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Comissão que elaborou o Programa de Avaliação de Desempenho

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Apresentação em tema: "Comissão que elaborou o Programa de Avaliação de Desempenho"— Transcrição da apresentação:

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2 Comissão que elaborou o Programa de Avaliação de Desempenho
(Abril a Junho de 2007) Ana Bernadete da Silva Rocha – Faculdade de Odontologia Ana Lúcia de Almeida Vargas – Hospital Universitário Jorge Quirino de Araujo Campos – Colégio Aplicação João XXIII Léa Maria Chicre Araujo Salomão – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Marcélia Guimarães Paiva – Faculdade de Serviço Social Marilene Fernandes de Oliveira – Hospital Universitário

3 Aprovado pelo Conselho Superior da UFJF, em 27/06/2007, através da Resolução 08/2007, disponível no site da UFJF. 8

4 O PROADES constitui parte do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFJF (PDICCTAE-UFJF). O PROADES apresenta as alterações no modo de se avaliar o desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação e também proporciona uma avaliação da Universidade em seus diversos níveis organizacionais.

5 Estrutura do PROADES Coordenação Geral de Avaliação. Coordenação de Avaliação de Desempenho vinculada à PRORH. Unidades de Avaliação e suas Coordenações Setoriais. Equipes de Trabalho.

6 Valorização do Trabalho
BASE DO PROADES Plano de Metas e Valorização do Trabalho em Equipe

7 PLANO DE METAS É o planejamento das atividades a serem desenvolvidas na Unidade. É um dispositivo que auxilia na gestão de pessoas, tornando possíveis informações facilitadoras do planejamento e da coordenação das atividades da Unidade. Conduz ao exercício de uma gerência participativa na busca de resultados e à valorização dos Técnico-Administrativos em Educação da UFJF. O Plano de Metas implementa o gerenciamento contínuo e sistematizado do desempenho, através de uma interação entre as Equipes de Trabalho, onde o trabalho desenvolvido, ao longo do ano, é analisado e discutido, a fim de identificar os aspectos positivos e negativos do desempenho e encontrar oportunidades de desenvolvimento e melhoria.

8 VANTAGENS DO PLANO DE METAS
Melhoria do ambiente de trabalho. Maior troca de informações entre os membros da Equipe de Trabalho e entre as Equipes, sobre o desenvolvimento do trabalho. Oportunidades de crescimento pessoal. Adequada distribuição do trabalho, evitando, assim, a sobrecarga para a consecução das metas estabelecidas. Estímulo e reconhecimento dos esforços para a obtenção dos resultados esperados. Avaliação baseada em critérios objetivos e imparciais. Valorização da capacidade crítica e participativa dos cidadãos.

9 VALORIZAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE
O trabalho constitui a base da existência humana. É reconhecidamente uma tarefa coletiva, e uma Instituição caracteriza-se como uma identidade coletiva para compor um ou mais grupos organizados. O desempenho é avaliado compreendendo o seu caráter dinâmico. Nas Universidades, como em qualquer outra instituição, propor uma análise sobre o desempenho implica atentarmos para as particularidades que definem a sua organização interna. O indivíduo tende a mudar de forma mais efetiva quando impelido por decisões grupais. Não significa que se anule o indivíduo enquanto promotor de tarefas especializadas. O PROADES propicia um maior entendimento sobre a complexidade do trabalho em equipe e ao mesmo tempo prima pela necessidade de se compreender os impactos das ações do indivíduo. VALORIZAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE

10 O processo de avaliação deve ser uma oportunidade de reflexão sobre o desempenho real de cada TAE no seu trabalho. Deve ser imparcial e justo, sem favoritismos, preferências, simpatias, antipatias ou protecionismos. Comprometimento: O processo de avaliação tem a finalidade de envolver e comprometer os vários segmentos das Unidades e é de extrema importância que as Chefias e TAEs atuem de forma adequada e coerente visando atingir os objetivos Institucionais. O PROADES deve ser considerado como ponto de partida, e não de chegada, gerando indicadores que servirão como instrumento de gestão e formulação de políticas institucionais capazes de democratizar as tomadas de decisão, sendo de simples utilização, revelando-se como instrumento de aprendizagem institucional. RECOMENDAÇÕES

11 A IMPLANTAÇÃO DO PROADES
A Coordenação de Avaliação e Movimentação de Pessoas da PRORH (CAMP) fez gestões junto à Coordenação de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) para que o PROADES pudesse ser realizado por meio eletrônico, através do sistema SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica), disponível em rede, a todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas da Instituição, ou seja, as Unidades de Avaliação. A CAMP realizou 60 (sessenta) apresentações, através de um trabalho itinerante e de sensibilização, a todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas, momento em que foram entregues os Manuais do PROADES.

12 Foram instituídas 46 Unidades de Avaliação e suas Coordenações Setoriais, considerando-se a estrutura organizacional vigente, as características da UFJF, bem como a missão da Instituição, de forma a preservar as suas especificidades, conforme estabelecido em norma regulamentar. A PRORH convidou os Dirigentes de cada Unidade de Avaliação e dois Técnico-Administrativos em Educação, que atuariam como multiplicadores, para uma reunião sobre: Orientações para a elaboração do Plano de Metas – Professor Alexandre Zanini - Diretor da Faculdade de Economia e Administração e atual Pró-Reitor de Planejamento e Gestão; Instruções de operacionalização no Sistema SIGA – Equipe do CGCO. Além dessa apresentação, a Equipe do CGCO fez 12 reuniões de treinamento com todas as Unidades de Avaliação.

