A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Vivian Zaboetzki Dutra

2 O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente da mãe. Este conteúdo é de extrema importância pois nos ajuda a reconhecer algumas anormalidades.

3 Transição das trocas gasosas e circulação da placenta para os pulmões. Processos cardiopulmonares principais: Inicio da respiração, expansão pulmonar com redução concomitante da resistência vascular pulmonar e aumento do fluxo sanguíneo pulmonar; Aumento do conteúdo sanguíneo de oxigênio reduz a resistência vascular pulmonar Perda da circulação placentária com aumento da resistência vascular sistêmica – fechamento dos shunts.

4 Fechamento dos Shunts: Forame oval: Permanece pérvio, sem fluxo por semanas ou meses. Ducto Arterioso: fechamento funcional nas primeiras 72hs de vida e fechamento permanente ou anatômico demora dias a semanas realizado por destruição endotelial. Pode reabrir em pré- termos pequenos causando descontrole fisiológico. Ducto Venoso: fechamento no final da primeira semana de vida.

5

6

7

8 Frequência Cardíaca: ocorre o aumento de cerca de 50bpm. 120 a 180 bpm – 120 a 130 bpm Volemia: 80 a 85 mL/kg do peso do RN a termo – devido o clampeamento do cordão podemos ter redução desse valor, alem disso, pode ocorrer anemia fisiológica.

9 Aumento do fluxo sanguíneo arterial e redução da resistência vascular pulmonar nas 24hs. Três fatores contribuem para o aumento do fluxo sanguíneo pulmonar: Ventilação dos pulmões; Aumento da oxigenação; Surfactante (líquido que atua nos alvéolos de forma a permitir a respiração em todos os seres vivos que respiram pelos pulmões. Quando não há a presença do surfactante os alvéolos diminuem de tamanho, ao ponto de causar a impossibilidade de respirar).

10 Diferenciação do parto Vaginal X parto Cesário Frequência respiratória: é irregular, superficial, variando entre 30 e 60mrpm. Pode apresentar TTRN (taquipnéia transitória do RN) nas primeiras 12 horas, com os intimas: batimento de asas de nariz, pele rósea, gemência, tiragem, sudorese Pode apresentar TTRN (taquipnéia transitória do RN) nas primeiras 12 horas, com os intimas: batimento de asas de nariz, pele rósea, gemência, tiragem, sudorese. ????

11 Incapacidade de manter a temperatura: Pele fina com vasos sanguíneos próximos a superfície; Ausência da capacidade de tremer para produzir calor; Reservas limitadas (glicose, glicogênio, gordura); Uso limitado de atividade muscular voluntária; Grande superfície corporal; Ausência de gordura subcutânea, isolamento; Dificuldade em conservar o calor, mudança de postura (fetal); Comunicação restrita.

12 Mecanismos de transferência de Calor: CONDUÇÃO: Transfere o calor de um para o outro.

13 CONVECÇÃO: perde calor por ar brisa e vento

14 EVAPORAÇÃO: perda de calor quando o líquido vira vapor

15 RADIAÇÃO: perda de calor para uma superfície fria próxima sem contato direto (janela, ar condicionado).

16

17 Funções: Armazenamento de ferro: do nascimento dura de 4 a 6 meses. Metabolismo de carboidrato: o fígado libera a glicose das reservas de glicogênio nas primeiras 24h para estabelecer a alimentação oral. Coagulação do sangue: Conjugação de bilirrubina: quebra de hemácias convertida em bilirrubina não conjugada, lipossolúvel. No fígado esta bilirrubina é processada e convertida em conjugada e deverá ser excretada nas fezes.

18 Icterícia Neonatal: caracterizada pelo aparecimento de uma cor amarelo-alaranjada na pele, nas mucosas, na conjuntiva e em outros tecidos do corpo, que ocorre do segundo ao quinto dias de vida do bebê. Ela comumente desaparece ao final do sétimo dia de vida. Ela é um fenômeno fisiológico normal que afeta cerca de 80% dos recém-nascidos, sendo mais frequente e intensa naqueles bebês nascidos prematuramente. Embora seja um acontecimento simples não deve dispensar o acompanhamento médico em virtude da possibilidade de complicações graves.

19

20 O aumento da frequência das amamentações e do número de evacuações ao dia ajuda na eliminação da bilirrubina acumulada.

21 Casos em que essa acumulação é mais intensa (acima de 12mg/dL nas primeiras 24 horas ou 18mg/dL a partir do terceiro dia de vida), o bebê deve ser internado para ser submetido a uma fototerapia (conhecido popularmente como banho de luz),

22 Uma exsanguineotransfusão (transfusão d e substituição do sangue do bebê por um sangue compatível) ou a outra técnica terapêutica específica.

23 Nascimento ph do conteúdo gástrico levemente ácido – líquido amniótico Em 4 a 6 dias o intestino será colonizado por bactérias sendo necessários para produzir a vitamina K Leite materno protege contra colonizações lesivas Capacidade: 30 a 90 mL esvaziamento em 2 a 4h Refluxo gastro-esofágico (RGE) – imaturidade esfincteriana Perda de 5 – 10% do peso de nascimento

24 O desenvolvimento do sistema imunológico do RN inicia-se no começo da gestação Respostas imunológicas: defesa: proteção contra microorganismos invasores homeostase: eliminação de células do hospedeiro – Manter o corpo em equilíbrio vigilância: reconhecimento e remoção de células inimigas

25

26 Pele: função de barreira protetora Limita a perda de água, evita a absorção de agentes nocivos e protege contra traumatismo físico PH neutro no nascimento e no 3º ou 4º dia manto ácido

27 Principais capacidades sensoriais: Audição: bem desenvolvido, responde a ruídos virando-se para o som Audição: bem desenvolvido, responde a ruídos virando-se para o som Paladar: em 72h distingue o azedo do doce Paladar: em 72h distingue o azedo do doce Olfato: distingue entre o leite da mãe e de outras mães Olfato: distingue entre o leite da mãe e de outras mães Toque: sensibilidade a dor, responde à estímulos Toque: sensibilidade a dor, responde à estímulos Visão: capacidade de focalizar objeto a 25-30cm, acompanha da linha média. Visão: capacidade de focalizar objeto a 25-30cm, acompanha da linha média.

28


Carregar ppt "Profª Vivian Zaboetzki Dutra. O recém-nascido necessita realizar importantes adaptações na transição da vida extra-uterina, isso para sobreviver independente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google