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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
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O processo do desenvolvimento motor revela‑se basicamente por alterações no comportamento motor. Todos nós ‑ bebês, crianças, adolescentes e adultos - estamos envolvidos no processo permanente de aprender a mover‑se com controle e competência, em reação aos desafios que enfrentamos diariamente em um mundo em constante mutação. Podemos observar diferenças desenvolvimentistas no comportamento motor, provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia), do ambiente (experiência) e da tarefa em si (físicos/mecânicos). Podemos fazer isso pela observação das alterações no processo (forma) e no produto (desempenho). Assim, um meio primário pelo qual o processo de desenvolvimento motor pode ser observado é o estudo das alterações no comportamento motor no decorrer do ciclo da vida. Em outras palavras, o comportamento motor observável real de um indivíduo fornece uma "janela" para o processo de desenvolvimento motor, assim como indicações para os processos motores subjacentes.
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TAXIONOMIA DO DOMÍNIO PSICOMOTOR: NÍVEIS E SUBCATEGORIAS
Contínuo da taxionomia Níveis Definições Atividade comportamental 1.10. Segmentar 1.20. Inter-segmentar 1.30. Supra-segmentar 1.00 – Movimentos Reflexos Ações produzidas sem volição consciente, em resposta a um estímulo Flexão, extensão, alongamento, ajustamento postural 2.10. Locomotor 2.20. Não locomotor 2.30. Manipulador 2.00 – Movimentos Básicos e Fundamentais Requisitos: nível 1.00 Formas de movimento inatos formados a partir de uma combinação de movimentos reflexos e básicos de movimentos especializados complexos 2.10 – Andar, correr, saltar, saltitar, deslizar com um pé só, rolar, trepar. 2.20 – Empurrar, puxar, balançar, girar, agachar, esticar, inclinar, contorcer-se. 2.30 – Manusear, manipular, sustentar, tocar, movimentos de preensão dos dedos.
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Contínuo da taxionomia Atividade comportamental
Níveis Definições Atividade comportamental 3.10. Discriminação cinestésica 3.20. Discriminação visual 3.30. Discriminação auditiva 3.40. Discriminação tátil 3.50. Habilidades coordenadas 3.00 – Habilidades Perceptivas Requisito: Nível 1.00 a 2.00 Interpretação de estímulos das várias modalidades que proporcionam dados para a criança adaptar-se ao seu meio ambiente Os resultados das habilidades perceptivas são observáveis em todo movimento voluntário. Exemplos: Auditivo – seguir instruções verbais. Visual – Segurar uma bola em movimento. Cinestésico – ajustar o corpo na posição vertical para manter o equilíbrio. Tátil – Determinação da textura através do tato. Coordenação – Pular corda, chutar a bola no ar, agarrar a bola.
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Contínuo da taxionomia Atividade comportamental
Níveis Definições Atividade comportamental 4.10. Resistência 4.20. Força 4.30. Flexibilidade 4.40. Agilidade 4.00 – Habilidades Físicas ou Qualidades Físicas Características funcionais de vigor orgânico essenciais para o desenvolvimento das destrezas e movimentos altamente especializados 4.10. Todas as atividades que exigem esforço árduo por longos períodos de tempo. Ex.: Corrida de resistência, natação em longos percursos. 4.20. Todas as atividades que exigem esforço muscular. Ex.: Levantamento de peso, luta corpo a corpo 4.30. Todas as atividades que exigem grande movimento dos quadris. Ex.: Dar pontapés, hiperextensão da coluna, exercícios de ginástica rítmica, balé 4.40. Todas as atividades que exigem movimentos rápidos e precisos. Ex.: Correr em velocidade com esquivas, escrever a máquina, livrar-se de boladas.
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Contínuo da taxionomia Atividade comportamental
Níveis Definições Atividade comportamental 5.10. Habilidades adaptativas simples 5.20. Habilidades adaptativas compostas 5.30. Habilidades adaptativas complexas 5.00 – Movimentos Especializados Um grau de eficiência para o desempenho de exercícios motores complexos, baseados nos movimentos fundamentais e básicos Todas as atividades especializadas formadas a partir de formas motoras locomotoras e manipulativas inatas do nível de classificação 2.00 Estas atividades são nítidas nos desportos recreativos, dança e áreas artísticas que envolvem movimentos finos
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Contínuo da taxionomia Atividade comportamental
Níveis Definições Atividade comportamental 6.10. Movimentos Expressivos 6.20. Movimentos Interpretativos 6.00 – Comunicação Não Verbal Comunicação através de movimentos corporais desde as expressões faciais até as coreografias sofisticadas Postura, gesto, expressões faciais, todos os movimentos de dança, ginástica rítmica e coreografias especializadas executadas eficientemente
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Educação Física Escolar – 1a. e 2a. séries
MOVIMENTO HUMANO Objeto de Estudo Conhecendo o Movimento Contexto do Movimento Formas de Movimento Situações de Movimento Habilidades Motoras Orientação Temporal Orientação Espacial Esforço 10. Locomoção 11. Não Loco moção 12. Mani-pulação 1. Atividade Física 3. Movimentos Globais 5. Movimento Rápido/ Lento 7. Lateralidade Esquerda Direita 9. Nível Alto/ Médio/ Baixo Andar,Correr, Saltar,Ga lopar,Ro-lar,Raste-jar,Trepar Flexionar,Estender,Torcer,GirarLevantar, Lançar, Receber, Arremess.,Bater,Rebater. Volear, Chutar,Quicar, Amassar 2. Exercício Físico 4. Movimentos Seguimenta-res 6. Movimento Acelerado/ Desacelerado 8. Nível Alto/Mé dio/ Baixo
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Educação Física Escolar – 3as. e 4as. séries
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ESPECIALIZAÇÃO PRÁTICA APRENDIZAGEM ESTIMULAÇÃO
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Etapa de Especialização C D1 D2 E1 E2 F Detecção e Seleção de Talentos
23 Prepol A e B Etapa de Especialização Alto Rendimento Senior 22 C 21 4o uni D1 D2 20 3o uni E1 19 2o uni Júnior Etapa de Orientação C. Mundial/ Europ. Jun E2 18 1o uni Etapa de Orientação 2a. Fase F 17 12 Juvenil 16 11o Etapa de Orientação 1a. Fase 15 10o Iniciado Detecção e Seleção de Talentos 14 99 Etapa de Iniciação 13 8o Infantil 12 7o 11 6o 10 5o Categorias Etapas de Formação Idades Ano Escolar Escalões
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Recreação e Parques Livres
Alto Elite Universitário Nível Competitivo Inter-escolar Clubes Esportivos Intra-escolar Esporte Juvenil Esporte para todos Educação Física Recreação e Parques Livres Baixo Participação
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