A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 VISÃO Aonde a empresa quer chegar Explicitação do que se idealiza
Envolve desejos, valores, vontades, sonhos e ambição. MISSÃO VISÃO Identifica o negócio O que se “sonha” para o negócio É a partida É a chegada “Carteira de identidade” “Passaporte” Identifica “quem somos” Projeta “quem desejamos ser” Foco do presente para o futuro Foco no futuro Permanente Mutável

3 VISÃO CARÁTER SUBJETIVO:
É UM ‘SIMBÓLICO IMAGINÁRIO’ E NÃO PODE SER MEDIDO – SER RECONHECIDO COMO... CARÁTER OBJETIVO: SE REFERE A UMA SITUAÇÃO FUTURA QUE SURGIRÁ A PARTIR DO QUE SE FAZ NO PRESENTE – AÇÕES PARA O RECONHECIMENTO

4 VISÃO Valores São os preceitos essenciais e permanentes de uma organização. Não requerem nenhuma justificativa externa. Representam “valor pessoal profundo”. Não existem, portanto, valores universalmente corretos. Valores (imutáveis), não devem ser confundidos com práticas operacionais, estratégias comerciais ou normas culturais (que devem estar abertas a mudanças). Se as circunstâncias mudassem e passássemos a ter uma desvantagem pelo fato de abraçar este valor, continuaríamos, assim mesmo, a defendê-lo?

5 VISÃO Valores não devem ser genéricos Honestidade Qualidade/Excelência
Profissionalismo Integridade Respeito

6 VISÃO VALORES SÃO ASPECTOS QUE BALIZAM A CONDUTA EMPRESARIAL E FAZEM PARTE DA IDEOLOGIA DE NEGÓCIO. SÃO ASPECTOS QUE A EMPRESA ACREDITA QUE FARÃO A DIFERENÇA A DESPEITO DAS MUDANÇAS DE MERCADO.

7 VISÃO VALORES A VISÃO ESTABELECIDA A PARTIR DE VALORES PROMOVE UM DIRECIONAMENTO MAIS AUTÊNTICO, IMUTÁVEL, APESAR DAS MUDANÇAS DO MERCADO

8 METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MISSÃO O que há no ambiente? Para onde queremos ir? VISÃO DE FUTURO O que temos na empresa? ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE ORGANIZACIONAL Forças e fraquezas Oportunidades e ameaças OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL IMPLEMENTAÇÃO AVALIAÇÃO CONTROLE O que devemos fazer?

9 ANÁLISE DO AMBIENTE "O futuro não é predeterminado. É, pelo menos em parte, sujeito à nossa influência. O nosso interesse deve ser, pois, focalizar futuros previsíveis tanto quanto os que são possíveis e prováveis." Alvin Toffler

10 ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE EMPRESARIAL
CONSTITUI-SE NO CONTEXTO HISTÓRICO E ESPACIAL QUE A EMPRESA ATUA. SEU CONCEITO TEM INSPIRAÇÃO NA ECOLOGIA – DA MESMA MANEIRA QUE NO MEIO AMBIENTE ECOLÓGICO, POSSUI DIVERSOS “ORGANISMOS” VIVOS INTERAGINDO, INFLUENCIANDO E SENDO INFLUENCIADOS UNS PELOS OUTROS E, AINDA, POR FATORES DIVERSOS.

11 ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE EMPRESARIAL PODE SER DIVIDIDO EM:
EXTERNO: GERAL E OPERACIONAL INTERNO: ORGANIZACIONAL, RELATIVO À PRÓPRIA EMPRESA

12 ANÁLISE DO AMBIENTE ANÁLISE DO AMBIENTE
Processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão. MAS O QUE SÃO OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS?

13 ANÁLISE DO AMBIENTE Oportunidades: são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente. Ameaças: são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afetá-la negativamente.

14 ANÁLISE DO AMBIENTE Forças: são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho. Fraquezas: são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.

