A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Sub-Projeto de Geografia Assis Chateaubriand Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva Profª Supervisora: Ms. Juliana Nóbrega Profª Coordenadora: Drª Josandra Melo Portfólio Digital

2

3 2º Semestre do Ano Letivo: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Escola Estadual Assis Chateaubriand Campina grande - PB

4 Aula do dia 09/07/2014 3º Ano Médio Tarde
Primeira semana de aula após o recesso escolar iniciamos na sala de aula, como será distribuído o projeto de intervenção para o segundo semestre do ano letivo, foi marcada as datas para a elaboração e visita em loco da zona leste de Campina Grande. Após o ocorrido, a turma respondeu um questionário da mulher na Geopolítica.

5 Aula do dia 09/07/2014 2º Ano Médio Tarde
Como na turma anterior, foi marcado a aula de campo para a zona leste da cidade, onde destacaremos as benfeitorias da região, logo em seguida foi passado um questionário do projeto, a mulher na Geopolítica, que faz parte do projeto de intervenção da pibidiana Gislayne.

6 Aula do dia 11/07/2014 2º Ano Médio Tarde
Hoje também foi aplicado o “questionário diagnostico’’ referente ao meu projeto de intervenção “Prazer, zona leste”. Logo após, discutimos a respeito da imensidão do projeto que também fará parte da mostra pedagógica escolar do ano vigente.

7 Aula do dia 11/07/2014 3º Ano Médio Tarde
Nesta aula que seria de Geografia, a professora Juliana cedeu para uma avaliação bimestral do componente de Matemática e, no local, do que seria aula normal fizemos uma festinha de despedida para Kalina, que teve que se ausentar do programa PIBID.

8 Aula do dia 16/07/2014 3º Ano Médio Tarde
Como vem acontecendo em todas as turmas participantes do programa PIBID, hoje foi aplicado um “questionário diagnóstico” junto a referida turma, referente ao meu projeto de intervenção; “Prazer, Zona Leste”. Em um segundo momento, foi dado continuidade as apresentações dos seminários, hoje com o tema; A História da Mulher, usando o exemplo de varias mulheres que prosperaram e mudaram a trajetória da mulher na História.

9 Aula do dia 18/07/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Hoje fomos convidados a participar a convite do Prof. de Português Gilberto para irmos juntos com a mesma turma ao aterro sanitário de Puxinanã, que recebe resíduos sólidos de todo o município e cidade de Campina Grande. Em anexo material utilizado pelos alunos.

10 Anexo de Material

11 Aula do dia 30/07/2014 3º Ano Médio Tarde
Discutiu-se em sala a elaboração do projeto de intervenção “A Mulher na Geopolítica” citando assim como exemplo: Zilda Aires, Madre Teresa de Calcutá, Dilma Rousseff, Princesa Isabel, Maria da Penha, Chiquinha Gonzaga entre outras...

12 Aula do dia 01/08/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Breve apresentação das Categorias Geográfica, usando como material didático slides, para a exposição do conteúdo utilizou-se como exemplo do cotidiano a vivência social e relação interpessoal dos mesmos, no entanto o (Espaço, Lugar, Território, Paisagem e Região), não haveria Geografia sem o ser humano sendo o fator principal do mesmo.

13 Aula do dia 06/08/2014 2º Ano Médio Tarde
Hoje abordamos em sala de aula o centro sul do Brasil, enfatizando a divisão regional, destacando as relações econômicas e culturais, mediante a apresentação e uma breve discussão em sala, foi pedido para que os discentes respondessem uma atividade a respeito do tema trabalhado.

14 Aula do dia 08/08/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Hoje no Assis Chateaubriand houve um plantão pedagógico com a participação de pais e professores. Objetivando a integração entre a família e a escola

15 Aula do dia 13/08/2014 3º Ano Médio Tarde
Hoje em uma primeiro momento da aula foi trabalhado o projeto: “A mulher na Geopolítica” dividindo as tarefas entre os alunos em escalas globais (Mundo, Brasil, Paraíba). Em um segundo momento foi trabalhado juntos os discentes no continente africano, enfatizando a contemporaneidade: Espaço territorial, vírus Ebola, conflitos: (Israel x palestina).

