Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Revendo kamii
2
Excluímos da lista de jogos:
Dançar ou cantar em grupo, pois apresentam papéis complementares, mas não opostos. Construções coletivas com blocos e jogos dramáticos, por causa da ausência de regras. “Jogos” que na verdade são lições disfarçadas. A triagem do educador inclui o descarte de jogos que não apresentam conteúdo significativo e desencadeador de processos de pensamento na criança.
3
Retomando o texto de Kamii
Definindo jogos em grupo como: interdependentes; com regras opostas; Regras de cooperação. Excluímos algumas importantes atividades em grupo que frequentemente também são chamadas de jogos.
4
Categorias de jogos de alvo; de corrida; de perseguição; de esconder;
de adivinhação; de comandos verbais; de cartas; de tabuleiro.
5
Agrupamento dos jogos participação paralela (todos os jogadores fazem a mesma coisa, ex. corrida, acerte o alvo); participação complementar (os jogadores exercem ações diferentes, ex. esconder e achar ou adivinhar e dar pistas ou seguir ordens e dá-las).
6
Definição de jogo De acordo com Caillois, seguindo Huizinga, as características do jogo são: livre; delimitada; incerta; improdutiva; regulamentada; fictícia.
7
Os jogos podem ser estruturados basicamente segundo três formas de assimilação:
Jogos de exercício, a forma de assimilação é funcional ou repetitiva. Jogos simbólicos, caracteriza-se por seu valor analógico, ou seja, por se poder tratar ‘A’ como se fosse ‘B’, ou vice-versa. Jogos de regra.
8
Jogos de regras regularidade;
caráter coletivo (nessa estrutura só se pode jogar em função da jogada do outro, possibilita a antecipação, descentração, daí a ideia de assimilação recíproca; valor lúdico, voluntariedade; para ganhar, o jogador tem de competir em um contexto no qual, por princípio, seu oponente tem as mesmas condições.
9
Pra ganhar é preciso: compreender melhor; fazer melhores antecipações;
ser mais rápido; cometer menos erros ou errar por último; coordenar situações; ter condutas estratégicas; ser habilidoso; estar atento; concentrado; ter boa memória; saber abstrair;
10
Desafios dos jogos de regra
se renovam a cada partida; em uma perspectiva funcional, valem por seu caráter competitivo.
11
Competição É uma característica funcional dos jogos de regras;
Não é boa, nem má: caracteriza uma forma de problematização universal na vida; Competir significa pretender simultaneamente a mesma coisa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.