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Parâmetros curriculares nacionais: Matemática: 3º e 4º ciclos.

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1 Parâmetros curriculares nacionais: Matemática: 3º e 4º ciclos.

2 Conhecimento Matemático
Qual o seu papel no currículo do ensino fundamental?

3 Qual a natureza do conhecimento matemático?
Quais as suas principais características? Como esse conhecimento pode contribuir para a formação da cidadania?

4 O que é a Matemática? É um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro que deve ser assimilado pelo aluno.

5 O que é a Matemática? É uma forma de compreender e atuar no mundo.
É uma ciência viva, presente no cotidiano das pessoas e também nas universidades e centros de pesquisa.

6 Conhecimento Matemático
Matemática da Pura Especulação Matemática Aplicada

7 A Matemática se faz presente...
na contagem e medição de grandezas. no desenvolvimento de técnicas e cálculos. na criação de sistemas abstratos que organizam, interrelacionam e revelam fenômenos do espaço, do movimento das formas e dos números.

8 Como surgiu a Matemática?
É fruto da criação e invenção humana. Não evoluiu de forma linear e organizada. Desenvolveu-se através da ruptura de paradigmas e seguindo caminhos diferentes em diversas culturas.

9 A Matemática de hoje originou-se na civilização grega entre 700 a. C
A Matemática de hoje originou-se na civilização grega entre 700 a.C. a 300 d.C..

10 Várias teorias matemáticas
Crescimento do conhecimento no campo matemático

11 Criação do conhecimento matemático
Observação de casos particulares e suas regularidades

12 Importância do exercício da indução e dedução em matemática.
O conhecimento matemático é permeável aos problemas dos vários outros campos científicos. É motor de inovações e superações de obstáculos.

13 A Matemática e a construção da cidadania

14 Formação básica para a cidadania
Condições humanas da sobrevivência. Inserção no mercado de trabalho. Relações sociais e culturais. Posicionamento crítico e atuante diante de questões sociais.

15 Papel da Escola Desenvolver uma educação que não dissocie escola e sociedade. Colocar o aluno frente a desafios que lhe permitam desenvolver atitudes de responsabilidade, compromisso, crítica, satisfação e reconhecimento de seus direitos e deveres. Estimular o crescimento coletivo e individual, o respeito mútuo e as formas diferenciadas de abordar problemas.

16 Papel do currículo matemático
Desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.

17 Papel do currículo matemático
Fazer com que o aluno possa compreender e tomar decisões diante de questões políticas e sociais através da leitura crítica e interpretação de informações complexas, que incluem dados estatísticos e índices divulgados pela mídia. Contribuir para a valorização da pluralidade.

18 Papel do currículo matemático
Contribuir para a formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimento em outras áreas curriculares.

19 A Matemática e os temas transversais

20 Os professores de todas as áreas tem o compromisso de trabalhar com os temas transversais, pois esse estudo direciona o aluno a entender questões de urgência social, que são eles: Ética, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural. O educador pode começar seu estudo através do PCN, pois ele traz documentos dos Temas Transversais que auxiliam o professor a trabalhar com esses temas.

21 O planejamento do educador é fundamental para a aprendizagem dessas questões e devemos considerar também a importância da articulação das áreas para melhor compreensão da questão. O papel da Matemática nas questões deve-se a utilização de seus instrumentos, como a obtenção e organização das informações, interpretação e cálculos que auxiliam nas construções das conclusões. Desta forma, podemos explorar mais os conceitos matemáticos.

22 Ética

23 A matemática é vista pela sociedade como uma ciência de status privilegiado, o que causa preconceitos e discriminação, que são refletidos na escola. O ensino/aprendizagem da matemática na escola assume, na maioria das vezes, uma postura reprodutista, onde o conhecimento que o aluno traz consigo é esquecido.

24 Mas quando é dado importância a esse conhecimento, o aluno acaba sendo motivado a desenvolver a confiança na sua própria capacidade, algo que contribui para a sua para a sua formação ética. O estudo em grupo também é essencial, pois na troca de experiência, o aluno defende e respeita a sua produção e a produção dos seus colegas. Além disso, é criada uma relação de solidariedade entre os alunos.

25 Orientação Sexual

26 Os conteúdos matemáticos ajudam na compreensão de questões relativas a sexualidade do ponto de vista social. A utilização de estatística permite que, analisando dados, podemos extrair conclusões deles, por exemplo: A diferença de remuneração de trabalho entre homens e mulheres e acesso de cargos de chefia.

27 Aumento de gravidez na adolescência e discutir e avaliar a eficiência das políticas públicas.
Taxa de crescimento do número de mulheres infectadas por AIDS. Também há um destaque na importância de colocar meninos e meninas no mesmo patamar, excluindo assim, barreiras de gêneros, pois a competência de aprendizagem não depende do gênero.

28 Meio Ambiente

29 Em questão de Meio Ambiente, a educação visa um trabalho que propicie que os alunos possam perceber a sua relação com o seu ambiente de vida. Mostrar a importância do cuidado com os seres vivos e da manutenção do planeta, expõem a necessidade de instigar os estudantes aos princípios de dignidade do ser humano e compromisso com os seres vivos.

