A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DIGITAL E PLANO DE AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção Produtor(a) da aula: Cleiton Resplande Revisor(a) da aula: Andréa Verdan Simões Rodrigues e Rodrigo Abreu (Dez/2014) Coordenador (a) de disciplina: Eduarda Cristina Lima Disciplina Ano Aula número Matemática 6º ano 9 Tema da Aula Digital Resolução de problemas:adição e Subtração

2 PARÂMETROS DIDÁTICOS Habilidade principal Habilidades menores
- Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração. Habilidades menores - Juntar; Alteração de um estado inicial (positiva ou negativa); Comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). Referencial Teórico Giovanni, José Ruy. A conquista da Matemática, 6º ano. – Ed. Renovada. –São Paulo: FTD, 2009. Andrini, Álvaro. Novo Praticando Matemática. – São Paulo: Editora do Brasil, 2002. Bianchini, Edwaldo. Matemática/Edwaldo Bianchini – 6. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de quinta a oitava série – Matemática – Brasília: MEC/SEF, 1997.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Clique na imagem para converter! Medidas de comprimento Na aula anterior você estudou Você aprendeu a Identificar, reconhecer e estabelecer relações entre as unidades de medidas na resolução de problemas significativos, utilizando unidades de medida padronizadas, como km/m/cm/mm. Na aula anterior você viu que a unidade principal de comprimento é o metro. Entretanto, existem situações em que essa unidade deixa de ser prática. Para medir grandes extensões ela é muito pequena, por outro lado para medir extensões muito "pequenas", a unidade metro é muito "grande". Na tabela abaixo vemos as unidades de comprimento, seus símbolos e o valor correspondente em metro. Ajude a Patrícia! Patrícia confecciona colares para vender. Ela vai confeccionar um colar de 40 cm de comprimento feito de pérolas com 5mm de diâmetro. Quantas pérolas serão necessárias para a confecção do colar?

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), neste momento o aluno estará relembrando a aula de medidas de comprimento. Relembre seu aluno que na situação-problema apresentada, deve-se primeiramente converter todas as grandezas para a mesma unidade. Incentive-o sempre a usar a tabela de conversão. Terminado esse momento, você poderá abrir uma discussão sobre :“O que aprendemos na última aula?” “Nós utilizamos este conceito em que momento de nosso cotidiano?” Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução da atividade proposta: Primeiro deve-se converter 5mm em cm. 5mm = 0,5cm Agora basta dividir o comprimento do colar pelo diâmetro de cada pérola. 40 / 0,5 = 80 pérolas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula você vai aprender Ao final da aula você estará pronto para RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração. Juntar; Alteração de um estado inicial (positiva ou negativa); Comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). Vamos praticar um pouco de cálculo mental? Então clique em mim e jogue! Uma calculadora apresenta, dentre suas teclas, uma tecla A, que aumenta o número digitado em 175 unidades, e uma tecla B, que adiciona 245 ao número que está no visor. Qual será o número obtido se uma pessoa digitar, inicialmente, 215 e apertar, em sequência, as teclas A, B e A?

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O(a) professor(a) deverá mostrar ao aluno quais são os objetivos a serem alcançados até o final dessa aula, ou seja, que o estudante será capaz de interpretar uma situação-problema e traçar a modelagem matemática que deverá ser aplicada para resolvê-la. Induza o aluno a tirar suas próprias conclusões à respeito da situação-problema abordada na apresentação inicial. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução da situação-problema: = 810 Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Está lançado o desafio! Observe a imagem abaixo, leia atentamente as informações e tente descobrir a solução deste desafio. CUIDE DE SEU ANIMAL, VACINE-O! A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos e é causada por um vírus que se instala no sistema nervoso central e dali parte para as glândulas salivares do animal. A transmissão dá-se do animal infectado através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. O governo organiza, periodicamente, campanhas de vacinação contra a raiva. Numa dessas campanhas, um determinado município recebeu 8236 vacinas. Foram vacinados 5624 cães e gatos da zona urbana e 1367, da zona rural. Quantos animais podem não ter sido vacinados nessa cidade? Maltratar um animal é crime. Denuncie! Clique AQUI e saiba mais. Está difícil solucionar o desafio? Fique tranquilo, ao final desta aula, você estará apto a responder esta questão!

