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Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital.

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1 Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital

2 Apoiar Estados e Municípios a instrumentalizar Professores e Gestores das Escolas Públicas Brasileiras para o uso intensivo das TIC no processo de ensino- aprendizagem Educação Digital Objetivo:

3 Disponibilizar Computadores Interativos (Lousas Eletrônicas) e Tablets, como instrumentos de trabalho, inicialmente para professores das escolas públicas do ensino médio e depois do ensino fundamental Educação Digital Estratégia de Ação:

4 Pré-Requisitos: 1 - Escolas Públicas Urbanas ( 62.230) 2 - Banda Larga na Escola (58.700) 3 - Experiência no Uso de tecnologias (51.125) Educação Digital

5 Instrumentos Educacionais Modelos Centro-Oeste / Norte / Sudeste Nordeste / Sul Tablet 7" 278,90 276,99 Tablet 10" 461,99 462,49 Computador Interativo – Lousa Eletrônica 1.825,00

6 Educação Digital Um tablet para uso escolar, dentro do contexto de uma sala inteligente Tela multitoque e colorida de 10 ou 7 polegadas Câmera e microfone para trabalhos multimídia Porta USB para troca de arquivos e teclado Saída de vídeo para uso em apresentação Conteúdos pré-instalados Corpo resistente a choques, líquidos Personalizável, colorido Peso menor do que 700 gramas Bateria de duração 6h (1 turno de 5 horas + estudos extra classe)

7 Computador Integrado (Projetor Proinfo) Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal de Santa Catarina/ Fundação CERTI – Patente de Nacional Funcionalidades  Inovação  Computador com projeção integrada;  Funcionalidades de lousa eletrônica  Fácil uso  Conteúdos digitais em sala de aula  Maior interação e colaboração com conteúdos digitais  Inovação. Nas escolas contempladas pelo programa Educação Digital, para cada 4 salas de aula, a escola receberá dois tablets de 10 polegadas e um projetor interativo (com lousa digital). Educação Digital

8 Aplicativos: Portal do Professor e Banco de Objetos E-PROINFO (PLATAFORMA DE EAD) Tutoriais TV Escola Revista TV Escola Embarcados Coleção Educadores Livros Didáticos PNLD 2012 (versão professor)- Aplicativos de parceiros (chamada pública para aplicativos gratuitos de jornais, revistas, cursos, khan academy etc) Aplicativos de conteúdos - Estados Loja MEC Conteúdos Educação Digital

9 Avaliação de usabilidade dos tabletes com professores O projeto de avaliação de usabilidade prevê: a indicação de 3 Escolas de EM da Capital selecionadas para receber os Tabletes Indicação do NTE responsável pela coordenação da ação Realização em 2 semanas Participação de 10 professores de cada Escola Aplicação realizada pelo coordenador PROINFO As Secretarias receberão ofício para encaminhamentos das indicações Documento com orientações explicativas para a aplicação da avaliação Os tabletes que serão usados para a avaliação Teste de usabilidade Educação Digital

10 Centralizada (para os NTE) — Para os coordenadores PROINFO e multiplicadores dos NTEs Descentralizada — Adesão dos Estados — Contratação: Imediata — Entrega: até 120 dias após a assinatura do contrato e disponibilização dos endereços de entrega — Ativação pelo professor (via hot site) Distribuição Educação Digital

11 Auto-instrucional Tutoriais técnicos e educacionais (embarcados e on line) Vídeo tutorial Folhetos com orientações Hot site- para cadastramento e ativação dos tabletes e para consulta do programa e conteúdos Vídeo aulas- TV Escola, Portal do Professor Suporte técnico e de conteúdo (0800 e on line) Formação

12 1. Aluno Integrado (alunos EM) Extensão160 horas 2. ProInfo IntegradoAperfeiçoamento180 horas Cursos disponibilizados Curso a ser disponibilizado (2013) As Secretarias de Educação selecionam e indicam ao NTE professores e alunos interessados nos cursos para que as turmas sejam compostas. Adesão a partir de novembro/2012. Cursos ofertados a distância- plataforma e-proinfo Educação Digital 3. Educação DigitalEspecialização360 horas

13 Aluno Integrado Módulo I – Introdutório  Unidade I – Educação a Distância (EAD)  Unidade II – Sociedade em Rede  Unidade III – História da Informática Módulo II – Hardware  Unidade I – Introdução ao Hardware  Unidade II – Processador  Unidade III – Memória RAM  Unidade IV – Componentes Gráficos  Unidade V – Barramento de Média Velocidade Módulo III – Sistemas Operacionais  Unidade I – Introdução aos Sistemas Operacionais  Unidade II – Gerenciamento de Processos  Unidade III – Gerenciamento de Memória  Unidade IV – Compartilhamento de CPU  Unidade V – Compartilhamento de Arquivos  Unidade VI – Interfaces  Unidade VII – História dos Sistemas Operacionais  Unidade VIII – Sistemas Operacionais Modernos Módulo IV – Manutenção de Computadores  Unidade I – Adote uma postura preventiva  Unidade II – Upgrade de componentes  Unidade III – Resolução de problemas de hardware  Unidade IV – Erros típicos de montagem

14 Cursos para Professores Curso introdução à educação digital – 40h – Unidade 01 – tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital – Unidade 02 – navegação, pesquisa na internet e segurança na rede – Unidade 03 – blogs: o quê? Para que? Como? – Unidade 04 – elaboração e edição de textos – Unidade 05 – cooperação (ou interação) na rede? – Unidade 06 – cooperação pressupõe diálogo! – Unidade 07 – slides digitais na escola – Unidade 08 – resolução de problemas eletrônicos – Outras Curso tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: 100h – Unidade 01 – tecnologias de informação e comunicação na educação – Unidade 02 – internet, hipertexto, hipermídia – Unidade 03 – currículo, projetos e tecnologias – Unidade 04 – prática pedagógica e mídias digitais – Outras Curso elaboração de projetos – 40h – Eixo 01 – projetos – Eixo 02 – currículo – Eixo 03 - tecnologia

15 Especialização - núcleos de estudo modulares Núcleo Introdutório (obrigatório): intitulado ” A Educação na Cultura Digital”, tem como objetivo discutir o papel da escola na era digital e orientar a construção do Projeto Coletivo de Intervenção. Núcleos Básicos - esta categoria compreende conteúdos considerados importantes para todos os educadores A Investigação e Pesquisa com TIC Linguagens e Comunicação Digitais Aprendizagem em Rede – Mídias Sociais Núcleos Específicos - Relacionam-se ao uso das TIC nas diferentes disciplinas. Núcleos Avançados - Referem-se a aprofundamentos em novos temas ou mesmo em temas já abordados de maneira mais sumária nos núcleos básicos e específicos.

16 Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Curitiba, 29 de novembro de 2012 Educação Digital


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