A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A HIERARQUIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA Uma outra visão do sucesso empresarial Do Livro Da Decisão Política à Pratica Empresarial Autor: Sálvio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A HIERARQUIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA Uma outra visão do sucesso empresarial Do Livro Da Decisão Política à Pratica Empresarial Autor: Sálvio."— Transcrição da apresentação:

1 A HIERARQUIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA Uma outra visão do sucesso empresarial Do Livro Da Decisão Política à Pratica Empresarial Autor: Sálvio Di Girólamo 1 o Seminário de RH do Petróleo – Macaé, RJ - 24 de outubro de 2007

2 Novartis and the United Nations Global Compact Initiative LEE A. TAVIS MENDOZA COLLEGE OF BUSINESS, UNIVERSITY OF NOTRE DAME2 Abstract THE SPIRIT OF THE GLOBAL COMPACT found fertile ground and has become an integral part of Novartis corporate strategy…

3 Dr. Daniel Vasella Presidente mundial da Novartis AG, de Basiléia, Suíça Paulo Vannuchi Ministro dos Direitos Humanos da Presidência da República Emílio Odebrecht Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A., Empresa holding da Organização Odebrecht Paulo Skaf Presidente do Sistema Fiesp Ruy Martins Altenfelder Silva Presidente do Centro de Estudos Estratégicos e Avançados do Ciesp Georg Kell Diretor Executivo Pacto Global ONU Nações Unidas, Nova Iorque.

4 A Indignação de Rui Barbosa, em 1914 Ou terá sido ontem? De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir- se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa, Senado Federal. Rio de Janeiro, DF Obras completas de Rui Barbosa. v. 41, t. 3, p. 86.

5 Cidadania Corporativa Pressupõe gestão cidadã É fazer o que é certo É respeito ao próximo É o compromisso com princípios e valores que extrapolam o cumprimento das leis

6 Matriz de Relacionamento Crescimento Parceria Complacência Preservação Desgaste Afastamento Confronto Lados opostos MOTIVAÇÃO (Verdade, Honestidade, Ética) ATITUDE (Respeito e admiração pelo próximo) (+) (-) (+)

7 Decisão Estratégica Compromisso da alta direção A iniciativa de cidadania corporativa só produzirá resultados quando for parte integrante da visão, da missão e da estratégia de negócios da organização e não tomada como marketing social

8 Obedece às leis e regulamentos; propicia ambientes saudáveis de trabalho; reduz emissões; é lucrativo; investe e tem sucesso em pesquisa e desenvolvimento; toma decisões estratégicas e lucrativas A Hierarquia da Responsabilidade Corporativa* Cidadania Corporativa comportamento superior às obrigações legais (não dar um jeitinho, mas sim, solução) Filantropia Corporativa Essencial (licença para operar) Culto de interesse próprio (eu deveria fazer) Desejável (eu poderia fazer) Excelência em Cidadania Corporativa Boas práticas empresariais Licença para operar Curto prazo Curto e médio prazos Alto impacto longo prazo *Prof. Dr. Klaus M. Leisinger

9 Surgimento 1970 Movimentos ambientalistas Greenpeace 1990 Movimentos ambientalistas ECO 92 Agenda XXI ONU – Kofi Annan 2000 UN Global Compact NYSE – ENRON Mudanças Novas regras contábeis + ética e > transparência

10 10 Princípios do Pacto Global Direitos Humanos –Respeitar e promover a Declaração Universal dos Direitos Humanos –Assegurar-se de não haver abusos aos direitos humanos Direitos Trabalhistas –Promover a liberdade associativa –Eliminar qualquer forma de trabalho compulsório ou escravo –Combater o trabalho infantil –Combater qualquer forma de discriminação no ambiente de trabalho

11 10 Princípios do Pacto Global Meio Ambiente –Dar suporte preventivo aos desafios do meio ambiente –Tomar iniciativas que promovam a responsabilidade ambiental –Encorajar o desenvolvimento de tecnologias favoráveis Anti Corrupção –Trabalhar contra todas as formas de corrupção, extorsão e subornos

12 A Decisão Política Mahatma Gandhi certa vez disse: Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo.

13 Processo Decisório Definição da extensão do compromisso Elaboração de políticas, códigos de conduta, diretrizes, questionários e materiais de treinamento e medição de resultados Definição do cronograma de implantação Alocação de recursos humanos e financeiros Escolha do líder do projeto, do ouvidor geral e dos ouvidores das unidades

14 Etapas de Implantação Assinatura de um compromisso superior Redação do código interno de conduta Redação da política interna de cidadania corporativa Redação de diretrizes e normas Definição e redação de questionários para treinamento Avaliação e retroalimentação do programa

15 Tempo de Implantação Interna O tempo total para a implantação de um programa de Cidadania Corporativa dependerá da complexidade de cada organização.

16 Cronograma de Implantação Semanas Tarefas Alta direção Nomeação do Comitê Diretivo Adaptação de documentos Convergência de critérios Revisão e publicação Apresentações aos empregados Treinamento Contínua avaliação e aprimoramento do programa

17 2 a Fase – Cadeia de Valor Fornecedores Prestadores de serviços Clientes distribuidores e varejo

18 Impacto nos nossos negócios II I III IV Nível de Risco do Terceiro Baixo Alto Ex.: Papelaria Ex.: Tratamento de Efluentes, Armazenagem Ex.: Matérias-primas Embalagem Ex.: Produção Terceirizada Classificação de Terceiros IV III II I Não crítico Crítico Extremamente críticos

19 Critérios para Categorização de Terceiros Impacto sobre os Nossos negócios

20 Características do terceiro

21 Medidas-padrão por categoria

22 Fluxograma para Aprovação de Terceiros Categoria I Carta Padrão e Menção no Contrato Revalidação Periódica Aprovação Final Avaliação Satisfatória? Visita de Garantia? Categoria IICategoria IIICategoria IV Visita de Garantia Satisfatória? Questionário Iniciar Plano de Melhorias? Carta Padrão e Menção no Contrato Interromper o Processo Sim Não Sim Não Sim Questionário

23 Fluxograma para Aprovação de Terceiros Categoria I Carta Padrão e Menção no Contrato Revalidação Periódica Aprovação Final Avaliação Satisfatória? Visita de Garantia? Categoria IICategoria IIICategoria IV Visita de Garantia Satisfatória? Questionário Iniciar Plano de Melhorias? Carta Padrão e Menção no Contrato Interromper o Processo Sim Não Sim Não Sim Questionário

24 Compromisso Superior A subscrição ao PACTO GLOBAL da Organização das Nações Unidas pode ser efetuada pelo link: Disponível no Livro à página...75

25 Muito obrigado!


Carregar ppt "A HIERARQUIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA Uma outra visão do sucesso empresarial Do Livro Da Decisão Política à Pratica Empresarial Autor: Sálvio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google