A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DIGITAL E PLANO DE AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor(a) da aula: Maria Auxiliadora Maciel Anomal Nome do(a) Educopedista validador(a) da aula: Tânia Almeida Coordenador de disciplina: Maria Poyares Coordenador Pedagógico : Anderson Souto Disciplina Ano Aula número Língua Portuguesa 6 Tema da Aula Digital Naquele tempo, animais falavam: as fábulas

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Compreender as características do gênero fábula, reconhecendo sua relação com o ensinamento moral demonstrado pelas personagens, animais que simbolizam seres humanos, e pelas frases feitas e provérbios, de modo expressivo e sintético. Reconhecer a fábula como história de tradição oral e como gênero literário específico; Identificar os elementos característicos do gênero da fábula, gênero narrativo curto; Observar que a fábula dirige um ensinamento para o público-leitor, reconhecendo sua função educativa na vida do homem; Reconhecer os provérbios ou o ditado popular como frases feitas, que carregam um ensinamento moral popular na fábula; Reconhecer elementos linguísticos responsáveis pelas retomadas e pelas substituições no texto, sobretudo das personagens, contribuindo para sua continuidade Identificar a intergenericidade entre a fábula e outros gêneros (canção, quadrinhos, divulgação científica), percebendo a especificidade daquela; Observar a simbologia dos animais na representação dos comportamentos humanos (expressão metafórica):leão bravura, força e coragem; raposa – esperteza e astúcia; lobo – poder e autoritarismo; formiga – . Referencial Teórico Fábulas: Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Escute a leitura de uma carta tão linda que dá até vontade de cantar!! valcabral Lembre-se de tudo que você aprendeu sobre o gênero “carta” e suas regras específicas O que o autor deixou de mencionar e que não deveria faltar em uma cata escrita? Se for preciso relembrar o assunto clique na imagem ao lado. escolakids

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, na aula passada, o aluno estudou a estrutura do gênero textual “Cartas” e os elementos que o configuram. Nesta atividade, analise os conhecimentos adquiridos na aula anterior, de uma forma lúdica, sem deixar de rever o conteúdo trabalhado. Será apresentada a canção “ A Carta” do compositor Renato Russo. Peça ao aluno que a escute com atenção e verifique os elementos que a compõe. Leve-os a perceber alguns dados que ainda faltam na carta.Se for preciso ele poderá consultar o link apresentado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link da música. Link do conteúdo a ser relembrado: Tempo de duração da atividade: Flexível. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em grupos.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você terá a oportunidade de ler e ouvir narrativas que, apesar de terem surgido há muito tempo, ainda fazem parte de nossas vidas, estimulam nossa imaginação e nos transmitem verdadeiros ensinamentos. Fantochescontahistorias Compreender as características do gênero fábula, reconhecendo sua relação com o ensinamento moral demonstrado pelas personagens, animais que simbolizam seres humanos, e pelas frases feitas e provérbios, de modo expressivo e sintético. Ao final da aula, você estará pronto para:

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividade, destaque as competências e habilidades principais propostas para a aula, numa linguagem de fácil compreensão para os alunos. Portanto, neste momento, apresente, de forma bastante simples, o conteúdo e os objetivos da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há link. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em dupla ou em trios.

8 Atividade 3: Pergunta - desafio
Assista ao vídeo abaixo: O que essas histórias têm em comum? E que relação elas podem ter com nossa vida e nosso cotidiano?

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividade, apresente a pergunta-desafio com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela aula. Apresente um vídeo que ilustre diferentes trechos de fábulas. Proponha as questões e peça que registrem tudo nos cadernos, para que, ao término da aula, eles possam revê-las e, se for o caso, reavaliá-las. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link do vídeo “Trailer” Tempo de duração da atividade: Flexível. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em grupo.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Não há povo sem história. Todos já precisaram de uma história para adormecer, sonhar, conhecer melhor o mundo e enfrentar as dificuldades do dia a dia. As narrativas sempre acompanharam a vida do homem em sociedade e há uma grande variedade de textos narrativos à sua disposição. É importante que você seja capaz de diferenciar um gênero de outro a partir das características que eles apresentam. Clique nas imagens... Qual das histórias representa uma fábula? metaforas.com