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O(a) professor(a) deverá lançar a questão-desafio, encorajando seu aluno a resolver o exercício, utilizando estratégias pessoais. Lembre-se que ao final da aula o aluno será capaz de resolver este exercício e/ou outros semelhantes, caso não o tenha conseguido. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução da atividade: 8236 – ( ) = 1245 animais podem não ter sido vacinados nessa cidade. Tempo de duração da atividade: 7 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada individualmente.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Porque em nosso cotidiano encontramos várias situações sobre o tema da nossa aula, observe um exemplo: Poliomielite Popularmente conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença que, em sua forma mais grave, causa a atrofia dos músculos atingidos. O médico Albert Sabin dedicou muitos anos de sua vida no estudo da poliomielite. Foi em 1959 que ele conseguiu chegar a uma vacina eficiente contra o vírus causador da doença: a vacina da “gotinha”. A Iniciativa Global para Erradicação da Poliomielite levou a uma redução de 99% dos casos da doença nas duas últimas décadas: de cerca de casos em 1988 para menos de em 2010, no mundo. Vacinas aperfeiçoadas e programas de vacinação têm estimulado esse declínio. Quantos casos de poliomielite a mais foram registrados, aproximadamente, no ano de 1988 em relação a 2010? Clique no Zé gotinha e saiba mais sobre a poliomielite assistindo ao vídeo.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), nesta atividade estamos induzindo o aluno a relacionar a interpretação com a estratégia matemática. Além disso, há uma informação à respeito da poliomielite que é bastante válida para aumentar o conhecimento do seu aluno. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução: – 1500 = casos a mais em 1988 em relação a 2010. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada individualmente.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Antes de iniciar o conteúdo da aula, vamos ver o que você já sabe sobre o assunto. Questão 1 Uma academia de ginástica oferece três opções de atividades físicas aos seus alunos. Considerando que cada pessoa pode fazer uma única opção, os alunos estão assim organizados: Qual é a diferença entre o número de pessoas matriculadas na atividade mais frequentada para a menos frequentada? 107. 139. 246. 745. GABARITO: (C)

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Questão 2 Um pai tem 35 anos e seus filhos, 6, 7 e 9 anos. Daqui a 8 anos, a soma das idades dos três filhos Menos a idade do pai será de: 2 anos. 3 anos. 11 anos. 13 anos. Gabarito: (B)

14 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Questão 3 Devido a escassez de chuvas, a produção de energia elétrica no Brasil está a beira de um colapso por causa do baixo nível dos reservatórios nas usinas hidrelétricas . Por isso é importante economizarmos água e energia na nossa casa, pois, caso a população não tenha essa consciência, em menos de 60 anos não teremos mais água potável no mundo. Seu Pedro é um senhor de 70 anos e, pensando nas suas futuras gerações, procura economizar água e energia elétrica o máximo possível. O gráfico ao lado mostra os valores, em reais, do consumo de energia feito pela família do seu Pedro no terceiro trimestre de Se no mesmo período de 2013 seu Pedro pagou R$ 270,50 nos três meses, quanto ele economizou em 2014? R$ 73,00 R$ 127,00 R$ 135,50 R$ 148,90 GABARITO: (A)

15 Feedback Corretivo – Educoquiz 1
II A resposta correta é 246, alternativa C. Fique atento! Parabéns!, você acertou! A resposta correta é 246. A) A resposta correta é 3 , alternativa B. Fique atento! B) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 3. C) A resposta correta é 3 , alternativa B. Fique atento! D) A resposta correta é 3 , alternativa B. Fique atento! III A) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 73 reais. B) A resposta correta é 73 reais, alternativa A. Fique atento! C) A resposta correta é 73 reais, alternativa A. Fique atento! D) A resposta correta é 73 reais, alternativa A. Fique atento!

16 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 1
Questão 1 Solução 565 – 319 = 246 a mais. Questão 2 Solução Daqui a 8 anos os filhos terão 14, 15 e 17 anos, cuja soma será igual a 46 anos. O pai terá, daqui a 8 anos, 43 anos. Logo, a soma das idades dos filhos menos a idade do pai será: 46 – 43 = 3 anos. Questão 3 Solução Em 2014 a família de seu Pedro consumiu R$ 75,90 + R$ 62,50 + R$59,10 = 197,50 em energia elétrica. Em 2013 foi consumido R$ 270,50. Logo, seu Pedro economizou 270,50 – 197,50 = 73 reais em energia.

