A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF. MS. Abel Ardigó

2 “JOGOS NA ESCOLA” O PROBLEMA Como ensinar JOGOS na escola?

3 Estudando e refletindo sobre...
“JOGOS NA ESCOLA” Estudando e refletindo sobre... O contexto O conceito A escolha O método A aula

4 A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA O PARADIGMA OPERANTE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
O CONTEXTO A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA O PARADIGMA OPERANTE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI APRENDER A CONHECER É desejável que a escola transmita ainda mais o gosto e prazer de aprender, a capacidade de ainda mais aprender a aprender, a curiosidade intelectual. Podemos, até, imaginar uma sociedade em que cada um seja, alternadamente, professor e aluno. APRENDER A SER APRENDER A FAZER 04 PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER A VIVER JUNTOS

5 JOGOS A ESCOLHA... ... DEPENDE DO SEU OBJETIVO DE ENSINO HABILIDADES
O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRADA HABILIDADES MOTORAS JOGOS - Saber fazer Procedimentos - Saber - Fatos / Conceitos HABILIDADES COGNITIVAS HABILIDADES SOCIAIS - Ser - Valores / atitudes

6 ... É um excelente recurso pedagógico educacional para
O JOGO... ... É um excelente recurso pedagógico educacional para oportunizar o desenvolvimento social, político, moral, cognitivo, psicomotor e emocional das nossas crianças e jovens. HABILIDADES MOTORAS SOCIAIS COGNITIVAS LOCOMOÇÃO - Andar - Correr - Saltar - Rolar - Girar MANIPULAÇÃO - Arremessar - Receber - Chutar - Rebater - Quicar ESTABILIZAÇÃO - Equilíbrio - Ficar em pé - Ficar sentado - Ficar deitado - Ficar agachado - Cooperar - Competir - Dialogar - Respeitar - Discutir - Fracassar - Persistir - Planejar - Imitar - Memorizar - Racioc. Lógic. - Táticas - Estratégias

7 DESENVOLVIMENTO MORAL A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA
JOGO – CARACTERIZAÇÃO E ESPECIFICIDADE DESENVOLVIMENTO MORAL A PEDAGOGIA DO JOGO E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA RELAÇÕES SOCIAIS COAÇÃO COOPERAÇÃO RESPEITO UNILATERAL RESPEITO MÚTUO EGOCENTRISMO RECIPROCIDADE MORALIDADE HETERÔNOMA MORALIDADE AUTÔNOMA

8 JOGOS EM GRUPO NA ESCOLA
O CONCEITO JOGO – CARACTERIZAÇÃO E ESPECIFICIDADE JOGOS EM GRUPO NA ESCOLA JOGOS EM QUE AS CRIANÇAS JOGAM JUNTAS DE ACORDO COM UMA REGRA ESTABELECIDA QUE ESPECIFIQUE: 01 – UM CLÍMAX PRÉ-ESTABELECIDO A SER ALCANÇADO; 02 – QUE CADA JOGADOR REPRESENTA/EXECUTA PAPÉIS QUE SÃO: - OPOSTOS (UM TENTA IMPEDIR O OUTRO DE ALCANÇAR SEU OBJETIVO) - INTERDEPENDENTES (UM NÃO PODE JOGAR SEM O OUTRO) - COOPERATIVOS (UM DEVE ACORDAR COM O OUTRO AS REGRAS DO JOGO)

9 JOGO suas manifestações - Esporte - Luta - Brincadeira - Dança
As HABILIDADES e CAPACIDADES podem e devem ser ensinadas em contextos interessantes e significativos (A diferença entre o jogo e o exercício) JOGO suas manifestações - Esporte - Luta - Brincadeira - Dança - Ginástica EXERCÍCIO

10 Esporte como Brincadeira
As Habilidades e Capacidades ENSINADAS no espaço do ... Esporte como Brincadeira Esporte como Exercício Variação / Diversificado Imprevisível Criação Criar, ousar, correr riscos Motivação / significado Modelo unificado / limitado Previsível Repetição Mecanizar, automatizar Desinteresse / indisciplina

11 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
O MÉTODO COMO ENSINAR BONS JOGOS? Organizar tempo e espaço Quebrar automatismos Promover ajuda ajustada Experimentar erros e acertos PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS Organizar materiais Promover Aprendizagem significativa Conhecer os alunos

12 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
O MÉTODO COMO ENSINAR BONS JOGOS? Provocar conflitos e contradições Gerenciar pessoas e suas ações Zona de desenvolvimento proximal Flexibilizar regras PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS Adaptar e cuidar dos objetos Relacionar o novo com o velho Valorizar conhecimentos prévios

13 O BOM JOGO A ESCOLHA POSSIBILITA A TODOS PARTICIPAÇÃO ATIVA
OS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DE UM BOM JOGO POSSIBILITA A TODOS PARTICIPAÇÃO ATIVA O BOM JOGO DÁ OPORTUNIDADE DE SUCESSO AOS PARTICIPANTES MANTÉM A IMPREVISIBILIDADE PERMITE O AUTO- GERENCIAMENTO DOS JOGADORES FAVORECE ADAPTAÇÕES E NOVAS APRENDIZAGENS

14 Do exercício do jogar certo até a arte do jogar bem:
O MÉTODO COMO ENSINAR BONS JOGOS? Do exercício do jogar certo até a arte do jogar bem: um difícil caminho a percorrer APERFEIÇOAMENTO ser melhor a cada dia A COOPERAÇÃO valor das regras / cooperar para jogar bem e jogar certo AS HABILIDADES enfrentar e resolver desafios e situações-problema O CONHECIMENTO a cultura corporal / do modelo à transgressão A DESCENTRAÇÃO da heteronomia à autonomia / quando um não quer, dois não fazem !!! AS ESTRATÉGIAS AS TÁTICAS exigências para alcançar uma meta A REPETIÇÃO E O AUTOMATISMO - num contexto agradável e desafiador O FRACASSO fator de crescimento / o jogo entre o medo de errar e a vontade de acertar A MEMÓRIA não esquecer o que foi aprendido

15 A PEDAGOGIA DO CONFLITO, DA CONTRADIÇÃO.
O MÉTODO COMO ENSINAR BONS JOGOS? A PEDAGOGIA DO CONFLITO, DA CONTRADIÇÃO. ESPAÇO DESAFIOS REGRAS MATERIAL GESTOS

16 A AULA TERCEIRO MOMENTO SEGUNDO MOMENTO PRIMEIRO MOMENTO
- Avaliação das práticas realizadas - Compreensão do “fazer” Roda de conversa - Atividades planejadas são realizadas - Equilíbrio entre o “fazer” e o “não fazer” Prática - O que será feito na aula - Tomada de consciência - Prática no plano da representação mental Roda de Conversa TERCEIRO MOMENTO SEGUNDO MOMENTO PRIMEIRO MOMENTO


Carregar ppt "JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google