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, direcione esta atividade de modo que os alunos consigam perceber a importância do estudo deste tema. Apresente duas histórias em que em ambas, um dos personagens é representado por um sapo. Quais são os gêneros textuais das narrativas e suas características? Converse com a turma sobre o que mais chamou a atenção do grupo e o nível de compreensão que obtiveram sobre o tema ao assistirem ao vídeo e lerem a história. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link do vídeo “ A princesa e o Sapo”: Link da fábula “O Sapo e o Boi”: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A atividade realizada em grupo.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Questão 1
Leia o trecho de uma pequena história: “"Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro. Moral: Trate os outros tal como deseja ser tratado!” pixabay.com A leitura que você fez é um trecho de um texto do gênero poesia. b) fábula. c) conto. d) lenda.

13 Justificativas: Questão 1 – Educoquiz 1
Resposta incorreta. Observe bem e veja que o texto lido está escrito em prosa, não há versos e nenhuma estrofe. Resposta correta. A história tem todas as características do gênero fábula. Resposta incorreta. Observe bem o trecho apresentado, principalmente o desfecho, pois ele não condiz com o gênero “Conto”. Resposta incorreta. Não há seres fantásticos e mágicos para caracterizar o gênero “lenda”.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Questão 2 Agora, conheça a história na íntegra: “A Raposa e a cegonha”. metáforas.com.br Sem alterações de sentido, a moral da história pode ser substituída por a) “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.” b) “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” c) “Quem quer agradar a todos, no fim não agrada ninguém.” d) “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.”

15 Justificativas: Questão 2 – Educoquiz 1
Resposta incorreta. A moral apresentada não se relaciona à fábula lida, portanto não poderia substituir o verdadeiro ensinamento transmitido pelo autor. b) Resposta incorreta. A moral apresentada não estabelece relação com o enredo da fábula, o que faz com que seja impossível substituir o ensinamento transmitido pelo autor. c) Resposta incorreta. Nenhum dos personagens pretendeu agradar um ao outro, portanto essa moral não pode substituir o ensinamento verdadeiro que finaliza a história contada. d) Resposta correta. Essa moral tem o mesmo significado do ensinamento transmitido pelo autor na fábula “A Raposa e a cegonha”.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Questão 3
Releia a história “ O Sapo e o Boi ” metaforas.com Dentre os elementos que devem estar presentes em uma narrativa do gênero “Fábulas“, esta história apresenta personagens místicos, mágicos e misteriosos. enredo repleto de aventura, ação e suspense. final surpreendente e carregado de humor. animais que simbolizam os seres humanos.

17 Justificativas: Questão 3 – Educoquiz 1
Resposta incorreta. Os personagens de uma fábula não apresentam essas características. Resposta incorreta. Estas são características de contos de aventura. c) Resposta incorreta. Algumas fábulas até podem apresentar um desfecho surpreendente e engraçado, mas este aspecto não é um elemento que seja indispensável ao gênero “Fábula”. Resposta correta. Esta é a característica fundamental dos personagens de uma narrativa do gênero “Fábula”.

18 Atividade 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta parte da aula, serão apresentadas perguntas que foram elaboradas para que o aluno demonstre o nível de conhecimento que já possui em relação ao tema da aula. São 3 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada: a, b, c, d. Elas servirão para que você, professor, identifique o nível de conhecimento de seus alunos. O ideal é que as questões sejam respondidas individualmente. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link da questão 1: Não há. Link da questão 2: . Link da questão3: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 12 Checagem ATIVIDADE 13 a 16

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Ouça essa história e reflita sobre ela, respondendo as questões propostas, em seu caderno. vdo.wonderfulclip.com Esta história pode ser considerada uma narrativa do gênero “Fábula”? Por quê? Ao fazer o comentário final, a Raposa tinha uma intenção: você sabe qual? Qual sentimento humano o autor tenta retratar nessa fábula? A “moral” explícita na história está adequada para os dias de hoje?

