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Educação Corporativa Ferramentas diversas Universidade Corporativa

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Apresentação em tema: "Educação Corporativa Ferramentas diversas Universidade Corporativa"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Corporativa Ferramentas diversas Universidade Corporativa
Educação Tradicional Educação Corporativa Ferramentas diversas Universidade Corporativa

2 Educação Tradicional x Corporativa
conjunto de ações que visam o ensino teórico / acadêmico sem a obrigação de estabelecer vínculo com o mundo corporativo conjunto de ações que visam o ensino sobre e/ou para o negócio da empresa, estabelecendo vínculo c/ o mundo corporativo.

3 Educação Corporativa “...Educação é Corporativa é o conjunto de ações integradas que possibilitam o desenvolvimento de pessoas com foco nas competências empresariais e humanas que são estratégicas para o sucesso do negócio”. Marisa Eboli

4 EDUCAÇÃO CORPORATIVA Pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).

5 MISSÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Desenvolver e implantar Sistemas, Processos e Procedimentos de educação que possibilitem ... Promover o desenvolvimento dos profissionais e a transformação da cultura envolvendo os públicos interno e externo A gestão do conhecimento da empresa AUMENTAR A EFICÁCIA E COMPETITIVIDADE DA EMPRESA E A COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE DE SEUS PROFISSIONAIS ATUANDO FORTEMENTE EM TODOS OS SEUS EIXOS ESTRATÉGICOS DE APRENDIZAGEM

6 EDUCAÇÃO CORPORATIVA POR QUE FAZER ? COMO FAZER? O QUE FAZER ? SISTEMA
Competitividade Instalar, desenvolver e consolidar as competências críticas SISTEMA INTEGRADO DE EDUCA ÇÃ O CORPORATIVA O QUE FAZER ? Desenvolver inteligência organizacional Implementar modelo de: Gestão do Conhecimento Gestão de Pessoas por Competências COMO FAZER? Através das pessoas Estimular aprendizagem que favoreça: Disseminação da cultura Formação de lideranças Autodesenvolvimento

7 Métodos Tradicionais x Inovadores Ensino Presencial x à Distância
MÉTODOS DE EDUCAÇÃO Tradicional Corporativa Cursos Escola Workshops Palestras MBA Graduação Métodos Tradicionais x Inovadores Ensino Presencial x à Distância

8 FORMAS DE APRENDIZAGEM DE EC
Pesquisa ação AUTO DESENVOLVIMENTO E- learning Leituras técnicas, políticas, procedimentos, normas, livros DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TREINAMENTOS/ CURSOS Conceitos /Técnicas/vivências em sala de aula ESTÁGIOS Aplicação dos conceitos e técnicas no dia-a-dia nas áreas definidas

9 DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Devem estar focadas nas competências prioritárias dos negócios e das funções Devem ter uma abordagem sistêmica, garantindo sinergia entre funções e resultados Devem ter uma influência direta sobre a transformação e evolução da cultura organizacional, facilitando a conservação dos valores mais adequados à perenização da empresa e contribuindo na construção de valores que facilitem a aprendizagem das pessoas e da empresa Podem ser presenciais, virtuais, on the job, em sala de aula, centralizadas ou regionais. Mas esta diversidade de canais deverá estar em sintonia com políticas de educação e padrões de qualidade dos programas de educação Diretrizes Ações de Educação...

10 Universidade Corporativa
É uma estrutura física ou virtual, com o objetivo de oferecer educação corporativa continuada, através de treinamento e desenvolvimento do seu público alvo.

11 Universidade Corporativa Por que chamar de “Universidade”?
Porque remete a idéia de aprendizado e dá mais força, credibilidade, pela correlação do nome com instituição de ensino.

12 X Universidade Corporativa Universidade Acadêmica
Credenciamento MEC obrigatório Aprendizado acadêmico/teórico Estrutura burocratizada Ênfase no aprendizado individual Metodologia limitada Reconhecimento pelo mercado Aprendizado prático Estrutura adaptável ao negócio Aprendizado individual e coletivo Metodologia abrangente

13 Universidade Corporativa
Qual a Missão da UC Atuar como parceira para que os funcionários atinjam desempenho excepcional e a organização realize os resultados, de maneira que a torne líder em seu mercado (Jeanne Meister). As empresas mais bem-sucedidas, ao invés de esperar que as escolas tornem seus currículos mais relevantes para a realidade empresarial, resolveram percorrer o caminho inverso e trouxeram a escola para dentro da empresa. Cesar Souza (Executivo e Palestrante)

14 Universidade Corporativa
A UC deve ser uma agência de aprendizagem organizacional. “A UC é um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais”. (Jeanne Meister).

15 Universidade Corporativa
Clientes educar à utilização de algum serviço. Ex: Banco do Brasil, CEF e Correntistas. Funcionários nível alto (Diretores), médio (Gerência) e/ou baixo (apoio administrativo, operacional ou técnico) PÚBLICO-ALVO DA UC Empresas parceiras aquelas que distribuem serviços e produtos da empresa “mãe”. Ex: Amil e Consultórios Médicos Fornecedores essenciais para manter produtos e serviços de qualidade.Ex: Volkswagen e Fornecedores de Peças.

