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CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
CRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS E ESTRUTURAS CAPAZES DE ATENDER AOS NOVOS REQUISITOS DE DIFERENCIAÇÃO ADVINDOS DO MERCADO; CRIAÇÃO DE UMA NOVA GESTÃO ORGANIZACIONAL – CULTURA E COMUNICAÇÃO; BUSCA PELA INTEGRAÇÃO DAS DIVERSAS ESPECIALIDADES

2 CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
AGLUTINAÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS; VISÃO ORIENTADA PARA O MERCADO; TRABALHO CONJUNTO ENTRE O MERCADOLÓGICO E O INSTITUCIONAL LEITURA CONSTANTE E AMPLA DO MACRO-AMBIENTE COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL

3 CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
STAKEHOLDER GROUPS Consumidores Funcionários Investidores Fornecedores Comunidade Opinião pública Governo

4 CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Processo de pensar a comunicação Processo de perceber a comunicação Processo de utilizar eficazmente a comunicação

5 CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Comunicação como transferência de informação Comunicação como processo de troca – relacionamento Comunicação como ferramenta de controle – gestão Comunicação entre criatividade e coerção Comunicação participativa - diálogo

6 CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Criação de um mix de comunicação integrada Premissas: Consciência da importância de um planejamento estratégico Comunicação ocupando lugar estratégico Executivo com visão multidisciplinar Processo de gestão participativa

7 CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
“ Para sobreviver, como já vimos anteriormente, a empresa necessita criar mecanismos de informação que lhe capacitem conhecer o ambiente onde atua, o mercado onde deverá competir e o próprio ambiente interno que congrega sua estrutura” (Torquato, 1996:58)

8 CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
NOVO PARADIGMA COMUNICAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE DIFERENCIAÇÃO E ADAPTAÇÃO INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL

9 CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
“O mercado está passando por um processo de renovação, e as organizações que desejarem permanecer precisam ser rápidas na implementação de novos procedimentos, no domínio de novas linguagens e tecnologias e na maneira de se relacionar com seus públicos de interesse” (Bueno, 2003:22)

10 FAZER PRODUTOS E SERVIÇOS COM QUALIDADE
NOVOS ATRIBUTOS CONDIÇÕES DE TRABALHO ADEQUADAS REMUNERAÇÃO JUSTA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

11 MARCA X IMAGEM AO LONGO DO TEMPO COMERCIAL + ISNTITUCIONAL
EXCELÊNCIA DOS PRODUTOS CARÁTER INOVADOR POSTURA ÉTICA E TRANSPARENTE COERÊNCIA DE AÇÕES

12 INTERNAMENTE BOLETIM INFORMATIVO
MOTIVAÇÃO, ESTÍMULO, PARTICIPAÇÃO + CRIATIVIDADE BOLETIM INFORMATIVO PREMIAÇÕES DE ANIVERSÁRIO E TEMPO DE CASA CLASSIFICAÇÕES DE ESPORTE PARTICIPAÇÃO SELETIVA

13 “ Pesquisas realizadas nos últimos vinte anos mostram que os empregados têm desejos de comunicações muito simples. Desejam saber quais são os problemas, como a empresa lidará com eles e qual o seu papel, como empregados” (Corrado, 1994:49)

14 BOA COMUNICAÇÃO = AGREGAR VALOR MENSURÁVEL PARA A ORGANIZAÇÃO
RETORNO DO INVESTIMENTO: Aumentando a produtividade dos empregados Posicionando a organização de maneira efetiva com as clientelas externas Vendendo produtos ou serviços

15 BOA COMUNICAÇÃO = AGREGAR VALOR MENSURÁVEL PARA A ORGANIZAÇÃO
RETORNO DO INVESTIMENTO: Aumentando a produtividade dos empregados Posicionando a organização de maneira efetiva com as clientelas externas Vendendo produtos ou serviços

16 Composto da Comunicação Comunicação Organizacional
Comunicação Interna Comunicação Institucional Comunicação Mercadológica

17 Comunicação Interna Fluxos Redes formal e informal Veículos

18 Comunicação Institucional
Relações Públicas Jornalismo empresarial Assessoria de Imprensa Editoração multimídia Imagem corporativa Propaganda Institucional Marketing Social Marketing Cultural

19 Comunicação Mercadológica
Marketing Propaganda Promoção de vendas Feiras e Exposições Marketing Direto Merchandising Venda poessoal

20 “ De nada valem as estratégias modernas e sofisticadas de construção e defesa da imagem organizacional, que envolvem ações ligadas à publicidade, responsabilidade comercial, ambiental, social e histórica, se elas não chegam ao pessoal das oficinas, dos escritórios, da classe média, do chão de fábrica e da periferia da empresa – ou se não são compreendidas por eles” (Nassar, 2003:59)

21 “ Comunicação efetiva segue uma estratégia de co-alinhamento entre diversos interesses, preocupações e contribuições através do uso de um sistema de comunicação aberto e flexível que permite o co-alinhamento entre similaridades e diferenças dentro de um sistema inovador, flexível, eficiente e de rápida resposta” (Cushman & King, 1994:303)

22 Construção de uma FILOSOFIA
Ética Responsabilidade social Identidade organizacional Comunicação estratégica Comunicação Integrada Democracia na comunicação interna

23 Construção de uma FILOSOFIA Ética Responsabilidade Social
DNA de uma organização Base da cultura organizacional

24 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
FILANTROPIA Motivação humanitária Participação reativa Doador Ação por opção social do dirigente Resultados – gratificação pessoal Associação da imagem limitada Sem preocupação de relacionar-se com o Estado COMPROMISSO SOCIAL Sentimento de responsabilidade Participação pró ativa Ações integradas Incorporada na cultura da empresa Resultados – pré-estabelecidos Transparência na atuação, parceria com a sociedade e com o Estado

25 Construção de uma FILOSOFIA Identidade organizacional
Construção ao longo do tempo – alinhamento visão interna e visão externa Novos balizadores de mensuração

26 Construção de uma FILOSOFIA Comunicação Estratégica
Plano de comunicação conjunto Objetivo comum Integrada e participativa Superação do operacional pelo estratégico

27 Construção de uma FILOSOFIA
Comunicação Integrada, Flexível e Democrática COMUNICAÇÃO = CANAL CONDUTOR DE TODA A ESTRATÉGIA DA EMPRESA Diálogo, pensar Crítico e participação ativa Interação efetiva das áreas Identificação conjunta das soluções Flexibilidade e adaptação

28 Construção de uma FILOSOFIA
Comunicação Integrada, Flexível e Democrática PASSOS FUNDAMENTAIS: FORMULÇÃO IMPLEMENTAÇÃO INSTITUCIONALIZAÇÃO DISSEMINAÇÃO Feedback e Transformação


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