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, leve seus alunos a pensar sobre assuntos que estão relacionados à aula. Peça que respondam as questões apresentadas, mesmo que sejam apenas hipóteses. É uma boa forma de exercitar e estimular o pensamento reflexivo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link do vídeo- A Raposa e as Uvas: : Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser feita em dupla.

22 Atividade 9: Narrativa e um fato muito importante
Leia a história “O Lobo e o Leão” e observe a narrativa com bastante atenção. sitededicas. Tente descobrir, nesta história, o fato que desencadeou todos os acontecimentos. Registre-o em seu caderno.

23 Atividade 9: Narrativa e um fato muito importante
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, apresente a fábula “O Lobo e o Leão”. Neste momento, a aula digital já insere definições superficiais sobre o tema, com a intenção de que o aluno vá construindo seu conhecimento. Leve seu aluno a refletir sobre a importância do conflito gerador da história em uma narração. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link da fábula “O Lobo e o Leão” : Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A atividade pode ser feita em grupos.

24 Atividade 10: Descobrindo provérbios
Quem nunca escutou um desses provérbios ? Mais vale o pouco que nada. Devagar se vai ao longe. recadopop recadopop Pergunte a seus pais, avós ou conhecidos se conhecem outros provérbios populares; de onde eles surgiram e o que pretendem nos transmitir. Agora, reflita: o que esses ditados têm a ver com nosso estudo sobre “Fábulas”? Registre suas descobertas em seu caderno.

25 Atividade 10: Descobrindo provérbios
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento, a aula continua apresentando um recurso de aprendizagem selecionado para privilegiar a contínua construção do conteúdo. Aqui, você levará o aluno a descobrir a origem dos provérbios e o quanto esses ditados populares foram passados de geração em geração, levando-os a relacioná-los com as lições ensinadas nas fábulas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há link. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em dupla.

26 Atividade 11: Analisando os personagens...
Leia mais uma fábula. Atente-se aos personagens. É só clicar na imagem abaixo e você os conhecerá! metáforas.com. Como esses personagens se apresentam na história?

27 Atividade 11: Analisando os personagens
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, a aula continua apresentando um recurso de aprendizagem selecionado para privilegiar a contínua construção do conteúdo. Aqui, você levará o aluno a analisar os personagens da história fazendo com que percebam a construção e características dos personagens: antagonistas e protagonistas. Pode ser que percebam também o simbolismo entre a personalidade astuta da raposa e ingênua do corvo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link da fábula “O corvo e a Raposa”: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em dupla.

28 Atividade 12: Um passeio entre gêneros
Veja como diferentes leituras podem ter os mesmos personagens... Clique nas imagens e confira. youtube.com cdscompletos.org A cigarra e a formiga são apresentadas da mesma forma nos dois textos? Que características específicas encontramos na fábula que a diferem da canção? Registre suas descobertas em seu caderno.

29 Atividade 12: Um passeio entre gêneros
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, a aula continua apresentando um recurso de aprendizagem privilegiando a contínua construção do conteúdo. Aqui, você levará o aluno a conhecer a fábula “A Cigarra e a Formiga”, narrada na versão em que a personagem da cigarra é valorizada por seus dotes artísticos. Em seguida é apresentada aos alunos a canção “A Cigarra”, cantada pela cantora Simone. Este é um momento para se trabalhar a intergenerecidade entre a fábula e outro gênero textual. Peça com que os alunos respondam as questões propostas e aproveite para estabelecer um bom debate entre o grupo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link para a fábula: Link para a música: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em dupla.

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 1
Leia uma fábula que representa bem algumas situações vividas pelos seres humanos nos dias de hoje. A lição moral por ela transmitida também deve ser adequada aos dias atuais. A “moral” que melhor simboliza um ensinamento para a fábula “O Cão e o Osso” é a) “Devagar se vai ao longe”. b) “Cão que late não morde”. c) “Quem tudo quer tudo perde”. d) “Antes tarde do que nunca”. metáforas.com.

