A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOVEM SENADOR Programa Senado Jovem Brasileiro O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com alterações pela Resolução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOVEM SENADOR Programa Senado Jovem Brasileiro O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com alterações pela Resolução."— Transcrição da apresentação:

1 JOVEM SENADOR Programa Senado Jovem Brasileiro O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com alterações pela Resolução n nº 48, de 2012. Integram o programa: O Concurso de Redação do Senado Federal O Projeto Jovem Senador Programa Senado Jovem Brasileiro 6º Concurso de Redação do Senado Federal 3ª edição do Projeto Jovem Senador

2 Os vencedores do Concurso de Redação, em cada um estados e no Distrito Federal, participarão da edição Projeto Jovem Senador anual do Projeto Jovem Senador, representando a respectiva unidade da Federação.

3 OBJETIVOS Incentivar as escolas públicas Incentivar as escolas públicas dos estados e do Distrito Federal a estimularem seus alunos a refletirem sobre o exercício da cidadania e o conhecimento sobre o processo democrático. Estimular a discussão Estimular a discussão acerca do processo democrático de escolha dos nossos representantes.

4 Contribuir para Contribuir para o processo de formação da cidadania, incentivando a participação política. Proporcionar aos estudantes Proporcionar aos estudantes, os futuros formadores de opinião e eleitores, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo Brasileiro. Estimular o relacionamento Estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

5 DEPOIMENTO Jovem Senador 2011 – Rodolfo Vieira Fontenele

6 REDAÇÃO | Tema Buscar voz para ter vez: “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação cidadania, democracia e participação”

7 PÚBLICO Estudantes até 19 anos. Estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais e do DF, com idade até 19 anos. Professores e diretores Professores e diretores de escolas públicas estaduais e do DF que oferecem ensino médio.

8 DEPOIMENTO Professor Mauro Demício

9 PARTICIPAÇÃO | Escolas e estudantes kit de divulgação Envio de kit de divulgação do Jovem Senador ao ensino médio das escolas públicas estaduais e do DF. 18.602 escolas receberam o kit de divulgação do 5º Concurso de Redação 320.618 alunos Foram atingidos pelo concurso (conforme informações fornecidas pelas escolas nas fichas de inscrição)

10 SELEÇÃO |Jovens Senadores As escolas trabalham o tema com seus alunos em sala de aula e, dentre as redações produzidas, uma é escolhida para representá-la e ser enviada à Secretaria de Educação. A Secretaria de Educação forma uma comissão julgadora e escolhe a melhor redação de seu estado. A Comissão Julgadora do Senado Federal escolhe entre as 27 redações enviadas pelas Seducs o 1 º, 2 º e 3º lugares ganham também troféus. Viagem a Brasília para atuar como Jovens Senadores e recebem, cada um, um notebook, medalhas e os 3 primeiros lugares ganham também troféus.

11 PREMIAÇÃO | Alunos Projeto Jovem Senador Participação da edição anual do Projeto Jovem Senador Alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão troféus. microcomputadorportátil Todos os alunos finalistas receberão um microcomputador portátil, além de certificado de classificação no concurso e medalha. livreto As redações dos alunos finalistas irão compor um livreto da 6º Edição do certame. viajar para Brasília Todos os alunos finalistas, um de cada Unidade da Federação, serão convidados a viajar para Brasília com as despesas de transporte aéreo, traslados em Brasília, hospedagem e alimentação pagas pelo Senado Federal, para participar do Projeto Jovem Senador. se menor de 18 anos. O aluno finalista pelo Distrito Federal também se hospedará no hotel e terá direito a um acompanhante, se menor de 18 anos.

12 PREMIAÇÃO | Escolas finalistas kit Todas as escolas em que estudam os 27 alunos finalistas receberão: um kit com publicações das Edições Técnicas do Senado Federal, documentários produzidos pelos veículos de comunicação do Senado pertinentes ao ensino médio e certificado de participação no concurso. escolas em que estudam os alunos classificados nos três primeiros lugares As escolas em que estudam os alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), conforme abaixo especificado: quatro computadores 1º lugar: quatro computadores (desktops) para uso coletivo da escola; dois computadores 2º lugar: dois computadores (desktops) para uso coletivo da escola; e um computador 3º lugar: um computador (desktop) para uso coletivo da escola.

