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Núcleo de Carreiras Planejamento e Desenvolvimento de Carreira

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Apresentação em tema: "Núcleo de Carreiras Planejamento e Desenvolvimento de Carreira"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Carreiras Planejamento e Desenvolvimento de Carreira
Público: alunos graduação, pós e alumni Planejamento e Desenvolvimento de Carreira atendimentos individuais workshops temáticos (carreira) debates e palestras / mesas-redondas encontros para networking programa de mentoria Incentivo à Aprendizagem e Formação Profissional Análise e Relacionamento com o Mercado de Trabalho painel de oportunidades profissionais feira de carreiras estudo de mercado ampliação do relacionamento com stakeholders Estágios e Processos Internos Controles da documentação de estágios regulares, de férias, etc. REP Relatórios gerencias Comunicação: mídias sociais, site, impressos, diretório de alunos, etc. Desenvolvimento de Competências Profissionais atividades complementares: - lógica de uma apresentação - falar em público - redação - processos seletivos - visão do mercado de trabalho - etiqueta nas mídias sociais organizações estudantis REP

2 Público alvo da área: Incentivo à Aprendizagem e Formação Profissional
Alunos da Graduação e pós-graduação. Em princípio, damos ênfase aos alunos da Graduação devido à percepção de que estes são mais vulneráveis, no entanto, a atenção desta área poderá se estender a alunos dos demais programas.

3 O que faz a área Incentivo à Aprendizagem e Formação Profissional?
Acompanhamento dos alunos com necessidades de saúde, por meio de atendimentos individuais, troca de informações com professores e coordenação acadêmica. Parceria com o DEA, visando apoio ao professor na elaboração de provas e demais estratégias de ensino necessárias em casos específicos. Contato e parceria com profissionais externos da área da saúde e educação. Incentivo ao aluno para buscar atendimento especializado, quando necessário.

4 O que faz a área Incentivo à Aprendizagem e Formação Profissional?
Implementação de programas para integração dos alunos à Escola. Proposição de ações, visando promover condições apropriadas de aprendizagem e formação/desenvolvimento do papel profissional do aluno. Identificação de questões que influenciam na aprendizagem e que dificultam o rendimento acadêmico e/ou a adesão do aluno à proposta pedagógica do Programa.

5 Atividades e Protocolos:
Público Propósito / Ações Protocolo Interlocutor(es) 1.o período workshops para Integração do calouro na semana Boas Vindas (semana conduzida pelo Apoio Acadêmico). apoio individual à integração do calouro. atividades em grupo. atividades em grupo, conduzidas pelo Carreiras, que favorecem a integração. convite, via , na 2.a semana de aula e após PIs para atendimento individual no Carreiras. trabalhos em grupo, para reforçar informações relevantes e sanar dúvidas do curso, dificuldades de adaptação, de estudo, etc.. Diretos: Apoio acadêmico, professores, professores auxiliares e coordenadores da graduação. Indiretos: Biblioteca, atendimento, DEA, etc.. Bolsistas e alunos que não residem com os pais. oferecer suporte a esses alunos para facilitar sua adaptação à Escola e/ou superação de dificuldades que afetam seu desempenho acadêmico. promover e/ou facilitar a troca de experiências entre alunos com questões semelhantes. carreiras convida os alunos para atendimento em grupo e/ou individual. Atividades em grupo para troca de experiências, compartilhamento de pontos de vista , preocupações e outros temas. Diretos: RI (Programa de bolsas), Apoio Acadêmico, Indiretos: área financeira, professores, coordenadores, diretoria, atendimento ao aluno etc... DP e DP´ orientação nas dificuldades com os estudos , gestão do tempo e das prioridades , fortalecimento da autoestima. trabalho em grupo e/ou individual. Diretos: Apoio acadêmico. Indiretos: DEA, professores, professores auxiliares, coordenadores Atendimentos pais atendimento ao aluno juntamente com seus pais: nos casos de saúde, dificuldade de aprendizagem, dúvidas quanto ao método de ensino , etc.. Carreiras recebe solicitação para atendimento conjunto do aluno com seus pais. Carreiras encaminha o aluno e/ou seus pais ao Apoio Acadêmico ou Atendimento ao Aluno, quando necessário. Diretos: apoio acadêmico e atendimento ao aluno. Indiretos: coordenadores, diretoria, professores.

6 Atividades e Protocolos:
Público Propósito / Ações Protocolo Interlocutor(es) Alunos com questões disciplinares atendimento individual, visando cuidar e reforçar para que a notificação tenha o efeito educativo desejado pela escola. apoio acadêmico sempre que notificar um aluno informa ao Carreiras. carreiras faz o atendimento e acompanha o aluno notificado, se necessário. carreiras também faz atendimento dos alunos convocados por possíveis questões disciplinares e não notificados. Diretos: apoio acadêmico, professores/coordenadores, diretoria e outras áreas envolvidas, dependendo do caso.

