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FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS

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Apresentação em tema: "FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS
Ateliê de Arquitetura II – Projeto de Escola profª ana guerreiro

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Ateliê de Arquitetura II – Projeto de Escola Caracterização da Disciplina: A disciplina de Projeto de Arquitetura II dá continuidade ao processo de aprendizado iniciado em Projeto de Arquitetura I, caracterizando o Projeto de Arquitetura como um processo de elaboração e desenvolvimento de uma proposta embasada conceitualmente e tecnicamente. Através da apresentação de um método de trabalho para Projeto em Arquitetura a partir da temática do equipamento arquitetônico coletivo, a disciplina também se caracteriza pela introdução do aluno à discussão do edifício e sua relação com o contexto urbano de inserção e as determinantes que implicam nesta relação. Objetivos: Objetivo Geral Exercitar junto ao aluno a estruturação do Projeto de Arquitetura a partir de uma visão conceitual sobre o tema a ser elaborado consolidada em proposta metodológica desenvolvida através de exercício projetual prático. Abordar a temática do equipamento coletivo e da inserção do objeto arquitetônico em dado contexto de espaço físico e a leitura de tal ambiente. Objetivos específicos Desenvolver proposta metodológica para a elaboração do Projeto Arquitetônico; Desenvolver a leitura do espaço físico em que se trabalhará o projeto e debater questões de adequação do objeto arquitetônico ao ambiente para o qual é projetado; Questionar o “programa” na arquitetura, sua definição conceitual e construção; Desenvolver o exercício projetual objetivando o uso coletivo; Desenvolver elementos básicos para adequação das idéias a técnicas construtivas e sistemas estruturais arquitetônicos. profª ana guerreiro

3 FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS
Ateliê de Arquitetura II – Projeto de Escola Conteúdo Programático: Apresentação da disciplina, conteúdo e formas de avaliação. Roteiro para desenvolvimento do projeto. O Projeto: Leitura sobre o ambiente em que se dará a intervenção e desenvolvimento de pesquisa a respeito do tema de trabalho. Aspectos conceituais e dados de projeto. O “programa” – o problema e a solução em arquitetura e as etapas do projeto. Leitura e análise do contexto de inserção do objeto arquitetônico. Estrutura de organização do edifício e estudo do objeto através do plano de massas. O tema , a função a forma do edifício. Partido arquitetônico e dados condicionantes para as soluções de projeto. profª ana guerreiro

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Ateliê de Arquitetura II – Projeto de Escola Conteúdo Programático: Interpretação dos dados de projeto ( clima, topografia, acessos, etc.) e transferência de tais dados para o projeto. O desenho e as ilustrações adequadas às etapas de projeto desenvolvidas. A estrutura do edifício e suas relações com o “entorno”. Os sistemas do edifício: sistema espacial, sistema estrutural, sistema formal, sistema de circulação. As diferentes escalas e o domínio sobre o projeto – desenvolvimento da proposta. Normas e condicionantes do projeto. Implicações técnicas. Linguagem gráfica e apresentação do projeto. Materialidade da proposta: relações entre soluções projetuais e técnicas construtivas/ materiais aplicados à proposta. profª ana guerreiro

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Ateliê de Arquitetura II – Projeto de Escola Avaliação, Estratégias e Critérios de Avaliação e Pontuação: 1ª AVALIAÇÃO: PARCIAL – Equipe 03 Alunos Pesquisa: Estudo de Caso - Análise e apreciação da arquitetura (dois edifícios escolares), segundo roteiro fornecido. resultado- pesquisa apresentada em painel expositivo desenvolvido em equipe de três alunos. (formato A1 ou 4x A3) 2. Levantamento - Estudo do Sítio - Leitura do espaço físico e análise do lugar e contexto em que será trabalhado o edifício (fotos do local, mapas, etc.), estudo de uso do solo (Plano Diretor), topografia, orientação geográfica (pontos cardeais), paisagem, acessos, etc. segundo roteiro fornecido. ACADÊMICA ESTUDO PRELIMINAR – Apresentação da proposta através de estudo preliminar e do partido arquitetônico. (Individual) relatório contendo Programa de Necessidades, Pré-dimensionamento e construção dos diagramas de organização do edifício e das soluções preliminares da estrutura proposta, (formato A2 ou A3). Painel expositivo contendo desenhos e esquemas ilustrativos da estrutura do edifício: diagramas de organização do edifício desenvolvidos individualmente.(formato A2 ou A3) profª ana guerreiro

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Ateliê de Arquitetura II – Projeto de Escola Critérios para Avaliação e Pontuação: Assiduidade, regularidade, compromisso e pontualidade; Pertinência das soluções de projeto em função das análises desenvolvidas nas outras etapas; Apresentação (domínio da linguagem gráfica e oral); Justificativas para a intervenção proposta; Evolução e continuidade da proposta em trabalho; Coerência entre a proposta , o contexto e a realidade; Coerência entre a proposta e a viabilidade dos sistemas estruturais e soluções técnicas relacionados ao projeto; Transferência dos dados desenvolvidos em sala de aula para a pesquisa. Solução formal/ espacial – Partido Arquitetônico; Pertinência das soluções de projeto em função das análises desenvolvidas; Desenhos e Representação Gráfica da proposta. profª ana guerreiro

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Ateliê de Arquitetura II – Projeto de Escola Bibliografia: CHING, Francis D. K. Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem. ~ São Paulo: Martins Fontes1998, HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. Editora Martins Fontes: São Paulo, 1999. KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura Escolar – O Projeto de Ambiente de Ensino. Oficina de Textos, São Paulo,2011 MONTENEGRO. Desempenho Térmico em Edificações Habitacionais e Escolares. E. Blücher, 1997 NEVES, Laerte Pedreira. Adoção do Partido na Arquitetura. Salvador: UFBA, 1989 NEUFERT, Ernst. A Arte de Projetar em Arquitetura. São Paulo: Gustavo Gilli, 1998. PANERO, Julius, ZELNIK Martin. Dimensionamento Humano para Espaços Interiores. Barcelona: Gustavo Gilli, 1999. profª ana guerreiro


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