30 Mas para compreender as questões ambientais, dos quais podemos exemplificar poluição, desmatamento, limites para uso dos recursos naturais, sustentabilidade, desperdício, camada de ozônio, o aluno já deverá ter construído conceitos e procedimentos matemáticos, como áreas, volumes, proporcionalidade, coleta, organização, interpretação de dados estatísticos, formulação de hipóteses, realização de cálculos, modelização e prática de argumentos.

31 Assim o aluno será capaz de perceber o “tamanho” dos problemas ambientais e desta forma tomar decisões que minimizem isto, como por exemplo, a importância da reciclagem.

32 Saúde

33 Nesta questão social, a análise de situações é vital para que eles entendam a relatividade de medidas estatísticas e como elas podem ser usadas em favor de determinados interesses. Essa análise pode ser feita quando cruzamos informações da área da saúde e encontramos informações contraditórias.

34 O professor de Matemática pode trabalhar com dados de pesquisas, utilizando assim, conteúdos de estatística: leitura e interpretação de gráficos, tabelas e tirar conclusões sobre elas. O educador também poderá fazer levantamentos de condições de trabalho ( com os pais dos alunos ou dos próprios alunos), do saneamento básico, do desenvolvimento dos alunos (peso e altura), elementos que fazem parte da sua dieta, além de trabalhar com conceitos de Matemática, isso também ajudará o aluno a perceber a importância de se cuidar.

35 Pluralidade cultural

36 A História de Matemática pode contribuir para os alunos perceberam que o desenvolvimento dessa ciência teve colaboração de todos os povos, e assim não existe grupo mais ou menos capaz de aprender Matemática. O professor também pode fazer uso da Etnomatemática, programa com propostas pedagógicas que busca entender dentro do contexto social do aluno, o seu modo de explicar, pensar e atuar no Mundo. Desta forma, cabe ao professor mostrar a história, o social e a dinâmica da Matemática.

37 Trabalho e Consumo

38 O surgimento e desenvolvimento da Matemática deram-se pela necessidade do homem, ou seja, ele é fruto do trabalho humano. E esta é a primeira aproximação que temos da matemática e o trabalho. As relações de trabalho estão fortemente ligadas à educação, pois é ela que dá embasamento para a entrada e permanência de mercado de trabalho.

39 Considerando ainda o trabalho, o professor pode trabalhar com contextos que ajudarão o aluno a construir uma opinião critica nas relações de trabalho: Causas da diminuição/aumento de empregos. Pesquisa de oferta/procura de emprego. Análise de indicadores de emprego atuais para prevermos o futuro mercado de trabalho. Pesquisa entre os alunos e a comunidade sobre os valores atribuídos ao emprego. Comparação dos percentuais salariais distribuídos entre as diferentes camadas sociais.

40 Para o aluno perceber construir opiniões sobre o consumo, o educador pode abordar na sua sala de aula algumas das questões abaixo: Composição e qualidade dos produtos e avaliar seu impacto no meio ambiente e saúde. Análise da razão entre preço/quantidade. Assim, com conceitos matemáticos o aluno pode tomar decisões sobre o consumo e desta forma não ser iludido pelas propagandas enganosas.

41 Aprender e Ensinar Matemática no Ensino Fundamental
Numa reflexão sobre o ensino de Matemática é de fundamental importância ao professor: Identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, aplicações. Conhecer o cotidiano de seus alunos. Buscar compreender as condições sociológicas, psicológicas e culturais de seus alunos. Ter clareza das suas próprias concepções sobre a matemática.

42 O professor e o saber matemático
Para que o professor possa desenvolver seu papel é necessário que ele: Tenha um sólido conhecimento dos conceitos e procedimentos. Seja capaz de transformar o conhecimento prévio do aluno. Reconheça o processo da matemática como acumulativo. Procure rever sempre suas idéias. Saiba descontextualizar e contextualizar.

43 O aluno e o saber matemático
Todo aluno possui a prática e a capacidade de lidar com a matemática, o que lhes permite reconhecer: Problemas. Buscar soluções. Selecionar informações. Tomar decisões.

44 Habituar-se em relacionar o significado do conhecimento prévio, com princípios da matemática, com as situações do cotidiano implica em gerar o reconhecimento de: Proporcionalidade. Igualdade. Composição. Decomposição. Inclusão.

45 A relação entre professor-aluno
Neste novo processo o professor se define como: Organizador. Facilitador. Mediador. Incentivador. Avaliador.

46 A relação entre aluno-aluno
Neste processo é necessário reconhecer que o aluno também é um agente da construção, pois o mesmo é capaz de: Criar. Comparar. Discutir. Perguntar. Ampliar suas idéias.

47 Assim trabalhar coletivamente, por sua vez, favorece o desenvolvimento de capacidades como:
Perceber que alem de buscar a solução para uma situação proposta devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso. Saber explicitar o próprio pensamento e procurar compreender o pensamento do outro.

48 Discutir as dúvidas, supor que as soluções dos outros podem fazer sentido e persistir na tentativa de construir suas próprias idéias. Incorporar soluções alternativas, reestruturar e ampliar a compreensão acerca dos conceitos envolvidos nas situações e, desse modo, aprender.


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