A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÍVEL DE ESCRITA: PRÉ-SILÁBICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÍVEL DE ESCRITA: PRÉ-SILÁBICO"— Transcrição da apresentação:

1 NÍVEL DE ESCRITA: PRÉ-SILÁBICO
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA NÍVEL DE ESCRITA: PRÉ-SILÁBICO Compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas Observe o quadro abaixo: 347 “ / , * ? LEQUE $ Marque com um X o quadrinho com números. Faça um traço onde está escrito a palavra LEQUE.

2 Dominar convenções gráficas:
Compreender a orientação e o alinhamento da língua portuguesa Leitura da reescrita do texto “A Descoberta da Joaninha”pela professora, assinalando com régua as linhas que lê, para que os alunos observem a direção da escrita; Cópia contextualizada (parte que mais gostou, parágrafos, outros trechos).

3 QUADRINHA A FORMIGUINHA CORTA FOLHAS E CARREGA QUANDO UMA DEIXA
Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação no final de frase. QUADRINHA (cartaz) A FORMIGUINHA CORTA FOLHAS E CARREGA QUANDO UMA DEIXA A OUTRA PEGA

4 Texto lacunado Recortar e colar as palavras no gradeamento, compondo a quadrinha. A CORTA E CARREGA UMA DEIXA A PEGA. FORMIGUINHA FOLHAS QUANDO OUTRA

5 Colorir os espaços entre as palavras.
Contar as palavras do texto. Registrar o número de palavras. Identificar e marcar palavras no texto, colorindo-as na cor indicada pelo professor: - palavras grandes/pequenas; - palavras com duas, três ou mais letras.

6 AFORMIGA CORTAFOLHASECARREGA QUANDOUMADEIXA AOUTRAPEGA
Transcrever o texto com juntura no gradeado abaixo: AFORMIGA CORTAFOLHASECARREGA QUANDOUMADEIXA AOUTRAPEGA

7 Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras.
Criar situações para que as crianças prestem atenção na pauta sonora da língua e operem, ludicamente, com unidades do sistema fonológico. Dona Lagartixa comprou para sua festa...(palavras iniciadas com a sílaba BA) Trava- línguas “A ARANHA ARRANHA O JARRO” Aliteração “QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO” Assonância “BELO, BELO, BELO, TENHO TUDO QUANTO QUERO” Identificar na reescrita do texto palavras que rimam.

8 Rimas... UM MINHOCO NAMORAVA UMA MINHOCA MINHOCA BOBOCA ME DÁ UMA BEIJOCA MINHOCO BOBOCO NÃO DOU, NÃO DOU, NÃO DOU ENTÃO EU VOU TE DAR.

9 Para as personagens da historinha vou dar algumas lembrancinhas:
PARA DONA JOANINHA VOU DAR UMA ______________ PARA DONA MINHOCA PARA DONA TATURANA VOU DAR UMA _______________ PIPOCA BANANA BOLINHA

10 Ligar as palavras que têm a mesma terminação:
MINHOCA JOANINHA TATURANA

11 Outras atividades Lá vai a barquinha carregadinha de ... (palavras iniciadas com a sílaba “CA”...) Língua do “P”. Macaco mandou...

12 Conhecer o alfabeto: Compreender a categorização gráfica e funcional das letras Trabalhar com listas significativas (personagens, adereços da Joaninha, elementos do cenário). Trabalhar com as etiquetas do cenário. Utilizar o alfabeto móvel. “Tirar retrato” de palavras significativas .

13 QUAL É O ANIMAL SECRETO? A primeira letra está na palavra MARIA, mas não está na palavra RIA; A 2ª letra aparece duas vezes em PINICO; A 3ª letra é a que faz POTE virar PONTE; A 4ª letra é a primeira de HOJE e a penúltima de AMANHÃ; A 5ª letra está no início e final de OVO; A 6ª letra é a 3ª letra do alfabeto; A 7ª letra está em MATO e não está em MOTO

14 Outras atividades A a a Baralho de Letras A Chamada de letras. A a a A

15 Jogo do Bingo de Letras D F Q T R J G Z L U W X N S C I H A B M E Y O

16 Bate-papo com o ABC Este jogo é feito com um baralho constituído por três conjuntos de A a Z, para grupos de quatro alunos. Distribuem-se as cartas baralhadas igualmente a cada um dos participantes do grupo. Eles vão colocando as cartas sucessivamente na mesa à medida que pronunciam o ABCD... Quando coincida a letra falada com a carta jogada, todos os jogadores devem bater em cima das cartas da mesa. O que bater primeiro em cima das cartas, recolhe todas elas e dá para um dos jogadores. Ganha o jogo quem termina primeiro as suas cartas.

17 Dicionário de Letras A a
Caderninho em que cada página contém uma letra e um espaço em branco para que sejam desenhadas ou coladas figuras ou palavras que comecem com essa letra. A a O caderninho pode ser apresentado parcialmente até que se juntem todas as letras e se complete o dicionário por inteiro. A primeira página contém os dizeres: MEU DICIONÁRIO NOME:

18 Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras
Agrupar as palavras de acordo com os tipos de letras: TEIA flor cogumelo quarto espelho janela CADEIRA travesseiro

19 Ligar as palavras com o mesmo tipo de letra:
ABELHA Quarto Flores JANELA teia sol Pulseiras leque JOANINHA ESPELHO Vassoura nuvem

20 JOGO DA MEMÓRIA CASA casa JOGO DO DOMINÓ CAMA espelho QUARTO cama

21 Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita
RELAÇÃO FONEMA x GRAFEMA Dona Lagartixa comprou para sua festa...(palavras iniciadas com a sílaba BA ou terminadas com a sílaba ÃO) Identificar na reescrita do texto palavras que rimam. IMPORTANTE: O professor deverá realizar a escrita das palavras e propiciar aos alunos a reflexão sobre a unidade fonológica (que está sendo enfatizada) e seu registro.

