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Administração da Produção e Operações

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Apresentação em tema: "Administração da Produção e Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção e Operações
1 Prof. Guedes 1

2 Administração da Produção e Operações
Professor: Marco Machado 1º Semestre – 2011 Aula 06 – LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS

3 Definição original de logística
LOGÍSTICA: é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor. EVOLUÇÃO: Agrega valor de lugar, de tempo, de qualidade e de informação a cadeia produtiva. A gestão da logística contribui para que o cliente receba o produto certo, na quantidade desejada, com a variedade e qualidade estabelecidas e no tempo contratado.

4 Logística

5 Definição atual A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas), através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

6 Evolução Logística Informação Anos 1970
Logística de distribuição física Logística como sistema de atividades integradas Anos 1980 Logística como área funcional Logística como estratégia O material movimenta-se mais rápido do que a informação Anos 1990 Logística como serviço Sistemas logísticos de informação Logística no contexto do supply chain e efficient consumer response (ERC) O material movimentava-se na mesma velocidade que a informação Anos 2000 e-commerce A informação move-se mais rápido do que o material

7 Fatores de pressão da mudança
Novos canais para os consumidores Competição Externa Demandas por parcerias Papel mais restrito dos distribuidores Ciclos de vida dos produtos mais curtos Clientes mais fortes e melhor informados Cadeia Logística Tradicional Fontes Fornecedores Processadores Distribuidores Varejistas Consumidores

8 Atendimento ao Cliente
Características do consumidor atual: Impaciente; Conhecedor dos seus direitos; Possui grande poder de escolha; Implacável – não aceita falhas; Possui total acesso as informações. Antes de comprar, o cliente pesquisa preço, características, qualidade, garantia, assistência técnica, nível de serviço, etc.

9 O QUE É CADEIA DE SUPRIMENTOS?
Uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos, de forma direta ou indireta, no atendimento do consumidor. Ela envolve clientes, varejistas, atacadistas, distribuidores, fabricantes, fornecedores de matéria-prima ou componentes, fornecedores dos fornecedores e transportadores. A gestão da atuação conjunta de tantos players tem sido chamada de Supply Chain Management, que se apresenta como um novo modelo competitivo e gerencial para as organizações.

10 O QUE É CADEIA DE SUPRIMENTOS?
“A cadeia de suprimentos .... abrange todos os esforços envolvidos na produção e entrega de um produto ou serviço final, do fornecedor do fornecedor ao cliente do cliente.” “Gestão da cadeia de suprimentos inclui a gestão da oferta e da demanda, obtenção de matérias primas e componentes, fabricação e montagem, armazenagem e rastreamento de estoques, entrada e administração de pedidos, distribuição por todos os canais e entrega ao cliente.” Supply Chain Council

11

12 Modelo da Cadeia Suprimento

13 Atributos de uma cadeia de suprimentos
serviço e confiabilidade – a habilidade de prever, capturar e atender às demandas dos clientes, com entregas corretas e dentro dos prazos; velocidade – tempos necessários para executar tarefas críticas; flexibilidade – a capacidade de alterar o volume de operações a curto prazo; custos – a representação monetária dos recursos utilizados para criar e produzir produtos ou serviços, ou para operar a cadeia de valor; eficiência na gestão dos ativos – o uso adequado de recursos que têm valor, especialmente dinheiro, estoques e bens de capital.

14 Supply Chain Management
É a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente. Fornecedores de matéria-prima Fabricantes de componentes Indústria principal Atacadistas e distribuidores Produto acabado Varejista Consumidor final

15 Visão Sistêmica da Cadeia Logística
Logística Externa Logística Interna Logística Externa Logística de suprimentos Logística de produção Logística de armazenagem Prod Acabados Logística de Distribuição e Transporte Atacadista / Representante / Varejista Matérias Primas / Indústrias de Transformação Centros de Distribuição Regionais Planejamento e Controle de Estoques Requisição aos Fornecedores Recebimento Almoxarifado de matérias-primas e peças PPCP Transportes Internos Estoque em processo Armazém de Produtos Acabados Processamento de Pedidos Embalagem (unitização) Planejamento Distribuição / Expedição Armazém Externo/Centro de Distribuição Modalidades e Rotas de Transporte Fornecedores Peças e Serviços Cliente Final Logística Reversa Fluxo de Materiais Outros Fornecedores Outros Clientes Fluxo de Informações

16 Logística de Suprimentos
Ineficiência em suprimentos: comprar pelo menor preço de compra e não pelo menor custo logístico ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO/TENDÊNCIAS: Lead times menores (do pedido até a entrega) Entregas JIT Lotes menores e maiores freqüências Parcerias Consignação CDs ou fábricas especializadas próximas Abastecimento direto no ponto de uso Qualidade assegurada

17 Logística de Produção: Evolução
ANTERIORMENTE Prever Produzir Estocar Vender Entregar ATUALMENTE Vender Produzir Entregar GERAÇÃO E-COMMERCE Vender Produzir Entregar

18 Logística de Produção (Foco no Cliente)
Estratégias para adaptação/tendências Adotar filosofia JIT (produzir somente o necessário); Set-up´s menores/flexibilidade; Lotes menores maior freqüência; Células de manufatura próximas (sem estoques intermediários) Mudar o processo de produção para Puxar; Abastecimento direto no ponto de uso; Qualidade assegurada; Adotar Kanban para Puxar e Gestão Visual.

19 Armazenagem – aspectos negativos
A armazenagem custa e não agrega valor ao produto: Inventário (custo financeiro); Área; Equipamentos de Movimentação e Armazenagem de Materiais; Mão-de-obra direta e administrativa; Seguros; Sistemas (softwares e hardwares); Risco de obsolescência; Aumentam as distâncias a percorrer etc.

20 Armazenagem – Tecnologia da Informação
A Qualidade em Serviços, tem um incremento devido a: Redução de erros de separação, facilitando o processo de procura; Redução do tempo de atendimento do pedido; Altos níveis de Acuracidade (Qualidade em Serviço ao Cliente); Redução da necessidade de papéis; Informações “on-time” ao cliente; Imagem da empresa quanto a automação.

21 Logística de Distribuição e Transporte
Distribuição Física é o conjunto das operações associadas à transferência de materiais e produtos, desde a produção até o local designado, normalmente pelo cliente, incluindo o fluxo de informações. As atividades de Distribuição Física são apoiadas por atividades de Transporte, com suas diversas modalidades (rodoviário, aéreo, marítimo e fluvial), próprio ou de terceiros, considerando a otimização de rotas e o aproveitamento de veículos.

22 Canal de Distribuição – modelos
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23 Distribuição – tendências
As empresas estão utilizando cada vez mais as embalagens retornáveis com muitas vantagens, entretanto devem ser adequadamente administradas (Logística Reversa).

24 Distribuição – tendências
O crescimento dos Operadores logísticos atuando nas mais diversas áreas da Cadeia de Abastecimento, conseqüência da terceirização adotada pelas Empresas, cada vez mais voltadas ao seu próprio negócio. A terceirização não deve ser adotada visando unicamente a redução de custos a curto prazo, porém como uma parceria que possa ser desenvolvida em base sólida para possibilitar bons resultados a médio prazo.

25 Atividades logísticas
Transporte e serviços auxiliares Armazenagem de produto Manipulação de produtos (embalagens) Operações industriais (testes de qualidade) Operações comerciais (recebimento e tratamento de pedidos) Serviço de cunho formal (administração de estoques) Consultoria em engenharia e administração logística


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