A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE E CONTEXTO FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE E CONTEXTO FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE E CONTEXTO FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

2 SOBRE O CONFERENCISTA 26 LIVROS 9 DVDs conferências no Brasil. FACEBOOK REVISTA PROFISSÃO MESTRE Jornal O DIA – RÁDIO ROQUETE PINTO PROFESSOR PARA O ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

3

4

5 ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO AÇÃO DOS PROFESSORES

6 ESTRATÉGIAS COMECE PELA ÁREA DE DOMÍNIO QUE O ALUNO APRESENTA. AVANCE PARA A ÁREA PROXIMAL. SOMENTE DEPOIS ATINJA O MAIS COMPLEXO E DISTANTE.

7 O QUE ENSINAR? CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS DA NATUREZA A CONJUGAÇÃO ENTRE ELAS (ECOLOGIA) ESTRATÉGIA: INTERDISCIPLINARIDADE.

8 A QUESTÃO DA COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA É SABER LIDAR COM SITUAÇÕES COMPLEXAS. CURRICULO É COMPLEXO. FORMAÇÃO CONTINUADA É COMPLEXA. ALUNO COM DIFICULDADE PARA APRENDER É COMPLEXO. O INESPERADO É COMPLEXO.

9 PILARES DA COMPETÊNCIA: HABILIDADES: EXEMPLOS LINGUAGENS: EXEMPLOS CONTEÚDOS: EXEMPLOS ATITUDES: EXEMPLOS

10

11 RESSIGNIFICAR… N Y L O N RUA DOM PEDRO I KANGOOROO HUMILDADE SALVA DE PALMAS MESES DO ANO

12 O CARTESIANISMO DISCURSO SOBRE O MÉTODO. A EPISTEMOLOGIA. A ARTE DE TUDO DIVIDIR. DIVIDIR PARA COMPREENDER. AS ESPECIALIZAÇÕES. OS ESPECIALISTAS. A PREPARAÇÃO DOS DOCENTES.

13 O ENSINO TRADICIONAL DIVISÃO EM DISCIPLINAS. DIVISÕES DENTRO DAS DISCIPLINAS. PROFESSORES ESPECIALISTAS. DISCIPLINAS E PROFESSORES DESCONECTADOS. COORDENAÇÃO VERTICAL. NADA DE HORIZONTALIZAÇÃO.

14 ENSINO MÉDIO RUIM. ESTAGNADO. SEM PROFESSOR. RECEBE ALUNOS SEM PREPARO. ESTUDAM PELO MÉTODO CARTESIANO. SÃO AVALIADOS DENTRO DA PROPOSTA COMPLEXA.

15 FALA MERCADANTE! VAMOS AVALIAR O ENSINO MÉDIO PELO ENEM. TEREMOS QUATRO GRANDES ÁREAS DO SABER. VAMOS ADERIR À COMPLEXIDADE. VAMOS SUBSTITUIR DESCARTES POR EDGAR MORIN.

16

17 A COMPLEXIDADE TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO. O TODO É MAIOR QUE A SOMA DAS PARTES. OPERADOR DIALÓGICO QUE É DIFERENTE DO DIALÉTICO. INTEGRA: RAZÃO COM EMOÇÃO;SENSÍVEL COM INTELIGÍVEL;REAL COM IMAGINÁRIO; CIÊNCIA COM A ARTE; RAZÃO COM MITOS;

18 BASES DESTE PENSAMENTO OPERADOR DIALÓGICO OPERADOR RECURSIVO OPERADOR HOLOGRAMÁTICO

19 TETRALOGIA ORDEM. DESORDEM. INTERAÇÃO. RE (ORGANIZAÇÃO).

20 O QUE ESTÁ BEM ? TODAS AS CRIANÇAS NA ESCOLA. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MATERIAL ESCOLAR. TRANSPORTE ESCOLAR.

21 O QUE ESTÁ FALTANDO? ADEQUAR OS CONTEÚDOS AO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR. SALÁRIOS DO PROFESSOR. MAIS TEMPO DA CRIANÇA NA ESCOLA. HÁ LOCAIS COM DEFICIÊNCIA NA REDE FÍSICA DAS ESCOLAS.

