A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo

Cópias: 1
Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo Daniela Barcellos e Antonio Porto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo"— Transcrição da apresentação:

1 Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo
Daniela Barcellos e Antonio Porto revisão

2 O contrato é um negócio jurídico.
O que significa dizer? O contrato é uma espécie de fato jurídico. O contrato é um negócio jurídico.

3 1. Teoria dos Fatos Jurídicos
O mundo jurídico seleciona, dentre os fatos sociais, quais são juridicamente relevantes. A seleção dos fatos sociais que são também fatos jurídicos é feita com base nas normas que integram o ordenamento jurídico.

4 Estrutura da norma As normas, dividem-se em: Ex.: Art. 2° do CC
Suporte fático hipotético Conseqüência jurídica Ex.: Art. 2° do CC A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida.

5 SFH + SFC = incidência da norma
Uma vez no mundo jurídico, os fatos jurídicos são classificados de acordo com dois critérios: licitude presença de ato humano e volitivo.

6 Contrários ao direito ( ilícitos)
Fato Ilícito stricto sensu Art Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido. Ato-fato Ilícito Art O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes. Ato Ilícito Art Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

7 Conforme o direito (lícitos)
Fato jurídico stricto sensu Art. 2°. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida. Ato-fato jurídico Art Aquele que restituir a coisa achada, nos termos do artigo antecedente, terá direito a uma recompensa Ato jurídico lato sensu ato jurídico stricto sensu Art Aquele que, sem autorização do interessado, intervém na gestão de negócio alheio, dirigi-lo-á segundo o interesse e a vontade presumível de seu dono, ficando responsável a este e às pessoas com que trata. negócio jurídico Art Aquele que, por anúncios públicos, se comprometer a recompensar, ou gratificar, a quem preencha certa condição, ou desempenhe certo serviço, contrai obrigação de cumprir o prometido.

8 Qual é a diferença entre
Ato jurídico Negócio jurídico Contrato

9 Ato jurídico stricto sensu
necessita da presença de ser humano e de vontade para nascer, mas seus efeitos estão previstos em lei (fonte heterônoma). Ex. gestão de negócios.

10 Negócio jurídico necessita da presença de ser humano e de vontade para existir, e, além disso, autonomia para estipular seus efeitos (fonte autônoma). Subdividem-se em: unilateral: promessa de recompensa plurilateral: contratos

11 Dica Somente os negócios jurídicos podem se submeter à:
Condição (arts ) Modo ou encargo (arts ) Termo (arts )

12 2. Contrato: conceito Contrato é espécie de negócio jurídico que nasce de duas ou mais partes com interesses opostos e convergentes com autonomia para estipularem conseqüências jurídicas. O contrato é a veste jurídica das operações econômicas. (ROPPO)

13 Abordagens 1. estrutural Acordo: proposta + aceitação (autonomia)
2. substancial Negócio: é instrumento que promove a circulação de riqueza.

14 2. Validade (art. 104 do CC) agente capaz:
objeto lícito, determinado ou determinável e possível. forma prescrita ou não proibida.

15 3. Classificação Típicos ou atípicos
Unilaterais, bilaterais ou plurilaterais Onerosos e gratuitos Comutativos e aleatórios De execução imediata, deferida ou sucessiva Principais e acessórios Preliminares (art ) ou definitivos Entre presentes e entre ausentes Típicos ou atípicos


Carregar ppt "Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google