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Perfil do animador sociocultural

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Apresentação em tema: "Perfil do animador sociocultural"— Transcrição da apresentação:

1 Perfil do animador sociocultural
1120 inquéritos a animadores: Como deve ser o animador sociocultural? Quais as dimensões e os valores que deve possuir? As respostas fazem alusão aos conteúdos vivenciais e humanos que o animador tem de transmitir a todos os membros do grupo e categorizam-se nas seguintes dimensões: Cognitiva (espírito reflexivo) Afetiva (equilíbrio emocional) Social e de relacionamento (empatia e capacidade para motivar) Moral (honestidade) valores: Participação Liberdade Relações humanas Igualdade Solidariedade…

2 Identifique a atividade da Ana e justifique.
A Ana concluiu a licenciatura em Ciências da Educação e encontra-se desempregada. Para ocupar o tempo livre voluntariou-se para participar na Universidade sénior de Machico. Aí criou uma “Oficina de teatro” com os idosos. Reúnem uma vez por semana durante 2 horas e ensaiam uma peça de teatro alusiva a cada época festiva do ano. Identifique a atividade da Ana e justifique. Nesta “Oficina de teatro” democratiza-se a cultura ou existe democracia cultural? Justifique. Identifique as características educativas e o contexto onde decorre a atividade. (formal, não formal, informal). Justifique. Quais as caraterísticas da dedicação da Ana relativamente a esta atividade? Classifique esta atividade de ASC em função das seguintes variáveis: a Destinatários. b. Idade c. Problemática d. Nível educativo dos destinatários e. Situação laboral dos destinatários 6. Identifique a principal modalidade de intervenção e justifique. (cultural, social, educativa)

3 Soluções: 1- slide 3 2-slide 4 3- slides 11, 12 e 13 4-slide 17 5-slide 18 6- slide 22

4 Nas respostas foram enumeradas tarefas:
Numa pesquisa questionaram-se alguns Animadores Socioculturais sobre O que fazem? Nas respostas foram enumeradas tarefas: Estabelecer o programa de animação Fixar o calendário de atividades Definir a concretização Decidir a metodologia Informar o público Procurar instalações Solicitar colaborações Conseguir meios (equipamento e financeiro) Assumir tarefas de administração Reunir informações Estabelecer orçamentos Avaliar resultados Elaborar material Estimular a participação etc… A diversidade de tarefas induz à dispersão. Os profissionais não podem confundir a sua função com as tarefas diárias.

5 O animador pode exercer a animação seguindo diferentes estilos
Estilo autoritário Impõe de vários modos: Autocrático, paternalista ou manobrador Estilo permissivo ou “deixar fazer” Não intervém Ausência de normas Confusão Estilo democrático Partilha Colaboração Respeito

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9 Características de um bom animador

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12 Qualidades requeridas ao animador predisposição para fazer animação
pessoa dialogante e respeitosa mentalidade aberta; tolerante; estabelecer relações facilmente; visão global dos problemas sociais Conhecimentos necessários: Saber manejar as informações; Socorrer-se de outros especialistas; Estabelecer relações positivas entre as pessoas e os grupos.

13 Conhecimentos a adquirir:
Animação Sociologia Antropologia História Psicologia Pedagogia Economia Direito Política social Organização e gestão Concepção e avaliação de programas socioculturais Deontologia profissional

14 Relacionar grupos diversos
O animador deve ser formado para: Dirigir uma reunião Constituir um grupo Relacionar grupos diversos Elaborar um projeto Avaliar o projeto Levar a cabo o projeto Redigir informações Não há uma metodologia própria para elaborar projectos de ASC, porque estes dependem: Campo de acção da ASC Características dos destinatários Realidades territoriais Tipologia das organizações Recursos humanos Estrutura organizativa

15 Projetar ou programar em ASC, implica:
A elaboração de projetos está condicionada por variáveis que influenciam as opções metodológicas a vários níveis Nível pessoal Nível grupal Nível institucional Nível formal Projetar ou programar em ASC, implica: Capacidade de concretizar a intervenção Delimitar a acção Definir as opções e as capacidades da organização Capacidade de acompanhamento, controlo e avaliação Possibilidade de autonomia para a execução de um projeto

16 O projeto de ASC pode entender-se segundo várias perspetivas:
Processo de reflexão Ferramenta de gestão Instrumento de trabalho em equipa Exteriorização de ideias Concepção no presente de uma acção num futuro próximo Ponto de partida para a realização de um projeto Proposta que se adapte à realidade

17 Aspectos que condicionam a criação de um projeto:
Objetivos: Desenvolvimento de uma politica estabelecida Desenvolvimento de uma iniciativa pessoal, grupal ou institucional Resposta a um pedido Resposta a uma problemática Antecedentes: Históricos Institucionais Experiências anteriores

18 Análise (interna) da organização gestora do projeto de Animação Sociocultural
Trajetória da organização que assume o projeto (imagem, possibilidades,limites…) Estrutura formal da organização ( forma jurídica, organigrama, número de pessoas, pontos fortes e fracos…) Funcionamento interno (comunicação, coordenação…) Recursos disponíveis (humanos, económicos, infra-estruturas…)

19 Bases contextuais de um projeto
Finalidades sociais Dinâmica territorial - carateristicas do ambiente territorial (bairro, cidade, região…) Dados territoriais - indicadores económicos Dinâmica setorial - sector de incidência ( infância, juventude, terceira idade…) Politicas sociais e educativas Necessidades e pedidos problemáticos - problemática de intervenção Diagnostico Hipóteses de intervenção Ideias para concepção do projeto


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