13 LEGISLATURA DOS JOVENS SENADORES Sessão de posse Eleição da Mesa Diretora: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro- Secretário e Segundo-Secretário Formação de três comissões temáticas Discussão e deliberação de projetos nas comissões Discussão e deliberação de projetos em plenário Publicação dos projetos no Diário do Senado Federal

14 PROPOSIÇÕES Comissão de Direitos Humanos e Legislação ParticipativaOs projetos de lei aprovados pelos Jovens Senadores são despachados para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), na forma de Sugestões Legislativas Na CDH, cada Sugestão Legislativa é distribuída para um senador relator, para elaborar parecer tramitar normalmente no Senado Federal As Sugestões aprovadas pela CDH são convertidas em Projetos de Lei do Senado (PLS), de autoria da Comissão, e passam a tramitar normalmente no Senado Federal

15 Exemplos de proposições legislativas Projeto Jovem Senador a garantia de alocação de recursos orçamentários suficientes à consecução de padrão de qualidade do ensino. PLS nº 184, de 2012, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir, entre os princípios orientadores do dever do Estado com a educação, a garantia de alocação de recursos orçamentários suficientes à consecução de padrão de qualidade do ensino. para tornar obrigatória, na televisão, rádio, TV por assinatura e cinema, a veiculação de imagens de cunho educativo e cultural, bem como de conteúdo de utilidade pública. PLS nº 434, de 2012, que altera as Leis nº 4.117, de 27 de agosto de 1962, e nº 12.485, de 12 de setembro de 2011, e a Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, para tornar obrigatória, na televisão, rádio, TV por assinatura e cinema, a veiculação de imagens de cunho educativo e cultural, bem como de conteúdo de utilidade pública.

16 SUGESTÕES PROJETOS JOVEM SENADOR 2012 SUG - Sugestão nº02/2013 Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ementa: Dispõe sobre a obrigatoriedade de inserção da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Ensino Básico. SUG - Sugestão nº03/2013 adicional de especialização e de desempenho Ementa: Cria o adicional de especialização e de desempenho para os profissionais do magistério público da educação básica e dá outras providências.

17 GANHOS PARA OS JOVENS SENADORES Protagonismo juvenil Vivência dos processos da democracia representativa:  Experiência de formação para a cidadania e a participação política  Compreensão do processo de elaboração das leis  Aproximação com o Poder Legislativo

18 DIVULGAÇÃO Mídias sociais Mídias sociais | site, facebook, youtube e twitter kits Todo o material contido nos kits ficará disponível para download e impressão na página do Programa Senado Jovem Brasileiro mídias públicas mídias do Senado Federal Utilização de mídias públicas e mídias do Senado Federal apoiadores Busca de apoiadores para ajudar na divulgação nas mídias que dispõem (ex: veiculação do VT do Concurso nos cinemas) sistema de comunicação do Senado Federal A redação vencedora e a cerimônia de premiação são amplamente divulgadas pelo sistema de comunicação do Senado Federal entrevista Os alunos finalistas e todos os envolvidos no Concurso são requisitados a conceder entrevista aos veículos de comunicação do Senado Federal

19

20 Jovens Senadores EXPERIÊNCIA | Jovens Senadores

21 PARCERIAS MEC Ministério da Educação | MEC Conselho Nacional de Secretários de Consed Educação | Consed Secretarias de Educação dos estados e do Seducs Distrito Federal | Seducs

22

23 JOVENS SENADORES | 2012

24

25 E-mail: jovemsenador@senado.leg.brjovemsenador@senado.leg.br Site: www.senado.leg.br/jovemsenadorwww.senado.leg.br/jovemsenador Twitter: www.twitter.com/jovemsenadorwww.twitter.com/jovemsenador Facebook: Jovem Senador Endereço: Senado Federal – Secretaria de Relações Públicas Via N2, Anexo II, Bloco B, Térreo CEP: 70165-900 Brasília/DF Telefone: 3303-3388 (geral)

26 MÁRCIA YAMAGUTI CHERUBINI Coordenadora de Eventos Secretaria de Relações Públicas Senado Federal marciayc@senado.leg.br Contamos com o seu apoio.Obrigada!


Carregar ppt "JOVEM SENADOR Programa Senado Jovem Brasileiro O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com alterações pela Resolução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google