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Pbworks – professores e estudantes criando diários virtuais para aprender Matemática Fabiana Fattore Serres – Colégio de Aplicação.

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Apresentação em tema: "Pbworks – professores e estudantes criando diários virtuais para aprender Matemática Fabiana Fattore Serres – Colégio de Aplicação."— Transcrição da apresentação:

1 Pbworks – professores e estudantes criando diários virtuais para aprender Matemática Fabiana Fattore Serres – fabiana.serres@yahoo.com.br Colégio de Aplicação da UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Como surgiu a ideia

3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Proposta de interação Diário virtual Aluno 1 Diário virtual Aluno 2 Diário virtual Aluno 91...... Diário virtual Professor Diário Coletivo

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Canal de comunicação Estudante Professor Recebe atenção individualizada do Recebe informação do “entendimento” do

5 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Ferramenta de registro

6 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks

7 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks - Fácil Edição

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks

9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks - Histórico do processo de criação do aluno

10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks

11 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks - RSS - Bloglines

12 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks - Informações sobre edição no e-mail

13 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que analisar? Importância do backup dos dados

14 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que analisar? Importância do backup dos dados

15 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que analisar? Importância do backup dos dados

16 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que analisar? Importância do backup dos dados

17 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades

18 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades

19 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades

20 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades

21 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades

22 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades

23 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades marcos_babinski@hotmail.com diz (18:13): gostaria de te perguntar como salva o arquivo da resposta do desafio do wiki Fabi diz (18:15): Ó clica em edit pra editar teu wiki ok? marcos_babinski@hotmail.com diz (18:15): até ai ok Fabi diz (18:15): na direita tem uma aba que se chama images and files achou? marcos_babinski@hotmail.com diz (18:15): sim Fabi diz (18:16): dai clica e vai ter um lugar escrito arquivo marcos_babinski@hotmail.com diz (18:16): tá Fabi diz (18:16): clica no arquivo e procura o teu

24 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades Oi pessoal A idéia é vocês relatarem neste espaço o que estão aprendendo em aula. Mas não basta dizer qual conteúdo estão aprendendo. É para explicar como vocês entenderam. Vou dar um exemplo. Não basta dizer: Aprendemos a calcular a distância entre dois pontos. É preciso explicar como se calcula a distância entre dois pontos e porque ok? by Profa Fabi Oi Natália!! Escrever é difícil mesmo... Quando nos dizem o que fazer, com números, vamos lá e fazemos, não é?! Mas ter de explicar com palavras é bem mais complicado. Temos de ter os conceitos claros em nossa mente. Agora vamos pensar juntos... O diâmetro de uma circunferência é o seu raio ao quadrado? By Profª Fran. Poxa, é mais difícil do que eu pensei.. tá, acabamos de ver geometria analítica com a circunferência. Para saber se uma equação é uma circunferência, ela precisa seguir o modelo: (a-x)(b-y)=r², onde as coordenadas do centro são os valores de x e y, e o seu diâmetro é o raio ao quadrado. Bom, é isso! :D Beeeijos Nathii

25 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que pensam os alunos “... Com os Wikis, os alunos têm oportunidade de organizar o seu espaço virtual, podendo interagir com os colegas num espaço diferente da sala de aula. O conhecimento vem, de uma forma distinta da convencional, tanto para a própria matemática quanto o referente ao uso do computador.” Aluno da turma 113

26 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Aprender a aprender

27 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Aprender a aprender Constatamos que os estudantes participantes desse trabalho: - apresentaram, no decorrer do ano letivo, uma melhora na escrita envolvendo os conceito de Matemática - demonstraram, também via escrita, compreender conceitos de Matemática presentes nos desafios e situações didáticas - apresentaram crescimento em termos de aprendizagem de matemática

28 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções - Contexto

29 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O interesse dos alunos

30 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – A proposta

31 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções - Ferramenta de registro

32 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O software Régua e Compasso

33 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O software Régua e Compasso

34 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O software Régua e Compasso

35 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O software Régua e Compasso

36 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Dinâmica do trabalho http://matfotos.pbwiki.com/Grupo - 3-93 Grupo 3 – Marina, Laís e João Marina (05/11/2008): Nosso grupo chegou a essa conclusão depois de muitas tentativas, e descobrimos que a função seria f(x)=2^x. Profa Fabi (06/11/2008): Oi eu estava olhando esta função que vocês encontraram aí em cima e pensei: Hummm, se eu colocar 4 na “máquina’ então vai sair 16 daí olhei pro gráfico e fiquei confusa. O que vocês acham? Marina (06/11/2008): Nosso grupo chegou a essa conclusão depois de muitas tentativas, e descobrimos que a função seria f(x)=2^1/x Profa Fabi (07/11/2008): Gente, eu ainda estou confusa. Se eu colocar 4 na máquina agora vai sair 2^1/4. Está certo isso? Vamos pensar mais um pouquinho? Marina (19/11/2008): Fomos no programa e vimos realmente que aquela função deu um gráfico meio confuso. Agora conseguimos entender qual realmente é a função usando a regra básica da propriedade da potência transformando a base em fração e elevando realmente ela no expoente x. beijossssssssss f(x)=2^-x (1/2)^x

37 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Dinâmica do trabalho

38 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Descobertas Sora a gente já descobriu que pra parábola ficar de cabeça pra baixo o “a” tem de ser negativo. Pra subir ou descer a parábola a gente tem de trocar o “c” né? Sora olha só pra ficar pra baixo a gente deixou o “a” negativo, pra descer ela um pouquinho mudamos o c e agora queremos fazer ela caminhar pra direita, a gente acha que dá se a gente trocar o “b” agora mas a gente ainda não descobriu como.

39 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Produções

40 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários virtuais – Ensino Fundamental

41 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários virtuais – Ensino Fundamental

42 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários virtuais – Ensino Fundamental - Dinâmica

43 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários virtuais – Ensino Fundamental - Dinâmica

44 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Tutoria – Curso de Pedagogia em EAD da UFRGS (PEAD)

45 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Mestrado em Educação - Dissertação Foi lendo o material e brincando na página Brincar CS, que pude estabelecer a diferença entre Classificação e Seriação, bem como pude perceber que quando trabalhava com os alunos, não utilizava a seriação e sim a classificação Investigar como se dá a “ressignificação do ensinar Matemática” pelas alunas- professoras do curso PEAD Buscar entender quando e como as crianças aprendem Buscar entender mais sobre o trabalho em EAD

46 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Pbworks 2011- Ensino Médio Inovador

47 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Pbworks 2011- Ensino Médio Inovador

48 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Projeto de estágio probatório – Para além das tecnologias

49 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Projeto de estágio probatório – Para além das tecnologias

50 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Projeto de estágio probatório – Doutorado? O uso compartilhado de recursos das tecnologias digitais de informação e comunicação em um projeto de formação continuada desenvolvido por professores polivalentes e professores especialistas, contribui para repensar o ensino de Matemática nas Séries Iniciais? Como pode ser desenvolvido tal projeto?

51 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Formação continuada Professores Polivalentes – Professores Especialistas Pbworks Encontros presenciais Encontros a distância Material concreto, software, rotinas do dia-a-dia,...

52 Pbworks – professores e estudantes criando diários virtuais para aprender Matemática Fabiana Fattore Serres – fabiana.serres@yahoo.com.br Colégio de Aplicação da UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA


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