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PublicouSilvana Gorjão Zagalo Alterado mais de 9 anos atrás
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aeep CAPACIDADES TRANSVERSAIS APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA esev &
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A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NÃO É FEITA UNICAMENTE DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO. CONHECIMENTO SEM MEIOS DE O USAR TORNA-SE INERTE. AS CAPACIDADES TRANSVERSAIS (COMUNICAÇÃO, RACIOCÍNIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS) PERMITEM AO ALUNO AGIR/OPERAR. AS CAPACIDADES TRANSVERSAIS NÃO SE DESENVOLVEM ESPONTANEAMENTE. teses
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O QUE DESENVOLVER NAS CAPACIDADES TRANSVERSAIS? COMO DESENVOLVER AS CAPACIDADES TRANSVERSAIS?
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AS CAPACIDADES TRANSVERSAIS, COM O PMEB, TÊM CONTEÚDO (TÓPICOS). O QUE DESENVOLVER NAS CAPACIDADES TRANSVERSAIS? É PRECISO ENSINAR A COMUNICAR, A RACIOCINAR E A RESOLVER PROBLEMAS, TAL COMO SE ENSINAM OS NÚMEROS E OS DEMAIS TEMAS MATEMÁTICOS. O U S E J A C L A R O Q U E N E M U N S N E M O U T R O S S E P O D E M E N S I N A R S E P A R A D A M E N T E.
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Raciocínio matemático
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TÓPICOS (1.º CICLO) Justificação Formulação e teste de conjeturas Raciocínio matemático OBJETIVOS (1.º CICLO) Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos. Formular e testar conjeturas relativas a situações matemáticas simples. TÓPICOS (2.º CICLO) Justificação Argumentação Formulação e teste de conjeturas OBJETIVOS (2.º CICLO) Explicar e justificar os processos, resultados e ideias matemáticos, recorrendo a exemplos e contraexemplos e à análise exaustiva de casos. Formular e testar conjeturas e generalizações e justificá-las fazendo deduções informais.
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Explicar ideias Justificar Formular e testar conjeturas COMO DESENVOLVER O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO? ATRAVÉS DA ATIVIDADE EM QUE OS ALUNOS PARTICIPAM TAREFAS QUE O PROFESSOR PROPORCIONA AOS ALUNOS QUE ESTÁ MUITO DEPENDENTE DAS
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TIPOS DE TAREFAS E RACIOCÍNIO ExercícioExploração Fechada Aberta ProblemaInvestigação Complexidade elevada Jogos Complexidade reduzida Projecto
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Tarefa Considera a figura ao lado: Desenha a figura seguinte. Explica o que verificas. Quantos quadradinhos tem a oitava figura? O que podes concluir? Os alunos encontram regularidades: - há um padrão de +2 no número de quadradinhos que vai aumentando na sequência dos quadrados (padrão aditivo ); - o número total de quadradinhos de cada figura é o número de quadradinhos de cada lado multiplicado por si próprio; - o número de quadradinhos de cada figura é, sucessivamente, a soma dos primeiros números ímpares consecutivos. Os alunos chegam à conclusão de que se trata dos números quadrados. Pensamento algébrico – 4.º ano (Ana Isabel Silvestre / Hélia Sousa / Gabriela Simões)
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