A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UBEE-UNBEC PMBCN - PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL CENTRO-NORTE União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE União Norte Brasileira de Educação e Cultura -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UBEE-UNBEC PMBCN - PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL CENTRO-NORTE União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE União Norte Brasileira de Educação e Cultura -"— Transcrição da apresentação:

1 UBEE-UNBEC PMBCN - PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL CENTRO-NORTE União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE União Norte Brasileira de Educação e Cultura - UNBEC PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS

2 UBEE-UNBEC Colégio Marista de Varginha Pesquisa e produção de textos. Projeto: Tema: Trabalho infantil e os direitos da criança. Título da Obra: Pequenas crianças, grandes esperanças.

3 UBEE-UNBEC Colégio Marista de Varginha Biblioteca Irmão Gonçalves Xavier: Leila Crista Souza Silva; Lilian Karla Aparecida Dias. Laboratório: Romeísa Soares da Mata SantAna. Professora de Português: Andréa Fávaro Reis Baroni. Alunos: 6º e 7º ano Segmentos atingidos: O desenvolvimento de múltiplas linguagens e a formação de cidadania. Período: 1º Semestre 2008

4 UBEE-UNBEC Colégio Marista Varginha OBJETIVOS Gerais: desenvolver experiências referentes a promoção da leitura através de atividades pedagógicas, integrando teoria e prática. Incentivar o hábito a leitura. Estimular a apreciação literária. Produzir texto poéticos.

5 UBEE-UNBEC Colégio Marista de Varginha OBJETIVOS Específicos: Ler e apreciar diferentes portadores de texto. Diferenciar textos literários e não-literários. Identificar as características de conto, poema, depoimento, reportagem, estatuto, declaração de direitos. Utilizar linguagem verbal e não-verbal em diferentes situações fazendo uso de diferentes linguagens (livros, jornais, internet, CD-ROM, televisão, cinema). Valorizar a diversidade lingüística como expressão do pluralismo cultural. Sensibilizar o educando para práticas de reflexão e cidadania. Produzir textos poéticos, adequando-as às características da situação comunicativas.

6 UBEE-UNBEC Colégio Marista de Varginha METODOLOGIA: Leitura e interpretação da reportagem. Leitura e análise dos textos normativos. Leitura e apreciação de obras literárias. Estudo e análise das obras apontando as semelhanças e diferenças entre textos e suas linguagens. Apreciação de filme. Debate sobre tema trabalho infantil e os direitos da criança. Tribuna livre sobre o tema identificando as causas e conseqüências para a criança, a família e a sociedade. Escrita de depoimentos apontando possíveis soluções para erradicação do trabalho infantil. Pesquisa na internet de entrevistas de crianças e adolescentes que trabalham e são de alguma forma explorados. Análise de poemas e estudos da história da poesia. Produção de poemas sobre o tema. Criação do Livro Pequenas crianças, grandes esperanças.

7 UBEE-UNBEC Colégio Marista de Varginha DESAFIOS: Demonstrar aos professores e alunos as possibilidades do acervo organizado em Biblioteca no processo de ensino aprendizagem. Demonstrar aos professores e alunos as possibilidades dos serviços de uma Biblioteca escolar no estímulo ao desenvolvimento do hábito de leitura e pesquisa. Conscientizar alunos e professores do seu papel na formação da Biblioteca Escolar. Formar um principiante reflexivo. Incitar para a tomada de consciência sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente. Mobilizar o aluno para a prática da cidadania e da solidariedade. Sensibilizar o educando para trabalhar em projetos sociais

8 UBEE-UNBEC Colégio Marista de Varginha -RESULTADOS:

9 UBEE-UNBEC Colégio Marista de Varginha AZEVEDO, Jô; HUZAK, Iolanda; PORTO, Cristina. Serafina e a criança que trabalha. São Paulo: Ática, BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Belo Horizonte: Artmed, CALSAVARA, Moradia: embaixo da ponte. Folha de São Paulo, 27 out Suplemento Folhinha. FILHOS do paraíso. Direção de Majid Majidi. Irã, min., color., legendado. GUIMARÃES, Tema. Infância roubada: a exploração do trabalho infantil. São Paulo: FTD, MURRAY, Roseana, Casas. Belo Horizonte: Formato, BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Belo Horizonte: Artmed, CECCON, Claudius; OLIVEIRA, Miguel D.; OLIVEIRA, Rosiska D. A vida na escola e a escola da vida. Petrópolis: Vozes, FULGÊNCIO, Lúcia e LIBERATO, Yara. Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, GERALDI, J. Wanderley. Org. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, JOLIBERT, Josette et alii. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, ________. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, MOLINA, Olga. Ler para aprender. São Paulo: EPU, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Tradução: Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: ARTMED - Artes Médicas, SMITH, Frank. Compreendendo a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, VYGOTSKY, Lev; LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1988.


Carregar ppt "UBEE-UNBEC PMBCN - PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL CENTRO-NORTE União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE União Norte Brasileira de Educação e Cultura -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google