31 Justificativas: Questão 1 – Educoquiz 2
Resposta incorreta. Esta moral não se aplica à história apresentada. Resposta incorreta. Apesar do cão ser um dos personagem da história, o ensinamento não condiz com a fábula apresentada. Resposta correta. Ao desejar obter mais e mais alimentos, o cão acaba perdendo o pouco que tem, portanto esta é a moral que melhor simboliza o ensinamento para a fábula “O cão e o osso”. Resposta incorreta. Não há, na fábula, fato que justifique ser este seu ensinamento.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 2
Leia novamente a fábula “O Cão e o Osso”. Estão presentes no texto, algumas palavras que podem lhe parecer de difícil compreensão, mas se você prestar bastante atenção descobrirá o seu significado. A palavra destacada pode ser substituída por a) inveja b) pressa c) ambição d) distração metáforas.com.br Releia o trecho: “Perdeu seu osso e saiu envergonhado com tamanha cobiça.”

33 Justificativas: Questão 2– Educoquiz 2
Resposta incorreta. A palavra “inveja” não transmite o mesmo sentido da palavra “cobiça”, portanto não pode substituí-la, sem alteração de sentido. b) Resposta incorreta. A palavra “pressa” significa “rapidez”, portanto não substitui a palavra “cobiça”. c) Resposta correta. A palavra “ambição” tem o mesmo significado da palavra “cobiça”, podendo substituí-la, na frase, sem alteração de sentido. d) Resposta incorreta. Esta palavra não pode substituir a palavra “cobiça”, pois “distração” significa “desatenção”, o que alteraria o sentido da frase.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Questão 3 Clique na imagem ao lado e conheça uma fábula com personagens diferentes... metáforas.com.br Releia o trecho abaixo: “ Um lenhador foi até a floresta pedir às árvores que lhe dessem um cabo para seu machado. As árvores acharam que não custava nada atender ao pedido do lenhador e na mesma hora resolveram fazer o que ele queria...” árvores. floresta. machado. lenhador. No início do texto a palavra “lhe” foi usada para substituir

35 Justificativas: Questão 3 – Educoquiz 2
Resposta incorreta. Releia o trecho e você perceberá que não há sentido em substituir a palavra “lhe” pela palavra “árvores”. Resposta incorreta. A palavra “lhe” tem a função de evitar a repetição de outra palavra, mas não é ”floresta” a que está sendo substituída. Resposta incorreta. O pronome “lhe” não foi utilizado para substituir a palavra “machado”. Resposta correta. O pronome “lhe” foi usado para substituir a palavra “lenhador”, evitando, assim, a repetição da mesma.

36 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Questão 4 Releia a história “ As árvores e o machado” metáforas.com.br Na narrativa acima, como em quase todas as outras fábulas, identificamos o narrador personagem. narrador observador. narrador crítico. narrador livre.

37 Justificativas: Questão 4 – Educoquiz 2
Resposta incorreta. Narrador personagem é aquele que participa ativamente da história , o que não acontece na fábula apresentada. b) Resposta correta. O narrador observador é aquele que não participa da história, apenas a narra. c) Resposta incorreta. Mesmo que o texto apresente alguma crítica, não há esta definição para um narrador. d) Resposta incorreta. Não há esta definição para narrador, portanto não pode ser esta a resposta da questão.

38 Atividade 13 a 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta parte da aula, serão apresentadas 4 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada: a, b, c ou d – Para cada alternativa há uma devolutiva sobre a resposta (feedback), possibilitando que o aluno reflita sobre o seu erro ou acerto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Questão 1 e 2: Questão 3 e 4 Link do texto: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada individualmente.

39 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 17 a 21 Checagem ATIVIDADE 22 a 26

40 Que aspectos ou qualidades humanas o leão representou nessa história?
Atividade 17: Conhecendo os personagens São muitas histórias e muitos personagens! Conheça mais ... metaforas.com.br Que aspectos ou qualidades humanas o leão representou nessa história?

