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01 / 30 METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO DO CURSO 2013.2 Plano de Aulas Trabalhos e grupos.

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1 01 / 30 METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO DO CURSO Plano de Aulas Trabalhos e grupos

2 Nosso curso Escolher o projeto que deve ser feito – dilemas da revista Exame - PME As melhores práticas para fazer certo o projeto certo – PMBOK Uma ferramenta para administrar o desenvolvimento do projeto – MS Project 2010

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4 Plano de trabalho e avaliação de alunos Formar 4 a 5 grupos de 6 a 4 pessoas –Elaborar um projeto novo, acompanhar projeto de outra matéria ou trabalho de estágio. –Apresentar estratégia de escolha de projeto e plano de desenvolvimento. –Relatar uma aplicação de método de gestão em empresa ou entidade externa –Elaborar relatórios quinzenais de acompanhamento dos trabalhos Frequentar e participar das aulas

5 Projeto – a escolha é do grupo Algum trabalho de outra matéria (propor) Gerir o desenvolvimento de seu plano de negócio em INF1902 Desenvolver ideia Pedir sugestões para dar continuidade a projetos de semestres anteriores NRA, ????

6 Projeto – a escolha é do grupo Exemplos Desenvolver a ideia – rodada de negócios, para uso na PUC, visando colaboração em trabalhos de curso ou empreendimentos iniciantes... Exemplo – designers X programadores, engenheiros X comunicação X administradores... Ver do SEBRAEhttp://www.rodada.com.br/ Aplicativos de idiomas focados – restaurantes, médicos, polícia, hotéis, taxis, monumentos... Próximos eventos no Rio!

7 Plano de trabalho e avaliação de alunos Relatórios quinzenais, usando MS Project (exigido conforme andamento do curso) para o planejamento e acompanhamento dos trabalhos. Demonstração do resultado do projeto.

8 Plano de trabalho e avaliação de alunos Realização e apresentação da pesquisa que embasou / justificou / sugeriu a linha estratégica de definição / desenvolvimento do produto / projeto escolhido pelo grupo.

9 A proposta do grupo relativa aos trabalhos Identificação: nome e ícone do grupo, mini-currículo de seus componentes -> informar quem será o(a) gerente! Objetivos: tema de projeto – título, visão e alguns dados do assunto escolhido;

10 10 / 30 Conteúdo da proposta de formação do Grupo Minicurrículo: Apresentação individual (1 página por componente, padronizado) contendo: nome, endereço, telefone, , foto, curso, previsão para formatura, escolaridade, atividade atual, áreas de interesse profissional, conhecimentos adquiridos em ambientes e plataformas de tecnologia de informação.

11 A partir dos grupos formados... Relatórios ~~ quinzenais (1 proposta, 4 de acompanhamento / final) Refinar as informações prestadas a respeito dos objetivos dos projetos, metodologia de pesquisa e apresentações das aplicações dos capítulos do PMBOK no projeto.

12 12 / 30 Relatórios dos grupos Proposta de Projeto; Pontos a levantar e questionário para a pesquisa que vai definir o projeto; Relação de empresas /entidades a visitar; Relatórios quinzenais de acompanhamento de trabalhos; Cronogramas e seu acompanhamento de execução.

13 13 / 30 Relatórios quinzenais Relação de atividades no período, planejamento do projeto e seu cronograma; anotação de homens-hora despendidas; avaliação, mudanças na programação, problemas e forma de solução; dependências externas. É uma responsabilidade do gerente, entrega por .

14 14 / 30 Conteúdo de cada relatório Atividades realizadas no período, com o comentário do gerente sobre o que não transcorreu de acordo com o planejado; Plano de trabalho para o próximo período e, em caso de ter havido modificações no planejamento do projeto, a justificativa; Relatório do gerente avaliando o desempenho de cada componente no período findo;

15 15 / 30 Conteúdo de cada relatório Avaliação do gerente do projeto sobre o desempenho de cada membro da equipe - notas de 0 a 10. Neste conceito, devem ser considerados o empenho no trabalho, pontualidade e principalmente, a qualidade do resultado obtido em relação ao planejado. Considerar para as notas a participação para os dilemas, projeto e apresentações.

