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DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO

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Apresentação em tema: "DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO
•Entrevista com o aluno •EOCA •Provas Operatórias •Provas Pedagógicas •Avaliação Psicomotora Keila Janine Maria Cecilia Duarte Sandra Gomes

2 ENTREVISTA COM O ALUNO 1° contato com a criança
Especulação sobre o motivo da consulta; Questionamentos sobre a ida da criança ao consultório.

3 PROVAS OPERATÓRIAS Objetivos:
Conhecer o funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas do sujeito. Investigar o nível cognitivo em que a criança se encontra e se há defasagem em relação à sua idade cronológica.

4 Para quê aplicar provas operatórias?
“A aplicação das provas operatórias tem como objetivo determinar o nível de pensamento do sujeito realizando uma análise quantitativa, e reconhecer as diferenças funcionais realizando um estudo predominantemente qualitativo.” (VISCA, 1995, p.11)

5 PROCEDIMENTOS PARA APLICAÇÃO
Elaboração cuidadosa das perguntas, evitando-se erros e consequente alteração no resultado das provas. Aplicação de um pequeno número de provas de conservação, em uma mesma sessão. Precaução para que não haja uma possível contaminação das respostas do sujeito. Alternância entre as provas de conservação, classificação e seriação.

6 RESPOSTAS Divididas em três níveis:
Nível 1: Não há conservação, o sujeito não atinge o nível operatório nesse momento. Nível 2 ou intermediário: As respostas apresentam oscilações. Nível 3: As respostas demonstram aquisição da noção, sem vacilação.

7 APLICAÇÃO DAS PROVAS OPERATÓRIAS
Provas de conservação - Pequenos conjuntos discretos de elementos

8 Provas de conservação: superfície

9 Provas de conservação: Líquido
Materiais: - 2 vasos iguais A1 e A2 - 1 vaso mais fino e alto B - 1 vaso mais largo e baixo C - 4 vasinhos iguais D1, D2, D3, D4 - 2 copos contendo líquidos de cores diferentes

10 Líquidos

11 Provas de conservação: Matéria (massa)
Materiais:  2 massas de modelar de cores diferentes, que possam fazer uma bola Com cerca de 4 cm de diâmetro

12 Provas de conservação:volume
2 vasos iguais - 2 massas de modelar de cores diferentes - 2 copos contendo líquidos de cores diferentes Materiais:

13 Provas de conservação: peso
Materiais: 2 massas de modelar de cores diferentes Uma balança com dois pratos

14 Provas de conservação: comprimento
Materiais: - 1 corrente ou barbante de aproximadamente 10 cm - 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm

15 Prova de classificação
Materiais - 5 círculos vermelhos  de 2,5 cm de diâmetro. - 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro. - 5 círculos vermelhos de 5 cm de diâmetro. - 5 círculos azuis de 5 cm de diâmetro. - 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado. - 5 quadrados azuis de 2,5 cm de lado. - 5 quadrados vermelhos de 5 cm de lado. - 5 quadrados azuis de 5 cm de lado. - 2 caixas planas de mais ou menos 4 a 5 cm de altura e uns 12 cm de lado. Mudança de critério- dicotomia

16 a

17 PROVAS DE CLASSIFICAÇÃO
Quantificação da inclusão de classes Materiais: Com flores: - 10 margaridas - 3 rosas vermelhas Com animais - 10 coelhos ou outra espécie - 3 camelos ou outra espécie Pode-se fazer também com: - 10 carros - 3 ônibus

18

19 PROVAS DE CLASSIFICAÇÃO
Interseção de classes Materiais: - 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro - 5 círculos vermelhos também de 2,5 cm de diâmetro - 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado 1 folha de cartolina ou papel E.V.A. com dois círculos em intersecção, sendo que um preto  e outro amarelo.  Obs.: os 5 círculos devem poder entrar na intersecção.

20

21 PROVA DE SERIAÇÃO Seriação de palitos Materiais:
10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença de 0,6 mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 11,5 cm.

22 PROVAS DE ESPAÇO Espaço unidimensional
Objetivo: investigar as condutas de medida do sujeito em relação a uma dimensão.

23 Materiais 8 cubos 6cm de lado 16 cubos pequenos de 3 cm Um anteparo
Uma base de 5cm de altura Uma varinha de 60cm Varetas Tiras de papel

24 PROVAS DE ESPAÇO Espaço bidimensional
- Investigar a capacidade de localizar um ponto em função de duas dimensões.

25 Materiais Folhas brancas lisas Um lápis preto Duas tiras de papel de 10cm de largura Borracha Régua de 20cm Uma vara de 10cm de largura Um pedaço de barbante

26 PROVAS DE ESPAÇO Espaço tridimensional
- Investigar a capacidade de medição tridimensional

27 Materiais 2 cxs iguais com fundo de isopor de 20 a 25 cm de base e 15 a 20cm de profundidade e 15cm de altura 2arames retos de 20cm 2 bolinhas pequenas de isopor Tachinhas de percevejos 3 tiras de cartolinas de diferentes tamanhos Régua milimetrada Um lápis

28 PROVAS DE PENSAMENTO FORMAL
Combinação de fichas Materiais: - 6 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.

29 PROVAS DE PENSAMENTO FORMAL
Permutação de fichas Materiais: - 4 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.

