A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS"— Transcrição da apresentação:

1 ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TEXTOS DIVERSIFICADOS NA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS

2 Introdução O Trabalho tratará da diversificação de textos na 3ª série do ensino fundamental, o que constitui uma importante ferramenta para a superação da dificuldade dos alunos de pensar diferentes tipos de textos, aguçando assim a criticidade e a criatividade.

3 Referencial Teórico Idéias considerando as obras de Jean Piaget, Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Mickail Bakthin, Vygotsky, Luiz Carlos Cagliari e Ana Maria Kaufmann.

4 Leitura e Escrita na Escola
NO DECORRER DA VIDA ESCOLAR É IMPORTANTÍSSIMO O INCENTIVO PERMANENTE À LEITURA. PARA CAGLIARI (2003, P.151) OS ALFABETIZADORES PRECISAM RESPEITAR A LEITURA DE CADA CRIANÇA E QUE CADA UMA TEM SEU RITMO PRÓPRIO DE APRENDIZAGEM.

5 A Escrita O ENSINO DE PORTUGUÊS DIRECIONA-SE MUITO PARA ESTA, SEM A PREOCUPAÇÃO COM O SEU FUNCIONAMENTO E USO EM DIFERENTES SITUAÇÕES; TEM COMO OBJETIVO PRIMEIRO, PERMITIR A LEITURA QUE É UMA TRADUÇÃO DOS SÍMBOLOS ESCRITOS EM FALA; NÃO ESPELHA A FALA, USA-SE A TRANSCRIÇÃO FONÉTICA ;

6 PARA CHEGAR A COMPREENDER A ESCRITA, A CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR RACIOCINOU INTELIGENTEMENTE, EMITIU BOAS HIPÓTESES A RESPEITO DE SISTEMA DE ESCRITA, SUPEROU CONFLITOS, BUSCOU REGULARIDADES, OUTORGOU SIGNIFICADO CONSTANTEMENTE. ( FERREIRO&TEBEROSKY,1999,P.276) NÍVEIS DE ESCRITA: PRÉ-SILÁBICO 1, PRÉ-SILÁBICO 2, SILÁBICO ,SILÁBICO-ALFABÉTICO, ALFABÉTICO.

7 A Leitura ATIVIDADE FUNADAMENTAL DESENVOLVIDA PELA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS. PARA CAGLIARI ( 2003,P.149) O ATO DE LER É UMA ATIVIDADE ESTREMAMENTE COMPLEXA QUE ENVOLVE PROBLEMAS FONÉTICOS,CULTURAIS E SEMÂNTICOS. É UMA DECIFRAÇÃO E UMA DECODIFICAÇÃO : PRIMEIRO DECIFRAR A ESCRITA, DEPOIS ENTENDER A LINGUAGEM ENCONTRADA. O OBJETIVO DA ESCRITA É A LEITURA, MAS QUEM ESCREVE SÓ É CAPAZ DE FAZER SE SOUBER LER O QUE ESCREVEU.

8 Características da faixa etária
Piaget ( 1990,P.7e8 ) explica que o conhecimento resulta de interações entre o sujeito e o objeto. Os sete anos coincidem com o começo da escolaridade da criança, marca uma modificação decisiva no desenvolvimento mental; início da construção lógica.

9 Desenvolvimento mental da criança
É uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um equilíbrio superior; É uma construção contínua.

10 Tipologia textual Refletem nossas próprias intuições como falantes / ouvintes de uma língua. Tem a intenção de facilitar a produção e interpretação de textos em um determinado ambiente social. Exemplos : Textos literários ( conto , obra teatral , poema ) ; Textos jornalísticos ( notícia, reportagem, entrevista ) ; Textos instrucionais ( receitas e instruções ) ; Textos epistolares ( carta) ; Textos humorísticos ( história em quadrinhos ) ; Textos publicitários ( anúncio, cartaz, folheto ).

11 Escola Segundo Freire (1992 ) , o ato de ensinar e aprender fazem parte da prática educativa. ALUNO : faz parte de uma grupo social, traz consigo capacidades individuais e grupais;domínio de determinados conteúdos; hábitos de estudo. PROFESSOR : Interage com o aluno; respeita as diferenças individuais; incentiva a pesquisa e a criatividade; agente de transformação social. MEIO : a escola é uma instituição social e significa um serviço que a comunidade presta às famílias; ela se propõe a inovar , a construir, a redescobrir. PLANEJAMENTO ESCOLAR : Deve ser uma constante reflexão , fundamentada em ações, com opções político-pedagógicas.

12 Pesquisa de Campo A produção textual dos alunos como fonte de informação das suas vivências, aplicadas a variadas tipologias textuais, mostrando as diferentes pistas de raciocínio que conduzem à construção de significados. Apresentação de alguns exemplos de textos produzidos e interpretados pelos alunos.

13 Conclusão A pesquisa apresentada procurou investigar e compreender a pluralidade de experiências que os alunos têm fora da escola e também com os diferentes tipos de textos. Cabe ao educador, uma atenção especial no planejamento das propostas de atividades de leitura / escrita para que não se constituam em práticas isoladas.


Carregar ppt "ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google