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Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite

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Apresentação em tema: "Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite
Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2 PROFESSORA Auditora Líder - Engenheira Civil de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente - Sorahya Sacramento. Habilitada para atuar nos sistemas de gestão de Meio Ambiente ISO14001, Saúde e Segurança do Trabalho OHSAS18001,Qualidade(ISO9001) Responsabilidade Social(SA8000). Treze anos de experiência em certificação através de Organismos de Certificação Credenciados. (OCC)

3 AMBIENTE DO TRABALHO II
DISCIPLINA AMBIENTE DO TRABALHO II PARTE II ncbxnzbcnZBncnmbn

4 AULA 35 Introdução à Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional - SGI ISO 9001:2008, ISO 14001:2004, OHSAS :2007 ncbxnzbcnZBncnmbn

5 CONCEITO DE SISTEMA DE GESTÃO
As ações são estabelecidas e atendidas com ética, valores, conhecimento, habilidade, competência, critérios, objetivos, metas, experiência, autoridade, técnica, planejamento, comunicação, controles, medições, monitoramentos, procedimentos, recursos e uma avaliação contínua; O conjunto destes elementos precisa ser administrado de forma organizada, isto é o que chamamos Sistema de Gestão.

6 CONCEITO DE GESTÃO “ Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia” Deming

7 Quem não sabe medir o que faz, não consegue avaliar o que tem !
CONCEITO DE GESTÃO Quem não sabe medir o que faz, não consegue avaliar o que tem !

8 Conceito do SGI

9 Objetivos do Sistema de Gestão
Aumentar constantemente o valor percebido pelo cliente nos produtos ou serviços oferecidos; O sucesso no segmento de mercado ocupado, através da melhoria contínua dos resultados operacionais; A satisfação dos colaboradores com a organização e da própria sociedade com a contribuição social da empresa; Respeito ao meio ambiente.

10 Por que a Gestão Integrada ?
▪Reduzir os riscos de falhas, perdas, incidentes, emergências, poluição, desperdícios, reclamações, multas, processos, etc.; Melhorar a satisfação e confiança dos acionistas; dos clientes, dos empregados; dos fornecedores; da comunidade; da sociedade; das ONGs e do governo.

11 Por que a Gestão Integrada ?
Reduzir custos e investimentos de implantação, certificação e manutenção da mesma; Evitar a superposição de documentos e reduzir a burocracia; Reduzir a complexidade (entendimento, treinamentos, etc.); Aumentar a produtividade.

12 Por que a Gestão Integrada ?
Assegurar a efetiva atuação da Alta Direção no gerenciamento do Sistema de Gestão, demonstrando a disponibilização/economia de recursos (humano, físico e financeiro); Aumentar a confiabilidade dos processos, atividades, produtos e serviços.

13 Por que a Gestão Integrada ?
Aumentar a conscientização, motivação e comprometimento dos colaboradores próprios e terceirizados; Melhorar o desempenho com o gerenciamento nas interfaces; Critérios de certificação de fornecedores, gerando um relacionamento benéfico entre a organização e seus fornecedores, aumentando, assim, a capacidade de ambos em agregar valor.

14 Benefícos da certificação
*O SGI, reduz custos e investimentos de implantação, certificação e manutenção. Benefícos da certificação benefícios de produtividade (melhoria nas perspectivas das operações), benefícios financeiros (economias advindas da maior eficiência dos processos), Credibilidade no mercado.

15 Benefícos da certificação
*O SGI, reduz custos e investimentos de implantação, certificação e manutenção. Benefícos da certificação benefícios relacionados à sociedade (relacionamento com stakeholders externos - governo e sociedade) e benefícios de marketing (relacionamento com stakeholders de comércio - clientes, competidores e fornecedores),

16 O que é a Certificação de Empresas?
É o reconhecimento formal por um OCC (Organismo de Certificação Credenciado) da existência de um Sistema de Gestão, cuja documentação está adequada aos requisitos de um modelo normativo, e que suas práticas estão em conformidade com os procedimentos internos e com os requisitos legais aplicáveis.

17 Processo de Certificação ?
Preparação para a Certificação

18 Gerenciando o negócio

19 Através da Gestão Integrada -SGI
Gerenciando o negócio Através da Gestão Integrada -SGI As normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007 compõem um único sistema, com diferentes focos.