30 PROVAS DE PENSAMENTO FORMAL
Predição Materiais: - 17 fichas verdes - 10 fichas amarelas - 6 fichas lilases - 1 ficha branca - 1 saco de pano

31 SELEÇÃO DAS PROVAS DE ACORDO COM A IDADE – 7 anos
- Seriação - Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos - Conservação de massa - Conservação de comprimento - Conservação de superfície - Conservação de líquido - Espaço unidimensional

32 SELEÇÃO DAS PROVAS DE ACORDO COM A IDADE – 8 a 9 anos
Conservação de massa Conservação de comprimento Conservação de superfície Conservação de líquido Conservação de peso Mudança de critério Quantificação de inclusão de classes Interseção de classes Espaço unidimensional Espaço bidimensional

33 SELEÇÃO DAS PROVAS DE ACORDO COM A IDADE – 10 A 11 anos
- As mesmas usadas para crianças de oito anos mais a de Conservação de volume.

34 SELEÇÃO DAS PROVAS PARA PENSAMENTO FORMAL – acima de 12 anos
Inicie com a conservação de volume. Se conseguir, deverão ser aplicadas as provas de pensamento formal, se não conseguir, aplicam-se as provas anteriores. Combinação de fichas Permutação de fichas Predição Espaço tridimensional.

35 PROVAS PEDAGÓGICAS Objetivo:
Verificar a capacidade de compreensão, leitura, escrita e cálculos da criança.

36 Leitura Teste de competência de leitura silenciosa
- Observar velocidade na leitura. “A pessoa com dislexia costuma ler menos de 50 a 60 palavras por minuto”. (SIMAIA, 2009, p.129)

37 Compreensão de texto Teste de compreensão do texto
Observar o que foi compreendido pela criança: há sequência dos fatos? há explicação com detalhes? há compreensão da(s) idéia(s) central(ais) do texto?

38 Uso de fábulas no diagnóstico
Observar pontuação, fluência, ritmo, trocas, omissões ou acréscimos na leitura A criança é capaz de sintetizar o que foi lido? Síntese escrita Interpretação Ditado de um parágrafo Teste de competência de leitura silenciosa

39 Teste de compreensão oral
- Devem ser apresentadas frases à criança, pedindo-lhe respostas afirmativas e/ou negativas com as justificativas pertinentes.

40 Teste de sondagem da escrita
Materiais: Lápis, folha e borracha Aplicar um ditado de palavras e frase na criança e observar o realismo nominal. Ex. Elefante, formiga, cachorro, tigre, rã. O elefante pisou na formiga.

41 Cálculo Observar a competência de cálculo, através de jogos: varetas, dominó de cálculos, por exemplo. Promover algumas situações problemas, de acordo com a idade.

42 Utilização do jogo no diagnóstico
Observar situações, tais como: Tolerância à frustração: como a criança lida com erro? consegue concluir o jogo ou solicita ajuda? Limites: mostra-se interessada em aprender regras e as segue? Tem noção espacial? raciocínio lógico?concentração?

43 Análise do material escolar
Observar situações fora do contexto de consultório: Higiene; Organização; Ortografia; Caligrafia; Capacidade de apresentar atividades completas e corrigidas.

44 AVALIAÇÃO PSICOMOTORA
Avaliação Psicomotora tem por finalidade detectar e medir a potencialidade e dificuldades psicomotoras de crianças até 12 anos de idade.

45 Avaliação da coordenação motora fina
Materiais Canudos Barbante Tesoura Desenhos com linhas tracejadas Clips Lego peças pequenas

46 Coordenação Viso-motora
Entregue algumas figuras geométricas em cartões e solicite à criança que reproduza uma a uma em outra folha com um lápis

47 Lateralidade Apresentar três objetos um ao lado do outro e questionar a respeito da localização. Observar se há definição da lateralidade A partir dos 7 anos criança já é capaz de identificar direita e esquerda. Aos 10 anos já adquiriu o deslocamento completo

48 Estudos demonstram que é muito importante realizar a avaliação de lateralidade em suspeitas de dislexia, pois muitos disléxicos apresentam dificuldade neste aspecto. Tais como: -confusão na posição de letras, como, p,q,b,d -ler da direita para a esquerda -ler SETA ao invés de ESTA -escrever letras e números invertidos

49 Transtornos de lateralidade
Criança é ambidestra; Criança canhota por natureza que foi forçada a escrever com mão direita; Lateralidade cruzada

50 Esquema Corporal Solicitar que a criança desenhe um corpo humano com todas as partes do corpo em uma folha separada. A criança que não tem consciência do seu próprio corpo poderá ter prejuízos na coordenação e no equilíbrio

51 Orientação temporal Fazer perguntas para observar se a
criança possui noção temporal

52 Orientação temporal Uso de alguns cartões com as mesmas figuras, porém em posições diferentes. A dificuldade em orientação espacial pode refletir na dificuldade de posicionamento das letras, na ordenação para formar palavras e na sequenciação de números antecessores e sucessores.

53 Orientação espacial Uso de alguns cartões com as mesmas figuras, porém em posições diferentes. Verificar se criança é obedecer os comandos verbais, fornecendo a localização correta. A dificuldade em orientação espacial pode refletir na dificuldade de posicionamento e ordenação das letras e sequenciação de números antecessores e sucessores.

54 Bibliografia WEISS, M.L.L Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem. CHAMAT, L. Sara José. Técnicas de diagnósticos psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista. São Paulo: Vetor, 2004 SAMPAIO,S. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2009

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