15 ANÁLISE DO AMBIENTE - Ambiente Externo Geral e Operacional
(Oportunidades e Ameaças) Ambiente Interno ou Organizacional (Forças e Fraquezas)

16 ANÁLISE DO AMBIENTE EXEMPLO
Até a década de 70, o padrão de consumo do norte-americano médio para automóveis de passeio consistia em buscar automóveis grandes, confortáveis, luxuosos, mas que consumiam bastante combustível. Com a crise do petróleo no início daquela década, o panorama começou a mudar: os clientes passaram a buscar automóveis menores e mais econômicos. Como os grandes fabricantes não perceberam isto de imediato, quem se aproveitou desse ponto cego foram os fabricantes japoneses que no início da década tinham uma irrisória participação no mercado e chegaram a obter cerca de 20% no começo da década seguinte.

17 EVOLUÇÃO DO ENFOQUE ESTRATÉGICO
ANÁLISE DO AMBIENTE EVOLUÇÃO DO ENFOQUE ESTRATÉGICO PERÍODO ENFOQUE 1910/1935 ESTRUTURA 1935/1955 PRODUTIVIDADE 1955/1970 SISTEMAS 1970/1980 ESTRATÉGIA 1980/1985 CULTURA 1985/1989 INOVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DA COMPLEXIDADE ...CHEGAMOS AOS DIAS DE HOJE Jornal 2030

18 ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESA AMBIENTE GERAL COMPONENTE TECNOLÓGICO
AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE SOCIAL MÃO DE OBRA FORNECEDOR EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE ECOLÓGICO CONCORRÊNCIA CLIENTE COMPONENTE LEGAL COMPONENTE ECONÔMICO COMPONENTE DEMOGRÁFICO

19 AMBIENTE GERAL Componente TECNOLÓGICO Internet Telecomunicações
Automação e informática Biotecnologia e Engenharia genética Redução do ciclo de vida dos produtos

20 AMBIENTE GERAL Componente POLÍTICO
Políticas e critérios de decisão aplicadas ao regime de governo Clima político e ideológico em geral Tendências ideológicas: influenciam políticas fiscal, tributária, de emprego e renda, saúde pública, educação...etc

21 AMBIENTE GERAL Componente ECONÔMICO Estabilização econômica
Globalização Fusões e aquisições Crescimento dos serviços (GE e IBM)

22 AMBIENTE GERAL Componente DEMOGRÁFICO
Características da população – raça, religião, distribuição geográfica, dist por sexo e idade...etc Crescimento populacional Cultura: hábitos, comportamento, conhecimento, costumes...etc

23 AMBIENTE GERAL Componente LEGAL Incentivos fiscais
Mudanças na legislação: leis da falência, micro empresa, seca etc Monopólios e concessões

24 AMBIENTE GERAL Componente ECOLÓGICO
Ecossistema; todo o quadro físico e natural que rodeia a empresa. Clima, vegetação, agentes poluidores, etc -

25 AMBIENTE GERAL Componente Social Envelhecimento da população
Preocupação com saúde, estética e ecologia Incorporação da mulher ao mercado de trabalho Transformação da família Aumento das taxas de violência * * *

26 ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESA AMBIENTE GERAL COMPONENTE
ECONÔMICO AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE SOCIAL MÃO DE OBRA FORNECEDOR EMPRESA COMPONENTE POLÍTICO COMPONENTE ECOLÓGICO CONCORRÊNCIA CLIENTE COMPONENTE TECNOLÓGICO COMPONENTE LEGAL COMPONENTE DEMOGRÁFICO

27 ANÁLISE DO AMBIENTE - Ambiente Externo Geral e Operacional
(Oportunidades e Ameaças) Ambiente Interno ou Organizacional (Forças e Fraquezas)

28 ANÁLISE DO AMBIENTE AMBIENTE OPERACIONAL É O AMBIENTE DE INTERAÇÃO MAIS PRÓXIMO À ORGANIZAÇÃO, CONSTITUÍDO POR CLIENTES, FORNECEDORES, PRODUTOS E SERVIÇOS SUBSTITUTOS ETC. EXPRESSÕES COMO “SETOR” E “INDÚSTRIA” TAMBÉM SÃO USADOS PARA CARACTERIZÁ-LO. EX: SETOR DE TRANSP AÉREO, DE PAPEL, DE ELETRODOMÉSTICOS. INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, DE CALÇADOS

29 Muitos estudos foram desenvolvidos a respeito deste enfoque ambiental e o mais influente deles, desenvolvido pelo professor Michael Porter, se chama análise estrutural da indústria. Seu foco é o estudo da estrutura de um setor e identifica as cinco forças mais comuns que as empresas enfrentam em seus ambientes competitivos e, por isso mesmo, o estudo também é conhecido como modelo das cinco forças.