20 Segurança e Saúde Ocupacional
Modelo Normativo Modelo Normativo ISO 14001 OHSAS 18001 S G I Segurança e Saúde Ocupacional Meio ambiente ISO 9001 Qualidade

21 Modelo Normativo Qualidade
Década de 20 Atividade de auto-controle com práticas de inspeção. Década de 40 Função de controle da qualidade já existia como estrutura separada da produção; Surgimento de técnicas estatísticas. Década de 70: Mudança de visão de auto-controle para a visão de qualidade global (garantia da qualidade). Década de 2000 Foco no cliente; Abordagem de processo.

22 A indústria e o Meio Ambiente
Controle de fim de linha “End of pipe” Década 70

23 A indústria e o Meio Ambiente
Reciclagem Recuperação-redução - Década 80

24 A indústria e o Meio Ambiente Prevenção da poluição - Década 90

25 Resumo: Modelo Normativo de Meio Ambiente
Reciclagem Recuperação-redução Década 80. Prevenção da poluição Década 90. Controle de fim de linha “End of pipe” Década 70. 2000 Análise do ciclo de vida - Sustentabilidade

26 Modelo Normativo de Segurança e Saúde Ocupacional
Revolução industrial (1802); Estudos científicos associando doenças às condições de trabalho. Requisitos legais e outros (1950)- 1978 28 NR’s- atualmente são 35 NR’s. Programas específicos - Gestão – a partir anos 80.

27 Essa EVOLUÇÃO reflete o aumento da adoção da OHSAS 18001
Evolução da Norma Guia Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional BS 8800: 1996 Especificação Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS18001 :1996 OHSAS18001 :1997 * Norma Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS18001 :2007 Essa EVOLUÇÃO reflete o aumento da adoção da OHSAS 18001

28 As normas apresentam compatibilidade entre si, possibilitando a interface entre os seus requisitos, facilitando a integração dos sistemas segundo as Normas ISO9001:2008, ISO14001:2004 e OHSAS18001:2007. Tabela de Correspondência entre a OHSAS docx

29 Estrutura do Sistema de Gestão Integrado

30 Estrutura do SGI A estrutura da ISO 9001, ISO e OHSAS é baseada em blocos de gerenciamento e medição, visando sempre a melhoria do sistema. Para isso, a organização deve estar sempre focando as necessidades dos clientes, atentos aos seus requisitos e a sua satisfação.

31 MELHORIA CONTÍNUA VIA PDCA
Plan Action Check Do

32 CICLO P  D  C  A O Ciclo Plan (Planejar)  Do (Fazer)  Check (Checar) Agir (Act) é a estrutura das normas: NBR ISO 9001:2008 NBR ISO 14001:2004 OHSAS 18001:2007

33 CICLO P  D  C  A O modelo PDCA pode ser descrito resumidamente: Plan (planejar)  estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com as políticas da organização;

34 Do (fazer)  implementar os processos.
Check (checar)  monitorar e medir processos e produtos em relação às políticas, aos objetivos e aos requisitos legais e outros aplicáveis à Organização. Act (agir)  executar ações para promover continuamente a melhoria do desempenho do processo.

35 CICLO P  D  C  A Como corrigir, adequar, ou melhorar! O quê fazer?
Como fazer? Criar Agir Planejar C Avaliar Estamos realizando conforme planejado? Realizar conforme planejado Executar Monitorar

36 PRINCIPAIS TÓPICOS ISO 9001:2008
MAPEAMENTO DE PROCESSOS CONCEITOS BÁSICOS

37 Processo pode ser definido como
“Conjunto de atividades inter relacionadas que transforma insumos “entradas” em produtos “saídas.” onde: “Entradas” = matéria prima, tecnologia, capital ou recursos humanos necessários à execução do processo. “Saídas” = resultado do processo; aquilo que é recebido pelo cliente (interno ou externo). Serviços, informações, materiais e equipamentos, materiais processados.

38 Diversos processos podem se interrelacionar, sendo que a saída de um é a entrada do outro...
B C D E S E S E E S E S

39 ...podendo formar uma cadeia de fornecimento
Requisitos Requisitos Processo Fornecedor F C Organização Cliente Output Output Output Input Input Input Realimentação Realimentação

40 ELEMENTOS BÁSICOS DO PROCESSO
Fornecedor Organização Cliente Pessoal Controles Ambiente Produto Insumos A B E F C D Processo Materiais Equipamentos Métodos Entrada Transformação Saída

41 Cada processo deve contribuir no alcance dos objetivos da Empresa
Portanto cada processo deve ser medido em relação aos seus objetivos, que refletem a sua contribuição para os objetivos da Empresa. Os objetivos dos processos tem origem em: Objetivos da Empresa; Requisitos dos Clientes; Informações de Benchmarking

42 Todo processo deve ter um RESPONSÁVEL !
O papel do responsável é: Definir e documentar o processo; Estabelecer as medições e limites de controle; Fazer com que o processo seja entendido por todos;

43 O papel do responsável é:
Providenciar treinamento do pessoal; Identificar e implantar as modificações necessárias; Monitorar o processo e tomar decisões sobre ações corretivas; Melhorar permanentemente o processo; Documentar as mudanças e melhorias do processo; Supervisionar as atividades de benchmarking.