41 Atividade 17: Conhecendo os personagens
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta parte da aula, inicie um trabalho que vise a relação com o que foi apresentado em atividades anteriores. Leve o aluno a transitar do conhecimento superficial, que já foi aprendido, para o conhecimento aprofundado sobre o tema. Nesta atividade, o aluno deverá refletir sobre a simbologia dos animais na representação dos comportamentos humanos. Mais um debate interessante para se fazer com a turma em busca de novas descobertas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link da fábula Tempo de duração da atividade: 15 minutos ou mais. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada individualmente ou em dupla.

42 Registre em seu caderno.
Atividade 18: Histórias Fabulosas... de onde elas vêm? Um pouco mais de descobertas... Clique na imagem e confira! tvratimbum.cmais.com.br O que você ainda não sabia sobre “Fábulas” e aprendeu após essa leitura? Registre em seu caderno.

43 Atividade 18: Histórias Fabulosas... de onde elas vem?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta parte da aula,continue um trabalho que vise a relação com o que foi apresentado em atividades anteriores. Nesta atividade, o aluno lerá um texto explicativo sobre a origem das fábulas e suas características. Em seguida, deverá comparar seus conhecimentos anteriores com as atuais descobertas sobre o gênero “fábulas”. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link do texto: Tempo de duração da atividade: 20 minutos ou mais. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada individualmente ou em dupla.

44 Como você explicaria a mensagem transmitida pela moral da história?
Atividade 19: As Fábulas de ontem e de hoje... As “Fábulas” são histórias que vem sendo recontadas através do tempo.. Algumas trazem versões e ensinamentos antigos e em outras, as morais vem sendo, aos poucos, modificadas . O que importa é que de alguma maneira continuamos aprendendo com elas. Veja a apresentação de um livro bastante atual e interessante! .bdobrasdaleiturr A Fábula escolhida para apresentar o livro de Paulo Coelho foi “A Lebre e a Tartaruga”. Como você explicaria a mensagem transmitida pela moral da história?

45 Atividade 19: As Fábulas de ontem e de hoje...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, dê aos alunos a oportunidade de conhecer um vídeo de apresentação do livro de Paulo Coelho sobre Fábulas. Aqui, a história escolhida para representá-lo foi a “Lebre e a Tartaruga”. Com isso, o aluno terá a possibilidade de perceber que apesar de antigas, essas narrativas tornam-se sempre atuais. Aproveite para falar um pouco sobre o autor e seu reconhecimento mundial no mundo literário. Outro aspecto importante desta atividade é a reflexão sobre o ensinamento transmitido pela moral da fábula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link da fábula: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em dupla ou individualmente.

46 Atividade 20: Mais uma características das Fábulas
Conheça uma fábula africana, cujo autor é desconhecido, como muitas histórias que existem por aí... Esta é uma versão alegre e engraçada. Enquanto se diverte, observe bem os personagens que fazem parte da história. tvratimbum.cmais.com.br Existem muitos personagens nesta história? Veja como eles se relacionam e como tentam resolver os problemas que surgem. Esta é mais uma das características de uma fábula.

47 Atividade 20: Mais uma característica das Fábulas
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, continue apresentando os conteúdos específicos sobre a aula. Nesta atividade, os alunos escutarão uma história contada de forma bem divertida. O objetivo desta atividade é que eles percebam a quantidade de personagens e como se apresenta a relação entre eles. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link do vídeo: Tempo de duração da atividade: 30 minutos ou mais. Organização da sala de aula: Atividade em grupo.

48 Atividade 21: “Fábulas” e os elementos das narrativas
Leia o texto abaixo e conheça os elementos que não podem faltar em uma narrativa. Tente descobrir esses elementos em mais uma “Fábula” pequenoscontadoresdehistórias peregrinacultural.wordpress. Registre em seu caderno todas suas descobertas

49 Atividade 21: Fábulas e os elementos da narrativa
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, continue apresentando os conteúdos específicos sobre a aula. Nesta atividade, o aluno lerá um texto explicativo, relembrando os elementos necessários em um narração. Em seguida, deverá realizar outra leitura para que tente encontrar na história esses elementos tão importantes em um texto narrativo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link do texto explicativo: Link do texto:Assembleia dos Ratos: Tempo de duração da atividade: 30 minutos ou mais. Organização da sala de aula: Atividade em grupo.

