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O que é marketing “Função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como.

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1 O que é marketing “Função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado” American Marketing Association

2 O que é marketing público
Melhorar o desempenho do setor público através do aproveitamento de oportunidades para aprimorar o atendimento das necessidades do cidadão.

3 Objetivo específico do marketing
“O marketing é a melhor plataforma de planejamento para uma agência pública que queira atender às necessidades do cidadão e que queira entregar valor real. A preocupação central do marketing é a produção de resultados que o mercado-alvo valoriza. No setor privado o mantra do marketing é a valorização e a satisfação do cliente. No setor público a manda do marketing é a valorização e a satisfação do cidadão”. Philip Kotler e Nancy Lee – Marketing no Setor Público

4 Objetivo gerais Marketing Público
Agregar valor de eficiência de gestão pública Ser reconhecido como de confiança Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços Mostrar a competência dos funcionários públicos Aprimorar relacionamento com a comunidade Divulgar e agregar valor aos serviços públicos Conhecer as necessidades dos cidadãos

5 Como contratar publicidade e marketing
Publicidade – Lei e 8.666 (Serviços de publicidade é o conjunto de atividades com o objetivo de promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir idéias ou informar o público em geral). Assessoria de Comunicação (consultoria, assessoria de imprensa e relações públicas) – Lei 8.666

6 Como contratar publicidade e marketing
Organização de Eventos – Lei 8.666 Comunicação de caráter educacional e de utilidade pública Divulgação de ações do poder público - impessoal

7 Limitações da nova lei Só permite atividades de publicidade e propaganda Não pode assessoria de imprensa, eventos festivos e atividades relacionadas. Pode fazer pesquisa de opinião para avaliar resultados de campanhas publicitárias. Só pode contratar por critérios de técnica e preço ou apenas técnica.

8 Vantagem de contratar agências
Controle das verbas de acordo com a lei (elimina risco de investir mais do que é permitido) Profissionalismo nas atividades de comunicação e marketing Melhor desempenho na relação custoxbenefício (ações corporativas e integradas).

9 O que pode ser feito Campanhas de Publicidade e Propaganda (mídias de rádio, TV, jornais, outdoor, internet etc) Pesquisas de opinião para mensurar os resultados das campanhas e satisfação dos turistas Programas informativos de rádio e TV (TVs fechadas e abertas)

10 Restrições em ano de eleição
Investimentos na média dos últimos três anos (soma tudo e divide por 36). O resultado vale para cada um dos seis primeiro meses de ano de eleição. Nos três meses anteriores à eleição (julho, agosto e setembro) somente informações institucionais.

11 Restrições em ano de eleição
Sai do ar tudo o que envolve diretamente os gestores públicos A partir das convenções e definição de candidaturas, os candidatos oficiais não aparecem mais nem no rádio, jornal ou TV.

12 4 Ps do Marketing Produto – atender necessidades e dedejos público consumido Preço – justo pelo valor e benefícios que oferece Praça – disponibilizar no momento adequado para consumo Promoção – divulgação eficiente para despertar interesse no consumidor

13 O que é marketing turístico
Processo administrativo através do qual empresas e outras organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciar suas necessidades, desejos e motivações, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima de demanda. Mário Carlos Beni – Livro Análise Estrutural do Turismo 

14 7 Ps do Marketing Turístico
Propósito – finalidade e segmentação Programação – roteiros e atrações Possibilidades – produtos adequados para públicos específicos Percepção – características para formação de imagem Peculiaridades – características únicas Promessa – comprometimento de satisfação Papel – o que cada um faz Márcio Carapeto – professor da Escola de Turismo e Hotelaria

15 7 Ps do Marketing do Turismo
Papel – o que cada um faz

16 Etapas do Marketing do Turismo
Pesquisa de mercado – descobrir o que o turista deseja. Planejamento do produto – produtos adequados Publicidade e promoção – informar o turista Canais de distribuição – onde comprar serviços Definição de preço – adequado ao perfil de consumo Mario Carlos Beni – Análise Estrutural do Turismo

17 Diferenciais do produto no MKT do Turismo
Não é um bem de consumo Não é tangível – difícil percepção Forte fator pessoal – de pessoa pra pessoa Pouco controle de oferta e demanda Consumo coletivo

18 Diferenciais do produto no MKT do Turismo
Cada produto tem mensagem diferente Interferências política Dificuldade distribuição – todos vendem

19 Compostos do produto Turismo
Privados – vendas, transporte, hospedagem, equipamentos Públicos - destinos, atrativos, equipamentos, divulgação Sociais – comunidades, órgãos oficiais, governo, empresas, público, consumidor.

20 Estratégias gerais da comunicação e do marketing
Focar a comunicação na qualidade e não só na quantidade Promover ações de benchmarketing para os servidores públicos

21 Estratégias gerais da comunicação e do marketing
Criar agenda positiva para aprimorar a imagem do governo Diagnosticar os vários estágios do processo da comunicação e do marketing Definir o que é prioridade, corporativo e estratégico

22 Ferramentas de Divulgação
Publicidade e Propaganda Internet e Midias Sociais Pesquisas de Opinião e Satisfação Assessoria de Imprensa Relações Públicas para ações promocionais Tours de Promoção Eventos de Lançamento de novos produtos

23 O que pode ser feito Internet e intranet (sites, marketing, transmissão ao vivo ) Publicações (jornais, folders, malas diretas e manuais) Eventos – gerais e dirigidos Marketing de relacionamento – lideranças e comunidade

24 O que pode ser feito Midias sociais – You Tube, Facebook, Twitter etc)
Audiovisuais institucionais Assessoria de Imprensa (local, regional e nacional) Relações Públicas (relacionamento institucional com comunidade e poderes constituídos)

25 Estratégias para assessoria de imprensa
Divulgar ações por meio de releases diários, semanais ou conforme a necessidade e a importância do fato Convidar jornalistas especializados para visitar destinos turísticos. Estreitar o relacionamento entre imprensa, governantes e gestores públicos do turismo Media Training com os gestores e governantes que falam com a imprensa.

26 Estratégias para assessoria de imprensa
Planejar pautas positivas e pró-ativas (não ficar só nos assuntos do dia-a-dia) Comunicação de Crise - preparar assessores para situações emergenciais Elaboração de jornais e informativos gerais

27 Estratégias para assessoria de imprensa
Atualização diária do site (nada é mais velho do que notícia velha no site) Criar kit básico de imprensa (textos e fotos)

28 Estratégia para cerimoniais
Avaliação dos roteiros e produções atuais Aperfeiçoamento por meio de treinamento Criar formatos mais populares Formatos diferentes para cada tipo de evento Maior participação da comunidade Maior participação das lideranças sociais

29 Persuadir não é enganar
O marketing trabalha com a persuasão Não significa enganação Mostra o que é realidade Enganar resulta em frustração e abandono Não vender o que não pode entregar

30 Contatos: Mário Sérgio Brum Fone: 47 30285850
Mário Sérgio Brum Fone:


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