17 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor/a, estas atividades visam identificar o conhecimento prévio dos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: 1ª Questão:Imagem criada pelo produtor. 2ª Questão: 3ª Questão: Imagem criada pelo produtor. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada individualmente.

18 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

19 Atividade 6: Momento de reflexão
Jogos Pan-Americanos? Você já ouviu falar em Praticar esportes faz bem para o corpo e para a mente. Cuide de sua saúde. Os jogos Pan-Americanos foram realizados pela primeira vez em 1951, em Buenos Aires, na Argentina. Nesse evento, que ocorre a cada 4 anos, participam apenas os países do continente americano. Já os Jogos Olímpicos, que é um evento mundial, acontecem a cada 2 anos e o próximo será em 2016, no Rio de Janeiro. Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou o terceiro lugar com 157 medalhas entre ouro, bronze e prata. Já os Estados Unidos atingiram a primeira posição conquistando 237 medalhas. Quantas medalhas, no mínimo, o Brasil precisaria conquistar para ficar em primeiro lugar? Agora é hora de praticar cálculos. Clique na imagem e divirta-se

20 Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), nesta atividade estamos abordando um tema transversal a fim de deixar seu aluno informado quanto aos grandes eventos esportivos que ocorrem no nosso país e no mundo. Além disso, chama a atenção para a prática de esportes mostrando sua importância para a saúde. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução: 237 – 157 = 80. Logo, o Brasil teria que conquistar pelo menos 81 medalhas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada duplas.

21 Atividade 7: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Ideias associadas à adição A adição é usada quando precisamos juntar duas ou mais quantidades. O preço de uma TV é 1350 reais para pagamento à vista. A compra pode, ainda, ser a prazo, financiada em 12 prestações iguais, mas, nesse caso, o preço sofre um acréscimo de 675 reais. Qual o novo preço da TV quando comprado a prazo? Vamos aprender um pouco mais de adição? Então clique na mãozinha e jogue!

22 Atividade 7: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividades estamos abordando de que forma o aluno pode identificar a adição em um problema. Sendo assim, há uma atividade muito interessante que fará seu aluno criar essa ideia. Motive-o a utilizar o objeto de aprendizagem que traz um jogo muito legal de adição. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Imagem 1: Imagem 2: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução: = 2025 reais. O novo preço da TV comprada a prazo é de 2025 reais. Tempo de duração da atividade: 6 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas

23 Atividade 8: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Ideias associadas à subtração Uma fábrica produziu 2515 peças. Houve um problema em uma das máquinas e 975 peças saíram com defeito. Quantas peças foram produzidas sem defeito? Vamos praticar um pouco de subtração? Então clique AQUI.

24 Atividade 8: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividades estamos abordando de que forma o aluno pode identificar a subtração em um problema. Sendo assim, há uma atividade muito interessante que fará seu aluno criar essa ideia. Motive-o a utilizar o objeto de aprendizagem que traz um jogo muito legal de subtração. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Imagem 1: Imagem 2: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução: 2515 – 975 = 1540. Foram produzidas 1540 peças sem defeito. Tempo de duração da atividade: 6 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada individualmente.

25 Atividade 9: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Problemas com resultado máximo ou mínimo Veja abaixo algumas adições em que as duas parcelas são números de três algarismos: Dessas quatro, a que tem maior resultado é a de soma Mas existem outras. Veja, por exemplo, que a soma máxima que pode se obter desse tipo de adição é = 1998. Assim como obtivemos soma máxima, podemos também pensar em adições que tenham soma mínima. Qual é a diferença entre o maior número de três algarismos e o menor número de três algarismos? Pratique seu raciocínio lógico clicando AQUI.

26 Atividade 9: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), nessa atividade estaremos abordando problemas matemáticos com resultado máximo ou mínimo. Além disso, vem apresentando um jogo muito legal que vai fazer seu aluno praticar o raciocínio. Motive seu aluno a utilizar o objeto de aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Imagens criadas pelo produtor. Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução: Maior número de três algarismos : 999 Menor número de três algarismos : 100 Logo, a diferença entre o maior e o menor número de três algarismos é 999 – 100 = 899. Tempo de duração da atividade: 6 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada duplas.