16 16 / 30 Para análise individual dos membros da equipe considerar os fatores abaixo, e em seguida, calcular a média: Empenho no Trabalho: Dedicação em participar, sugerir e argumentar sobre assuntos e ideias referentes ao projeto. Pontualidade: Pontualidade na entrega das tarefas para o cumprimento dos prazos estabelecidos. Comunicação: Facilidade e agilidade da comunicação com este membro da equipe. O prazo é essencial para o sucesso de cada etapa do projeto, e para isso a comunicação entre a equipe deve ser eficiente. Qualidade: Qualidade do resultado obtido em relação ao planejado.

17 17 / 30 Conteúdo de cada relatório O professor dará nota ao gerente em função do relatório entregue e do progresso do projeto, bem como aos componentes de sua equipe, com base nas informações fornecidas pelo gerente. À medida que vai sendo dada a matéria, serão solicitados aspectos complementares no relatório, tais como cronogramas de projeto usando os recursos do Project e análise de risco. São levados em conta para a nota o respeito ao prazo de entrega, a apresentação do documento, existência de planejamento, avaliação dos componentes e aplicação da matéria dada no curso!

18 18 / 30 Conteúdo do relatório final Planejamento da continuidade ou implantação do projeto, se houver Documentação da apresentação do produto Documentação do produto com vídeo Folheto de lançamento do produto

19 19 / 32 Processos e Áreas de Conhecimento

20 20 / 30 Apresentar aplicação de método de gestão O grupo vai preparar e expor o uso dos conceitos do PMBOK conforme um levantamento realizado em alguma empresa ou entidade pesquisada. ?

21 21 / 30 Apresentar aplicação de método de gestão Escolher uma empresa (pode ser incubada, seu estágio ou de amigos / parentes) e relatar como tratam as áreas de aplicação da gerência (conforme será visto no curso) em seu dia a dia ou em algum projeto específico, se de maior porte.

22 22 / 30 Agenda – ver planilha Formação dos grupos Entregas de relatórios quinzenais Apresentação do grupo, do projeto e da sua motivação bem como a estratégia a ser adotada para o desenvolvimento Apresentações de aplicações dos conceitos do PMBOK numa entidade avaliada Prova sobre a matéria dada Apresentação final do projeto

23 23 / 30 Codificação de arquivos Relatórios quinzenais –GrupoAaMmDdRsVn.xxx, onde Grupo é o seu nick, R indica Relatório, S o algarismo sequência do relatório, V a versão (original iniciando em 0) e xxx o tipo de arquivo doc, xls, mpp... Exemplo: Telo120812R2V0.doc Documentação do Produto –GrupoAaMmDdPsVn.xxx, onde S informa a sequência do documento e V a versão (correções para o mesmo conteúdo). Documentação Gerencial Documentação do Produto

24 24 / 30 Avaliação formal – categoria IX Quatro graus de qualifica ç ão, 0 a 10: a) Os três primeiros graus de qualifica ç ão, representando o aproveitamento de aluno na disciplina, serão atribu í dos a avalia ç ões distribu í das ao longo do per í odo letivo, tendo em vista um programa parcialmente lecionado; b) O quarto grau de qualifica ç ão, ser á resultante da avalia ç ão da apresenta ç ão e do relat ó rio do projeto realizado. c) O Grau Final ser á resultante da m é dia aritm é tica das quatro avalia ç ões.

25 25 / 30 Avaliação formal – categoria IX G1 - frequência de 10 aulas + (Proposta do Grupo + 1° relat ó rio quinzenal com a Pesquisa) – pesos 5+2,5+2,5 G2 - frequência de 10 aulas + ( 2° e 3° relat ó rios quinzenais) – pesos 5+2,5+2,5 G3 - frequência de 10 aulas + (4° relat ó rio quinzenal + aplica ç ão PMBOK – Metodologia entidade) – pesos 5+2,5+2,5 G4 - Prova + relat ó rio final e apresenta ç ão do projeto – pesos O Grau Final ser á resultante da m é dia aritm é tica das quatro avalia ç ões.

26 26 / 30 PMBOK - Introdução

27 27 / 30 Fonte para consulta

28 28 / 30 Estudos de casos Dilemas obtidos na revista EXAME PME listados no site do curso Fazer e discutir em sala propostas de projetos para implementar uma solução, com cronograma elaborado a partir da Estrutura Detalhada de Trabalho (WBS).

29 29 / 30 MS Project 2010 Aulas na sala L548. Obter cópia do MS Project no LAB- GRAD – alunos e professores podem copiar o produto para uso DURANTE o curso. Usar matrícula no LAB-GRAD para acesso à rede, acompanhamento e obtenção de aulas e arquivos.

30 30 / 30 LAB-GRAD – 1ª porta à esquerda


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