A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
A NUTRIÇÃO é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças. ALIMENTAR é o ato voluntário de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes. NUTRIENTES são substâncias encontradas nos alimentos : proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, sais minerais e água. Cada uma dessas substâncias possui uma função específica no organismo.

2 PIRÂMIDE ALIMENTAR . Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável. ( RDC 39 ANVISA)

3 Nova Pirâmide Alimentar
Nível 1 (Base) - Grupo 1: Produtos de panificação, cereais e derivados, outros grãos, raízes e tubérculos = 8 porções diárias. Nível 2 - Grupo 2: Legumes e Verduras = 3 porções diárias; Grupo 3: Frutas e sucos de frutas = 3 porções diárias. Nível 3 - Grupo 4: Leite e Derivados = 3 porções diárias; Grupo 5: Carnes e Ovos = 2 porções diárias; Grupo 6: Leguminosas = 1 porção diária. Nível 4 - Grupo 7: Óleos e gorduras = 2 porções diárias; Grupo 8: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos = 2 porções diárias. ( RDC 39 ANVISA)

4 Caloria Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água.

5 Alimentos Funcionais Aqueles que conferem ao organismo efeito protetor, preventivo e recuperador. EXEMPLOS: . . .osteoporose = soja = prevenção .enfermidades cardíacas = azeite de oliva = proteção . Pós-operado = vitamina C = recuperação

6 Previner do excesso de informações:
Diante dos novos conceitos de nutrição e do crescente interesse da indústria alimentícia no lançamento de produtos, o Procon faz um alerta à população. Veja alguns itens: O consumidor pode beneficiar-se muito mais facilmente das qualidades funcionais das frutas, verduras e cereais integrais do que dos alimentos industrializados. Tenha cautela diante do marketing ostensivo que acompanha muitos desses produtos industrializados, avaliando os reais benefícios de seu consumo. Todo alimento in natura é, por princípio, funcional. Traz em si a essência dos benefícios alegados pelos fabricantes de alimentos funcionais. Sabe-se, por exemplo, que o ômega 3 (ácido graxo que pode reduzir o nível de colesterol) é encontrado em quantidades maiores em seu produto de origem, como atum, salmão, arenque, sardinha e bacalhau.

7 RDC 39 ANVISA Resolução - RDC nº 39, de 21 de março de 2001 D.O. de 22/3/2001 Revogada pela Resolução - RDC nº 359, de 23 de dezembro de 2003 (PDF) Revogada pela Resolução - RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da Anvisa aprovado pelo Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999, em reunião realizada em 20 de março de 2001, considerando a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando à saúde da população; considerando a necessidade de estabelecer as porções dos alimentos e bebidas embalados para fins de rotulagem nutricional, adotou a seguinte Resolução de Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação: Art. 1º Aprovar a Tabela de Valores de Referência para Porções de Alimentos e Bebidas Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional, constante do anexo desta Resolução. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


Carregar ppt "CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google