16 Universidade Corporativa Que são os Criadores da UC?
Consultorias, Instrutores internos ou externos, funcionários como um todo (Alto, Médio e Baixo escalão).

17 Universidade Corporativa
Principais Objetivos da UC Criar vantagem competitiva para a empresa Criar filosofia de aprendizagem contínua. Oferecer múltiplas formas de aprendizagem. Disseminar conhecimento para todos Inovar a maneira de ensinar e aprender Fortalecimento da cultura e valores

18 Universidade Corporativa
Principais Objetivos da UC Melhoria da imagem da empresa Capacitar o público ao autodesenvolvimento Alinhar os objetivos dos funcs e organização Criação e retenção de talentos Gerar no funcionário a sensação de crescimento profissional e intelectual

19 Universidade Corporativa
Metodologias de Ensino adotadas pela UC Informática: e-learning campus virtual intranet) Conferência vídeo tele audio aulas presenciais téoricas práticas lugares diversos ao ar livre recintos

20 Universidade Corporativa
O que é importante para criar uma UC? Investimento de capital Comprometimento da alta direção Envolvimento dos funcionários Definição do público alvo a ser atingido Definição dos serviços oferecidos Definição da metodologia/tecnologia utilizada Definir pontos de controle/avaliação dos resultados Divulgar\comunicar ao público alvo sua existência/ importância

21 Universidade Corporativa
Departamento de T&D e Educação Corporativa Departamento de T&D Educação Corporativa Foco Reativo Pró-Ativo Organização Fragmentada/Descentralizada Coesa e Centralizada Alcance Tático Estratégico Endosso Pouco/Nenhum Administração/Pessoal Apresentação Instrutor Várias Tecnologias Responsável Diretor de Treinamento Gerente de Unidade de Negócio Amplo de de profundidade Currículo personalizado por Público -Alvo ilimitada família de cargos Inscrição Abertas No momento certo Aumento no desempenho do Resultado Aumento da qualificação trabalho Operação Como função administrativa Como unidade de negócios Imagem "Vá para o treinamento" Metáfora de Aprendizado Marketing Ditado pelo Departamento Venda sob demanda

22 Universidade Corporativa Afinal, qual a diferença entre a UC e T&D?
Depende: Pode ser muito grande ou quase nenhuma. A UC possui foco estratégico através do alinhamento ao negócio como um todo, porém com conteúdo específico, sob medida para cada Área, além disso normalmente envolve uma magnitude de estrutura, seja física ou virtual.

23 Universidade Corporativa O que a UC da CAIXA oferece?
Seminários para à atualização técnica e gerencial; ·Cursos presenciais, a distância, em serviço e/ou auto-instrucionais; ·Programas para o desenvolvimento de competências; ·Programas de incentivo à elevação da escolaridade; ·Bolsa de estudos para curso de graduação; ·Bolsa de estudos para cursos seqüenciais a distância; ·Bolsa de estudos para MBA. ·Incentivo à ao mestrado e doutorado; ·Programas de incentivo ao desenvolvimento em idiomas;

24 Universidade Corporativa
O que a UC do BB oferece? A Universidade do BB não é só uma estrutura virtual. Conta também com 12 unidades regionais, localizadas nas principais capitais do País. Essas unidades oferecem confortáveis ambientes para aprendizagem e contam com profissionais experientes e preparados para prover opções de aperfeiçoamento pessoal e profissional aos funcionários da Empresa, além do provimento de todos os produtos e serviços de Gestão de Pessoas regional. No total, são 94 salas de aulas, podendo atender a 2600 treinandos simultaneamente. Contam c/ 11 auditórios, c/capacidade p/ 1100 pessoas. Para implementar a ampla gama de cursos presenciais, as unidades regionais são atendidas por mais de 1000 educadores corporativos

25 Universidade Corporativa Como a ELETROBRÁS implantou a UC?
· mapeamento das atividades em curso nas empresas do Sistema Eletrobrás e formatação de um modelo p a UC. elaboração de estudo de viabilidade de TV digital e demais mídias de educação a distância; ·indicação de projetos prioritários para execução imediata pela universidade corporativa; ·elaboração do projeto pedagógico; ·estudo de viabilidade da metodologia para implantação da universidade; ·definição dos recursos humanos necessários; ·quantificação e viabilidade de recursos financeiros

26 Bibliografia (sugerida)
Chiavenato, Idalberto. Comportamento Organizacional. Campus, 2005 Hanashiro, Darci Mitiko. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. Saraiva, 2007. Lacombe, Francisco. Administração: principios e tendências. Saraiva, 2005. Meister, Jeanne C. Educação Corporativa.Makron Books, 2004. Nonaka, I. Takeuchi, H. Criação de Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Campus. Senge, Peter. A Quinta Disciplina: arte e prática da organização que aprende. Best Seller. Stewart, Thomas A. Capital Intelectual: a nova abordagem competitiva das empresas. Campus.


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