Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWilliam Henriques Aldeia Alterado mais de 8 anos atrás
1
FORMAÇÃO INTEGRADA E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS
Diálogos PROEJA FORMAÇÃO INTEGRADA E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS Graziela Lucchesi Rosa da Silva UFPR
2
Aprendizagem de jovens e adultos: para além das aparências
Necessidade de programas governamentais voltados à formação de jovens e adultos X Análise das condições concretas que engendram a proposição deste tipo de política educacional Questão central para a compreensão do processo de aprendizagem de jovens e adultos
3
A formação do ser social: parâmetros para compreender a aprendizagem humana
Como se desenvolve a atividade consciente humana? Como o homem aprende a ser homem?
4
Homem possui características diferentes dos demais seres vivos
Atividade humana Criadora/transformadora Sobre a natureza/sociedade TRABALHO
5
CRIAÇÕES HUMANAS Potencializam as capacidades humanas Relações mediadas com a natureza e com os outros homens Atividade coletiva ↔ linguagem
6
Cada produto do trabalho, cada invenção, é extensão de uma parte do corpo e do psiquismo humano, cada extensão transforma as capacidades humanas (DA MATA, 2008).
7
Apropriação da Cultura
A formação do ser social: parâmetros para compreender a aprendizagem humana TRABALHO Ser histórico e social Apropriação da Cultura Apropriar-se de objetivações elaboradas pelas gerações anteriores, desenvolver habilidades e funções que não tinha ao nascer, fez o homem aprender a ser homem. (LEONTIEV, 1978)
8
Quando há produção social, mas ocorre a apropriação privada das potencializações elaboradas pelo homem, há afastamento de uma parte da humanidade daquilo que humaniza.
9
IGNORÂNCIA E APRENDIZAGEM
A causa da ignorância não é uma escolha pessoal ou uma incapacidade intrínseca para aprendizagem de conhecimentos sistematizados, mas está atrelada às condições materiais de existência. A aprendizagem do adulto precariamente escolarizado é possível e necessária.
10
Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos
Adulto – elo específico com a cultura Adulto e auto-imagem de aprendiz Relação entre conhecimentos espontâneos e conhecimentos científicos Do professor de jovens e adultos Formação integrada
11
A importância da escola para a classe trabalhadora e para a promoção da aprendizagem
a) Superação do senso-comum b) Apropriação do conhecimento científico mais avançado e redirecionamento para o processo de transformação (KLEIN, 2007). Graziela Lucchesi UFPR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.