A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de."— Transcrição da apresentação:

1 Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de Janeiro Ministério da Saúde - DATASUS

2 Ilan Chamovitz - Introdução Projetos associados à Responsabilidade Social Empresarial vêm estimulando o investimento de organizações em empreendimentos sociais. Uma das áreas abordadas tanto pelo poder público quanto por empresas privadas é a Educação. Neste universo de pesquisa, observam-se investimentos que buscam a melhoria de processos, por meio da utilização da Tecnologias da Informação Aplicadas em Educação – TIAE.

3 Ilan Chamovitz - Objetivos Apresentar 3 modelos de representação para o Negócio Educação em projetos orientados à adoção / utilização de Tecnologias da Informação Aplicadas em Educação – TIAE. Refletir sobre a necessidade de se conhecer o negócio ANTES de iniciar atividades de processo. Valorizar o Planejamento Estratégico Refletir sobre a abordagem de Processos Adotar a visão Sistêmica

4 Ilan Chamovitz - Justificativa Segundo Johnson & Scholes (1999), no setor público os conceitos de estratégia e gerência estratégica são tão importantes quanto nas empresas. Para que as atividades inerentes à gestão de projetos educacionais que considerem o uso de tecnologia obtenham sucesso, é importante que sejam estudados diversos aspectos que compõem o universo escolar, especialmente em organizações sem fins lucrativos. A dependência de verbas do orçamento limita o investimento em recursos humanos e de tecnologia. Assim, os recursos destinados ao atendimento de necessidades como saúde e educação devem ser otimizados levando-se em consideração alguns fatores importantes, tais como a definição clara de termos empregados, o ambiente externo da organização, o ambiente interno, a cultura organizacional, expectativas dos usuários finais, medidas de poder e parcerias estratégicas. ( Chamovitz, 2007).

5 Ilan Chamovitz - Assuntos (palavras-chave) abordados em educação (Valerien & Dias, 1997) Abertura da escola fora do período de aulas Currículos e programasPlanejamento do ano letivo Ação social da escolaDeveres funcionaisPrática de Educação Física Ações de prevençãoDireitos do pessoal escolarRecepção de novos professores Adaptação de estudosDireitos e deveres dos alunosRecuperação de Estudos Apoio pedagógico dos professoresDistinções, recompensas e sançõesRegimento da Escola Associação de pais e mestresForma de gestão da escolaRelação Escola-Pais Associações ProfissionaisFormação em exercício dos professores Relações com a administração superior Atividades Extra-classeInovação, experimentaçãoRelações Escola-Comunidade Avaliação do rendimento escolarInstalaçõesReunião do corpo docente Cantina EscolarIntercâmbio entre escolaresRiscos Profissionais Conselho de EscolaMaterial didáticoSaúde na Escola Controle e avaliação do trabalho docenteOrganização da vida escolarSegurança Crianças com dificuldade de aprendizagem Organização do ano escolarVida associativa

