A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução
4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE ABRIL
DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana Feriado 2ª semana 08/04 – Leitura para a elaboração da introdução do projeto “A importância da literatura na alfabetização”; Planejamento para apresentação da Emília do Sitio do Pica-Pau Amarelo nas salas de aula. 3ª semana 15/03 - Discussão e planejamento para início do projeto; Visita da Emilia nas salas de aula para distribuição de livros para as crianças. 4ª semana 22/03 – Inicio da elaboração da introdução do projeto e construção do portfólio mensal.

4 INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de abril, teve como objetivo pesquisas e leituras das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo a fundamentação para elaboração do projeto “A importância da literatura na alfabetização”. Quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever. Ao aprender a ler nos preparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos (FREIRE, 1997, P. 25).

5 Processo de Investigação
Nosso processo de investigação e pesquisa constituiu-se de quatro etapas. Primeiramente a supervisora de área trouxe textos e aportes teóricos para a elaboração da introdução do projeto a ser trabalhado, entre eles: Era uma vez: a leitura e a escrita do mundo da fantasia; O mundo mágico da arte de aprender Literatura Infantil; A importância da Literatura na Educação Infantil. Num terceiro momento devido a comemoração da semana da literatura, foi realizada uma programação especial com a visita da Emilia do Sitio do Pica Pau Amarelo. Em que a mesma visitou as salas, distribuiu livros infantis, com o intuito de seus pais lerem as histórias com eles em casa. Foi fantástica a visita da Personagem Emília nas salas de aula, algumas crianças ficaram assustadas, outras fascinadas com a magia da literatura.

6 apresenta livros às crianças,
Momento em que a Emilia apresenta livros às crianças, fala dos cuidados que devemos ter com os livros e das fantasias que existe em cada página. Descobrindo com a Emilia, a magia das histórias

7 Após a realização das leituras iniciou-se a elaboração da introdução do projeto de intervenção, que será utilizado para a alfabetização e letramento no espaço da biblioteca, com as turmas do Pré Escolar. Houve também a elaboração do portfólio do mês de abril, com as ações realizadas no mês.

8 Análise dos Resultados Alcançados
Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo; Reflexão sobre: letramento, alfabetização e literatura; Detectado a importância da ludicidade com a apresentação da personagem Emilia, visto que as crianças interagiram com ela.

9 Análise dos Resultados Alcançados
Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo; Reflexão sobre: letramento, alfabetização e literatura; Detectado a importância da ludicidade com a apresentação da personagem Emilia, visto que as crianças interagiram com ela.

10 Neste momento observamos a relação da escola com a Literatura infantil
Neste momento observamos a relação da escola com a Literatura infantil. Profissionais da escola, família devem incentivar e fortalecer a literatura como um instrumento de valores a serem reconhecidos, de imaginação, de criatividade. Ao ler um livro às crianças proporcionamos emoção, surpresas, encantamento dando vida a cada personagem e fazendo do ouvinte e leitor um participante da história.

11 Referências: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996 HERMINDA, Jorge Fernando. Educação Infantil: Política e Fundamentos. João Pessoa: Universitária/FURB,2007. MILIAVACA, Rosangela da Rosa. A Importância da Literatura na Educação Infantil. Disponível em: < PRADO, Heloisa de Almeida. Organização de Bibliotecas. 2 ed. São Paulo: T.A. Queiro, 2003. SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. Editora Autêntica, 2005. TODOLIVRO, Distribuidora. Os mais belos contosclássicos.Ed.Brasileitura.


Carregar ppt "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google