16 Aula do dia 13/08/2014 2º Ano Médio Tarde
Na aula de hoje a construção do conhecimento foi a partir do conteúdo “Energia e Meio Ambiente” dialética de Max (Espaço natural + Geografia) demonstrando que ser humano e meio ambiente andam juntos com relações múltiplas, explanou-se também a questão (Rio+20), protocolo de quioto, conferência do Japão, ao final propomos aos alunos que trouxessem uma imagem e a partir dela expusessem sobre a questão retratada, interligando os conteúdos estudados em sala.

17 Aula do dia 15/08/2014 2º Ano Médio Tarde
Na aula de hoje, continuou-se a discussão sobre o meio ambiente, enfatizamos a conferencia de estorcol na Suécia sobre a questão ambiental na década de 1970, sustentabilidade também foi um dos temas discutidos pelos alunos, no entanto foi debatido um pouco sobre o semiárido, enfatizando os estudos climáticos, onde estão caracterizado os aspectos da paisagem muitas vezes apresentando aridez. No final, pediu-se para cada aluno, pesquisar a respeito do tema e trazer suas colocações no próximo encontro.

18 Aula de campo , visita ao INSA (Instituto Nacional do Semiárido) dia 22/08

19 Aula do dia 27/08/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Após a visita ao INSA, foi trabalhado em sala de aula a produção de cartazes com atividades verbais e não verbais, com o intuito de demonstrar e efetivar o aprendizado adquirido na aula de campo.

20 Aula do dia 03/09/2014 3º Ano Médio Tarde
Hoje foi apresentado as atividades desenvolvidas sobre a Região Nordeste, usando como comparativo o semiárido visto no INSA, desconstruindo a imagem midiática e preconceituosa do nordestino Brasileiro em todo o país.

21 Aula do dia 10/09/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Ensaio e planejamento junto com os alunos para a efetivação do projeto “A Mulher da Geopolítica” da PIBIDIANA Gislayne Apareceda, confecção de cartazes, ensaio de peça teatral, debates de temas relacionados a mulher.

22 Aula do dia 19/09/2014 3º Ano Médio Tarde
Dia de aplicação de prova, cujo conteúdo foi; Oriente Médio... Retratando o Médio Oriente ou Oriente Médio, enfatizando que é um termo que se refere a uma área geográfica em volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo . Lembrando que é um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico, envolvendo os conflitos existentes e as questões religiosas.

23 Aula do dia 19/09/2014 2º Ano Médio Tarde
Hoje foi usada a aula para aplicação do questionário referente a aula de campo ao INSA, objetivando a absorção do conhecimento adquirido. Propondo um debate sobre questões vivenciadas e propostas implantadas no lugar visitado, fazendo-se peça fundamental do desenvolvimento adquirido.

24 24/ 09 Aula de campo do meu projeto: “Prazer, Zona leste”

25 Um pouco do projeto: “Prazer, zona leste”
O projeto de intervenção “Prazer, zona leste” proporcionado pelo PIBID/CAPES/UEPB na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand na cidade de Campina Grande – PB, por intermédio do aluno bolsista de licenciatura pelo subprojeto de Geografia, começou a ser desenvolvido a partir da perspectiva do lugar, procurando colocar em foco a dinâmica conjuntural do mesmo, trazendo para o conhecimento da comunidade escolar e acadêmica a enorme contribuição que a região teve e tem para uma positiva visão a Rainha da Borborema, resultando os espaços públicos de convivência social. Desta forma (Lefebvre) relata: O espaço social é a materialização da existência humana. O espaço assim compreendido é uma dimensão da realidade. Esta amplitude, de fato, oferece diferentes desafios para a Geografia que tem o espaço como categoria de análise e necessita estudá-lo para construir com sua compreensão e transformação. (LEFEBVRE, 1991, p. 102).

