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Estudando com ProfªSimony

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Apresentação em tema: "Estudando com ProfªSimony"— Transcrição da apresentação:

1 Estudando com ProfªSimony
Processos Estudando com ProfªSimony

2 INTRODUÇÃO: Alguns fatores para o sucesso de uma empresa: Flexibilidade e capacidade de resposta quanto a satisfação das necessidades do cliente, níveis mais altos de qualidade, eficiência interna e viabilidade econômica.

3 O Ambiente de negócios como condutor de mudanças nas organizações
: CONTEXTO MUNDIAL: • Globalização • Competição Acirrada • Excesso de oferta • Expectativas do cliente • Evolução tecnológica CONTEXTO BRASILEIRO • Abertura da Economia • Privatizações • Competitividade para exportar • Busca de maior produtividade

4 TIPOS ESTRATÉGICOS DE MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
•MUDANÇAS EM PRODUTOS E SERVIÇOS • Novos produtos e serviços • Melhoria nos produtos e serviços existentes • MUDANÇA NA ESTRATÉGIA • Atuar em novos mercados • Comércio Eletrônico • Rapidez • Baixo Custo • Qualidade • Flexibilidade MUDANÇAS IMPLEMENTADAS

5 • MUDANÇAS NOS PROCESSOS E TECNOLOGIA:
• Eliminação de atividades que não agregam valor • Integração intra/extra organização TI como facilitadora (ERP-(Enterprise Resource Planning – sistemas empresariais integrados), internet, intranet) • MUDANÇAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL • Orientação para o cliente • Inovação Contínua • Responsabilidade por resultados • Trabalho em Equipe • MUDANÇAS NA ESTRUTURA • Formas de departamentalização Downsizing

6 Processo Processo É qualquer fenômeno que apresenta uma mudança contínua no tempo ou qualquer operação/ tratamento contínuo.

7 Conceito de Processos Toda Organização é uma coleção de processos que são executados. Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo. Nas empresas, embora não estejam documentados (mapeados) em detalhe, eles são conhecidos e executados Ex: Atender ao Pedido do Cliente

8 Identificação dos Processos Empresariais
Uma empresa é constituída por um conjunto de processos interdependentes que geram resultados. Para que se obtenha o máximo resultado com boa eficiência, é necessário: Identificar quais são os tipos de processos existentes em uma organização; Entre os processos existentes, identificar quais são os mais importantes para o negócio e agregam melhor valor para os clientes; Focalizar esforços de melhoria contínua nesses processos;

9 Conceito de Processos Qualquer que seja nosso posicionamento hierárquico, nós temos um negócio dentro da empresa na qual trabalhamos Processos é o resultado da articulação de: Pessoas Instalações Equipamentos e Outros recursos (materiais,...)

10 Elementos de um Processo
Entradas São os insumos que o processo transforma em resultados; Processamento ou transformação Conjunto de atividades interdependentes que transformam os insumos em resultados. Saídas São os resultados do processo (produtos e serviços). Objetivo Razão de ser do processo (atender o cliente interno ou externo). Realimentação (feedback) Ações que visam a manter o processo sob controle.

11 Conceito de Processos Processos são atividades logicamente relacionadas que, usando recursos do negócio, produzem resultados reais, adicionando valor a cada etapa. Processos cruzam... Vendas Produção Finanças ... fronteiras Funcionais e Organizacionais... Fabricante Estratégico Distribuidor Cliente Planejamento Fornecedor Controle ... fronteiras na Cadeia de Suprimentos Operacional ... fronteiras Hierárquicas...

12 Importância do Desdobramento dos Processos
Entender o funcionamento detalhado dos processos e suas inter-relações; Identificar as causas ( Nível das tarefas ) do mau desempenho do processo (Melhorias); Desempenho do processo ( Melhorias ); Mapeamento do processo ( Fluxograma);

13 Desdobramento dos Processos
Processo não se define por aquilo que as pessoas fazem, e sim pela seqüência da tarefas executadas. Sub-processos: Processo auxiliar com objetivo de completar um processo maior. Tarefas: Atividade isolada de trabalho sem relação a um processo. 13

14 Tipos de Processos de uma Organização
Duas categorias de processo: Processos-chave Processos de Apoio. “Proporcionar significativo valor para o cliente.”

