A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros

2 Eco Design MÓDULO 11 – Eco Design
Quando o ambiente ajuda a orientar a direção das decisões do design ...

3 Eco Design O projetista necessita de informações ambientais para o desenvolvimento de projeto do produto com o objetivo de atender às exigências advindas de pressões ambientais que as indústrias vêm enfrentando, em especial desde a década de 1990.

4 Eco Design O atendimento dessas exigências demanda uma grande quantidade de informações provenientes de áreas distintas, tais como meio ambiente, materiais, logística, reciclagem e outras, o que torna tarefa complexa para o projetista.

5 Eco Design Faz-se necessário obter informações ambientais em todo o ciclo de vida, desde a concepção até a destinação final do produto, para evitar que os impactos ambientais de uma etapa sejam, simplesmente, transferidos para outras.

6 Eco Design Ecodesign ou Design Ambiental, promove a utilização de materiais alternativos e planeja o desenvolvimento, a produção, o uso e o descarte, procurando reduzir o impacto causado pela produção em escala industrial sobre o meio ambiente

7 Eco Design No princípio de Eco-concepção, o estudo do meio ambiente se iguala aos demais processos de concepção de um novo produto, como qualidade, industriabilidade, vendas, marketing, distribuição, etc.

8 Eco Design Eco Design na empresa
O Eco design representa a convergência de duas tendências que orientam as formas atuais de produção:  INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL É a reorganização dos processos e dos sistemas de informações facilitando o desenvolvimento da empresa por meio da interligação de seus diversos setores.  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É assegurar o crescimento industrial sem causar impactos ambientais adversos, indo ao encontro da máxima de “atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras”.  

9 Eco Design Desenvolvimento Sustentável Integração Empresarial
Desenvolvimento Integrado de produto Prevenção da Poluição Gestão Ambiental Gestão da Qualidade Total Fonte: Fiksel (1996)

10 Eco Design Eco Design na Indústria Estímulos Externos Opinião pública;
Custos energéticos; Obrigação de recolhimento; Poluidor pagador; Obrigação de fornecer informação; Subsídios; Normas padrões; Inspeção ambiental; Demandas de clientes industriais; Competição ambiental; Requisitos ambientais para prêmios de Design.

11 Eco Design Eco Design na Indústria Estímulos Internos
Senso de responsabilidade; Elevação do nível de qualidade; Melhora da imagem; Economia nos custos; Aumento na motivação dos funcionários;

12 Eco Design Benefícios Novas Alternativas de produto;
Substituição de matérias-primas; Alteração do processo; Melhoramento da produção; Reutilização interna; Tratamento de resíduos; Deposição de resíduos; Descontaminação; Redução dos custos;

13 Eco Design Oportunidade
Otimização na alocação de recursos; Definição explícita da posição da companhia em relação à opinião pública e de outras organizações / instituições; Estabelecimento de contato com novos fornecedores que proponham alternativas ecologicamente corretas; Incentivo à pesquisa para o desenvolvimento de novos materiais; Logística modificada da empresa dado que os produtos poderão ser recolhidos após o uso.

14 Eco Design Eco Design Design for Enviroment - DFE
Projeto para o Meio Ambiente – PPMA Modalidade de projeto que considera os impactos ambientais de um produto em todo seu ciclo de vida. Segundo Prates (1998), um dos objetivos do DFE é avaliar o desempenho ambiental do produto, reduzindo os recursos não renováveis utilizados em sua construção e possibilitando a reciclagem do produto após o uso.

15 Eco Design Diretrizes do DFE:
Projetar produtos utilizando materiais simples. 2. Desenvolver recipientes de plásticos com aberturas maiores, para facilitar a limpeza antes da reciclagem. 3. Propiciar a conservação prática do material. A quantidade de embalagem do produto pode ser facilmente e justificadamente reduzida através do projeto. 4. Conceber rótulos, etiquetas e outros adesivos para uma remoção mais fácil, com tampas feitas do mesmo material do produto. O papel, o vidro e o metal contaminado baixam o valor dos plásticos reciclados.

16 Anel de vedação da tampa fica preso na garrafa, o que dificulta a retirada antes de ir para reciclagem Tipos de plásticos da tampa, garrafa e rótulos são diferentes e devem ser separados antes da reciclagem

17 Eco Design 5. Especificar ecologicamente os materiais mais amigáveis em todos os projetos do produto. Exemplos incluem também solventes e tintas não tóxicas, baterias de uso doméstico de mercúrio etc;

18 Eco Design 6. Incluir informação sobre os métodos descartáveis de todas as embalagens de lixo industrial e doméstico; 7. Agregar informação de estudos atuais sobre a tecnologia e a reciclagem de materiais e aplicá-las ao projeto do produto.

19 Eco Design 8. Especificar o uso de materiais reciclados e recicláveis nos projetos. 9. Projetar produtos para fácil desmontagem, facilitando a reciclagem e os processos de produção. 10. Projetar produtos para uma segunda vida, com durabilidade.

20 Eco Design Várias estratégias relacionadas aos aspectos ambientais podem ser adotadas pelos projetistas no projeto de seus produtos. Estas estratégias podem ser vistas por meio da “Roda Estratégica” para o DFE. A “Roda estratégica” do DFE inicia-se com a concepção de um novo produto e abrange todas as etapas subseqüentes, como projeto, seleção de materiais, produção, distribuição, uso até o final da vida útil do produto.

21 Eco Design Fonte: Gouvinhas (2002), apud Romeiro (2006)

22 Eco Design Eco Produtos

23 Eco Design

24 Eco Design

25 Eco Design

26 Eco Design O DFE vem se expandindo, e com isso está se tornando um módulo DFX, cujas abordagens são:

27 Eco Design Projeto para Remanufatura Projeto para Desmontagem
O processo de remanufatura do produto requer as seguintes tarefas: desmontagem, limpeza, separação, substituição ou reparo dos componentes em más condições, recondicionamento, teste, remontagem e inspeção. Projeto para Desmontagem É considerado um componente-chave para qualquer estrutura de trabalho do DFE. O DFD é uma das estratégias disponíveis para a concepção de produtos cuja reciclagem seja economicamente justificada.

28 Eco Design Projeto para Eficiência de Energia
Consiste em elaborar processos e produtos que demandam um menor consumo de energia durante seu uso.

29 Eco Design Projeto para Modularidade
O Projeto para Modularidade – Design for Modularity – visa projetar produtos utilizando peças ou componentes modulares.

30 Eco Design Projeto para Reúso
O Projeto para Reúso é uma estratégia utilizada para prolongar a vida útil do produto. Esse tipo de projeto possibilita o reúso do produto para a mesma finalidade ou qualquer outra.

31 Carro elétrico com estrutura 90% reciclável
Eco Design Projeto para Reciclagem Significa projetar um produto prevendo a sua reciclagem com o objetivo de facilitar a sua desmontagem para recuperação do material. Carro elétrico com estrutura 90% reciclável


Carregar ppt "Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google