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PublicouCristiana Pinho Coradelli Alterado mais de 8 anos atrás
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Pbworks – professores e estudantes criando diários virtuais para aprender Matemática Fabiana Fattore Serres – fabiana.serres@yahoo.com.br Colégio de Aplicação da UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Como surgiu a ideia
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Proposta de interação Diário virtual Aluno 1 Diário virtual Aluno 2 Diário virtual Aluno 91...... Diário virtual Professor Diário Coletivo
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Canal de comunicação Estudante Professor Recebe atenção individualizada do Recebe informação do “entendimento” do
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Ferramenta de registro
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks - Fácil Edição
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks - Histórico do processo de criação do aluno
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks - RSS - Bloglines
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Funcionalidades dos Pbworks - Informações sobre edição no e-mail
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que analisar? Importância do backup dos dados
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que analisar? Importância do backup dos dados
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que analisar? Importância do backup dos dados
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que analisar? Importância do backup dos dados
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades marcos_babinski@hotmail.com diz (18:13): gostaria de te perguntar como salva o arquivo da resposta do desafio do wiki Fabi diz (18:15): Ó clica em edit pra editar teu wiki ok? marcos_babinski@hotmail.com diz (18:15): até ai ok Fabi diz (18:15): na direita tem uma aba que se chama images and files achou? marcos_babinski@hotmail.com diz (18:15): sim Fabi diz (18:16): dai clica e vai ter um lugar escrito arquivo marcos_babinski@hotmail.com diz (18:16): tá Fabi diz (18:16): clica no arquivo e procura o teu
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários Virtuais - Atividades Oi pessoal A idéia é vocês relatarem neste espaço o que estão aprendendo em aula. Mas não basta dizer qual conteúdo estão aprendendo. É para explicar como vocês entenderam. Vou dar um exemplo. Não basta dizer: Aprendemos a calcular a distância entre dois pontos. É preciso explicar como se calcula a distância entre dois pontos e porque ok? by Profa Fabi Oi Natália!! Escrever é difícil mesmo... Quando nos dizem o que fazer, com números, vamos lá e fazemos, não é?! Mas ter de explicar com palavras é bem mais complicado. Temos de ter os conceitos claros em nossa mente. Agora vamos pensar juntos... O diâmetro de uma circunferência é o seu raio ao quadrado? By Profª Fran. Poxa, é mais difícil do que eu pensei.. tá, acabamos de ver geometria analítica com a circunferência. Para saber se uma equação é uma circunferência, ela precisa seguir o modelo: (a-x)(b-y)=r², onde as coordenadas do centro são os valores de x e y, e o seu diâmetro é o raio ao quadrado. Bom, é isso! :D Beeeijos Nathii
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA O que pensam os alunos “... Com os Wikis, os alunos têm oportunidade de organizar o seu espaço virtual, podendo interagir com os colegas num espaço diferente da sala de aula. O conhecimento vem, de uma forma distinta da convencional, tanto para a própria matemática quanto o referente ao uso do computador.” Aluno da turma 113
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Aprender a aprender
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Aprender a aprender Constatamos que os estudantes participantes desse trabalho: - apresentaram, no decorrer do ano letivo, uma melhora na escrita envolvendo os conceito de Matemática - demonstraram, também via escrita, compreender conceitos de Matemática presentes nos desafios e situações didáticas - apresentaram crescimento em termos de aprendizagem de matemática
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções - Contexto
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O interesse dos alunos
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – A proposta
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções - Ferramenta de registro
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O software Régua e Compasso
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O software Régua e Compasso
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O software Régua e Compasso
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – O software Régua e Compasso
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Dinâmica do trabalho http://matfotos.pbwiki.com/Grupo - 3-93 Grupo 3 – Marina, Laís e João Marina (05/11/2008): Nosso grupo chegou a essa conclusão depois de muitas tentativas, e descobrimos que a função seria f(x)=2^x. Profa Fabi (06/11/2008): Oi eu estava olhando esta função que vocês encontraram aí em cima e pensei: Hummm, se eu colocar 4 na “máquina’ então vai sair 16 daí olhei pro gráfico e fiquei confusa. O que vocês acham? Marina (06/11/2008): Nosso grupo chegou a essa conclusão depois de muitas tentativas, e descobrimos que a função seria f(x)=2^1/x Profa Fabi (07/11/2008): Gente, eu ainda estou confusa. Se eu colocar 4 na máquina agora vai sair 2^1/4. Está certo isso? Vamos pensar mais um pouquinho? Marina (19/11/2008): Fomos no programa e vimos realmente que aquela função deu um gráfico meio confuso. Agora conseguimos entender qual realmente é a função usando a regra básica da propriedade da potência transformando a base em fração e elevando realmente ela no expoente x. beijossssssssss f(x)=2^-x (1/2)^x
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Dinâmica do trabalho
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Descobertas Sora a gente já descobriu que pra parábola ficar de cabeça pra baixo o “a” tem de ser negativo. Pra subir ou descer a parábola a gente tem de trocar o “c” né? Sora olha só pra ficar pra baixo a gente deixou o “a” negativo, pra descer ela um pouquinho mudamos o c e agora queremos fazer ela caminhar pra direita, a gente acha que dá se a gente trocar o “b” agora mas a gente ainda não descobriu como.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Fotografia e Funções – Produções
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários virtuais – Ensino Fundamental
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários virtuais – Ensino Fundamental
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários virtuais – Ensino Fundamental - Dinâmica
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Diários virtuais – Ensino Fundamental - Dinâmica
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Tutoria – Curso de Pedagogia em EAD da UFRGS (PEAD)
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Mestrado em Educação - Dissertação Foi lendo o material e brincando na página Brincar CS, que pude estabelecer a diferença entre Classificação e Seriação, bem como pude perceber que quando trabalhava com os alunos, não utilizava a seriação e sim a classificação Investigar como se dá a “ressignificação do ensinar Matemática” pelas alunas- professoras do curso PEAD Buscar entender quando e como as crianças aprendem Buscar entender mais sobre o trabalho em EAD
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Pbworks 2011- Ensino Médio Inovador
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Pbworks 2011- Ensino Médio Inovador
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Projeto de estágio probatório – Para além das tecnologias
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Projeto de estágio probatório – Para além das tecnologias
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Projeto de estágio probatório – Doutorado? O uso compartilhado de recursos das tecnologias digitais de informação e comunicação em um projeto de formação continuada desenvolvido por professores polivalentes e professores especialistas, contribui para repensar o ensino de Matemática nas Séries Iniciais? Como pode ser desenvolvido tal projeto?
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Formação continuada Professores Polivalentes – Professores Especialistas Pbworks Encontros presenciais Encontros a distância Material concreto, software, rotinas do dia-a-dia,...
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Pbworks – professores e estudantes criando diários virtuais para aprender Matemática Fabiana Fattore Serres – fabiana.serres@yahoo.com.br Colégio de Aplicação da UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA
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