A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Disciplina:Sistemas de Informações Empresariais Professor: Antônio Mattos Caso 9:Can Boeing Fly Again? Aluna: Myrna Diwan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Disciplina:Sistemas de Informações Empresariais Professor: Antônio Mattos Caso 9:Can Boeing Fly Again? Aluna: Myrna Diwan."— Transcrição da apresentação:

1 1 Disciplina:Sistemas de Informações Empresariais Professor: Antônio Mattos Caso 9:Can Boeing Fly Again? Aluna: Myrna Diwan

2 2 A n Apresentação da Empresa n Estudo de Caso - Contexto - Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos n Conclusão Agenda

3 3 Apresentação - Histórico n Fundada em 1916 em Puget Sound, Washington n Tornou-se líder na produção de commercial jetliners n Principais Aquisições Estratégicas: - McDonnell Douglas, - Rockwell Intl. - Hughes Space & Communications. n Atualmente Boeing está posicionada como empresa balanceada, global que define/ interfere no futuro da aviação. n CEO: Jim McNerney - Foco Estratégias de Crescimento Global Performance financeira Desenvolvimento Tecnológico

4 4 Design e manufatura de jatos comerciais A série 7 lidera a industria de aviação Oferece um extenso range de serviços de aviação aos passageiros, com foco na segurança. Produz sistemas de armamento e tecnologia Líder mundial em design e manufatura de aernonaves militares Promove serviços de suporte aos Governos Apresentação - Principais atividades

5 5 n Produz satélites –Líder mundial na produção de satélites comerciais e militáres; a NASA é um dos seus principais contratantes. n Integra sistemas de larga escala e desenvolve soluções; n Promove soluções financerias focadas nas exigências/ necessidades dos clientes n Desenvolve tecnologia avançada- futuro da indústria aeroespacial. n SISTEMA: Core Business basea-se no desenvolvimento de produtos e serviços a fim de abrir fronteiras para atuação da organização. Apresentação - Principais atividades

6 6 Apresentação - Escopo Global Em 2004: vendas foram de $52.5 bilhões para clientes espalhados em 145 países Vendas mercado americano: próximo a 70% Possui mais de 151,000 empregados pelo mundo Cerca de 5,250 fornecedores in close to 100 co Centros/ programas de P&D e Design em U.S.A, Europa e Asia Parceiros pelo mundo na área de Manufatura, serviços e technologia 3/4 dos vôos comerciais mundiais são com aeronaves Boeing, jatos.

7 7 60% Ap prox Apresentação - Unidades de Negócio Final de % Approx Aeronaves Comerciais Sistemas de Defesa Integrados Boeing Capital Corporation Connexion by Boeing SM Outros em 2004: Receita de U$21 bi TOTAL:U$52.5bi

8 8 A n Apresentação da Empresa n Estudo de Caso - Contexto - Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos n Conclusão Agenda

9 9 Estudo de Caso- Contexto n Market Share Aeronaves Comerciais Boeing: desde 1970 de 55 a 60% n When were flat on our backs, nobody else looks so bad because were so big. But when we get moving, watch out. The momentum is tremendous. T. Wilson n Boeing: estagnação Concorrência? n Player: Airbus n Visão Estratégica das empresas é diferente: - BOEING: aviões pequenos,baixos trechos - AIRBUS: aviões de massa, aposta na redução de Custo Operacional, subsídio governamental

10 10 A n Apresentação da Empresa n Estudo de Caso - Contexto - Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos n Conclusão Agenda

11 11 A Estudo de Caso- Problema Empresa enfrenta sérios problemas n Comercial: 1994 queda de $3.5 bilhões ( em relação a 1993) Redução de 13.8% Nº de pedidos: 270 x 330 Redução de margem de preço/ lucratividade n Concorrência: Airbus1985: 15%, %, % mercado Lançamentos pela Airbus A330 Lançamento pela Mc Donnell MD 11 Empresa japonesas: entrantes n Macro ambiente: Final da Guerra Fria Desregulamentação da indústria n Clientes: Maior exigência por novos medelos, necessidade de customizar- Boeing produzia produtos idênticos

12 12 A Estudo de Caso- Problema n Operacionais: A)Ineficiência de processos de produção e P&D Classificados como: primitivo, moroso e embaraçoso pela Fortune Consequências: 1) Preços elevados; entretanto seu maior cliente ( Pentágono) durante a Guerra Fria não pressionava a empresa- Orçamento livre 2) Necessidade de redução de mão de obra em 33%. B) Processo antigo, usado desde IIWW ( obsoleto) C) Falta de competidores: melhoria por quê?

13 13 A Estudo de Caso- Problema BOEING PERDE COMPETITIVIDADE Principalmente devido a OPERAÇÃO : - Processos - uso de papel, erros de projeto, retrabalhos, ciclo longo - Design manual feito por 1000 engenheiros/ ano de trabalho intensivo;- Custo operacional elevado - Computadores não se comunicavam diretamente - Prototipagem: lenta, cara - Grupos de trabalho especializados mas com comunicação falha - Problemas de Supply Chain ( inventários, entregas..)