7 Atividades e Protocolos: (continuação)
Público Propósitos / Ações Protocolo Interlocutor(es) Alunos com questões de saúde: déficit de atenção hiperatividade, dislexia, depressão, síndrome do pânico, etc.. atendimento individual do aluno e discussão/orientação dos casos com as áreas de apoio acadêmico e professores/coordenadores. busca de atualização e realização de pesquisas junto às instituições educacionais , de saúde e associações. as indicações chegam até o Carreiras via: apoio acadêmico, professores/coordenação, área de atendimento, biblioteca, contato de familiares e/ou o aluno comparece espontaneamente. carreiras entrevista o aluno e solicita um relatório médico realizado por um especialista credenciado, se for preciso. a não apresentação de um diagnóstico médico, inviabiliza a análise da escola para a possibilidade de um a atendimento “específico”. caso necessário, para obter mais informações o carreiras realiza entrevista com os pais. Carreiras ouve os professores do aluno e no final define com a direção, apoio acadêmico e professores, as ações que a escola irá adotar. Comunicação/ orientação aos interlocutores, considerando o respeito a privacidade do aluno. O aluno deve ser sempre informado sobre o envolvimento de novas pessoas no seu caso. vide (*) no final da apresentação “dicas” para alguns distúrbios recorrentes. carreiras acompanha semestralmente cada caso. Diretos:, professores, professores auxiliares, apoio acadêmico, coordenadores, diretoria, etc.. Indiretos: DEA, área de atendimento, biblioteca, etc...

8 Atividades e Protocolos: (continuação)
Público Propósitos / Ações Protocolo Interlocutor(es) Bullyng e dificuldade de relacionamento interpessoal na Escola. atendimento individual e acompanhamento do aluno. carreiras recebe indicação para atendimento e convoca o aluno ou o aluno vem espontaneamente. carreiras averigua as informações com o aluno e/ou com outras áreas envolvidas. carreiras acompanha e discute o caso com professores/ coordenadores, apoio acadêmico, diretoria e outros , quando for o caso. no caso em que for pertinente, chama outros alunos envolvidos. carreiras faz acompanhamento. Diretos: Apoio acadêmico, professores e professores auxiliares / coordenadores, diretores. Indiretos: atendimento ao aluno, biblioteca, DEA. Alunos ouvidos em comissão de sindicância. participação do carreiras nas comissões de sindicância, visando contribuir com a análise da Escola sobre o caso (somente quando o aluno não estiver em atendimento pelo carreiras). carreiras participa das reuniões de comissão de sindicância, bem como da reunião com o aluno para esclarecimento dos fatos. Diretos: apoio acadêmico, professores/ coordenadores, diretoria. Alunos que buscam atendimento espontaneamente. carreiras realiza atendimento individual ou em grupo, visando discussões e orientações sobre gestão do tempo, escolha de prioridades, melhoria no rendimento acadêmico, etc.. carreiras orienta e acompanha o aluno , se necessário. Diretos: apoio acadêmico, professores, coordenadores. Indireto: DEA

9 Fluxo: Alunos com situações de saúde e dificuldade de relacionamento interpessoal

10 Fluxo: Alunos acompanhados dos pais

11 Fluxo: Alunos de 1º período, DP e DP’

12 Orientação para professores e professores auxiliares encaminharem aluno ao Carreiras:
Percepção de que o investimento do aluno no processo de aprendizagem não resulta no rendimento desejado. Alunos relatam sensação de que “não sabem nada” após estudar, “branco” na hora da prova, medo de falar em público, etc. (e outros sinais de ansiedade de desempenho). Dificuldades para cumprir tarefas ou provas dentro do tempo estipulado. Falta de motivação para estudar ou episódios de distração sistemática. Indefinição em relação ao futuro ou às escolhas profissionais. Dificuldades de adaptação às mudanças cotidianas ou conflitos pessoais. Comportamentos aparentemente “exagerados” ou “agressivos/ explosivos”. Quando perceber que o aluno se isola ou tem dificuldade de relacionamento. Quando perceber que os seus recursos/ experiências não são suficientes para o aluno melhorar os resultados.

13 TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade:
* “Dicas” para lidar com os casos de: TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Aluno com TDAH apresenta comportamentos característicos, tais como, agitação, conversas paralelas, saídas constantes da sala, distração, entre outros. Certos comportamentos poderão ser “dominados pelo aluno” porém, outros não. Nestes casos é necessário criar em sala de aula formas de reduzir os “danos”, respeitando o limite do aluno para melhorar o seu rendimento acadêmico. O professor pode ajudar, reforçando “pequenas” mudanças de comportamento do aluno ou pontuando, individualmente, ao aluno, quando seu comportamento está sendo improdutivo para si mesmo ou para o grupo. Apresentar ao aluno as informações de forma clara e organizada, oferecendo modelos para sua organização pessoal: listas de tarefas, horários, datas importantes etc... (as monitorias e horários de atendimento podem ser bons momentos para estas orientações). Incentivar o aluno a ocupar um lugar na sala de aula próximo à lousa e do professor para facilitar a comunicação entre ambos, bem como facilitar a percepção do professor sobre a compreensão do aluno em relação ao que está sendo ensinado. Na sala de aula, evitar excesso de estímulos que possam gerar distração, bem como, barulhos externos. Atividades que exijam mais atenção devem ser priorizadas e realizadas no início da aula. Ex: provas. Evitar instruções muito longas e parágrafos muito extensos, especialmente em provas, utilizando espaços entre as perguntas e clareza nas instruções.

