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Aula Teórica Estágio PAE 1º semestre 2015.

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1 Aula Teórica Estágio PAE 1º semestre 2015

2 Estagiárias e disciplinas
Supervisor(a) Christine Grützmann Faustino Terapia Ocupacional em Geriatria e Gerontologia Profa. Maria Helena Morgado Daniela Aparecida de Brito Cervilha Imunologia - Clínica Médica Profa. Ariana Campos Yang Juliana Tiyaki Ito Katia Tomie Kozu Saúde em Adolescente - Pediatria Prof. Clóvis A. A. Silva Paula Braz Malieno Moléstias Infecciosas – Clínica Médica Profa. Marta Heloísa Lopes

3 Aula teórica: Fundamento teórico
A aula teórica expositiva é um método de ensino-aprendizagem que consiste na “preleção verbal utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir conhecimento” acerca de um tema de maneira lógica (Gil, 2009a, p. 133). Tradicionalmente, é o recurso didático mais utilizado em todos os níveis de ensino no Brasil e diversas características garantem essa preferência, mas não implicam que ela seja o melhor recurso para qualquer atividade. A aula teórica expositiva pode ser o melhor recurso disponível, desde que os objetivos a serem transmitidos para cada momento do processo de ensino- aprendizagem e o público alvo forem adequados. Característica de garantem preferência: por domínio na sua aplicabilidade, falta de conhecimento dos docentes e insegurança quanto à operacionalização dos demais métodos, por falta de recurso e estrutura nas instituições de ensino e deficiente formação de base dos alunos. Fatores consideráveis quando optar-se pela aula teórica: objetivo a ser transmitido (conhecimento suficiente para cumprir o objetivo da aula), característica do publico-alvo (número de pessoas, tempo, espaço, idade, conhecimento individual de cada aluno) e do palestrante (domínio, dedicação e estudo prévio) para se sentir a vontade e hábil para transmitir a informação. Pazin Filho, A. Didática: a aula teórica formal. Medicina. 2007; 40(1):3-6. Muraro, M; Câmara, E T F. Além da Mera Intuição: aula expositiva e a utilização de recursos audiovisuais. Anais do XXI Encontro Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Funjab, p Gil, A C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009a. ______. Metodologia do Ensino Superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009b.

4 Aula teórica - Rápida transmissão da informação - Economia
Vantagens - Rápida transmissão da informação - Economia - Aborda um grande nº de pessoas em pouco tempo - Flexível - Versátil - Aluno mais relaxado Desvantagens - Baixa retenção do que é transmitido - Falta de feedback e passividade do aluno - Duração e perda de interesse Rápida transmissão: aula teórica é preparada previamente e apresentada na sua forma final, demais técnicas exigem mais tempo para elaborar o conteúdo e apresentação Econômica: exige apenas de giz, lousa e palestrante. Flexível: pode ser adaptado, em tempo real, aos mais diversos públicos, além de possibilitar a utilização dos diversos recursos audiovisuais. Versátil: pois é adequada aos mais diversos assuntos Pazin Filho, A. Didática: a aula teórica formal. Medicina. 2007; 40(1):3-6. Muraro, M; Câmara, E T F. Além da Mera Intuição: aula expositiva e a utilização de recursos audiovisuais. Anais do XXI Encontro Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Funjab, p

5 Aula teórica expositiva Recursos audiovisuais
Técnicas para melhorar a aula teórica expositiva A aula teórica expositiva não é o único método de ensino-aprendizagem, de acordo com o objetivo a ser alcançado, utilizar outras técnicas pode incrementar a aprendizagem e enriquecer a aula teórica expositiva. Aula teórica expositiva Discussão Aula dialogada Demonstração Estudo de caso Recursos audiovisuais Discussão: promove a integração dos alunos com os demais e com suas opiniões e pontos de vista Demonstração: simulação que visa ensinar determinadas habilidades manuais ou procedimentos rotineiros. Estudo de caso: discutem o problema e soluções, apresentando suas conclusões posteriormente para toda a classe. Recursos audiovisuais: vão de simples desenhos até sofisticados programas e equipamentos multimídia, que têm por objetivo (se utilizados convenientemente) tornar a comunicação mais clara e precisa. Muraro, M; Câmara, E T F. Além da Mera Intuição: aula expositiva e a utilização de recursos audiovisuais. Anais do XXI Encontro Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Funjab, p

6 RELATO DAS EXPERIÊNCIAS
Experiência 1 (Disciplina de Imunologia – Clínica Médica – 6 encontros) Aula teórica expositiva Recursos audiovisuais (multimídia) Discussões de casos clínicos (estímulo a reflexão, análise crítica, aplicação do conhecimento, raciocínio dialético) Demonstração (prática de testes aprendidos na teoria) Estudo de caso (solução de problema, estímulo ao raciocínio crítico-analítico, enfatiza a compreensão, facilita interdisciplinaridade e inter-relacionamento). recursos audiovisuais não se tornem fins em si mesmos e nem que as aulas se tornem espetáculos Estudo de caso: desenvolve habilidade para solucionar o problema baseado em conhecimento e experiências adquiridas

7 RELATO DAS EXPERIÊNCIAS
Pontos positivos Pequeno número de alunos (n=8) Associação do aprendizado teórico à observação da prática clínica Interação com pacientes, aproximação aos casos clínicos reais Vivência da rotina profissional futura Ponto alto do estágio Em certas circunstâncias, para o aluno a palavra do paciente é mais importante que a do docente.

8 RELATO DAS EXPERIÊNCIAS
Disciplina de Pediatria “Propedêutica do Adolescente” MPE 1667 Duração: 6 semanas- 45 horas Aulas teóricas apresentadas em power point com conteúdo escrito enxuto e objetivo Casos clínicos ilustrativos que absorviam o conteúdo apresentado e estimulavam a curiosidade e a consulta a bibliografia sugerida

9 RELATO DAS EXPERIÊNCIAS
Experiência 3: “Missão Quase Impossível” Foco: observação do aluno Disciplina: realizada em 5 semanas Alunos em sala (total=90) Carga horária/diária: 8h Professores em sala (n = 2 - 5) Conteúdo: várias disciplinas interdependentes

10 DESAFIOS GERAIS Ter acesso à formação sobre métodos de ensino (alunos de pós) e oficinas de treinamento/ reciclagem (docentes) Apresentar conceitos complexos de maneira descomplicada em curto período. Isso implica a escolha de prioridades e planejamento minucioso Conseguir estimular a curiosidade e interesse dos alunos Adotar, de modo complementar, outras estratégias de ensino em turmas com grande número de alunos. É preciso prover atenção a todos e evitar a dispersão dos alunos

11 DESAFIOS GERAIS “Competir” com a tecnologia durante a realização da aula: uso de celulares, tablets, notebooks Conciliar atividades de ensino em sala de aula ás demais: pesquisa, extensão, orientação de alunos de graduação e pós, tarefas administrativas, etc.


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