44 Representação gráfica do mapa geral de processos
Processos Gerenciais Representação gráfica do mapa geral de processos Desenvolvimento de Produtos e Serviços Marketing e Vendas Faturamento Atendimento ao Cliente Planejamento da Produção Produção Instalação Processos de Suporte Processos Gerenciais Processos de Negócio Processos de Suporte

45 CADA PROCESSO PODE SER DETALHADO
Processos Gerenciais Planejamento Estratégico Planejamento Operacional

46 DETALHAMENTO DOS PROCESSOS
Desenvolvimento de Produtos e Serviços Marketing e Vendas Subprocessos 1, n Subprocesso 1 Subprocesso 2 Subprocessos 1, n Subprocesso 3 Planejamento da produção

47 DETALHAMENTO DOS PROCESSOS Atendimento ao Cliente
Faturamento Atendimento ao Cliente Subprocesso 1 Subprocesso 1 Subprocesso “n” Subprocesso “n” Produção Instalação

48 PROCESSOS DE SUPORTE Gestão de Sistemas de Informação
Gestão de Recursos Humanos Gestão Financeira Gestão de Materiais Gestão da Qualidade Gestão de Infra-estrutura Interna Comunicação Social Assessoria Jurídica Auditoria Interna Compras

49 Atendimento ao Cliente Planejamento da Produção
RESUMO DOS PROCESSOS Processos Gerenciais Planejamento Estratégico Planejamento Operacional Desenvolvimento de Produtos e Serviços Marketing e Vendas Faturamento Atendimento ao Cliente Subprocesso 1 Subprocesso 2 Subprocesso 1 Subprocesso 1 Subprocesso 3 Subprocesso 4 Subprocesso 2 Subprocesso 2 Subprocesso 1 Subprocesso 5 Subprocesso 6 Subprocesso 3 Subprocesso 3 Subprocesso 2 Subprocesso 3 Subprocesso 1 Subprocesso 1 Subprocesso 1 Subprocesso 2 Subprocesso 2 Subprocesso 2 Planejamento da Produção Produção Instalação Processos de Suporte Gestão Financeira Gestão de Materiais Gestão de Sistemas de Informação Gestão de Recursos Humanos Assessoria Jurídica Auditoria Interna Comunicação Social Compras Gestão da Qualidade Gestão de Infra-estrutura Interna

50 Fornecedor São requisitos para o fornecedor: Especificação do produto
Quantidades Prazo de entrega Serviços associados/assistência técnica Ser formalizado através de contrato ou acordo

51 É necessário identificar quem são os clientes do processo.
Os clientes expressam requisitos relacionados com tempo, quantidade, adequação ao uso, facilidade de utilização e percepção de valor. Para conhecer os requisitos, necessidades e expectativas do cliente podem ser utilizadas técnicas tais como:

52 TÉCNICAS PARA CONHECER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES
entrevistas abertas ou estruturadas; questionários; entrevistas com grupos de foco; estudos de reclamações e consultas dos clientes.

53 Principais tópicos ISO 14001:2004
Meio Ambiente - Definição Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.

54 Principais tópicos ISO 14001:2004
NOTA IMPORTANTE A circunvizinhança estende-se do interior de uma Organização para o sistema global.

55 Aspecto Ambiental Elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Ex.:descargas- efluente poluente, consumo de recursos Impacto Ambiental Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma Organização. Ex : alteração da qualidade da água, esgotamento de um recurso natural

56 ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES DA ISO 14.001:2004

57 Auditoria interna (ISO 14.001:2004) Item 3.14
Processo sistemático, independente e documentado para obter evidência e avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria do sistema da gestão ambiental estabelecidos pela Organização são atendidos

58 Organização (3.16) Empresa, corporação, firma, empreendimento, autoridade ou instituição, ou parte ou uma combinação desses, incorporada ou não, pública ou privada, que tenha funções e administração próprias. Nota: para organizações que tenham mais de uma unidade operacional, uma única unidade operacional pode ser definida como uma Organização.

59 Melhoria contínua (ISO 14.001:2004)
Processo recorrente de se avançar com o sistema da gestão ambiental com o propósito de atingir o aprimoramento do desempenho ambiental geral, coerente com a política ambiental da Organização.

