A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiências do Grupo NUTED

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiências do Grupo NUTED"— Transcrição da apresentação:

1 Experiências do Grupo NUTED
Editais promovidos pela SEAD

2 Objetos de aprendizagem para formação de professores
No contexto cibercultura, percebe-se a necessidade de atualizar professores acerca das tecnologias e da educação. A partir de editais da SEAD, estão sendo desenvolvidos objetos de aprendizagem para formação de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Equipe interdisciplinar de educadores e webdesigners.

3 Contexto das tecnologias nas escola
As tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s) estão cada vez mais presentes na sala de aula; Professores e alunos relacionam-se com o saber e com a aprendizagem de formas diferentes. O professor precisa estar atento às novas demandas de seus alunos refletindo constantemente sobre sua prática pedagógica, abrangendo as possibilidades de trabalho educativo, possibilitado pelas TIC’s.

4 Desenvolvimento de objetos de aprendizagem
Projetos GEIN e NUTED: Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD (Educação a Distância) e a cibercultura (2006); Construindo Saberes na Educação Infantil (2007); Espaços digitais na Ciberinfância (2008). Professor 2.0: buscando práticas criativas na Web (2009)

5 Objetivos Fornecer subsídios para que o educador infantil possa contextualizar o trabalho com a TICs na sala de aula. Proporcionar um debate acerca da sociedade em rede, ciberinfância e suas influências na educação.

6 Projetos NUTED Instrumentalização em EAD Arquitetando a EAD
Desenvolvimento de objetos de aprendizagem Projetos NUTED Instrumentalização em EAD Arquitetando a EAD Gestionando a EAD Competências na EAD

7 Objetivos Colaborar para a ampliação das discussões EAD, informática na educação e planejamento em AVA na perspectiva das arquiteturas pedagógicas.

8 Página do projeto: http://www.nuted.ufrgs.br/objetos
Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Projeto 2006 Temas: Ciberinfância, Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil e Produzindo Infâncias. Página do projeto:

9 Objetivo: discutir a infância on-line ou Ciberinfância.
Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura OA: Ciberinfância Objetivo: discutir a infância on-line ou Ciberinfância. Desafios: TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação); Saúde e Computador; Computador, Infância e Escola; Prós e Contras; História da Infância; Ciberinfância; e Projeto.

10 Ciberinfância Telas de entrada Tela dos Desafios
Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Ciberinfância Telas de entrada Tela dos Desafios

11 Arquiteturas Pedagógicas para
Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil Objetivo: discutir as questões acerca de planejamento pedagógico na Educação Infantil, especialmente vinculando-o aos ambientes virtuais de aprendizagem no desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas. Desafios: é composto de 3 módulos, sendo que cada um deles possui de 2 a 3 desafios baseados nas questões “o que é” e “como fazer”.

12 Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil
Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil Tela do Módulo Arquiteturas Pedagógicas Tela dos Módulos

13 Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura
Produzindo Infâncias Objetivo: discutir teoricamente questões históricas, sociais, culturais, políticas que perpassam e produzem as infâncias. Desafios: Políticas para a Infância; Mídias; História da Infância; Gênero, Sexualidade e Corporeidade; Artes; Brinquedos e Brincadeiras; Afetividade; e Artigo.

14 Produzindo Infâncias Telas de entrada Tela dos Desafios
Produzindo Professores de Educação Infantil para EAD e a Cibercultura Produzindo Infâncias Telas de entrada Tela dos Desafios

15 Página do projeto: http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/objetos (2007)
Construindo saberes na Educação Infantil Projeto 2007 Objetivos: repensar e colocar em suspenso a questão das infâncias; debater e conhecer um pouco mais sobre o modo de pensar das crianças no que se refere à formação dos símbolos, partindo dos diferentes tipos de jogos nessa faixa etária. Página do projeto: (2007)

16 Construindo saberes na Educação Infantil
Outras Infâncias Tema central: as infâncias. Objetivo: discutir alguns tipos de infâncias, partindo não de verdades absolutas, mas de verdades em suspenso, a fim de problematizá-los e procurar compreendê-los. Desafios: Infância em Situação de Rua; Infância Trabalhadora; Infância em Situação de Risco; Infância "Executiva“.

17 Construindo saberes na Educação Infantil
Outras Infâncias Tela inicial Telas do desafio

18 A formação do símbolo na criança (FORMSIM)
Construindo saberes na Educação Infantil A formação do símbolo na criança (FORMSIM) Objetivo: estudar a formação do símbolo na criança a partir da obra de mesmo nome do epistemólogo Jean Piaget. Desafios: Faz-de-Conta (jogo simbólico), Jogo de Construção, Jogo de Regras, Imagem x Texto.

19 Construindo saberes na Educação Infantil
FORMSIM Telas do desafio Tela inicial

20 Espaços digitais na Ciberinfância
Projeto 2008 A produção da cultura infantil e os espaços digitais Software Social na Educação Infantil

21 Espaços digitais na Ciberinfância
A produção da cultura infantil e os espaços digitais Trabalho com linhas do tempo, mostrando a evolução dos espaços digitais das crianças, suas implicações pedagógicas e culturais. Desafios: (1) os primeiros jogos para computador; (2) os softwares educativos; (3) os portais comerciais e (4) os softwares sociais.