13 O PROCESSO DE AVALIAÇÃO
A Coordenação Geral de Avaliação, incumbida de gerir o PROADES, define o período avaliativo. O processo de avaliação é desenvolvido durante 12 meses, realizando-se em 3 fases, ocorrendo simultaneamente em toda a Instituição: 1ª FASE - PACTUAÇÃO DAS METAS 2ª FASE - ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO 3ª FASE - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

14 1ª FASE – PACTUAÇÃO DAS METAS
O QUE É: Reunião entre Coordenação Setorial de Avaliação e Equipes de Trabalho para planejar os trabalhos a serem realizados. Busca-se o entendimento na formulação de objetivos comuns para chegar a resultados satisfatórios. Quem faz parte das Coordenações Setoriais de Avaliação? Dirigentes das Unidades Acadêmicas ou Administrativas e, no mínimo, 02 TAEs eleitos por seus pares integrantes da Unidade a que pertence. 1ª FASE – PACTUAÇÃO DAS METAS

15 2ª FASE – ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO
O QUE É: Observação contínua do andamento das atividades, para verificar se as metas pactuadas estão sendo atingidas. 1ª REUNIÃO 2ª REUNIÃO 3ª REUNIÃO

16 3ª FASE – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
O QUE É: Fase de conclusão de todo o processo avaliativo que se desenvolveu durante o período determinado para o seu funcionamento, ou seja, 12 meses. É o momento de confrontar as metas estabelecidas com os resultados obtidos.

17 na realização das atividades
O QUE É AVALIADO? O desempenho de cada Equipe de Trabalho na realização das atividades pactuadas no Plano de Metas

18 RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
SÍNTESE DOS RESULTADOS DAS METAS ( ) ATINGIU ► ≥ 70% DAS METAS ( ) NÃO ATINGIU ► ≤ 69% DAS METAS RELATÓRIO FINAL DO DESEMPENHO INDIVIDUAL -RECOMENDAÇÕES QUANTO À PROGRESSÃO POR MÉRITO- ( ) HABILITADO   ( ) NÃO HABILITADO  Disponível no sistema informatizado “SIGA”

19 QUEM É AVALIADO? Técnico-Administrativos em Educação integrantes do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFJF (PDICCTAE-UFJF); Chefias exercidas tanto por TAEs quanto por Docentes.

20 O TAE não será avaliado individualmente, como sujeito isolado.
COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO? Os TAES e as Chefias realizam a sua avaliação através da participação da elaboração do Plano de Metas e das reuniões periódicas de acompanhamento das Equipes de Trabalho. A Equipe de Trabalho opinará sobre o desempenho do TAE para o fim de sua progressão por mérito, a partir do resultado da avaliação de seu desempenho enquanto sujeito participativo da Equipe de Trabalho, de modo que a sua habilitação individual reflita o desempenho da Equipe na qual está inserido. O TAE não será avaliado individualmente, como sujeito isolado.

21 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Relatório para o Reitor Relatório para cada Unidade de Avaliação Relatório para a página da UFJF (

22 RESULTADOS DO 1º PERÍODO AVALIATIVO

23 Avaliações de Desempenho
Para a apresentação dos resultados, tomamos por base os Relatórios Finais das Avaliações de Desempenho elaborados por cada Unidade de Avaliação, através dos dados informados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA -

24 No primeiro período avaliativo, as metas pactuadas pelas 46 Unidades de Avaliação, totalizaram 637 metas. Dessas metas pactuadas pelas Unidades, foram atingidas no decorrer do primeiro período avaliativo 548 metas, portanto, não foram alcançadas 89 metas, o que equivale a dizer que a UFJF alcançou 86% de metas no planejamento do trabalho.

25 METAS PACTUADAS E ATINGIDAS PELAS UNIDADES
METAS NÃO ATINGIDAS METAS ATINGIDAS

26 Por se tratar do primeiro ciclo do PROADES, em que todas as Unidades de Avaliação lidaram com os novos desafios para pactuar, repactuar e empreender metas, consideramos este resultado muito positivo, pois as Unidades de Avaliação demonstraram o esforço feito pelos envolvidos para o atingimento das metas. As dificuldades encontradas ao longo do processo puderam ser contornadas pela própria Unidade de Avaliação, dado o caráter flexível do PROADES que permite a repactuação das metas e a ação empreendedora de cada Equipe de Trabalho.

27 Para o próximo ciclo do PROADES, recomendou-se às Unidades a consulta da página do PROADES no site da PRORH, onde estão sendo construídos espaços de comunicação e intercâmbio de experiências, como as novas seções de Entrevistas, Perguntas Frequentes e Fale Conosco. Nos relatórios para as Unidades de Avaliação, a equipe da CAMP agradeceu o empenho e a perseverança das Equipes de Trabalho, ao longo do primeiro período avaliativo, ressaltando que é através da participação de todos que o PROADES funcionará como um veículo permanente de aprimoramento da Instituição e de seus servidores.

28 A PRORH, através da Coordenação de Avaliação de Desempenho, em consonância com os princípios, diretrizes e objetivos definidos no PROADES, ouvida a Comissão Interna de Supervisão/CIS, estabelece os instrumentos complementares necessários ao seu cumprimento.

29 COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS
Léa Maria Chicre Araujo Salomão (Coordenadora) Antonio Carlos Rodrigues (Gerente) Jorge Luiz de Castro Jorge Quirino de Araujo Campos Rita de Cássia Cruz Gomes da Conceição

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