A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho com grupos Escola de Enfermagem da UFMG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho com grupos Escola de Enfermagem da UFMG"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho com grupos Escola de Enfermagem da UFMG
Profª Drª Sônia Maria Soares Belo Horizonte Novembro/ 2008

2 Por que trabalhar com grupos?
Possibilita o senso de inclusão, valorização e identificação entre os participantes, sendo que muitos buscam amparo diante dos seus problemas de saúde (ZIMERMAN; OSÓRIO, 1997).

3 Dinâmica de Grupo Campo de estudo e pesquisa dedicado ao desenvolvimento do conhecimento sobre a natureza dos grupos e da vida coletiva,às leis de seu desenvolvimento e sua inter-relação com os indivíduos que os compõem, com outros e com instituições mais amplas. ( Busnello, 1986 ).

4 Quanto aos objetivos um grupo pode
oferecer suporte no período de crises; realizar tarefas; socializar informações, problemas; aprender mudanças de comportamento; contribuir para o desenvolvimento de relações humanas; oferecer psicoterapia.

5 PICHON-RIVIÈRE: grupos operativos Grupos centrados na tarefa
ABORDAGENS TEÓRICAS PICHON-RIVIÈRE: grupos operativos Grupos centrados na tarefa Conceitos importantes: Tarefa – vínculo – pré-tarefa Horizontalidade / verticalidade

6 Coordenação do grupo É o co-pensor do grupo.
O papel do coordenador É o co-pensor do grupo. Facilitar o processo grupal. Papel do coordenador: leitura da dinâmica visível e invisível. Apoiar o grupo em sua tarefa interna tendo como meta o desenvolvimento da tarefa externa.

7 ... No cotidiano profissional
Funciona- mento Inter-relações Dinâmica interna Aspectos estruturais Êxito Atividade grupal Fracasso (MUNARI; FUREGATO, 2003)

8 Estrutura do grupo Delimitação do problema por meio do diagnóstico
(demanda) Traçar objetivos específicos para alcance das metas

9 GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
Estrutura do grupo Atenção Antes de iniciar o trabalho grupal deve-se realizar reunião com a instituição, objetivando expor a proposta de trabalho – apreciação e discussão COLETIVA. GERENCIAMENTO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

10 Estrutura do grupo Grupo homogêneo ou heterogêno? Fechado ou aberto? Duração limitada ou ilimitada? ... área geográfica, iluminação, ventilação, conforto, familiaridade e segurança agrupados de acordo com a possibilidade de comprometer com os objetivos do grupo e por suas habilidades em participar de regras.

11 Variáveis físicas (local)
Utilização dos espaços extra-muros! Foto 1: Grupo de hipertensos: Vivendo saúde. Experiência da Fisioterapia. Fonte:

12 Contrato Grupal Facilita aderência e coesão do GRUPO
Estabelecimento dos objetivos e metas Número de encontros Duração dos encontros Periodicidade dos encontros Metas declaradas CONSTRUÇÃO COLETIVA Estabelecer uma necessária delimitação de papéis e de posições, de direitos e deveres, entre o que é desejável e o que é possível. Facilita aderência e coesão do GRUPO

13 conflitos/competição
Clima grupal Afeta a tarefa e desempenho global coesão/integração de esforços conflitos/competição e desagregação

14 Você nunca me deixa falar!
Dicas para um ambiente mais harmônico Clarifique a mensagem recebida. Verbalize quando concordar com o que está sendo dito. Aceite o direito de a pessoa ter opinião própria. Expresse de quem é o problema. Descreva o comportamento que lhe causa problema. Você nunca me deixa falar!

15 Eu não tinha terminado a frase e você me interrompeu.
Dicas para um ambiente mais harmônico Descreva seus sentimentos verbalmente. Verifique a percepção do outro. Aprenda a conversar com você mesmo. Chame a pessoa pelo nome. Eu não tinha terminado a frase e você me interrompeu.

16 Avaliação do grupo Considerada à partir de parâmetros que visualize no mínimo a manutenção dos objetivos do grupo, o aprendizado de seus participantes e a mudança do comportamento inicial (MUNARI; FUREGATO, 2003). Vetores de avaliação do processo grupal pichoniano.

17 Instrumento para o Trabalho com Grupos
Obs: Os nomes devem ser escritos em letra de forma, inclusive o próprio.

18 O que é INTERPRETAÇÃO? Em inglês, significa feed back.
Trata-se de uma forma de ajudar a alguém a pensar em mudar seu comportamento inefetivo ou negativo. Consiste em comunicar à pessoa ou ao grupo informação a respeito de como ela ou ele está agindo sobre os demais. Ajuda o indivíduo a perceber melhor seu comportamento e, dessa forma, conseguir seus propósitos de melhorar as relações interpessoais.

19 É descritiva e não avaliativa
Critérios para conseguir uma boa INTERPRETAÇÃO É descritiva e não avaliativa » A pessoa descreve à outra sua própria reação e deixa a outra livre para utilizar essa descrição como melhor entenda. » Evitar linguagem avaliativa deduz a necessidade do indivíduo de reagir de maneira defensiva.

20 A interpretação é formulada oportunamente
Critérios para conseguir uma boa interpretação » É mais útil se iniciada imediatamente após terminada a ação de que se cogita. » Dependendo, é certo, de que a pessoa esteja disposta a nos ouvir, de que contemos com o apoio do grupo… A interpretação é formulada oportunamente

21 Referências ZIMERMAN, D. E.; OSÓRIO, L. C (Org.). Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, p. FERNANDES, M. T. de O. Trabalho com grupos na Saúde da Família: concepções, estrutura e estratégias para o cuidado transcultural f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. MUNARI, D. B.; FUREGATO, A. R. F. Enfermagem e grupos. 2. ed. Goiânia: AB, p. ZIMERMAN, D. E. Fundamentos básicos das grupoterapias. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, p.


Carregar ppt "Trabalho com grupos Escola de Enfermagem da UFMG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google