6 Ilan Chamovitz - Fluxo do Negócio Educação (Gomes, 2009) 1.Caracterização da organização – aspectos estratégicos, que incluem a missão, a visão e os valores da instituição escolar. 2.Macrovariáveis – elementos que fazem parte do ambiente externo, relacionados a situações mais abrangentes. 3.Órgãos Reguladores – instituições responsáveis pela determinação e acompanhamento de leis e normas. 4.Representantes de Classes – grupos que representam trabalhadores, gestores, alunos, sociedade, etc. 5.Fornecedores - conjunto de empresas ou profissionais responsáveis pelo fornecimento de material, gestão de recursos humanos, tecnológicos, etc. 6.Estrutura de Concorrência e diferenciais competitivos – são aspectos específicos que podem influenciar na conquista e manutenção de mercado. 7.Clientes / alunos e empresas – o objetivo final do fornecimento de um serviço, no universo escolar são os alunos, no universo corporativo ou de ensino superior, as empresas. 8.Clientes/ Sociedade - assim como alunos e empresas, o impacto social também faz parte do objetivo final em projetos educacionais, que pretendem desenvolver conhecimentos e modificar comportamentos. 9.Feedback – responsável principal pela melhoria contínua de processos, a retroalimentação é proporcionada por meio de avaliação e pesquisa. 10.Parcerias Estratégicas – a partir da globalização torna-se importante poder contar com o apoio e com a participação de grupos que possam cooperar, em busca de objetivos comuns ou complementares. 11.Produtos e Serviços – a identificação de produtos e serviços – resultado da produção escolar - que atendam demandas do mercado de clientes: alunos, comunidade, sociedade. 12.Processos – Conjuntos de atividades realizadas no ambiente escolar podem ser definidos como processos. Processos semelhantes podem ser otimizados por meio de estudos de economia de escala. A avaliação contínua dos processos permite o estabelecimento de critérios de qualidade. 13.Pessoas – Fundamentais para a obtenção de resultados, a gestão estratégica de pessoas pode se transformar em diferencial competitivo. Estas ações compreendem a preocupação com a identificação e retenção de talentos, além do recrutamento, seleção, acompanhamento e avaliação de desempenho. 14.Cultura Corporativa - deve ser considerada durante o planejamento estratégico. Adotar medidas sem considerar a cultura pode resultar em consequências negativas e inesperadas.

7 Ilan Chamovitz - Fluxo do Negócio Educação (Gomes, 2009)

8 Ilan Chamovitz - Modelo baseado em Processos Fluxo do Negócio Educação (Tachizawa e Andrade, 2006)

9 Ilan Chamovitz - Fluxo do Negócio Educação (Tachizawa e Andrade, 2006)

10 Ilan Chamovitz - Redes Sistêmicas (Bliss, Monk & Ogborn, 1983) Rede Construída para os NTE (Ginape, 2002)

11 Ilan Chamovitz - Redes Sistêmicas (Bliss, Monk & Ogborn, 1983) | Rede Construída para os NTE (Ginape, 2002)

12 Ilan Chamovitz - Redes Sistêmicas (Bliss, Monk & Ogborn, 1983) Rede Construída para os NTE (Ginape, 2002)

13 Ilan Chamovitz - Referências BLISS, J., MONK, M. & OGBORN, J. Qualitative Analysis Data for Educational Research – A guide to uses of systemic networks, Editado por Croom Helm Ltd, Inglaterra, CARDOSO, José Carlos Martins. O PDDE como instrumento de democratização da gestão escolar no Pará. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. 5. ed. Petrópolis, Vozes, COSTA, Enio Bergoli da; JANNUZZI, Henrique Blauth. PRÓ GESTÃO: Programa De Gerenciamento Intensivo De Projetos Do Governo Do Espírito Santo. II Congresso Consad de Gestão Pública – Painel 29: A experiência dos escritórios de projetos. Florianópolis, SC GINAPE. O Estado da Arte dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, GOMES, Débora Dias. MBA Educação, Escola que aprende. Rio de Janeiro: Editor, JOHSON, G. SCHOLES, K (1999). Exploring Corporate Strategy. Prentice Hall LIMA, L. C. Construindo modelos de gestão escolar. Cadernos de Organização e Gestão Escolar, Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, n.4, p TACHIZAWA, T.; ANDRADE, R. O. B. Gestão de instituições de ensino. Rio de Janeiro: FGV Editora, SENGE, P.M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 19ª. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, SENGE, P. M. - Escolas que aprendem. Porto Alegre: Artmed, VALERIEN, J. & DIAS, J. A. Gestão da escola fundamental: Subsídios para análise e sugestão de aperfeiçoamento. Versão Brasileira Adaptada. São Paulo: Cortez, 1993.

14 Ilan Chamovitz - Vamos discutir ? Relação entre indicadores e a organização Eixos: Disciplina Aluno Turma / Projetos / Comunidades Série Professor Escola Município UF


Carregar ppt "Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google