22 CAIXINHA DOS HORRORES ESCOLA-PALHOÇA-ESTÁBULO. MENTALIDADE EXCLUDENTE. ACEITAR ANALFABETOS NA REDE. SALAS DE AULA NUNCA VISTAS. ANO ESCOLAR COM ATRASO DE DOIS MESES. DESCRENÇA NA EDUCAÇÃO. APROVAÇÃO AUTOMÁTICA E REPROVAÇÃO AUTOMÁTICA.

23 ANÁLISE DAS CARÊNCIAS: FALTAM PROFESSORES NO BRASIL. FALTAM PARA FÍSICA E MATEMÁTICA. FALTAM PARA QUÍMICA E BIOLOGIA COMECAM A FALTAR: ARTES,GEOGRAFIA, OUTRAS LÍNGUAS.

24 PERFIL DO PROFISSIONAL COMPETENTE. CRIATIVO. CONVIVER COM AVALIAÇÕES. CONVIVER COM EXPOSIÇÕES. Ver Ataly. VIVER SEM PRIVACIDADE. LIDAR COM O IMPREVISÍVEL ACREDITAR NA EDUCAÇÃO.

25 PERFIL PROFISSIONAL Domínio de duas línguas estrangeiras. Bom domínio de informática. Saber usar linguagem técnica. Comunicar-se bem, oralmente e por escrito. Interagir em equipe. Versatilidade e flexibilidade. Saber processar informações. Iniciativa para tomar decisões.

26 Lancome

27 MEGATENDÊNCIAS EDUCAÇÃO INSTANTANEIDADE ÓCIO CRIATIVO MORTE DA DISTÂNCIA SÉCULO DA MULHER LONGEVIDADE CONHECIMENTO

28 SUA CARREIRA TERÁ PROBLEMAS SE... Há seis meses você não aprendeu nada de novo. Você não se sente apto para ser contratado. Você acha que já deu o que tinha que dar. Você não sabe quanto vale no mundo. Você não sabe o que faria se ficasse desempregado hoje.

29 TODA CRIANÇA NA ESCOLA OS RICOS SEMPRE ESTUDARAM EM TEMPO INTEGRAL! A ÚNICA MANEIRA DE TIRAR A CRIANÇA DA RUA É O TEMPO INTEGRAL. O TEMPO INTEGRAL DEFENDE O TRABALHO DO PROFESSOR.

30 O TEMPO INTEGRAL A CRIANÇA FICA NA ESCOLA PARA ASSISTIR AULAS. A CRIANÇA NÃO APRENDE SE NÃO FIZER EXERCÍCIOS. A CRIANÇA NÃO AGREGA VALOR AO QUE OUVE EM SALA. A CRIANÇA ESQUECE TUDO O QUE ENTENDEU.

31 O QUE NÃO FAZER? DEDICAR TODO O TEMPO PARA AULAS. AUMENTAR O CURRÍCULO. FAZER MAIS PROVAS. REFORÇAR AS DISCIPLINAS QUE SERÃO AVALIADAS. PARA QUE AUMENTAR O QUE NÃO FUNCIONA?

32 UM NOVO PROFESSOR VISÃO GERAL E GLOBAL. SEJA CAPAZ DE ENSINAR O ALUNO A ESTUDAR. QUE SEJA CAPAZ DE ORIENTAR PROJETOS. QUE SEJA CAPAZ DE RECUPERAR. QUE SEJA CAPAZ DE PARTICIPAR DA VIDA CULTURAL.

33

34 COMO FUNCIONA AULAS. ESTUDO. RECUPERAÇÃO. ATIVIDADES CULTURAIS. PROJETOS. GRUPOS DE INTERESSE. OFICINAS.

35 COMO PODE FUNCIONAR? ESCOLA DE BAIRRO PELA MANHÃ. CENTROS DE ATIVIDADES À TARDE. –LÍNGUAS. –EDUCAÇÃO FÍSICA. –ARTES. –COMPUTAÇÃO. É MAIS BARATO. ECONOMIA DE ESCALA!

36

37


Carregar ppt "ANÁLISE E CONTEXTO FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google