22 Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura
Leitura do livro “A Descoberta da Joaninha” pela professora; Leitura da reescrita do texto “A Descoberta da Joaninha” pela professora; Frequentar a biblioteca da escola. Manusear livros, revistas, jornais dispostos no cantinho de leitura. Visitas em outros espaços em que a leitura circula.

23 - Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras.
Desenvolver capacidades relativas ao código escrito, especificamente necessárias à leitura - Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras. HIPÓTESE DE LEITURA Leia para Mamãe e para o Papai os nomes dos personagens e ilustre: JOANINHA FORMIGA ARANHA LAGARTIXA MINHOCA TATURANA

24 Hipótese de leitura Colorir de verde a palavra LAGARTIXA JOANINHA
MINHOCA MINHOCA LAGARTIXA TATURANA ARANHA

25 Pseudo-leitura de palavras selecionadas da reescrita do texto “A Descoberta da Joaninha” pelos alunos. Jogo de boliche (personagens, adereços da Joaninha, elementos do cenário). JOGO DA MEMÓRIA ARANHA ARANHA

26 Outras atividades Atividade lúdica: trabalhar um texto memorizado pelo aluno. Identificar palavras no texto. Identificar, no texto, as palavras repetidas.

27 PALAVRA SECRETA VASSOURA (Colocar ficha dentro de um envelope) Observe o quadro abaixo: ARANHA MINHOCA JOANINHA FORMIGA LAGARTIXA Colorir o quadrinho onde está o nome do desenho

28 Ligue a figura ao seu nome:
TATURANA JOANINHA MINHOCA FORMIGA LAGARTIXA

29 PULSEIRAS – FAIXA – LAÇO – ANEL - LEQUE
CAÇA- PALAVRAS P U L S E I R A V D F X K T Ç O N M Q PULSEIRAS – FAIXA – LAÇO – ANEL - LEQUE

30 CRUZA-PERSONAGENS J F O R M I G A L A G A R T I X A T A T U R A N A M I N H O C A N H A R A N H A JOANINHA – ARANHA – FORMIGA – MINHOCA – TATURANA - LAGARTIXA

31 LEQUE – FITA – FAIXA – PULSEIRAS
Escreva o nome dos acessórios cedidos pela Joaninha a cada personagem: LEQUE – FITA – FAIXA – PULSEIRAS

32 MARQUE O NOME DOS PERSONAGENS:
( ) ARANHA ( ) LAGARTIXA ( ) MINHOCA ( ) FORMIGA ( ) MINHOCA ( ) TATURANA ( ) ARANHA ( ) FORMIGA ( ) JOANINHA

33 RECORTAR E COLAR NO LUGAR CERTO DAS PALAVRAS CORRESPONDENTES:
CARACOL SOL NUVEM BORBOLETA

34 Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
Identificar as finalidades e funções da leitura em função do suporte, do gênero e da contextualização do texto. Exploração dos diversos tipos de texto: História (A Descoberta da Joaninha) Convite Cartão de agradecimento Etiquetas enfatizando... finalidades do texto, exploração da capa, autor, desenhos, bem como as características de cada texto. Desenvolver capacidades necessárias à leitrua com fluência e compreensão:

35 CONVITE PARA A FESTA DA D. LAGARTIXA
Exemplo: CONVITE PARA A FESTA DA D. LAGARTIXA D. Joaninha, Você está convidada para uma festa em minha casa. Dia: 24/04/10 Local: Minha casa Horário: 13h30 D. Lagartixa

36 Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. LIVRO

37 - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido:
- Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão; -Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências. Pausa Protocolada Instigar dos alunos o levantamento de hipóteses acerca do conteúdo do texto, Propiciar momentos para a confirmação (ou não) de hipóteses levantadas. Solicitar dos alunos o resumo do texto, por meio de reconto e incentivar a discussão sobre o mesmo. Importante: Realizar o planejamento, estimulando o interesse dos alunos pela história; Definir previamente as pausas no texto para antecipação de seu conteúdo pelos alunos.

38 Avaliar afetivamente o texto lido, fazer extrapolações
Incentivar os alunos a partilharem suas emoções e sua compreensão com os colegas, avaliando o que leram, projetando o sentido do texto para outras vivências, outras realidades.

39 PRODUÇÃO ESCRITA Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros. Ler histórias, notícias, propagandas, avisos, bilhetes. Trazer para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores e explorar esse material com os alunos (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam, que tipo de linguagem utilizam). Fazer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro, anotações de decisões coletivas, pauta de organização de jogos e festas coletivas)

40 LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA”
Explorar: LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” CONVITE DA FESTA D. Aranha, Você está convidado para uma festa em minha casa Dia: 04/06/06 Local: Minha casa Horário: 13h30 D. Lagartixa Caro amigo, Sua participação abrilhantou minha festinha! Obrigada pela sua presença. D. Lagartixa CARTÃO DE AGRADECIMENTO ETIQUETAS DO CENÁRIO FLORES NUVEM SOL ÁRVORE

41 Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. Reescrita coletiva do texto Produções coletivas de convite/cartão/etiquetas Confecção de crachá


Carregar ppt "NÍVEL DE ESCRITA: PRÉ-SILÁBICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google