27 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
O que você aprendeu até aqui? Agora que você já estudou alguns conceitos sobre volume dos sólidos geométricos, teste o que você aprendeu até aqui. Questão 1 O gráfico a seguir indica o número de nascimentos em certa cidade, no primeiro semestre de 2014. Quantos nascimentos houve nessa cidade no 1º semestre de 2014? 43. 66. 90. 136. GABARITO: (D)

28 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Questão 2 O hidrômetro é um aparelho que lembra um relógio. É utilizado para registrar a quantidade de água consumida em um determinado período e medido em metros cúbicos. Na casa de Isabel, a leitura do hidrômetro, feita no dia 20 de março, indicava 2431 metros cúbicos. Uma nova leitura, feita um mês depois, indicou 2590 metros cúbicos. Quantos metros cúbicos de água Isabel e seus familiares consumiram nesse período? 159. 161. 4921. 5021. GABARITO:(A)

29 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Questão 3 Observe a dúvida de Paulinho e ajude-o a solucionar esse problema. A resposta correta do problema apresentado por Paulinho é 800 888 899 998 GABARITO:(C)

30 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Questão 4 Um número tem três algarismos. O algarismo das centenas é 2 e o das unidades é 5. Trocando o 2 e o 5 de lugar, entre si, obtemos um novo número que é maior que o anterior em 297 unidades. 303 unidades. 197 unidade. 203 unidades. GABARITO:(A)

31 Feedback Corretivo – Educoquiz 2
II A) Parabéns! Você acertou! A resposta correta é 159 metros cúbicos. B)Fique atento! Lembre-se que a subtração deve ser feita do minuendo para o subtraendo. Volte e refaça. C) Não foi dessa vez! Você deve considerar a diferença entre os períodos. D) Não foi dessa vez! Você deve considerar a diferença entre os períodos. A) Fique atento, você deve somar os nascimentos! B) Cuidado! Você deve considerar todos os meses. C) Atenção! você não está considerando todos os meses. D) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 136. III IV A) Fique atento! Você não está considerando os números pedidos. B) Pense bem! Você deve considerar o maior e menor números de três algarismos. C) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 899 . D) Atenção! Você deve considerar o maior e menor números de três algarismos. A) Parabéns! Você acertou! A resposta correta é 297 unidades. B) Atenção! Você deve trocar o ordem dos números para efetuar a subtração. C) Fique atento! Você deve subtrair. Volte e refaça. D) Pense bem. Esta não é a resposta correta.

32 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 2
Questão 1 Solução: = 136. Alternativa D Questão 2 Solução: 2590 – 2431 = 159 metros cúbicos. Alternativa A

33 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 2
Questão 3 Solução: 999 – 100 = 899. Alternativa C Questão 4 Solução: Basta efetuar a diferença entre os números: 5a2 – 2b5 = 2c7 ou 3c7. Das alternativas apresentadas, aquela que apresenta 7 nas unidades e 2 ou 3 nas centenas é a A. Alternativa A

34 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estas questões têm o objetivo de revisar o que foi ensinado até aqui. Você professor, deverá aprofundar estes conhecimentos em sua sala de aula, incluindo atividades do cotidiano que despertem o interesse do aluno. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: 1ª Questão: Imagem criada pelo produtor. 2ª Questão: 3ª Questão: 4ª Questão: Imagem criada pelo produtor. Tempo de duração da atividade: 16 Minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada individualmente

35 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 14 Checagem ATIVIDADE 15

36 Atividade 11: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Resolvendo Problemas “Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre um apitada de descoberta na solução de qualquer problema.” Essa são palavras de um grande educador matemático, chamado George Polya. Segundo ele, não existem fórmulas mágicas para resolver um problema. O que há é um conjunto de procedimentos que qualquer pessoa pode seguir para descobrir a solução de problemas. Veja a seguir as quatro etapas desse processo: 1ª ETAPA – Compreender o problema Leia o enunciado. Identifique os dados fornecidos. Identifique as incógnitas (o que se quer saber). Pense nas possíveis relações entre os dados e as incógnitas. Se possível, crie um esquema que represente a situação. Continue na próxima página!

37 Atividade 11: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), nesta atividade estamos orientando o aluno a traçar estratégias para compreender a solução de um problema matemático. Incentive-o. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Link atividade: Não há atividade. Desenvolvimento da atividade Não há atividade proposta nesta página. Tempo de duração da atividade: 4 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas.

