclusão

9 Estudo de Caso- Contexto
Market Share Aeronaves Comerciais Boeing: desde 1970 de 55 a 60% “When we’re flat on our backs, nobody else looks so bad because we’re so big. But when we get moving, watch out. The momentum is tremendous. T. Wilson Boeing: estagnação Concorrência? Player: Airbus Visão Estratégica das empresas é diferente: - BOEING: aviões pequenos,baixos trechos - AIRBUS: aviões de massa, aposta na redução de Custo Operacional, subsídio governamental

10 Agenda Apresentação da Empresa Estudo de Caso - Contexto
- Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos Conclusão

11 A Estudo de Caso- Problema
Empresa enfrenta sérios problemas Comercial:1994 queda de $3.5 bilhões ( em relação a 1993) Redução de 13.8% Nº de pedidos: 270 x 330 Redução de margem de preço/ lucratividade Concorrência: Airbus1985: 15%, %, % mercado Lançamentos pela Airbus A330 Lançamento pela Mc Donnell MD 11 Empresa japonesas: entrantes Macro ambiente: Final da Guerra Fria Desregulamentação da indústria Clientes: Maior exigência por novos medelos, necessidade de customizar- Boeing produzia produtos “idênticos”

12 A Estudo de Caso- Problema
Operacionais: A) Ineficiência de processos de produção e P&D Classificados como: primitivo, moroso e embaraçoso pela Fortune Consequências: 1) Preços elevados; entretanto seu maior cliente ( Pentágono) durante a Guerra Fria não pressionava a empresa- Orçamento livre 2) Necessidade de redução de mão de obra em 33%. B) Processo antigo, usado desde IIWW ( obsoleto) C) Falta de competidores: melhoria por quê?

13 A Estudo de Caso- Problema
BOEING PERDE COMPETITIVIDADE Principalmente devido a OPERAÇÃO : - Processos - uso de papel, erros de projeto, retrabalhos, ciclo longo - Design manual feito por 1000 engenheiros/ ano de trabalho intensivo;- Custo operacional elevado - Computadores não se comunicavam diretamente - Prototipagem: lenta, cara - Grupos de trabalho especializados mas com comunicação falha - Problemas de Supply Chain ( inventários, entregas..)

14 Agenda Apresentação da Empresa Estudo de Caso - Contexto
- Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos Conclusão

15 Estudo de Caso- Solução & Implementação
Missão: “To fundamentally rethink and radically simplify the processes related to airplane configurantion definition and production” Proposta Gerencial baseada em: Redução de custos produção em 25% Redução dos níveis de defeitos em 50% Redução tempo de produção das aeronaves Prazo: 4 anos ( )

16 Estudo de Caso- Solução & Implementação
Ações Propostas: 1) CAD: - Sistema gigante da IBM para eliminar o uso do papel, ganhar tempo e dinheiro. - 1ºs Resultados: Projeto do Boeing 777 apresentou redução de erros na casa de 50% e o lançamento do produto em 10 meses ( antes 18 meses) Meta: aumentar sem cerca de 2.5 vezes a produção de aeronaves comerciais e agregar valor ao cliente. 2) DCAC/ MRM - Em 1994 houve uma melhoria nos Processos internos denominada “Define and Control Airplane Configuration/ Manufacturing Resource Management”( DCAC/ MRM)

17 A Estudo de Caso- Solução & Implementação
Aplicação: - Simplificar a configuração de dados / negócio/ manufatura - Ferramenta de técnicas JIT - Promove ganho de eficiência em Supply Chain - Nº de usuários: em 07/2001. - 4 elementos chaves: 1. Single Source: integração do banco de dados da Boeing ; reduz custos de coleta e armazenamento de informações, oferece visualizações diferentes e agrupamento de dados, 2. Simplificação: implantação de métodos ASCT ( sistema que reduz erros , esforços manuais) que identifica as partes das aeronaves com nºs 3. TBS: divisão em famílias de produtos: básicos, opções, únicos- estabelece necessidades e comunalidade 4. TMM: métodos para simplificar produção, controle de inventário

18 A Estudo de Caso- Solução & Implementação
Investimento: - U$1 bilhão empregados - Retorno sobre o investimento em 2 anos Como foi implementado? - Criação de times especializados multidisciplinares - Mudança gradual: partes para o todo - Os 400 software foram substituidos pelos quatro 3) ERP Software - Baan: por quê não SAP? a) controla o fluxo de partes e fornecedores b) usuários em 70 plantas 4) Software da CimLinc- Planeja processos do chão de fábrica

19 Agenda Apresentação da Empresa Estudo de Caso - Contexto
- Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos Conclusão

20 Estudo de Caso- Impactos na Organização
Mudança da Cultura Organizacional: - Gestão da Mudança - Gestão da Comunicação: grupos isolados X times multidisciplinares - Valorização do funcionário e aumento de poder Gestão de Pessoas/ Processos Desafio: integrar equipes com culturas diferentes ( fornecedores, clientes, funcionários) mas com as mesmas metas/ visão - Utilização de ferramentas: AIW, AMW, LMA, 3P - Necessidade de treinamento e investimento em pessoal - Gestão do Risco - Preocupação com desempenho do processo - Unidade de Aeronaves Comerciais foi pioneira: expansão para demais a fim de garantir lucratividade Complemento da Estratégia: - Eficiência de Processos + Sistemas Integrados

21 Estudo de Caso- Impactos na Organização
Cultura Organizacional da Boeing basea-se: Vantagens Competitivas e Força no mercado vêm dos colaboradores Trabalhos de Melhoria Contínua, Qualidade e Investimentos em Talentos/ carreira : cultura de vida e trabalho. FOCO: Gestão de Pessoas: Boeing investiu cerca de $81 milhões em seu Programa “ Learning Together Program” VALOR: Cidadania

22 Agenda Apresentação da Empresa Estudo de Caso - Contexto
- Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos Conclusão

23 Estudo de Caso- Resultados Obtidos
Objetivos do projeto: Redução de Custo, Ciclo de operação e níveis de defeitos. Resultados: -Fábrica de painel: redução ciclo em 60% -Eliminação 2º linha de produção do 777 - Redução de 50% inventários e ciclo: na fábrica asas -Redução de 48% dos defeitos planta de Auburn , 25% de custo e atende a clientes 90% antes do prazo -Controles de qualidade, Sistemas de simplificação geraram economia de U$3 milhões em 1999 planta de Everett - Aumento nas Vendas - Retomada da posição competitiva: posicionamento de líder - Agrega valor aos stakeholders - Imagem - Capacidade de superar desafios

24 Agenda Apresentação da Empresa Estudo de Caso - Contexto
- Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos Conclusão

25 Conclusão Indústria de Aviação: operacionalizar de forma eficiente uma mesma base de dados Estratégia de Mercado: planejamento da demanda posicionamento competitivo Ferramentas implantadas ajudam a prever problemas e determinar antecipadamente ( modelos/ simulações) Reutilização de Soluções: Competências:P&D/ processos/ T.I/pessoal traz competitividade Futuro: combustível alternativo, garantia eficiência, novos mercados, como lidar com as concordatas

26 OBRIGADA!!! Bibliografia www.boeing.com Caso: Can Boeing Fly Again
Designing the paperless airplane OBRIGADA!!!


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