30 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estrutural da Indústria - setor
(Modelo das Cinco Forças de Porter) Ameaça de novos entrantes Rivalidade entre as empresas existentes Ameaça de substitutos (bens ou serviços) Poder de negociação dos compradores Poder de negociação dos fornecedores

31 FORÇAS QUE DIRIGEM A CONCORRÊNCIA NO SETOR
ENTRANTES POTENCIAIS Ameaça de novos entrantes CONCORRENTES INDÚSTRIA Rivalidade entre as empresas existentes Poder de negociação dos fornecedores FORNECEDORES COMPRADORES Poder de negociação dos compradores Ameaça de produtos substitutos Aqueles que exercem a mesma função SUBSTITUTOS

32 AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Ciclo de Vida do Setor Introdução
Crescimento Maturidade Declínio

33 CICLO DE VIDA DO SETOR Vendas Tempo Maturidade Crescimento Declínio
Introdução Tempo

34 2 3 CICLO DE VIDA DO SETOR 4 3 4 1 2 5 3 4 1 1 1 5 2 5 Vendas 4 5 2 3
Cinco Forças de Porter 1 – Novos concorrentes 2 – Rivalidade entre empresas do ramo 3 – Produtos substitutos 4 – Poder de negociação dos compradores 5 – Poder de negociação dos fornecedores Vendas Maturidade 1 2 5 3 4 1 4 5 2 3 Declínio 2 4 3 1 5 3 4 1 2 5 Introdução Crescimento Tempo

35 AMBIENTE OPERACIONAL Análise do Tamanho e Crescimento do Mercado
Estimativas Unidades físicas ou Valor monetário das transações

36 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência
Nível de concorrentes – FOCO DA CONCORRÊNCIA Fatores críticos de sucesso

37 MESMO PRODUTO OU CLASSE
AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência COMO SABER QUEM SÃO MEUS CONCORRENTES? Nível de concorrentes (foco) QUAL DESEJO QUERO SATISFAZER? O QUE COMER? QUAL TIPO DE DOCE? QUAL MARCA EU QUERO? CONCORRENTES EM GERAL OU DE DESEJO COMIDA DE FORMA BATATA FRITA DOCES SANDUICHE INDUSTRIAIS BARRA DE CHOCO BOMBOM BALAS DE MARCA LACTA NESTLE HERSHEY’S PRODUTOS SIMILARES PREÇOS SEMELHANTES DINHEIRO MESMO FIM MESMO PRODUTO OU CLASSE

38 AMBIENTE OPERACIONAL Análise Estratégica da Concorrência
Atributos específicos - Pontos fortes e fracos dos concorrentes Fatores críticos de sucesso FATORES SEM OS QUAIS A EMPRESA NÃO TEM CHANCES DE TER SUCESSO NO SETOR *

39 EXEMPLOS FORÇA DA MARCA, FORÇA DE VENDAS, LIDERANÇA, TECNOLOGIA, RAPIDEZ, TRADIÇÃO, PREÇO, ATENDIMENTO, ESPECIALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO. Telefonia – preço Gráfica – rapidez na entrega POUCOS E VARIADOS POR SETOR

40 ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESA AMBIENTE GERAL COMPONENTE
ECONÔMICO AMBIENTE OPERACIONAL COMPONENTE SOCIAL MÃO DE OBRA FORNECEDOR EMPRESA CONCORRÊNCIA CLIENTE COMPONENTE TECNOLÓGICO COMPONENTE LEGAL

41 GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Prof. Marcelo Lisboa Luz


Carregar ppt "GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google