A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Constituição de Grêmios Estudantis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Constituição de Grêmios Estudantis"— Transcrição da apresentação:

1 Constituição de Grêmios Estudantis

2 O Grêmio estudantil é a organização que representa os interesses e necessidades dos estudantes dentro da escola, ou seja, um espaço de discussão, planejamento e ação que integra os atores envolvidos no cotidiano da escola: alunos, professores, gestão, comunidade e esfera pública.

3 Durante a leitura da Constituição, se enveredando pelas linhas que tratam do tema da educação, é possível observar que o ensino no país tem como amplo e pleno objetivo o desenvolvimento da pessoa e o seu preparo para o exercício da cidadania. Em conformidade a este pressuposto, o currículo das Ciências Humanas em vigor no Estado de São Paulo versa que é fundamental primar pela formação ética do estudante, do ponto de vista de que o ensino se responsabilize por desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico nos jovens estudantes.

4 Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996  Esta lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A partir dela, estão garantidas a criação de pelo menos duas instituições, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil, cabendo à Direção da Escola criar condições para que os alunos se organizem no Grêmio Estudantil. A lei determina ainda a participação de alunos no Conselho de Classe e Série.

5 E como constituir e manter um Grêmio ???

6 FORMAÇÃO

7 CÍRCULOS DE CULTURA O círculo facilita a construção de pessoas mais coletivas porque estimula a horizontalização das relações entre os participantes do grupo de estudo, favorecendo a instalação de um ambiente cooperativo, colaborativo e interativo; 3 momentos: investigação, tematização e proposição. Paulo Freire

8

9 Processo eleitoral Conselho de representantes Comissão pró-grêmio
Discussão, elaboração e aprovação do estatuto Formação de chapas, organização das eleições Elaboração de Propostas Período de Campanha Votação Apuração

10

11

12

13

14

15

16 Possibilidades reais de intervenção
realização de concursos culturais de dança, teatro e música; organização de festas e festivais; roteiro de saraus e oficinas; estímulo à prática esportiva por meio de campeonatos e gincanas; organização de debates e palestras políticas; avaliação dos professores no processo de ensino-aprendizado; estimular a cultura de paz na comunidade; organização de campanhas sociais como a do agasalho, a de alimentos, a de prevenção à gravidez e às drogas; reciclar o lixo; embelezamento da escola com grafites e painéis; criação de rádio, blog e jornal da escola; participação direta no Conselho Escolar.

17 Esta breve proposta de formação visa, objetivamente, o estímulo à criação e/ou manutenção do Grêmio Estudantil dentro da unidade escolar.

18 Referências Bibliográficas e Bibliografia
Portal Educação. Disponível em Acesso em 10 de julho de 2014. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Ciências Humanas e suas Tecnologias: Conhecimentos de Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, 2006. SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Sociologia. Site acessado em 2 de Julho de 2014.

19 Contato valdirpcnphistoria@gmail.com


Carregar ppt "Constituição de Grêmios Estudantis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google