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BRANDING E GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PRODUTOS

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Apresentação em tema: "BRANDING E GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PRODUTOS"— Transcrição da apresentação:

1 BRANDING E GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PRODUTOS
Aula 1: Desafios de Branding Prof. Eduardo Homem da Costa

2 Conteúdo Programático desta aula
Branding - desafios; Amplitude do branding – pessoas e lugares; Identidade de marca. Eduardo Homem da Costa

3 A marca é a expansão DO VALOR DO PRODUTO.
Branding: desafios Ter ou não marca? Importante para diferenciar um produto Existem mercados para produtos sem logo A marca é a expansão DO VALOR DO PRODUTO. Eduardo Homem da Costa

4 Preços baixos Preço baixo é uma opção estratégica
O mesmo acontece com características de produto (desempenho, cor, aroma etc.) Eduardo Homem da Costa

5 Preços baixos No entanto, é uma questão de tempo para alguém surgir com preço menor Aí a empresa reduz o preço..... Vem outra com preço ainda menor. E as margens vão sendo engolidas. Eduardo Homem da Costa

6 Preços baixos não sustentáveis
Devemos criar diferenças que sejam sustentáveis. Algo mais intangível, difícil de ser copiado. Assista ao comercial do Açúcar União Eduardo Homem da Costa

7 A “prova do copo”. Benefício “claro e cristalino”.
Preços baixos não são sustentáveis A “prova do copo”. Benefício “claro e cristalino”. Assista agora ao comercial do Açúcar União “Irmão do meio” Eduardo Homem da Costa

8 “Energia que adoça a vida”. É uma mudança significativa.
Preços baixos não são sustentáveis “Energia que adoça a vida”. É uma mudança significativa. Assista agora ao comercial dos 100 anos do Açúcar União Eduardo Homem da Costa

9 Preços baixos não são sustentáveis
São muitas associações positivas Tradição, união de gerações etc. Como a empresa diz: “deixando a vida dos brasileiros mais doce a cada dia” Eduardo Homem da Costa

10 Brand equity É um importante ativo intangível
Em alguns casos o valor da marca supera o valor do patrimônio físico Interbrand 2013 Eduardo Homem da Costa

11 Brand Equity Observe que o valor da marca é a capacidade que a empresa tem de dar retorno ao acionista. Assista agora a uma matéria sobre as marcas mais valiosas do mundo Recomendável até 1min47s Eduardo Homem da Costa

12 Brand Equity Não é apenas valor de mercado, mas a capacidade que a empresa tem de trazer recursos. Recomendo que assistam ao vídeo abaixo. São 4 min52s esclarecedores. Eduardo Homem da Costa

13 Amplitude de branding Pessoas Diferença na carreira
Políticos, artistas, atletas Construir reputação. Eduardo Homem da Costa

14 Amplitude de branding Lugares Diferença para atrair investimentos.
Muito utilizado para desenvolver o turismo. Eduardo Homem da Costa

15 Identidade de marca Conjunto de associações desejadas para a marca.
Proporciona sentido, finalidade e significado. Proposta de valor que envolve benefícios. Eduardo Homem da Costa

16 Significados e associações
Ao desenhar uma identidade de marca, deve-se buscar associações que tenham significado positivo para o cliente. Esse significado é que se transformará na imagem e posicionará a sua marca. Veja o vídeo abaixo, em especial, a partir do 2º minuto: Eduardo Homem da Costa

17 Significados e associações
A empresa deve se orientar para construir essa imagem através de experiências. Se almeja a liderança, se deseja mais mercado ou “segurar mercado”, deve investir em uma identidade clara e repleta de significados positivos. Veja a entrevista da Batavo ao Meio & Mensagem : Eduardo Homem da Costa

18 Identidade é a alma da marca
Como já vimos, não são apenas grandes corporações que investem em uma identidade. Mesmo uma festa bem simples requer preparação e organização. Não dá para mudar do vinho para a água? Mude o que for possível e útil. Eduardo Homem da Costa

19 Fechando o que foi visto hoje
Os desafios do branding; Branding aplicado a lugares e pessoas; A identidade de marca. Eduardo Homem da Costa

20 Fechando o que foi visto hoje
Valorize-se. Um grande abraço e até a próxima aula. Eduardo Homem da Costa


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