A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Marcus Soeiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Marcus Soeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Marcus Soeiro
Sistemas Organizacionais Professor Marcus Soeiro

2 Estratégia empresarial
Planejamento O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e empresas usam para administrar suas relações com o futuro. Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados É definir meios para possibilitar a realização de resultados É interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida a uma situação desejada, dentro de um intervalo de tempo. É tomar no presente decisões que afetam o futuro, para reduzir incertezas.

3 Estratégia empresarial
Processo de Planejamento Elaboração de planos Dados de entrada Processo de planejamento Informações Modelos e técnicas de planejamento Ameaças e oportunidades Projeções Decisões que afetam o futuro etc Análise e interpretação dos dados de entrada Criação e análise de alternativas Decisões Objetivos Recursos Meios de controle

4 Estratégia empresarial
Dados de entrada- são informações do presente, passado ou futuro, sobre o ambiente externo e os sistemas internos da organização. Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão. Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente. Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho. Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.

5 Estratégia empresarial
Processo de Planejamento – consiste em fazer análise e tomar decisões. Compreende: análise dos dados de entrada e criação, julgamento e seleção de alternativas, que é a decisão propriamente dita. Elaboração de um plano- o produto do processo de planejamento é a preparação de um plano. Em essência, um plano contém uma combinação de três componentes: objetivos, recursos e meios de controle.

6 Estratégia empresarial
Exercício aplicativo 1: Realizar um planejamento estratégico, observando as três etapas do planejamento, para as ações descritas abaixo: Compra de um imóvel Emagrecer 10 Kg Aumentar a venda de refringente de qualidade no nordeste

7 Estratégia empresarial
Tipos de planos: PLANOS PERMANENTES PLANOS SINGULARES Politicas Procedimentos -Missão e outros objetivos permanentes Cronogramas Calendários -Orçamentos Projetos

8 Estratégia empresarial
Exercício aplicativo 2: Uma companhia área esta criando uma estrutura nova no mercado. Para essa empresa faça um plano permanente e um plano singular. Pode realizar por sertor.

9 SUN TZU - A ARTE DA GUERRA - foi um general chinês que
Estratégia empresarial SUN TZU - A ARTE DA GUERRA - foi um general chinês que viveu no século IV AC e que no comando do exército real e acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu A ARTE DA GUERRA, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra. 

10 Estratégia empresarial
Alguns capítulos do livro a Arte da Guerra: 1 Estimativa – “A guerra é um dos assuntos mais importantes do Estado. É o campo onde a vida e a morte são determinadas. É o caminho da sobrevivência ou da desgraça de um Estado. Assim, o Estado deve examinar com muita atenção este assunto antes de buscar a guerra”. 

11 Estratégia empresarial
Capitulo 2-Gerenciamento da Guerra “Quando você enviar as tropas para uma batalha, você deverá considerar que necessitará de mil carruagens velozes de guerra e mil carruagens pesadas de guerra, além de cem mil soldados.” 

12 Estratégia empresarial
Departamentalização – a forma de dividir entre os departamentos depende de princípios chamados de critérios de departamentalização. (Cliente, produto, área geográfica). O modo mais simples de departamentalização é o baseado em função.

13 Estratégia empresarial

14 Estratégia empresarial

15 Estratégia empresarial

16 Organograma funcional de departamentalização
Estratégia empresarial Organograma funcional de departamentalização

17 Estrutura divisional ou por produto
Estratégia empresarial Estrutura divisional ou por produto

18 Estratégia empresarial
Estrutura Geográfica

19 Tendência do mundo moderno
Estratégia empresarial Tendência do mundo moderno

20 Estratégia empresarial
Exercício aplicativo 3: Mostre que tipo de departamentalização a sua empresa possui.


Carregar ppt "Professor Marcus Soeiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google