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SATISFAÇÃO E STRESS NO MUNDO DO TRABALHO.

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Apresentação em tema: "SATISFAÇÃO E STRESS NO MUNDO DO TRABALHO."— Transcrição da apresentação:

1 SATISFAÇÃO E STRESS NO MUNDO DO TRABALHO

2 SAÚDE ORGANIZACIONAL A literatura atual considera que a organização deve ser saudável para si mesma pelo crescimento, coerência e adaptabilidade, para os empregados, oferecendo-lhes um ambiente de trabalho saudável, para os acionistas, pelo aumento dos valores das ações; para os fornecedores e cliente, oferecendo bons valores e serviços e, finalmente, para a comunidade, tendo responsabilidade econômica e social.tudo isso é igual a efetividade organizacional (Jaffe apud Siqueira e colaboradores, 2008).

3 SAÚDE E SEGURANÇA DO COLABORADOR
O ambiente de trabalho contribui de várias maneiras para a saúde física e o para o bem estar emocional dos funcionários. O impacto do ambiente de trabalho geralmente é: Direto e imediato: um funcionário pode ferir-se ou morrer; Outras vezes, o trabalho afeta a saúde por um longo período: a pessoa pode ser exposta a substâncias tóxicas que podem levar ao câncer após muito anos de trabalho; Indiretamente: policiais freqüentemente começam a consumir bebidas alcoólicas para agüentar o stress.

4 Violência no Trabalho SAÚDE DO COLABORADOR
Os ataques aos funcionários podem ser praticados por pessoas ou animais. Os ataques podem ser fatais como os homicídios entre colegas ou não fatais (mordida de cachorro, chutes, socos, empurrões, cuspidas, etc.) É claro que taques não fatais são um risco ocupacional mais comum, principalmente para os que trabalham com o público. ATENÇÃO: Não podemos esquecer que há a violência psicológica através do assédio sexual e/ou do assédio moral (exposição do trabalhador à situações humilhantes e constrangedoras, repetidas e prolongadas no exercícios de suas funções). São direitos assegurados na Constituição Federal e na CLT.

5 SAÚDE E SEGURANÇA DO COLABORADOR
Além das condições físicas, certas condições não físicas podem afetar a saúde e o bem estar emocional como: Horários de trabalho fora do padrão (ritmo de sono alterado, fadiga, problemas digestivos, problemas sociais, ansiedade, assaltos); Carga de trabalho (exigências que o trabalho impõe: quantitativa – significa que a pessoa tem muito o que fazer; qualitativa – dificuldade do trabalho em relação à capacidade da pessoa); Falta de controle (até que ponto os funcionários são capazes de tomar decisões sobre seu trabalho); Ambigüidade e conflito de papéis (grau de incerteza sobre suas funções e responsabilidades no trabalho (ex: filho doente e o pai precisa ficar em casa; um chefe manda fazer rápido e o outro mais lento); Limitações organizacionais (a origem dos prêmios é pelo favoritismo e não pelos méritos).

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7 Stress SAÚDE DO COLABORADOR
Perturbações que causam distúrbios agudos e crônicos no bem estar das pessoas, e podem surgir em função de estímulos físicos ou emocionais. Palavra chave para a identificação da presença de stress é distúrbio, agudo ou crônico. Um fator estressante do trabalho é uma condição ou situação que exige a adaptação do funcionário.

8 CAUSAS DO STRESS Fatores relacionados às tarefas: competências técnicas, a carga psíquica do trabalho e outros relativos ao próprio trabalho; Fatores relacionados às normas: todos os tipos de instruções políticas, regulamentos, diretrizes formais ou não, existentes na organização; Fatores relacionados às relações interpessoais: conflitos entre as pessoas são as principais causas de origem do stress nas organizações; Fatores relacionados aos processos: qualidade e disponibilidade de informações.

9 SINAIS E SINTOMAS DO STRESS
As pessoas, em geral, não têm consciência de que durante o trabalho apresentam sinais ou se queixam de sintomas como os seguintes, isolados ou combinados: expectativa do pior ante qualquer notícia; Sensação de tensão, irritação, impossibilidade de relaxar após o término do período de trabalho; Dificuldade para se concentrar nas atividades; Insônia. O nível de ansiedade do indivíduo difere do normal porque, ao invés de impulsioná-lo promovendo alerta e atenção, o atrapalha, não permitindo que ele desenvolva atividades triviais, se tiver que exercê-las dentro de um contexto social (Saulo Castel).

10 SAÚDE DO COLABORADOR O desgaste no trabalho é uma provável reação negativa do funcionário a um fator estressante. Há três categorias: Reações psicológicas: frustração, ansiedade (sentimento de apreensão provocado pela antecipação de um perigo externo ou interno. Trata-se de emoção normal, presente no cotidiano, necessária a concentração, à vigilância e a toda uma série de comportamentos do indivíduo); Reações físicas: dores de cabeça, câncer, sensação de fraqueza, alteração na pressão arterial, perturbações gastrointestinais, etc; Reações comportamentais: utilização de substâncias, fumo, acidentes de trabalho.

11 SAÚDE DO COLABORADOR A simples presença da ansiedade faz parte do cotidiano de todos. O que interessa são a intensidade e a duração. Nem todo mundo verá uma mesma situação como estressante, pois sabe-se que as percepções e a avaliação dos funcionários depende de cada sujeito. Há conflitos entre os colegas e pesadas cargas de trabalho além de condições que podem surgir em determinadas ocupações (ex: solicitar para um músico de uma orquestra que fizesse alguma coisa que violasse seu senso artístico) que também causam o stress.

12 SAÚDE DO COLABORADOR Síndrome de Bounout: síndrome da desistência relacionada à exaustão e ausência de personalização no trabalho. COMPONENTE RESULTADOS Exaustão emocinal Ausência, fadiga Despersonalização Tratamento bruto e descuidado com clientes e outras pessoas, hostilidade perante outras pessoas Redução da realidade pessoal Baixa motivação, baixo desempenho

13 CUSTOS DOS TRANSTORNOS MENTAIS
Redução da produtividade (aumenta a taxa de erros em procedimentos e diminui o ritmo de produção); Conflitos interpessoais, entre pessoas da organização e destas com os clientes; Aumento do custo de vida (aquisição de medicamentos, consultas médicas, sensibilização para outros tipos de transtornos, ocasionando maior necessidade de salários e benefícios.

14 Fonte: Revista Veja, edição 2063,
4 de junho de 2008.

15 40 horas de trabalho é o limite.
Fonte: Revista Céu Azul, nº 30 Edição trimestral, 2º quinzena de fevereiro/ março de 2009. 40 horas de trabalho é o limite. Entrevistaram pessoas de diferentes profissões e classe social em Barcelona, na Espanha; Mais de 40h causa problemas físicos, problemas cardiovasculares e emocional como: ansiedade, depressão; Os homens apresentam distúrbio do sono enquanto as mulheres apresentam problemas hormonais.

16 ATENÇÃO O trabalho pode desencadear uma patologia mais grave sim, mas devemos ficar atentos aos demais fatores que influenciam como: saúde física, ambiente familiar, ambiente de trabalho.

17 SAÚDE E SEGURANÇA DO COLABORADOR
Vídeos: Socorro Espetacular; Prensa na China; Fogo; Resgate.

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