A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011

2 A TV Digital e a integração das Tecnologias na Educação

3 TV DIGITAL

4 É composto por dados em forma de dígitos binários (bits), será possível transmitir junto com imagens e sons, os aplicativos (software) para realizar a interatividade entre o telespectador e o programa de TV ; A digitalização permite registrar, editar, combinar, manipular toda e qualquer informação, por qualquer meio, em qualquer lugar, a qualquer tempo; A digitalização traz a multiplicação de possibilidades de escolha, de interação.

5 Aplicações da TV digital na educação Variedades de canais e recursos para acessar conteúdos digitais de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos; Fácil orientação de pesquisas, de projetos e mostrar (apresentar, disponibilizar) os resultados; Disposição das aulas para os alunos acessa-las no ritmo que quiserem e no horário que acharem conveniente; Salas de aula abertas para cada grupo, turma, universidade e recriar nelas todo o potencial da comunicação presencial, a distância, mas conectados.

6 MEC O projeto TV Digital Interativa possibilitará ao aluno, que hoje recebe os conteúdos da TV Escola em sala de aula, deixar de ser telespectador para se tornar sujeito autor e produtor dos próprios programas; A TV estabelecerá um canal de retorno, que permite ao cidadão interagir com a programação participando de maneira direta de sua realização; A tecnologia interativa terá o potencial para democratizar a riqueza educacional pois trabalha a pedagogia da autoria.

7 Problemas que enfrentamos com as mídias digitais Desigualdade estrutural; A interatividade tem muito a ver com poder de compra, com educação de qualidade, com cultura empreendedora; Encontrar uma tecnologia que atenda à pluralidade de conteúdos educacionais propostos; Recursos insuficientes, desmotivação de estudantes e professores, desorientação e incerteza.

8 Educação X Computador X CONCLUSÃO

9 A Tecnologia na Educação vai além da montagem de salas de informáticas ou da utilização do computador em atividades extras curriculares. Ela reforça o fato do educador possuir conhecimentos sobre as possibilidades educacionais e ter habilidades e competências para conjugar atividades tradicionais de ensino-aprendizagem com atividades que utilizam os recursos computacionais. TECNOLOGIA

10 A escola deve fazer uso de recursos das tecnologias para propiciar um ambiente de aprendizagem interessante,estimulante e lúdico, com o potencial de motivar o aluno para aprender e também desenvolver neste aluno funções cognitivas complexas.

11 REFERÊNCIAS  Educação e TV Digital: novos espaços de aprendizagem? Disponível em: Acesso em: 21/06/2011; http://bica.cnotinfor.pt/2007/educacao-e-tv-digital-novos-espacos-de- aprendizagem/  O papel das tecnologias digitais no contexto escolar. Disponível em: Acesso em: 22/06/2011http://webinsider.uol.com.br/2006/11/09/o-papel-das-tecnologias-digitais-no- contexto-escolar/  AMARAL, S. F. A TV Digital Interativa no Espaço Educacional. Jornal da Unicamp, set. de 2003. Disponível em:


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google