50 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 1
Leia uma Fábula recontada por Monteiro Lobato, nosso grande escritor!. atividadespracolorir Ao encontrar os filhotes da coruja, a águia não os reconheceu porque a) estavam dormindo no ninho. b) estavam muito escondidos. c) eram horríveis, segundo a águia. d) eram filhotes alegres e espertos.

51 Justificativas: Questão 1 – Educoquiz 3
Resposta incorreta. Releia o texto! Não foi este o motivo pelo qual a águia não reconheceu os filhotes da coruja. Resposta incorreta. Os filhotes não estavam escondidos, portanto não foi por este motivo que a águia não os reconheceu. Resposta correta. Para a águia, os filhotes encontrados no ninho eram tão feios que não se enquadravam na descrição feita pela coruja. Resposta incorreta. Não há elementos que indiquem ser este o motivo pelo qual a águia não reconheceu os filhos da coruja.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 2
Clique na imagem e releia... atividadespracolorir Essa história trata especialmente de a) incompreensão. b) companheirismo. c) inveja. d) ciúme.

53 Justificativas: Questão 2 – Educoquiz 3
Resposta correta. A águia não compreendeu o que a coruja lhe disse, já que cada uma delas enxergava o “belo” de forma completamente diferente. Resposta incorreta. Até houve uma tentativa de reaproximação e companheirismo entre as personagens, mas esta não foi a temática da fábula. Resposta incorreta. Não há elementos na história que indiquem que a “inveja” seja a temática da fábula. Resposta incorreta. Este sentimento não foi tratado como temática na fábula apresentada.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 3
Reveja o vídeo “A Lebre e a Tartaruga”. dobrasdaleitura Analisando os personagens podemos dizer que , se comparado ao ser humano, o comportamento da lebre indica uma personalidade soberba. b) ansiosa. c) humilde. d) sensível.

55 Justificativas: Questão 3 – Educoquiz 3
Resposta correta. A lebre simbolizou uma personalidade soberba e arrogante, considerando-se superior à tartaruga. Resposta incorreta. Não há indícios de que a lebre tenha se mostrado ansiosa durante a corrida. Resposta incorreta. Em nenhum momento a lebre demonstrou sentimento de humildade. Resposta incorreta. A personagem da lebre não simbolizou uma personalidade sensível em nenhum momento da narrativa.

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu
Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 4 Veja novamente aquela divertida história: O Cachorro, a onça e o macaco. tvratimbum.cmais.com.br Analisando a história, pode-se dizer que o autor deu ao texto um desfecho dramático e triste. feliz e misterioso. inesperado e cômico. trágico e assustador.

57 Justificativas: Questão 4 – Educoquiz 3
Resposta incorreta. Esta história não teve um desfecho dramático nem triste. Releia-a e você perceberá melhor como foi o final da narrativa. Resposta incorreta. Preste atenção! Esta história pode ter apresentado um desfecho feliz para o cão, mas não houve nenhum indício de mistério no final da fábula.. Resposta correta. Este desfecho foi inesperado e engraçado ao mesmo tempo. Que cão esperto, hem?! Resposta incorreta. Leia novamente o desfecho. Não houve nenhum momento trágico e assustador.

58 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 5
Analise mais uma vez a história. Se for preciso, clique na imagem e assista novamente ao vídeo. tvratimbum.cmais.com. A moral mais indicada para representar essa história é “É com calma e criatividade que vencemos os obstáculos.” “Não há mal que perdure e não há dor que nunca se cure.” “Só percebemos o valor da água depois que sua fonte seca.” “Pouco se aprende com as vitórias e muito com as derrotas.”