14 14 Agenda n Apresentação da Empresa n Estudo de Caso - Contexto - Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos n Conclusão

15 15 Estudo de Caso- Solução & Implementação Missão: To fundamentally rethink and radically simplify the processes related to airplane configurantion definition and production Proposta Gerencial baseada em: n Redução de custos produção em 25% n Redução dos níveis de defeitos em 50% n Redução tempo de produção das aeronaves Prazo: 4 anos ( )

16 16 Estudo de Caso- Solução & Implementação Ações Propostas: 1) CAD: - Sistema gigante da IBM para eliminar o uso do papel, ganhar tempo e dinheiro. - 1ºs Resultados: Projeto do Boeing 777 apresentou redução de erros na casa de 50% e o lançamento do produto em 10 meses ( antes 18 meses) Meta: Meta: aumentar sem cerca de 2.5 vezes a produção de aeronaves comerciais e agregar valor ao cliente. 2) DCAC/ MRM - Em 1994 houve uma melhoria nos Processos internos denominada Define and Control Airplane Configuration/ Manufacturing Resource Management( DCAC/ MRM)

17 17 A Estudo de Caso- Solução & Implementação Aplicação: - Simplificar a configuração de dados / negócio/ manufatura - Ferramenta de técnicas JIT - Promove ganho de eficiência em Supply Chain - Nº de usuários: em 07/ elementos chaves: 1. Single Source: integração do banco de dados da Boeing ; reduz custos de coleta e armazenamento de informações, oferece visualizações diferentes e agrupamento de dados, 2. Simplificação: implantação de métodos ASCT ( sistema que reduz erros, esforços manuais) que identifica as partes das aeronaves com nºs 3. TBS: divisão em famílias de produtos: básicos, opções, únicos- estabelece necessidades e comunalidade 4. TMM: métodos para simplificar produção, controle de inventário

18 18 A Estudo de Caso- Solução & Implementação Investimento: - U$1 bilhão empregados - Retorno sobre o investimento em 2 anos Como foi implementado? - Criação de times especializados multidisciplinares - Mudança gradual: partes para o todo - Os 400 software foram substituidos pelos quatro 3) ERP Software - Baan: por quê não SAP? a) controla o fluxo de partes e fornecedores b) usuários em 70 plantas 4) Software da CimLinc- Planeja processos do chão de fábrica

19 19 Agenda n Apresentação da Empresa n Estudo de Caso - Contexto - Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos n Conclusão

20 20 Estudo de Caso- Impactos na Organização n Mudança da Cultura Organizacional: - Gestão da Mudança - Gestão da Comunicação: grupos isolados X times multidisciplinares - Valorização do funcionário e aumento de poder n Gestão de Pessoas/ Processos Desafio: integrar equipes com culturas diferentes ( fornecedores, clientes, funcionários) mas com as mesmas metas/ visão - Utilização de ferramentas: AIW, AMW, LMA, 3P - Necessidade de treinamento e investimento em pessoal - Gestão do Risco - Preocupação com desempenho do processo - Unidade de Aeronaves Comerciais foi pioneira: expansão para demais a fim de garantir lucratividade n Complemento da Estratégia: - Eficiência de Processos + Sistemas Integrados

21 21 Estudo de Caso- Impactos na Organização Cultura Organizacional da Boeing basea-se: n Vantagens Competitivas e Força no mercado vêm dos colaboradores n Trabalhos de Melhoria Contínua, Qualidade e Investimentos em Talentos/ carreira : cultura de vida e trabalho. FOCO: Gestão de Pessoas: –Boeing investiu cerca de $81 milhões em seu Programa Learning Together Program VALOR: Cidadania

22 22 Agenda n Apresentação da Empresa n Estudo de Caso - Contexto - Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos n Conclusão

23 23 Estudo de Caso- Resultados Obtidos n Objetivos do projeto: Redução de Custo, Ciclo de operação e níveis de defeitos. Resultados: -Fábrica de painel: redução ciclo em 60% -Eliminação 2º linha de produção do Redução de 50% inventários e ciclo: na fábrica asas -Redução de 48% dos defeitos planta de Auburn, 25% de custo e atende a clientes 90% antes do prazo -Controles de qualidade, Sistemas de simplificação geraram economia de U$3 milhões em 1999 planta de Everett - Aumento nas Vendas - Retomada da posição competitiva: posicionamento de líder - Agrega valor aos stakeholders - Imagem - Capacidade de superar desafios

24 24 Agenda n Apresentação da Empresa n Estudo de Caso - Contexto - Problema: Perda de Competitividade - Solução & Implementação - Impactos na Organização - Resultados Obtidos n Conclusão

25 25 Conclusão n Indústria de Aviação: operacionalizar de forma eficiente uma mesma base de dados n Estratégia de Mercado: planejamento da demanda posicionamento competitivo n Ferramentas implantadas ajudam a prever problemas e determinar antecipadamente ( modelos/ simulações) n Reutilização de Soluções: n Competências:P&D/ processos/ T.I/pessoal traz competitividade n Futuro: combustível alternativo, garantia eficiência, novos mercados, como lidar com as concordatas

26 26 Bibliografia Caso: Can Boeing Fly Again Designing the paperless airplane OBRIGADA!!!


Carregar ppt "1 Disciplina:Sistemas de Informações Empresariais Professor: Antônio Mattos Caso 9:Can Boeing Fly Again? Aluna: Myrna Diwan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google