A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fluência Digital: Estratégias Pedagógicas e Planejamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fluência Digital: Estratégias Pedagógicas e Planejamento"— Transcrição da apresentação:

1 Fluência Digital: Estratégias Pedagógicas e Planejamento
FITness Fluência Digital: Estratégias Pedagógicas e Planejamento

2 O Brasil e a Alfabetização Digital Maria Helena Bonilla
Alfabetização Digital é um dos temas mais enfatizados na Sociedade da Informação. Programa SocInfo prioriza: * informatização da economia; * preparação de indivíduos para utilizarem TICs.

3 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* Este tema é definido como: “a habilidade necessária para que a população possa fazer uso das TICs”. * Precisa ser promovida em todos os níveis de ensino por meio da renovação curricular. Livro Verde do Programa Sociedade da Informação no Brasil

4 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* Faz parte da capacitação necessária para atuar no âmbito do uso das TICs. * Para o âmbito da aplicação e geração, outras competências são necessárias. Livro Verde do Programa Sociedade da Informação no Brasil

5 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* É um processo "meramente" de compreensão de informações. * No Brasil, pode ser considerado alfabetizado aquele que apenas codifica e decodifica símbolos,independentemente do processo de compreensão.

6 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* Necessidade de aumentar drasticamente o nível de alfabetização digital no país, sendo a condição necessária para que aumente o grau de penetração das novas tecnologias na sociedade brasileira. * Sociedade precisa estar preparada para as mudanças em curso.

7 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
*A alfabetização digital está relacionada à aquisição de habilidades básicas para o uso de computadores e da Internet, habilidades que aumentem as oportu- nidades no mercado de trabalho. * Alfabetizado digital é usuário de serviços oferecidos pelas novas tecnologias.

8 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
*Meta do Programa: um em cada cinco brasileiros atinja um nível de alfabetização digital mínimo até * O que é mesmo um nível de alfabetização digital mínimo? treinamento básico para que a população possa adquirir essa habilidade nesse curto espaço de tempo.

9 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* Inclusive o (auto)aprendizado, disponível a custo zero (em vídeo e/ou na rede). * Cursos livres, presenciais e a distância; * Testes de habilitação reconhecidos pelo mercado, como formas de promover essa "alfabetização” aligeirada.

10 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* A previsão de investimentos na população é pequena. * É preciso preparar as comunidades de baixa renda para atuarem na nova sociedade, de forma que o modelo econômico não fique estagnado. * As necessidades básicas desses consumidores são: saber navegar e efetuar compras on-line.

11 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* Na visão do ProcInfo a alfabetização digital consiste em ter habilidades básicas para poder usar as novas tecnologias numa perspectiva de usuário consumidor de bens, serviços e informações. * O problema é ter elementos para considerar o indivíduo incluído na sociedade.

12 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* Aquele que está incluído é capaz de participar, questionar, produzir, decidir, transformar, é parte integrante da dinâmica social, em todas as suas instâncias. * Com essa visão reducionista, as necessidades educacionais são reduzidas.

13 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* Ter uma política de educação de qualidade é fundamental. * A alfabetização digital é indicador suficiente para considerar o indivíduo como incluído na Sociedade da Informação. * Alem disso, é preciso capacitar as pessoas para a utilização das mídias em favor dos interesses e necessidades individuais e comunitárias

14 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* As pessoas necessitam de "algo mais para efetivamente funcionar na sociedade da informação”. *Noção de fluência como sendo a "capacidade de reformular conhecimentos, expressar-se criativa e apropriadamente, bem como produzir e gerar informação”.

15 O Brasil e a Alfabetização Digital (cont)
* (Re)construir conhecimentos, expressar-se criativa e apropriadamente e produzir e gerar informações são capacidades que qualquer ser humano pode desenvolver, com ou sem as TICs.

16 Conclusão * É possível trabalhar com a noção de fluência em TIC em todas as esferas sociais relacionando com o conceito de cidadania e enfatizando o papel da Educação nesse processo, educação que acontece em todos os espaços de aprendizagem, formais ou não, e não apenas em cursos especializados.

17 CRÉDITOS Grupo Tics em Ação Autoras: Isis da Costa Pinho, Lauren Aparecida Barcelos Sanches, Mary Lúcia Pedroso Konrath, Miriam Noering Klemann e Roberta Pasqualli Coordenação: Patricia Alejandra Behar


Carregar ppt "Fluência Digital: Estratégias Pedagógicas e Planejamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google