15 Desenvolver o Produto Gerar o Pedido Processar o Pedido
De acordo com vários autores, praticamente todas as empresas possuem 4 tipos de Processos- chave Estão ligados diretamente à produção do produto que a organização tem por objetivo disponibilizar para seus clientes. Corresponde ao conjunto de atividades realizadas para projetar, produzir, comercializar e disponibilizar produtos e serviços a clientes. Representam a relação da empresa com o meio externo. : Desenvolver o Produto Gerar o Pedido Processar o Pedido Serviços Pós-venda

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17 Processos de Apoio São todos os processos que suportam os processos primários, dando-lhes apoio para que possam existir. Estão voltados à administração de recursos. Dão suporte ao funcionamento dos processos-chave e a si mesmos Ex: Processos de RH Contas a pagar e a receber Contabilidade Refeitório interno Serviços de limpeza e segurança Desenvolvimento de sistemas de informações

18 Conceito de Processos Os processos e a agregação de valor: Sempre que o trabalho humano satisfaz as necessidades das pessoas, ele agrega valor. Então... Agregar valor é agregar satisfação ao seu cliente. Os clientes só pagam por aquilo que na sua percepção tem VALOR

19 Somos prisioneiros de estruturas que desconhecemos
Peter Senge Se aprendermos a ver estruturas dentro das quais trabalhamos, acabamos dominando a habillidade de trabalhar com elas e mudá-las

20 Cliente Cliente É Preciso definir um Caminho Desequilíbio Equilíbio
Adquirida por modismos Sem maturidade Ultrapassadas Processos Tecnologia Cliente Cliente Desorganizados Não documentados Não melhorados Não simplificados Não sabem o que precisam fazer Não sabem como fazer Não sabem a importância do seu trabalho dentro do processo Não se engajam Pessoas Cria Valor Gera Custos

21 O PDCA na melhoria de processos empresariais.
Principais Etapas da Gestão por Processos Criando um Sistema Melhorar Tratar as Anomalias Mapeie as falhas dos processos Registre e trate Defina prioridades Controlar Defina Objetivos e Metas Mensure-os Audite-os Padronizar Crie Padrões de Trabalho, defina os requisitos do cliente (Interno e Externo) Definir Processos Entenda seus processos Faça um mapeamento através de fluxos O PDCA na melhoria de processos empresariais.

22 Principais Etapas da Gestão por Processos
O PDCA Melhorar Manter

23 Desenvolvimento de Protótipo
Principais Etapas da Gestão por Processos Mapeamento do Processo Desenvolvimento de Protótipo Planejar P & D Desenvolver Protótipo Desenvolver Lote Piloto Desenvolver Lote Comercial Relacionamento com o Cliente Aquisição Produção 1 2 3 4

24 Principais Etapas da Gestão por Processos
Estabelecer Desenho do Produto 1 Engenharia Elaborar protocolo de verificação Definir critérios e especificações para embalagem Definir critérios e especificações para manuseio e armazenagem CQ Inspecionar Produto 3 Produção Definir parâmetros de operação de equipamentos NÃO Elaborar Proc Interno Elaborar Inst. Trabalho Produzir Lote Piloto Avaliar processo produtivo Problemas? SIM 3 Corrigir processo e alterar documentação Equipe Analisar criticamente Problemas? SIM Definir ações a serem tomadas 3 1 NÃO Validar Produto Controle de Documentos Desenvolvimento de Lote Comercial

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26 Integração e uso da GP e os requisitos normativos
Critério 7 –Processos Processos de Produto Processos de Apoio De Fornecedores Financeiro Requisitos, Padrão, Controle e Melhoria


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