59 Justificativas: Questão 5 – Educoquiz 3
Resposta correta. Esta é a moral mais indicada, pois se o cão não se mostrasse calmo e criativo, não conseguiria escapar da onça. Resposta incorreta. A fábula não nos transmite este ensinamento, já que a mensagem não se relaciona à história contada. Resposta incorreta. A história narrada não estabelece nenhuma relação com a moral apresentada na questão. Resposta incorreta. Não há relação entre esta moral apresentada e a história narrada; .

60 Atividade 22 a 26:Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, esta atividade consiste na realização de um quiz contendo cinco perguntas de múltipla escolha, com quatro alternativas em cada uma. Será a oportunidade de avaliar os conhecimentos adquiridos até agora pelo seu aluno. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Questão 1: e 2: Questão 3: Questão 4 e 5: Tempo de duração da atividade: 40 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada individualmente.

61 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção. ATIVIDADE 27

62 Atividade 27: Você está sendo desafiado
Esta é uma linda história cantada. Observe a narrativa, seus elementos e prepare-se... ostrestigrestristes.wordpress.com Chegou a hora do desafio. Agora, é com você! Seu trabalho será transformar a história cantada em uma fábula escrita. Não se esqueça de tudo que aprendeu até agora e capriche no ensinamento que a história nos transmite.

63 Atividade 27: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, este é o momento do grande desafio, em que o aluno poderá mostrar os conhecimentos adquiridos durante a aula. O desafio será transformar a história cantada em uma narrativa escrita. Deverá também descobrir um ensinamento que possa ser aplicado à fábula, nos dias atuais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem link da história: Tempo de duração da atividade: Flexível Organização da sala de aula: A atividade final (produção textual) deverá ser realizada individualmente.

64 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 28 Resumo ATIVIDADE 29 Próximo tema ATIVIDADE 30

65 Atividade 28: Construindo um resumo
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre as Fábulas e suas características, liste até 10 palavras ou expressões que foram trabalhadas nessa aula e registre-as em seu caderno. gartic.uol.com.br

66 Atividade 28: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, proponha que os alunos criem, individualmente, uma lista com 10 palavras mais significativas para eles sobre o conteúdo trabalhado na aula. Desta forma, o aluno terá a oportunidade de refletir sobre o que aprendeu, criando e organizando de maneira estruturada o seu conhecimento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada individualmente.

67 Atividade 30: Educossíntese
Veja se você citou em sua lista, ao menos 10 palavras que aparecem nos pontos destacados abaixo. Se suas palavras não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. Essas histórias são contadas de geração à geração, permanecendo assim na cultura dos povos. Nas fábulas, os animais tornam-se exemplos para o ser humano. Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem. Os provérbios ou ditados populares são utilizados como ensinamentos do que é certo e errado. Os assuntos tratados buscam simbolizar as situações vividas pelo homem. As fábulas que possuem seres inanimados ou objetos como personagens são chamadas de apólogos. Entre os gêneros textuais, existem as “fábulas” Esses textos são narrativas curtas e apresentam todos os elementos básicos de uma narração: personagens, enredo, tempo e espaço. São histórias quem surgiram no oriente, mas o principal autor delas foi um grego chamado Esopo. Outros autores reescreveram as fábulas de Esopo e novas versões foram surgindo. São histórias em que os personagens principais geralmente são animais que simbolizam comportamentos e sentimentos do ser humano.

68 Atividade 30: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, apresente para o aluno uma síntese do tema trabalhado. Dessa forma, o aluno poderá conferir se a sua sistematização, realizada na atividade anterior, tem relação com os conteúdos assimilados por ele. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada individualmente.

69 Atividade 31: Na próxima aula...
Observe a imagem ao lado e pense um pouco... beatriz del pcchia O que será que vem por aí?

70 Atividade 31: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta última atividade, é estabelecida uma conexão com o conteúdo posterior de modo que desperte o interesse do aluno pela próxima aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há link. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em dupla ou individualmente.

71 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Provérbios; Provérbios letra a letra : PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Link para você realizar uma atividade de leitura e interpretação:


Carregar ppt "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google