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Projetos de Pesquisa Adriano C. M. Pereira / 21-Dez-2009.

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1 Projetos de Pesquisa Adriano C. M. Pereira (adrianoc@gmail.com / adriano@decom.cefetmg.br)adrianoc@gmail.com adriano@decom.cefetmg.br 21-Dez-2009

2 Áreas de Interesse Sistemas de Computação: Sistemas distribuídos: Web; Comércio eletrônico; Análise de interação usuários-serviços (reatividade); Redes complexas; Desempenho e escalabilidade de sistemas computacionais; Métodos formais – verificação formal; Etc.

3 Áreas de Interesse Disciplinas mais afins: Sistemas distribuídos; Aplicações Web; Banco de dados; Inteligência de negócios / mineração de dados; Redes complexas; Interação humano-computador; Etc.

4 Linhas de Pesquisa 1.Credibilidade em serviços da Web; 2.Práticas de venda na Web; 3.Fraude em sistemas de reputação; 4.Práticas de compra na Web; 5.Redes de interação (negociação, social); 6.Perfis de uso de serviços da Web; 7.Governo eletrônico – eGov; 8.Ambientes colaborativos.

5 PROJETO & cenários Mercados Eletrônicos: Provedor de Soluções Mercado Eletrônico Vendedor Comprador 5

6 A Web (WWW) Fenômeno de mídia tão importante e revolucionário quanto foi a invenção da imprensa por Gutenberg no século XV; Democratizou a produção de informação e conhecimento, até então monopólio de uns poucos agentes (grandes editoras e jornais); Importância mais evidente com o surgimento da Web 2.0. 6

7 A WEB 2.0 Maior interação e dinamismo nos serviços da rede; Mudança de perspectiva no papel do usuário: –Simples expectador (leitor)  ativo criador de conteúdo; Novos serviços da Web: –Veículo de comunicação, troca de conteúdo e trabalho colaborativo; –Novas redes temáticas e de negociação. 7

8 Problema central: necessidade de subsídios para fomentar a confiança no uso dos serviços da Web Serviço da Web (informações) MODELO Função de Credibilidade 1) Credibilidade em serviços da Web

9 O que? O objetivo geral: tornar mais fidedigna a percepção da credibilidade em serviços da Web;

10 Por quê? Serviços da Web: – Demandam mecanismos que meçam e atestem sua credibilidade; – Combate à comportamentos anômalos e indesejados. Web 2.0: – Maior interação e dinamismo nos serviços da rede. – mudança de perspectiva no papel do usuário: Simples expectador para ativo criador de conteúdo. Relevância para o InWeb

11 Como? Questões fundamentais: –Como medir a credibilidade? –Como entender a credibilidade? –Como explorar a credibilidade? Técnicas e expertises necessárias –Definir métricas e caracterizar um serviço da Web; –Avaliar o serviço e entender suas características: Criar uma função que permita modelar a credibilidade; –Aplicar a função modelada (ranking de credibilidade) em aplicações reais: Novos sistemas de reputação, suporte à decisão, ferramentas de recomendação, dentre outras;

12 2) Práticas de venda na Web Pesquisar e desenvolver –Metodologias, técnicas e tecnologias para caracterizar e entender: O comportamento dos usuários; A negociação eletrônica. –Tecnologias que aperfeiçoem a interação e o uso do mercado eletrônico; –Técnicas para aumentar a efetividade e a confiabilidade do mercado como canal de negociação e vendas. 12

13 2) Práticas de venda na Web Identificar e sistematizar as melhores práticas de comercialização eletrônica. Disseminar resultados de pesquisa e prover capacitação e transferência tecnológicas (UOL). 13

14 14 MedirEntenderExplorar - Características dos usuários - Características das negociações - Categorias dos produtos comercializados - Perfis dos usuários - Estratégias de negociação - Indicadores de sucesso - Práticas de comercialização - Identificação de melhores práticas (comercialização) - Identificação de comportamentos anômalos - Personalização de ações para usuário - Recomendação de práticas de comercialização - Busca, pgto, propaganda, etc. 2) Práticas de venda na Web

15 15 MedirEntenderExplorar Conjunto de métricas Caracterização e modelos Técnicas e algoritmos Aplicação Web BD LogsSW Consultas Caracterização e Modelagem Resultados Algoritmos Recomendação Personalização Identificação de práticas de comercialização Anomalias 2) Práticas de venda na Web

16 16 MedirEntenderExplorar -Reputação dos usuários; - Características do serviço Web - Relações entre usuários e atributos do serviço Web - Como a relação entre os usuários e serviços pode tornar mais fidedigna a percepção da credibilidade -Como a reputação se relaciona a outros indicadores do mercado (quant. de vendas, preço, etc.) -Novos algoritmos para aperfeiçoar a percepção da credibilidade dos atores - Recomendar vendedores e/ou ofertas - Aplicar técnicas em outros tipos de serviços da Web 3) Fraude em sistemas de reputação

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18 4) Práticas de compra na Web Pesquisar e desenvolver –Metodologias, técnicas e tecnologias para caracterizar e entender: O comportamento dos usuários (compradores); A negociação eletrônica; Prática de comercialização. –Tecnologias que aperfeiçoem a interação e o uso do mercado eletrônico: Recomendação e personalização de serviços.

19 Inputs: -Duration -Price -Product / Item -Seller Reputation... -Etc. Outputs: -Qualification -Time to Sell -Winner... -Etc. Negotiation 4) Práticas de compra na Web

20 20 MedirEntenderExplorar Conjunto de métricas Caracterização e modelos Técnicas e algoritmos 20 Aplicação Web BD LogsSW Consultas Caracterização Usuários e Atributos Algoritmos Previsão (Prefetching) de qualificações Recomendação de vendedores Mineração de dados em redes complexas Identificação de Anomalias 5) Redes de interação

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22 6) Perfis de uso de serviços da Web

23 7) Governo eletrônico Aplicações de governo eletrônico, como: ComprasNet; Portal de compras do Estado de MG; Etc. – Caracterização; – Identificação de comportamentos anômalos; – Otimização de serviços.

24 8) Ambientes colaborativos Estudo das interações em ambientes colaborativos; Sistemas de reputação e avaliação de perfis de usuários; Suporte a decisão; Estudo sócio-técnico, relações em rede.

25 Aplicabilidade Ambientes colaborativos Bibliotecas digitais Máquinas de busca Mercados eletrônicos Governo eletrônico Redes Sociais Mídia Digital Blogs & notícias

26 Perguntas? Dúvidas? Adriano C. M. Pereira (adrianoc@gmail.com / adriano@decom.cefetmg.br)adrianoc@gmail.com adriano@decom.cefetmg.br 21-Dez-2009


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