60 Sistema da gestão ambiental (SGA) é
a parte de um sistema da gestão de uma Organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais .

61 Nota 1 - Um sistema da gestão é um conjunto de elementos inter-relacionados utilizados para estabelecer a política e os objetivos e para atingir esses objetivos. Nota 2 - Um sistema da gestão inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos.

62 Desempenho ambiental geral (3.10)
São resultados mensuráveis da gestão de uma organização sobre seus aspectos ambientais. aspecto ambiental - elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Nota: um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo.

63 POLÍTICA AMBIENTAL DA ORGANIZAÇÃO (3.11)
Intenções e princípios gerais de uma organização em relação ao seu desempenho ambiental, conforme formalmente expresso pela alta administração. Nota: a política ambiental provê uma estrutura para ação e definição de seus objetivos ambientais e metas ambientais .

64 OBJETIVO AMBIENTAL (3.9) Propósito ambiental geral, decorrente da política ambiental que uma Organização se propõe a atingir META AMBIENTAL (3.12) Requisito de desempenho detalhado, aplicável à organização ou a parte dela, resultante dos objetivos ambientais e que necessita ser estabelecido e atendido para que tais objetivos sejam atingidos.

65 Ação corretiva (3.3) Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada. Não-conformidade (3.15) Não-atendimento de um requisito [ABNT NBR ISO 9000:2000, 3.6.2]

66 Ação preventiva (3.17) Ação para eliminar a causa de uma potencial não-conformidade. Impacto ambiental Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.

67 Procedimento (3.19) Forma especificada de executar uma atividade ou um processo . Nota 1 - Os procedimentos podem ser documentados ou não (adaptado da ABNT NBR ISO 9000:2000, 3.4.5). Registro (3.20) Documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas (adaptado da ABNT NBR ISO 9000:2000, )

68 Documento (3.4) Informação e o meio no qual ela está contida. Nota 1 - O meio físico pode ser papel, magnético, disco de computador de leitura ótica ou eletrônica, fotografia ou amostra padrão, ou uma combinação destes. Nota 2: adaptado da ABNT NBR ISO 9000:2000,

69 Principais tópicos OHSAS 18001:2007
PERIGO Fonte, situação ou ação com potencial para provocar danos em termos de lesão humana ou doença , ou uma combinação destes.

70 RISCO Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição(ções) e a severidade da lesão ou doença (que pode ser causada pelo evento ou exposição(ções).

71 Requisitos específicos para o Sistema de Gestão Ambiental e Segurança & Saúde Ocupacional
ISO 14001:2004 4.3.1 Aspectos Ambientais OHSAS 18001:2008 4.3.1 Planejamento para identificação de Fator de Risco, Avaliação e Controle de Risco Participação e consulta Investigação de incidentes 4.3.2 Requisitos Legais e outros (requisito comum às duas normas. Legislação específica)

72 Tabela de Correspondência entre a OHSAS 18001:2007, ISO 14001:2004 e ISO 9001:2008
Elementos do sistema de gestão de SSO (título somente) Requisitos do sistema da gestão ambiental (título somente) Sistema de gestão da qualidade (título somente) 4.1 Requisitos gerais 5.5 5.5.1 Responsabilidade, autoridade e comunicação Responsabilidade e autoridade 4.2 Política de SSO Política ambiental 5.1 5.3 8.5.1 Comprometimento direção Política da qualidade Melhoria contínua

73 4.3 Planeja mento (título) mento (título somente) 5.4 Planejamento (título somente) 4.3.1 Identifica ção de perigos, avaliação de riscos e determina ção de controles Aspectos ambientais 5.2 7.2.1 7.2.2 Foco no cliente Determinação de requisitos relacionados ao produto Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto

74 4.3.2 Requisi- tos legais e outros Requisitos legais e outros 5.2 7.2.1 Foco no cliente Determinação de requisitos relacionados ao produto 4.3.3 Objetivos e programa Objetivos, metas e programas 5.4.1 5.4.2 8.5.1 Objetivos da qualidade Planejamento do sistema de gestão da qualidade Melhoria contínua

75 4.4 Implemen-tação e operação (título) Implemen tação e operação (título) 7 Realização do produto (título somente) 4.4.1 Recursos, funções, responsa bilidades, atribuições e auto- ridade bilidade e autorida- des 5.1 5.5.1 5.5.2 6.1 6.3 Comprometimen- to da direção Responsabilidade e autoridade Representante da direção Provisão recursos Infra-estrutura