14 Dislexia: * “Dicas” (continuação):
Em geral o aluno disléxico apresenta as seguintes características: dificuldade para ler, escrever e também soletrar, bem como entender o que está lendo. Não se trata de um déficit intelectual e sim de um distúrbio de linguagem, sem causa definida. Usar linguagem direta, clara e objetiva, pois muitos têm dificuldade para compreender linguagem metafórica, simbólica ou muito sofisticada. Abordagens e métodos globais e dedutivos são de difícil compreensão. Melhor, sempre que possível, apresentar o conhecimento em partes, de maneira indutiva. Incentivar que o lugar do aluno em sala de aula seja próximo à lousa e do professor, para facilitar a comunicação entre ambos, bem como a percepção do professor sobre a compreensão do aluno quanto ao que está sendo ensinado. Não pedir ao aluno para ler em público. Quando necessário realizar alguma atividade na frente dos colegas, verificar antes se o aluno se sente preparado, caso contrário, evitar. Permitir e estimular o uso de gravador, máquina de calcular, recursos de informática... Respeitar o ritmo do aluno: evitar submetê-lo a pressões de tempo ou competição com os colegas. Avaliação: alternar formas diversas, ou seja, provas escritas, provas orais e atividades práticas (tentar utilizar alternativas à linguagem escrita). Provas escritas: - em geral, existe necessidade de oferecer tempo maior para realização da prova (normalmente uma hora a mais); - em casos mais graves, há necessidade de que uma pessoa leia a prova para o aluno em uma sala separada.

15 * Aluno que necessita de acompanhamento
psicológico e/ou psiquiátrico (depressão, síndrome do pânico, sequelas em função de algum acidente ou doença, etc.): Ao tomar conhecimento, o professor pode sugerir ao aluno entrar em contato com o Carreiras e/ou ele mesmo fazer a comunicação ao Carreiras. Ao ser informado, o Carreiras entra em contato com o aluno para conhecer detalhes da situação, caso ele não tenha comparecido espontaneamente. Se for necessário, o Carreiras solicita relatório médico e entra em contato com o profissional para os esclarecimentos necessários. Carreiras define as ações com a diretoria, apoio acadêmico e professores. Carreiras acompanha o aluno e professores envolvidos. Acompanhamento dos casos atendidos pelo Carreiras: Todas as ações que fogem à rotina da Escola serão discutidas entre a Direção, Apoio Acadêmico, professor e Carreiras. O acompanhamento dos casos e registro de informações/ ações decorrentes do diagnóstico, bem como síntese dos atendimentos são centralizados no Carreiras. Novas situações não previstas neste documento deverão ser encaminhadas ao Carreiras para análise. Sempre que necessário, o Carreiras será responsável pela continuidade do atendimento nos semestres seguintes: orientação a professores, acompanhamento junto aos empregadores, entre outros.

16 Resumo do roteiro para atendimento do aluno
com alguma necessidade específica/saúde: Professor notifica a situação ao Carreiras ou Apoio Acadêmico. Carreiras realiza entrevista com aluno. Carreiras solicita ao aluno uma avaliação diagnóstica realizada por profissional especialista, visando confirmar a existência de alguma demanda específica. Caso necessário, Carreiras realiza entrevista com os pais Carreiras ouve os professores do aluno para compreender a demanda e consequências em sala de aula. Carreiras define com Direção, Apoio Acadêmico e professor as ações que a Escola irá adotar. Comunicação, em linhas gerais, aos professores e demais pessoas envolvidas na Escola sobre as ações implementadas e sua relevância para o aluno atendido.

17 Indicadores de resultado:
Grupo Focal (2 grupos) para análise qualitativa do serviço da área, no 2º semestre de Avaliar: a eficiência da comunicação com o aluno, a relevância do serviço para o aluno, o formato oferecido X necessidades, sugestões de melhorias etc... Taxa de retenção no 1.o período. Satisfação do aluno com a escola (pesquisa de satisfação entre outras). Satisfação do docente com apoio/acompanhamento do núcleo. Número de atendimentos dos casos de saúde notificados.

18 Exemplos de resultados esperados:
Pleno aproveitamento por parte do aluno, da experiência de aprendizado oferecida pelo Insper. Favorecer o senso (e orgulho) de pertencimento do aluno à Escola. Evidenciar valores institucionais tais como valorização da diversidade e responsabilidade. Contribuir efetivamente na interface do aluno com a Escola. Concretizar a contribuição e participação do núcleo na retenção e na formação do aluno pelo Insper. Redução de evasão no primeiro ano letivo Atendimento e acompanhamento a 100% dos casos notificados Alunos, familiares e professores apoiados /acompanhados de forma condizente com o posicionamento institucional.


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