A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM: FORMAS E USOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM: FORMAS E USOS"— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM: FORMAS E USOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD- Licenciatura em Pedagogia- Séries Iniciais e Educação Infantil LINGUAGEM: FORMAS E USOS LÍNGUA PORTUGUESA Profa. Ana Lúcia Buogo

2 ORGANIZAÇÃO DO GUIA DE ESTUDOS
PRIMEIRA SEMANA iniciando a discussão –Linguagem e diferentes manifestações Capítulo 1 -A língua portuguesa: um pouco da sua história Capítulo 2 – A disciplina língua portuguesa: problemáticas e percurso histórico SEGUNDA SEMANA Capítulo 1 – O lugar e a função do ensino de LP nas séries iniciais Capítulo 2 – Abordagens do ensino de língua e o trabalho com a produção e a recepção de textos. O estudo da gramática

3 TERCEIRA SEMANA Capítulo 1 – O processo de interação enunciativa: o texto e seus processos de produção e recepção Capítulo 2 – A narração e a descrição Capítulo 3 – A prescrição, a definição, a explicação e a argumentação QUARTA SEMANA Capítulo 1 – A unidade de ensino de LP Capítulo 2 – Relatando Experiências ENCERRANDO A UNIDADE DE ESTUDOS

4 (Material: Guia - Fragmentos de textos no próprio Guia e no AVA)
PRIMEIRA SEMANA (Material: Guia - Fragmentos de textos no próprio Guia e no AVA) OBJETIVOS - Relacionar os conceitos de língua, linguagem e dos seus espaços de construção e manifestação (Iniciando a discussão - Concepções de linguagem ) - Conhecer a origem da nossa língua e sua vinculação com a sociedade e com a cultura - (Capítulo 1 A nossa língua não veio da cegonha – reflexão posterior ao texto )

5 - Reconhecer e explicar a problemática que envolve o ensino de língua no meio escolar ( Capítulo 2 - texto BATISTA - Três conjuntos de fatores/ Texto SOARES) - Analisar as práticas escolares em relação ao trabalho com a linguagem e com a língua portuguesa ( Capítulo 1 e 2 - registros história de estudante e aprendiz de LP - registros sobre dificuldades e problemas no ensino de LP) - (Re)dimensionar conceitos sobre a prática de ensino de língua na escola e nas séries iniciais - ( ao longo da semana - Sistematização ao final - FÓRUM )

6 (Síntese ao final do cap. 1 e do cap. 2 desta semana- Webfólio
SEGUNDA SEMANA (Material : livro O Ensino de Língua Portuguesa no 1º grau - Orientações no Guia - AVA) A cópia já está nos Pólos- Cada aluno deve fazer a sua cópia para trabalhar em casa (Síntese ao final do cap. 1 e do cap. 2 desta semana- Webfólio - discussão e sistematização FÓRUM )

7 OBJETIVOS - Relacionar os conceitos trabalhados na semana anterior com as reflexões propostas nesta semana ( linguagem- cultura- língua- relacão língua-cultura -abordagens teóricas sobre a disciplina - discussão sobre a leitura, a produção e o ensino da gramática)

8 - Construir noções teóricas sobre o fenômeno linguagem, língua, leitura, redação e gramática (Capítulo 1 da semana - Apresentação e Cap. 1 do livro - reflexão sobre a formação do professor das séries iniciais - modelos- contraponto entre prática e concepções próprias com o que é apresentado em termos de ESCRITA,LEITURA,ALFABETIZAÇÃO, NATUREZA DE CONVENÇÃO DA LÍNGUA E SEU CARÁTER INTERACIONAL, CONTEÚDO DA AULA DE PORTUGUÊS )

9 - Perceber os aspectos de integração entre componentes curriculares ( Depreensão a partir da leitura de todo o livro - idéia de que o texto e a língua permeiam todas as áreas de conhecimento) - Delinear o lugar e a função do ensino de língua na escola. ( Capítulo 2 da semana - capítulos 2, 3 e 4 do livro - o que é ser leitor, o que é ser escritor, a língua como convenção e interlocução)