38 Atividade 12: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Clique em mim para jogar! Resolvendo Problemas 2ª ETAPA – Traçar um plano Você já resolveu algum problema parecido? É possível resolvê-lo por partes? Quais as operações matemáticas adequadas para essa situação? todos os dados do problema estão envolvidos no seu plano? 3ª ETAPA – Colocar o plano em prática Ao executar o plano, explique cada um dos passos e tente responder: O que eu obtenho com esse passo? Ao encontrar dificuldades, volte ao princípio e reordene as ideias. 4ª ETAPA – Comprovar os resultados. Leia o enunciado novamente e verifique se o que foi perguntado é o que foi respondido. Há algum outro modo de resolver esse problema?

39 Atividade 12: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), neste momento seu aluno já é capaz de interpretar um problema e traçar as estratégias para encontrar sua solução. Conscientize-o e motive-o a utilizar o objeto de aprendizagem que dispõe de um jogo muito educativo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução: A atividade proposta apresenta o desenvolvimento da questão. Tempo de duração da atividade: 6 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em dupla

40 Atividade 13: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Vamos colocar em prática o que você acabou de aprender? Mariana comprou uma saia por R$ 38,20 e duas camisetas por R$ 19,90, cada. Ao pagar a conta, ela deu uma nota de R$ 100. Quanto Mariana recebeu de troco? Após ler o problema proposto pelo professor Kito, tente seguir o processo sugerido por George Polya. Mostre que você é bom no cálculo! Clique na imagem ao lado.

41 Atividade 13: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), nesta atividade estaremos induzindo o aluno a desenvolver o método traçado por George Polya. Não deixe de utilizar o objeto de aprendizagem, que traz um jogo bem divertido de adição e subtração. Após assistirem a aula, os alunos poderão ser divididos em grupos e cada grupo deverá escrever uma situação do cotidiano que envolva o tema da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: 1ª imagem: 2ª imagem: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução: 1ª Atividade 1ª etapa: Camisetas = 39,80 Total = 78,00 Troco = 100 – 78 2ª etapa: 78,00 3ª etapa: 100 – 78 = 22 (Resposta) 4ª etapa: = 100 2ª Atividade A solução encontra-se no desenvolvimento da questão. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em grupo.

42 Atividade 14: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
O Amazonas é um dos rios mais extensos do planeta, apresentando 6 437 quilômetros com uma vazão de água de m³ por segundo. A nascente do rio Amazonas está localizada nos Andes do Peru e está presente nos países do Peru, Colômbia e Brasil, em sua bacia hidrográfica estão também os países da Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana. O rio Paraíba do Sul banha os estados de São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais e apresenta uma extensão de 1137 quilômetros. Em quantas unidades o rio Amazonas é mais extenso que o rio Paraíba do Sul? Quer saber mais sobre esse gigantesco rio? Clique AQUI.

43 Atividade 14: Resolução de problemas envolvendo adição e subtração
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), esta atividade norteia um tema muito importante que é o rio Amazonas. Fale com seu aluno à respeito da relevância desse recurso natural para o nosso país e o mundo. Incentive seu aluno a utilização do objeto de aprendizagem que traz um vídeo muito legal do referido rio. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: e Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução: 1ª Atividade: 6437 – 1137 = 5300 unidades s mais. 2ª Atividade: A atividade já apresenta o desenvolvimento das questões. Tempo de duração da atividade: 7minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada duplas.

44 Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Até aqui você trabalhou com Volume dos sólidos geométricos. Teste seus conhecimentos, realizando a atividade abaixo. Questão 1 Um posto de gasolina tem duas bombas de combustível, cada uma com um contador que vai registrando o total acumulado de litros de combustível vendido.Veja os totais acumulados por dia em cada bomba desse posto. Quantos litros de combustível a mais a 1ª bomba vendeu em relação a 2ª bomba? 5420 litros. 5430 litros. 25840 litros. 25850 litros. GABARITO:(A)

45 Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Questão 2 A piscina de clube tem capacidade para 120 mil litros de água. Durante 3 dias seguidos sem fazer a manutenção necessária, a piscina perdeu 795 litros devido a evaporação e utilização. Ao final desses três dias, quantos litros de água havia na piscina? 675 litros. 915 litros. litros. litros. GABARITO:(C)