76 4.4.2 Competên-cia, treina mento e conscienti- zação Competên-cia, treina- 6.2.1 6.2.2 Generalidades Competência, conscientização e treinamento

77 4.4.3 Comunica- ção, parti- cipação e consulta Comuni- cação 5.5.3 7.2.3 Comunicação interna Comunicação com o cliente 4.4.4 Documen-tação Documentação 4.2.1 4.2.2 (Requisitos de documentação) Generalidades 4.4.5 Controle documento Controle Documen tos 4.2.3 Controle de documentos

78 4.4.6 Con trole opera cional Con- trole opera- 7.1 7.2 7.2.1 7.2.2 7.3.1 Planejamento da realização do produto Processos relacionados a clientes Determinação de requisitos relacionados ao produto Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto Planejamento projeto

79 4.4.7 Preparação e resposta à emergência Preparação e atendimento a emergências 8.3 Controle de produto não-conforme

80 4.5 Verificação (título somente) 8 Medição, análise e melhoria (título somente) 4.5.1 Medição do desem- penho e monitora-mento Monitora mento e medição 7.6 8.2.3 Controle de dispositivos de medição e monitoramento (Medição, análises e melhoria). Medição e monitoramento de processos

81 4.5.1 Medição do desem- penho e monitora-mento Monitora mento e medição 8.4 Análise dos dados

82 4.5.2 Avaliação da conformi dade Avaliação atendimento a requisi tos legais e outros 8.2.3 8.2.4 Medição e monitoramen-to processos Medição e monitoramen to de produto 4.5.3 Investiga-ção Inciden tes,NC,ação corretiva e preventiva. ---

83 Investiga-ção incidentes --- Não-conformi-dade, ação corretiva e preventiva 4.5.3 Não-conformi-dade, ação corretiva e ação preventiva 8.3 8.4 8.5.2 8.5.3 Controle de produto não-conforme Análise de dados Ação corretiva Ação preventiva

84 4.5.4 Controle de registros 4.2.4 4.5.5 Auditoria interna 8.2.2

85 4.6 Análise pela adminis tração 5.1 5.6 5.6.1 5.6.2 5.6.3 8.5.1 Comprometimento da direção Análise crítica pela direção Generalidades Entradas para a análise crítica Saídas da análise crítica Melhoria contínua

86 APENAS RECORDANDO CONCEITOS ...
LEGISLAÇÃO AS AULAS 24 E 25 APRESENTARAM OS FUNDAMENTOS DA LEGISLAÇÃO SOB O PONTO DE VISTA DA ENGENHARIA E DO DIREITO AMBIENTAL APENAS RECORDANDO CONCEITOS ...

87 LEGISLAÇÃO Indutores do Processo Legislativo

88

89 Legislação ambiental Níveis de Competência Federal Estadual Municipal

90 Legislação Ambiental Federal
Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA O SISNAMA é integrado por todos os órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.

91 ESTRUTURA DO SISNAMA Órgãos regionais e locais Conselho de Governo; Ministério do Meio Ambiente; CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente; IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

92 Legislação Ambiental Federal
O Meio Ambiente na Constituição Artigo 225 CF/88 “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

93 Legislação Ambiental Federal
Política Nacional do Meio Ambiente Lei nº 6938, de 31/08/81 Foi a primeira lei a abordar o meio ambiente como um todo, abrangendo os diversos aspectos envolvidos e alcançando as diversas formas de degradação ambiental.

94 CONAMA O Conselho Nacional do Meio Ambiente – gera as resoluções que norteiam toda a gestão ambiental. Através do site do CONAMA – MMA, é possível acessar o “LIVRO das RESOLUÇÕES do CONAMA”, com as resoluções consolidadas, abordando os temas:

95 SITE CONAMA … Gestão de Resíduos e Produtos Perigosos.
Qualidade da água, Controle e poluição sonora e do ar. Gestão de Resíduos e Produtos Perigosos. Licenciamento Ambiental, Gestão de espécies de fauna e flora, Áreas Protegidas e Biomas.

96 Legislação de Saúde Ocupacional e Segurança

97 Estrutura do Legislativo na área trabalhista

98 Legislação SSO A partir da aprovação em 1978 das Normas Regulamentadoras,o Brasil passou a ter legislação abrangente. Atualmente são 35 NR’s (*) aprovadas, sendo possível acesso às mesmas através do site do Ministério do trabalho. (*) NR 35 – Trabalho em Altura recém-aprovada.

99 AUDITORIA

100 Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras
Escola Satélite MUITO OBRIGADO !


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