22 A produção da cultura infantil e os espaços digitais
Telas inicial

23 Software Social na Educação Infantil
Espaços digitais na Ciberinfância Software Social na Educação Infantil Objetivo: enfocar o uso/aplicação do software social no espaço pedagógico da Educação Infantil. Desafios: (1) a metamorfose da sala de aula atual; (2) o novo perfil dos alunos e professores; (3) apresentação de diversos softwares sociais que podem ser usados com crianças e (4) formas de construção e formulação de propostas pedagógicas utilizando software social. Página do projeto: (2008).

24 Software Social na Educação Infantil
Telas inicial

25 Cursos de Formação Cursos de extensão para professores de educação infantil: Curso: “Planeta ROODA: planejando novas práticas em ambientes virtuais”. Curso: “Oficina de Arquiteturas Pedagógicas para Educação Infantil”. Curso “Uso do Planeta Arte: formação de professores de Educação Infantil e Séries Iniciais”. Utilizou-se o AVA Planeta ROODA e os Objetos de Aprendizagem para formação de professores.

26 Cursos de Formação Resultados
A utilização dos OAs auxiliou na reflexão sobre a prática pedagógica junto à ciberinfância, através de desafios que relacionavam o cotidiano escolar com o uso das TIC´s. A reflexão na ação permitiu aos professores refletir e confrontar o seu conhecimento prático anterior com situações novas, podendo assim criar novas perspectivas sobre o seu trabalho e sua ação docente.

27 Validação dos OAs Os objetos de aprendizagem desenvolvidos atingiram os objetivos propostos. Nesta perspectiva, o grupo tem mantido o padrão de atividades desafiadoras e priorizando a navegação não linear nos OAs. Pretende-se que, por meio do estabelecimento dessas linhas mestras na construção de objetos de aprendizagem, seja possível criar um padrão para a construção de objetos de aprendizagem interativos.

28 COMVIA O COMVIA é um objeto de aprendizagem sobre COmunidades VIrtuais de aprendizagem. Conta com oito recursos e um agente animado, o COMVI. Teorias de Base Conteúdos Desafios Glossário Guia do COMVIA Biblioteca TV COMVIA Ajuda

29 Objetivos Orientar o aprendiz na compreensão e utilização das CVA's em sua prática pedagógica. Propor atividades que exploram diferentes recursos tecnológicos e que podem ser empregados em diferentes campos de atuação, visando a instrumentalização teórica e prática. Oferecer um espaço para discussão conceitual acerca das CVA's, relacionando as vivências dos alunos para a construção de comunidades virtuais.

30 Trabalho com projetos Objeto de aprendizagem sobre projetos educacionais Glossário – porta mapas Cafezinho on line (chat) – mesa cafezinho Interdisciplinaridade – armário Sites Interessantes - globo Biblioteca Virtual – estante com livros Desafios – livros sobre a mesa Concepções Teóricas – quadros na parede Apresentação - professor Videoteca - telão Desenvolvendo Projetos – quadro negro Feedback – professora no computador Ajuda – ponto de interrogação

31 Objetivos Demonstrar e confrontar os diferentes tipos de projetos educacionais: Projetos de Ensino, Projetos Pedagógicos, Projetos de Aprendizagem, Projetos Interdisciplinares, Projetos de Trabalho; Promover a análise das características de cada tipo de projeto em relação aos objetivos, concepções pedagógicas, papel do professor, papel do aluno, avaliação, modo de execução, organização, estrutura e forma de trabalho com o aluno;

32 Tecnologias de suporte ao
trabalho coletivo Este objeto conta com 10 recursos: Groupware Cibercultura Interação Escrita Coletiva Blogs Tic’s Manual Dicionário Desafios Links nteressantes

33 Objetivos Propiciar aos participantes um embasamento teórico-prático sobre o trabalho coletivo, abordando de forma mais ampla, conceitos ligados à área de Computer Supported Cooperative/Colaborative Learning (CSCL) Trabalhar a construção de textos coletivos e suas varias formas de hipertextualização (no processo e no produto final), de acordo com o paradigma educacional utilizado. Promover o debate acerca das semelhanças/diferenças entre as ferramentas disponibilizadas na Web e como a escrita coletiva interfere na coordenação coletiva de ações entre os participantes.

34 Instrumentalização em EAD
ARQUEAD PEDESIGN

35 Objetivos Realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Arquiteturas Pedagógicas para EAD. Apresentar possibilidades de Arquiteturas Pedagógicas e seus componentes: o planejamento pedagógico, as ferramentas, os recursos tecnológicos e os conteúdos de ensino.

36

37 ARQUEAD Frames dos vídeos do personagem “Professor”

38 PEDESIGN

39 Tela inicial

40 Gestionando a EAD Objetos: GESTEAD AVALEAD

41

42 Tela inicial

43

44 Competências para EAD

45


Carregar ppt "Experiências do Grupo NUTED"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google