46 Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Questão 3 Participaram de uma prova de Matemática 320 alunos. A prova tinha 2 questões, e o professor estabeleceu que não consideraria respostas meio certas. Assim, a cada prova só poderiam ser atribuídas notas zero, 5 ou 10. Dos alunos, 87 obtiveram nota 10, e 218 obtiveram nota 5. Quantos alunos obtiveram nota zero na prova? 10 alunos. 15 alunos. 17 alunos. 85 alunos. GABARITO:(B)

47 Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Questão 4 O sarampo é uma doença muito contagiosa e perigosa, principalmente para as crianças desnutridas. A vacina deve ser aplicada aos 9 meses e o reforça, aos 15 meses de idade. A tabela incompleta a seguir deveria mostrar o número de crianças vacinadas em um dia num Posto de Saúde. Sabe-se que 10 crianças receberam a dose contra sarampo; tomaram vacina contra poliomielite 2 crianças a mais que as vacinadas contra sarampo; o número de crianças vacinadas contra a gripe foi 5 a menos que as vacinadas contra a poliomielite e a quantidade daquelas vacinadas contra tuberculose foi 3 a mais que as vacinadas contra a gripe. Quantas crianças, ao todo, foram vacinadas no Posto de Saúde, neste dia? 10 crianças. 20 crianças. 39 crianças. 59 crianças. GABARITO:(C)

48 Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Questão 5 A distância entre a casa de Juca e sua escola é de 15 Km. Para ir até a escola, ele passa por uma igreja. Qual é a diferença da distância da casa de Juca à igreja e da igreja à escola? 4Km. 5Km. 11Km. 15Km. GABARITO:(B)

49 Feedback Corretivo – Educoquiz 3
II I A) Parabéns, você acertou! A resposta é 5420. B) Cuidado! Presta atenção na operação que deve ser feita. Volte e refaça. C) Cuidado! Presta atenção na operação que deve ser feita. Tente novamente. D) Cuidado! Presta atenção na operação que deve ser feita. Tente novamente. A) Atenção! Cuidado com a ordem da capacidade da piscina, são litros. B) Atenção! Cuidado com a ordem da capacidade da piscina, são litros. C) Parabéns, você acertou! A resposta é litros. D) Cuidado! Você não deve somar. III A) Cuidado! Você deve considerar somente o número de alunos. B) Parabéns, você acertou! A resposta certa é 15 alunos. C) Fique atento! Você deve considerar somente o número de alunos. D) Cuidado! Você deve considerar somente o número de alunos.

50 Feedback Corretivo – Educoquiz 3
A) Atenção! Você deve considerar a informação anterior para encontrar cada situação. B) Cuidado! Você deve considerar a informação anterior para encontrar cada situação. C) Parabéns, você acertou! A resposta é 39 crianças. D) Cuidado! Você errou ao efetuar umas das situações. Volte e refaça. V A) Atenção! Você deve considerar as distâncias que o problema se refere. B) Parabéns, você acertou! A resposta é 5Km. C) Atenção! Você deve considerar as distâncias que o problema se refere. D) Atenção! Você deve considerar as distâncias que o problema se refere.

51 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 3
Questão 1 Solução: 15635 – = 5420. Alternativa A Questão 2 Solução: – 795 = Alternativa C

52 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 3
Questão 3 Solução: 320 – ( ) = 15. Alternativa B Questão 4 Solução: = 39. Alternativa C Questão 5 Solução: Distância da casa à igreja = 10km Distância da igreja à escola = 5km Diferença = 10 – 5 = 5Km Alternativa B

53 Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 contém 5 itens de nível mais difícil. É importante o acompanhamento do professor nesse último questionário para que as possíveis dificuldades possam ser sanadas e conceitos reforçados com outros exemplos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: 1ª Questão: 2ª Questão: 3ª Questão: 4ª Questão: Imagem criada pelo produtor. 5ª Questão: e imagem criada pelo produtor Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada individualmente.