26 Do dia 22 à 25 de Setembro Participação no COBESC (Colóquio Brasileiro de Educação na Sociedade Contemporânea) Campus da UFCG Campina Grande – PB, apresentação Oral do Artigo, cujo tema é: A Formação do Professor de Geografia a Partir da Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência.

27 Aula do dia 26/09/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Culminância do projeto “A Mulher da Geopolítica”

28 Aula do dia 08/10/2014 3º Ano Médio Tarde
Em um primeiro momento deu-se continuidade as duvidas e questionamentos sobre o INSA... Logo após, em um segundo momento adentramos ao assunto; Paraíba enquanto lugar, Europa enquanto Região e Brasil e suas riquezas, deixando de lado os estereótipos midiáticos e fundamentando a partir do livro didático.

29 Aula do dia 15/10/2014 2º Ano Médio Tarde
Aula sobre as relações industriais brasileiras com o mundo, fatores econômicos que contribuem para a evolução, citando as grandes potencias mundiais, as contribuições efetivas do Brasil em desenvolvimento. Após as indagações, foi proposto para os alunos um fichamento do capitulo do livro em questão.

30 Aula do dia 22/10/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Mediante a aproximação da ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), resolvemos aplicar um teste vocacional motivador com as turmas vigentes.

31 Aula do dia 29/10/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Aula preparatória com dicas, revisão para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) Trabalhamos: Teorias demográficas, Hidrografia, Relevo, Clima, Vegetação, possíveis temas de redação, categorias Geográficas entre outros... Após a revisão geral, procuramos tirar as duvidas individualmente .

32 Aula do dia 05/11/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Continuando na semana ENEM, aluno Assis Chateaubriand rumo as aprovações, hoje discutimos as possibilidades, vídeos a respeito do exame, resolução de questões anteriores, tratando então dos seguintes temas: População, pirâmides etárias, ecossistemas.

33 Aula do dia 12/11/2014 3º Ano Médio Tarde
Hoje a aula foi pautada nos temas: climas, relações industriais e fatores econômicos, discutimos a respeito dos mesmo e ao termino construímos uma redação como forma de efetivar o conhecimento.

34 Aula do dia 17/11/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Dia de provas para as turmas do ensino médio! Semana de provas no Assis Chateaubriand. 4º Bimestree!

35 No dia 21 e 22 de Novembro de 2014 Participação no IV ENID (Encontro de Iniciação à Docência) Campus da UEPB Campina Grande – PB, apresentação em pôster do Artigo; Campina Grande e suas Singularidades: Olhares sobre a Organização Espacial da Zona Leste por meio da Intervenção do PIBID de Geografia da UEPB.

36 Aula do dia 26/11/2014 3º Ano Médio Tarde
Hoje a aula foi diversificada, com a presença de estagiários da UEPB, juntos construímos cartazes a cerca de temas transversais ...

37 De 1 a 3 de Dezembro de 2014 Participação no CINTEDI (Congresso Internacional de Educação e Inclusão) Campus da UEPB Campina Grande – PB, apresentação em Oral do Artigo; A Formação Inicial em Geografia e o Papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

38 Aula do dia 05/12/2014 2º e 3º Ano Médio Tarde
Hoje juntamos as turmas com o intuito de planejarmos o momento de culminância do meu projeto de intervenção “Prazer, zona leste” com um olhar geográfico sobre a zona leste de Campina Grande... Assim juntos ensaiamos o Sarau Geográfico, onde juntos, iremos compartilhar os momentos de aprendizagem que tivemos durante todo o tempo de desenvolvimento das atividades do projeto.

39 09 de Dezembro de 2014 Culminância do meu Projeto de intervenção PRAZER, ZONA LESTE!

40 Fim do 2º semestre do ano letivo e a palavra mágica é OBRIGADO!
Agradecimentos: Agradeço primeiramente a Deus e imensamente a cada um que de maneira muito especial estiveram presente durante todo ano letivo juntamente com o PIBID no Assis Chateaubriand. Fim do 2º semestre do ano letivo e a palavra mágica é OBRIGADO!


Carregar ppt "Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google