10 TERCEIRA SEMANA ( Material: Guia + fragmentos de textos teóricos +exemplos de textos de cada tipologia) OBJETIVOS - Identificar as características do processo de enunciação e agentes envolvidos ( Introdução e Capítulo 1 ) - Apropriar-se dos conceitos de tipologia e gêneros textuais ( Capítulo 1)

11 - Reconhecer as características lingüístico- textuais da narração, da descrição, da explicação, da definição, da prescrição e da argumentação ( Capítulos 2 e 3 ) - Traçar um quadro de referência para o desenvolvimento do trabalho com a língua a partir das tipologias e gêneros textuais (construção própria (sem sistematização formalizada) a partir do trabalho com os conceitos e com os exemplos de textos e sugestões de transposição para a prática - TRANSPONDO PARA A PRÁTICA)

12 QUARTA SEMANA (Material: Guia + relato de experiência + exemplos de trabalho com unidades + AVA+discussão com os colegas pelo meio que cada grupo escolher - síntese no diário de aprendizagem) OBJETIVOS - Reconhecer a necessidade de planejamento das ações a partir de uma perspectiva de integração e de unidade( Capítulo 1)

13 - Analisar unidades de ensino em materiais didáticos do ponto de vista dessa perspectiva(Capítulo 2 - Contraponto entre proposta unidade, unidades apresentadas nos relatos e outros materiais didáticos com que tenham contato) - Esboçar uma primeira situação de ensino de LP, integrando gêneros textuais e componentes curriculares ( Capítulo 2 - Relatos - Sistematização WEBFÓLIO )

14 ENCERRANDO A UNIDADE DE ESTUDOS
( Material: Guia- Texto Do Possível) OBJETIVO Deixar marcada a idéia de que : - não há receitas nem fórmulas mágicas - a experiência e o conhecimento construídos e a serem construídos no dia-a-dia devem ser valorizados e vistos como uma forma de se trabalhar o possível da melhor forma possível.

15 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
PRIMEIRA SEMANA de 26 a 31 de março de 2007 Leitura textos do Guia/ Assistência do Vídeo Fantasia 2000/Registros no Guia/Discussão AVA

16 SEGUNDA SEMANA de 02 a 07 de abril de 2007 Leitura do livro indicado / Sínteses-AVA – Webfólio - Fórum

17 Leitura dos textos do Guia e registros no próprio Guia
TERCEIRA SEMANA de 09 a 14 de abril de 2007 Leitura dos textos do Guia e registros no próprio Guia

18 QUARTA SEMANA de 16 a 21 de abril de 2007 Leitura dos textos do guia/Registros no Guia/Elaboração Situação Unidade- Webfólio/ Discussão Final em grupos

19 O TRABALHO COM O ENSINO DE LÍNGUA CONSTITUI
- UM PRIVILÉGIO POR SE TER COMO OBJETO DE ESTUDO AQUILO QUE POSSIBILITA QUE NOS MOSTREMOS, NOS ESCONDAMOS, NOS DEFENDAMOS, NOS DIVERTAMOS... - UM DESAFIO: TEMOS DE TRANSFORMAR EM CONHECIMENTO (SISTEMATIZADO E FORMALIZADO) UMA REALIDADE COM A QUAL CONVIVEMOS NO NOSSO DIA-DIA DE SERES HUMANOS - O USO DA LÍNGUA

20 É MUITO BOM PODER TRABALHAR COM E NO ENSINO DA LÍNGUA!!!!!!!!!!!!!!!
- UMA POSSILIDADE DE INSERIRMOS NOSSOS ALUNOS NO MUNDO DO CONHECIMENTO E DA CIDADANIA - UMA OPORTUNIDADE DE CONHECER E INTERAGIR COM O MUNDO DOS NOSSOS ALUNOS: CULTURA- VALORES- PRINCÍPIOS ETC. ENFIM É MUITO BOM PODER TRABALHAR COM E NO ENSINO DA LÍNGUA!!!!!!!!!!!!!!! Ana


Carregar ppt "LINGUAGEM: FORMAS E USOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google