54 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 16

55 Atividade 16: Você está sendo desafiado!
A seguir você será desafiado a utilizar os seus conhecimentos sobre Resolução de problemas envolvendo adição e subtração para resolver algumas situações-problema. Se ficar 36 horas sem receber água, o organismo de uma pessoa começa a entrar em colapso. A água é essencial para a saúde e o bem-estar do homem. Para ter uma vida saudável, é necessário ingerir, pelo menos, 730 litros de água por ano. Se uma pessoa beber, em um ano, 425 litros de água, quantos litros ela deixou de beber para atingir a quantidade mínima recomendada para se ter uma vida saudável? É certo de que comida e água não são suficientes para suprir as necessidades do homem. O homem anseia mais, tem sede e fome de muitas outras coisas, como: educação, arte, cultura, diversão, liberdade para decidir sobre a própria vida e algumas mais necessidades psicológicas e sociais. Mas também não podemos deixar de dizer que comida e água são necessários para manter a saúde física de qualquer ser humano. Beber bastante água é um hábito para algumas pessoas, mas para outras, é um desafio. O ideal é consumir, no mínimo, 2 litros por dia. Clique na figura e ouça uma música do Grupo Titãs que fala sobre o tema e fez o maior sucesso nos anos 80.

56 Atividade 16: Você está sendo desafiado!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), fique atento às possíveis dificuldades. O desafio proposto leva o aluno a usar os conceitos apresentados nessa aula para resolvê-lo. Motive seu aluno a utilizar o objeto de aprendizagem, onde cada um terá que colocar em prática o que acabou de ler. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Link atividade: Desenvolvimento da atividade Solução: 730 – 425 = 305. Essa pessoa deixou de ingerir 305 litros de água para atingir a quantidade recomendada. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada duplas.

57 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 17 Resumo ATIVIDADE 18 Próximo tema ATIVIDADE 19

58 Atividade 17: Construindo um resumo
Agora que você aprendeu sobre Resolução de problemas envolvendo adição e subtração, crie um mapa de ideias com até 10 pontos que você estudou durante esta aula.

59 Atividade 17: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão listar em seu caderno virtual, os pontos abordados durante a presente aula para reforçar o conteúdo ministrado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas.

60 Atividade 18: Educossíntese
Veja se você citou em seu resumo ao menos 5 dos 10 pontos apresentados abaixo. Se existirem alguns pontos diferentes, discuta com os seus colegas e verifique também as anotações deles. Você viu que adição nos dá ideia de juntar; acrescentar; Viu também que a subtração é empregada quando deseja-se tirar uma quantidade de outra quantidade; Ou também, quando tem-se duas quantidades e deseja-se saber quanto uma delas tem a mais que a outra; Ou ainda quando tem-se duas quantidades e deseja-se saber quanto falta a uma delas para atingir a outra. Você aprendeu a interpretar problemas com resultado máximo; Aprendeu também a interpretar problemas com resultado mínimo; Entre os conteúdos você aprendeu que se deve respeitar os animais; Você aprendeu à respeito sobre algumas doenças, como a poliomielite e sarampo; Você aprendeu a traçar os passos para resolver um problema matemático; Você viu o quanto é importante para a nossa saúde a ingestão de água.

61 Atividade 18: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade proposta reúne os pontos importantes abordados na aula. É necessário que o(a) professor(a) motive os alunos a leitura dos pontos importantes para que ele compare com as anotações que fez na atividade anterior, quando elaborou sua própria Educossíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Não há. Não há imagem: Não há. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em grupo.

62 Atividade 19: Na próxima aula...
Na próxima aula você aprenderá Resolução de problemas: Adição e subtração Aproveite para iniciar seus estudos praticando multiplicação e divisão.

63 Atividade 19: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), nesta atividade é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. Estimule os(as) alunos(as) para que interajam com o conteúdo, lance questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo e utilize o objeto de aprendizagem que traz um jogo sobre medida de capacidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: Link atividade: , este jogo traz uma atividade de cálculiode multiplicação e divisão. Desenvolvimento da atividade A atividade (jogo) já apresenta o desenvolvimento das questões. Tempo de duração da atividade: 7 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas.

64 Expectativa de aprendizagem
Ao fim da aula o aluno será capaz de Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração. Juntar; Alteração de um estado inicial (positiva ou negativa); Comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). Exemplo de aplicação Ana comprou um caderno por 12 reais e um lápis por 1 real. Ao pagar a conta, deu uma nota de 20 reais. Quanto Ana recebeu de toco? Resposta: 20 – (12 + 1) = 7 reais de troco. Principais dificuldades: O aluno poderá ter dificuldade para interpretar uma situação para traçar a estratégia matemática que irá utilizar.

65 ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Lista de links com atividades sobre Resolução de problemas: adição e subtração. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema - Livro Didático Caderno Pedagógico – Matemática – 6º ano ensino fundamental – SME. Questão de concurso comentada:


Carregar ppt "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google